quinta-feira, 14 de maio de 2009

E depois do tetra vem Jesus?

Há uma tendência para a notícia andar sempre mais perto da desgraça. Qualquer gripe rapidamente se transforma numa pandemia, qualquer derrota numa crise à vista. O FCP habituou-nos às vitórias que passaram a fazer parte do ADN do clube.

As festas repetem-se e a liturgia não difere muito de ano para ano. Comemorámos com os jogadores no Dragão e reforçámos - também dessa maneira - o orgulho de pertencermos a uma instituição que contra ventos e marés vai construindo um património desportivo de fazer inveja. E faz! Estamos tão habituados ao ódio que destilam e à forma insultuosa como desvalorizam os nossos sucessos que ficamos desconfiados quando alteram o registo.

O tempo de festa acabou, agora é o momento de saborear mais esta vitória com calmo prazer. As euforias já eram. O inimigo principal está encostado às cordas a lamber as feridas. Tudo lhe saiu o mal e o dream team II jaz morto e apodrece sob o choro das carpideiras de costume.

Vem aí a taça e a possibilidade da dobradinha. JF tem nesse jogo um novo desafio, se bem que o seu principal adversário seja neste momento Jorge Jesus que parece merecer a preferência de PdC. O boato corre há muitos meses, logo a seguir à tremedeira que deu na equipa e que fragilizou o posicionamento do nosso treinador principal.

E essa, é a questão de momento. O silêncio é de oiro e PdC aos boatos disse nada. A época passada o nosso presidente surpreendeu-me, pois acreditei mesmo que JF poderia não continuar.

A equipa no último jogo pareceu avalizar a sua continuidade. Mas, esses gestos não são assim tão significativos. Pode ter sido uma manifestação de adeus, e na hora da despedida somos todos menos rudes e dá-nos para o sentimento.

JF fez um trabalho notável, mas parte desse mérito foi muito bem conduzido dialecticamente pelo professor, quando insistiu e sublimou “a equipa em construção” que só falhou quando falhou porque teve de passar por essa fase de aprendizagem. Passado com êxito o Cabo das Tormentas, a imagem terrível do Adamastor foi esquecida e passamos não só a ver a luz ao fundo do túnel como chegamos a acreditar na utopia de chegar à final da CL. E JF passou a ser não o operário coveiro, mas o mestre da construção.

O campeonato já cá mora e qualquer decisão de substituir o JF é de elevado risco. Vejo o SCB e atrai-me o seu modelo de jogo e a forma como JJ monta a equipa. Parece ser hábil e sagaz como António Oliveira, mas menos culto. Jaime Pacheco foi campeão nacional, fez do BFC uma “potência” nacional e depois foram só desastres. O princípio de Peter também dá nos treinadores: Octávio, Quinito, Manuel José, Couceiro e outros são prova disso.

JJ é uma incógnita. Será que o nosso Presidente vai esgotar esse filão, ou vai mesmo privilegiar o progresso na continuidade, tanto mais que JF refinou as suas qualidades e só tem razões para se sentir menos ameaçado e por isso mais confiante nos seus próprios recursos.O programa segue dentro de momentos. Tem a palavra PdC, o actual e futuro presidente do FCP. Resta-nos confiar na sua sagacidade.

11 comentários:

dragao vila pouca disse...

É pá, também vocês vão nesse grupo?
O treinador do F.C.Porto na próxima época é Jesualdo e ponto final! Agora, não é anunciado quando alguns querem, mas quando quem dirige, entender.

Um abraço

Pacheco disse...

Penso que disseste tudo: O Jesualdo também evoluiu.

Já não é o mesmo Jesualdo que quis jogar à defesa em Londres. O professor cresceu com o clube, tornou-se mais confiante e ambicioso.

Se o ano passado ele não tinha isso tudo e ficou para criar uma equipa nova, fará sentido trocá-lo?

Mário Magalhães disse...

Boas,

Relativamente a este post, devo desde já frisar a minha inteira confiança no nosso Presidente e nas sua opções e nos Timings para divulgação de certas noticias aos orgãos de imprensa.
A cerca de 6 meses atrás defendia a demissão do actual mister, mas agora defendo a sua permanencia.
Agora, várias pessoas já me confirmaram a vinda para o nosso clube do Paulo Bento e o JF passar para um cardo de Maneger, devo dizer que me foi garantido por um jornalista que acompanha o Porto diariamente, uma coisa é certa esta incerteza não é normal...

Saudações a todos os Portistas

Jorge disse...

nunca tendo sido apoiante de Jesualdo, ao longo da última época demonstrou ter um mérito que não parecia querer sair cá para fora nas primeiras épocas. é verdade que está mais agressivo e que colocou o nosso clube um patamar acima na Champions, mas não sei se chegará para PdC o reconduzir. ainda me lembro de Fernando Santos para me aperceber rapidamente que um treinador no FCP tem um ciclo rápido de mudança exactamente para manter a chama viva, a tenacidade da vitória sempre ardente.
acima de tudo confio no presidente. o que ele decidir habitualmente está correcto, por isso não ligo a boatos.

Jorge

PS: um aplauso para a primeira menção que vejo ao princípio de Peter num blog portista :)

Azulantas disse...

Por pontos:

1) Não sei quem será o treinador do Porto na próxima época. Parece que vai ser Jesualdo, mas o que hoje é verdade...

2) Faz todo o sentido que Jesualdo cumpra mais uma época pois há uma equipa para burilar, um penta para conquistar, e uma Champions para melhorar. Entrar outra equipa técnica agora seria a meu ver contra-producente.

3) No entanto os sinais de contra a permanência de JF no cargo também "gritam": renovação por anunciar, reforços aparentemente diferentes do reforço-tipo dos ultimos 5 anos (isto também pode ser sinal de que a SAD está a dar mais liberdade ao técnico em termos de escolha dos reforços que pretende).

4) Possíveis candidatos portugueses à vaga de treinador do FC Porto quando JF sair serão Jorge Jesus, Paulo Bento, Carlos Queiroz, Domingos Paciência e Carlos Azenha.

5) Todos nomes acima mencionados tem, quanto a mim, algo em comum: todos eles estão em condições de aguardar mais 1 época antes de entrar no FC Porto. Para alguns deles isso até seria desejável.

6) De todos o meu preferido seria Carlos Azenha, e aquele que menos me agrada Paulo Bento.

7) Venha quem vier, ou mesmo que JF continue por mais 3 anos, penso que estaremos todos aqui para apoiar a equipa, criticar o que tiver de ser criticado, mas sempre a pensar no melhor para o FC Porto.

8) Embora por vezes não concorde com certas decisões da direcção da SAD, penso que tem conduzido o Porto aos seus objectivos e tem portanto todo o apoio dos seus subscritores (sócios e accionistas), bem como da maioria dos adeptos.

9) Com JF ou outro qualquer, o FC Porto arrisca-se sempre a ser Campeão. Com JF, o Penta é como o código postal: Meio-caminho já está andado.

Jorge Aragão disse...

Eu acho é que não faz sentido dar para este peditório que a imprensa anda a fomentar.
E estamos a deixar-nos levar por isso.
Haja confiança no Presidente e mais nada.

Manuel Guedes disse...

Tabela dos passivos dos clubes profissionais:

Liga Sagres (euros)
FC Porto SAD 152.900.000
Benfica SAD 147.400.000
Sporting SAD 141.000.000
Estrela Amadora 18.000.000
V. Guimarães 15.600.000
V. Setúbal 13.500.000
Sp. Braga SAD 12.900.000
Académica 12.500.000
Belenenses 8.400.000
Naval 6.900.000
Marítimo 5.000.000
Leixões 4.000.000
Rio Ave 3.750.000
Trofense 3.500.000
Nacional 380.000
Paços Ferreira 275.240
Total 546.005.240

Liga Vitalis (euros)
Boavista SAD 46.000.000
Varzim 12.834.000
Santa Clara 10.885.000
Beira-Mar 5.000.000
Estoril-Praia 4.000.000
Gil Vicente 3.000.000
União Leiria SAD 2.000.000
Vizela 1.958.000
Portimonense 1.125.000
Oliveirense 1.000.000
Desportivo das Aves 900.000
Freamunde 12.347,50
Olhanense 0
Feirense 0
Gondomar 0
Sp. Covilhã 0

Total 88.714.347,50

In OJogo

6012 - Azul desde 1971- disse...

Pois eu prefiro aplicar a Lei de Pareto ao pensamento do Nosso Presidente: Jesualdo só atingiu 80%dos resultados pelo que deve ficar mais tempo para atingir os... 100%! Eh,eh...se o mundo é redondo e o Porto Tetracampeão não há mais ninguém, para além do Jesualdo, A SER PENTACAMPEÃO!

José Correia disse...

Caro Danyro, já acrescentamos o 'Dragão Madeirense' à nossa lista de blogues portistas.

Que tal foi a festa do Tetra no Funchal?

Um abraço para todos os dragões madeirenses.

Jorge Mota disse...

Jesualdo Ferreira OBVIAMENTE

guedesnet disse...

Apesar de viver em Mafra, sou natural de Mirandela, e estou com o Jesualdo como é obvio.
Força FCP