sexta-feira, 22 de maio de 2009

Ser portista em Lisboa...

Entre Abril de 1992 e Dezembro de 1995, ocorreu na Bósnia-Herzegovina um conflito armado que envolveu os três principais grupos étnicos e religiosos da região: os sérvios (cristãos ortodoxos), os croatas (católicos romanos) e os bósnios (muçulmanos).
Nessa altura, fazendo uma analogia com o conflito que decorria na Bósnia-Herzegovina, o mais conhecido portista da Capital - Miguel Sousa Tavares - proferiu uma das suas frases mais bombásticas:
"É mais difícil ser portista em Lisboa que muçulmano na Bósnia-Herzegovina"

Penso que hoje em dia ser portista em Lisboa já não será tão "perigoso" como foi nos anos setenta e oitenta, altura em que as sucessivas vitórias do Fê-Cê-Pê começaram a incomodar fortemente o status quo que vigorava anteriormente. Aliás, começa a ser normal encontrar portistas em Lisboa e que não têm medo, nem vergonha, de se assumir como tal.

A demonstração desse facto irá ocorrer no dia 30 de Maio, num almoço comemorativo do Tetra e do 39º aniversário da Delegação do FC Porto de Lisboa, em que, contando com a presença de Pinto da Costa, os portistas da Grande Lisboa irão, tenho a certeza, demonstrar mais uma vez que a chama do dragão está bem viva e cada vez mais forte no “território do inimigo” (*).

(*)"Não estamos em risco de perder o Norte, estamos sim a ganhar o Sul. O País não está dividido"
Pinto da Costa, em 15/05/2009, na reinauguração da Casa do FC Porto da Afurada

P.S. Apesar de ser tripeiro de gema e viver no Porto, tenho pena de não poder ir e participar nesta festa azul e branca organizada pelos Dragões de Lisboa.

2 comentários:

flama draculae disse...

Medo!? Vergonha!? Em 34 anos nunca experimentei tais sentimentos. Um alfacinha de gema, só pode sentir orgulho em ser portista. Li a entrevista de MST ao Record e tal frase nunca mais me saiu da cabeça (lembro-me como se fosse hoje, estava na praia de carcavelos!). E só reforçou o orgulho de ser portista.

O FCPorto não é português, nem portuense, é um clube do mundo.

Abraços alfacinhas

flamadraculae.blogspot.com

jdm.dragão.lisboeta disse...

Já cheguei ao meio século de vida. Sempre fui portista, sempre serei portista, aqui em Lisboa ou onde quer que esteja, como nos anos 80 em Macau. E faço questão de PERMANENTEMENTE exibir o símbolo do meu clube numa das janelas da minha casa, para lá do meu anel FCPORTO me acompanhar sempre, quando incógnito ou em contacto directo com os meus interlocutores.

E o que eu vos podia contar das minhas peripécias portistas, ontem e ainda mais hoje, onde o 'ódio' dos verdadeiros corruptos 'protegidos dos regimes', quais 'mulas' puristas, muitas vezes me tiram do sério... mas levam troco certeiro.

O F.C.PORTO está colado à minha alma.

E domingo lá farei mais 600 Km para estar no Dragão e viver mais uma festa cheia de orgulho e emoção. O Tetra já está. O Penta lá virá.