domingo, 3 de maio de 2009

Desemprego dispara no distrito do Porto


«A região Norte é a que sente mais o problema do desemprego e, sobretudo, o do desemprego de longa duração. Porto, Braga, Viana do Castelo, são alguns exemplos.

O distrito do Porto lidera o valor absoluto. Tem mais de 43 mil pessoas desempregadas há mais de um ano, 84% delas com mais de 35 anos.

A situação é especialmente grave nos concelhos de Vila Nova de Gaia, Porto e Gondomar, mas também em Matosinhos e Santo Tirso.

Depois, surge o distrito de Lisboa, que tem mais de 25.500 desempregados de longa duração, 86% dos quais acima dos 35 anos. Lisboa, Sintra e Amadora são os três concelhos mais problemáticos.»

in 'Portugal Diário'
04/02/2009

----------

Desde o último trimestre de 2006 que a taxa de desemprego na região Norte é a maior do país.


Dentro da região Norte, a situação do distrito do Porto é a mais problemática. Conforme se constata pelos dados da notícia anterior do Portugal Diário, apesar de ter uma população significativamente menor, o distrito do Porto tem quase o dobro dos desempregados do distrito de Lisboa.

Infelizmente, esta chaga social não parece ter fim à vista (bem pelo contrário) e também não se vê qualquer medida especial do Governo para esta zona do País (às vezes tenho dúvidas que o Porto e o Norte façam parte de Portugal...).

Em termos desportivos, e embora o FC Porto seja um clube com adeptos espalhados pelos quatro cantos do Mundo, a maior parte vive e trabalha no Norte e, particularmente, na área metropolitana do Porto.
Assim sendo, parece-me inevitável que a enorme crise social que está a afectar esta região tenha impacto na base de apoio dos "dragões" e acabe por também se reflectir no futebol.

1 comentário:

Luís Carvalho disse...

Dramático.
Temo que, mais dia menos dia, esta chaga possa afectar, de algum modo, mesmo que indirectamente, o próprio FCP.