quarta-feira, 3 de junho de 2009

Campeões 2008/09!!!

FC Porto sagrou-se esta noite campeão nacional de andebol pela 14ª vez, um título que fugia desde 2004. Como sempre nesta final, o factor casa foi decisivo e um Dragão Caixa a abarrotar foi finalmente inaugurado como deve ser: com o carimbo de campeão.

O jogo foi tudo menos fácil. Quer o Porto, quer o SLB acusaram a pressão da "negra" e estiveram um pouco abaixo do seu nível habitual. O jogo esteve sempre muito equilibrado com o FC Porto a fugir no marcador por 2 ou 3 golos e o Benfica a conseguir recuperar de seguida, devido às dificuldades do FCP em ultrapassar a defesa benfiquista. E jogo manteve-se assim, ora cá, ora lá, com o público em grande destaque a puxar pelos azuis e brancos e a tribuna repleta de figuras portistas, tais como Jesualdo Ferreira.

Na segunda parte o FC Porto continuou a liderar o marcador mas sem conseguir distanciar-se, até que perto dos 5 minutos finais, o FCP consegue uma vantagem de 3 golos que seria preciso segurar na recta final do encontro. Valeu Tiago Mota e Inácio Carmo que conseguiram furar a defesa do SLB que criava enormes obstáculos aos portistas. Ao contrário das derrotas anteriores, o FC Porto conseguiu manter a calma e não entrar no jogo benfiquista, controlando a vantagem até à barreira psicológica dos 28' que garantia a certeza do título.

Sinceramente não me lembro muito bem o que se passou nos minutos finais, já que o pavilhão estava ao rubro. A escolha do betão armado no edifício evitou que o mesmo viesse abaixo tal era a festa nas bancadas, na tribuna, no banco portista e já entre os jogadores. O Benfica foi um honroso vencido numa final muito renhida em que o FC Porto venceu no sprint final. O primeiro lugar na fase regular foi decisivo já que deu a oportunidade do 5º jogo ser disputado em casa e assim, o público ajudar os jogadores a fazerem a diferença.

Fica um sincero obrigado e parabéns a todos os campeãos!

Estatísticas oficiais

fotos: fcporto.pt

10 comentários:

Pedro Vale disse...

"O Benfica não mais conseguiria recuperar, sendo que o FC Porto se sagrou campeão, diante do presidente Pinto da Costa e Jesualdo Ferreira, que assistiram ao jogo com mais 2183 espectadores."

Afinal, parece que dá para 2185...
Daqui a uns anos poe cadeiras mais estreitas, e dá para 4000!


Parabens aos campeões, o pavilhão novo merece um campeão em época de "ante-estreia"!
(a primeira época a sério é a próxima, com o hóquei também a jogar lá)

Jorge Mota disse...

PIMBA

LINDO LINDO!

Aquela altura em q as bestas negras empataram assustou me mas depois foi sempre a bombar

1 dos Comentadores sportv deu me nauseas 90% do jogo.pateta mor.

Siga mais 1 titulo

SOMOS CAMPEOES NACIONAIS DE ANDEBOL..TAMBEM..

Metz disse...

"1 dos Comentadores sportv deu me nauseas 90% do jogo.pateta mor."

100% de acordo... para quem nao pôde ir ao dragão e acompanhou pela tv foi um suplício...

Cumpz

José Correia disse...

«O FC Porto teve, sobretudo, o público ao seu lado, num Dragão Caixa que irá competir com o Flávio Sá Leite (ABC) pelo "título" de local onde o ambiente mais influência terá no desfecho dos encontros, pela participação dos espectadores.»
in O JOGO, 04/06/2009

José Correia disse...

O FC Porto esteve sempre na frente, mas o jogo foi muito renhido

Marcador: 3-2 (5'), 6-3 (10'), 6-5 (15'), 9-6 (20'), 11-10 (25'), 14-11 (30'), 15-13 (35'), 17-16 (40'), 19-17 (45'), 21-19 (50'), 23-21 (55') e 26-23 (60')

Nothingandall disse...

Uma muito ligeira correcção:
O primeiro lugar na fase regular foi decisivo já que deu a oportunidade do 5º jogo ser disputado em casa e assim, os ártbitros ajudarem a fazer a diferença.

José Correia disse...

"Houve momentos em que conseguimos fazer a aproximação ao adversário mas nem só por demérito nosso não conseguimos, pois pela frente tivemos uma excelente equipa que também prepara bem os jogos.
O FC Porto venceu três jogos na final, nós vencemos dois, naturalmente é um justo vencedor (...) parabéns aos jogadores e, naturalmente, ao FC Porto"

José António Silva, treinador do Benfica

Delindro disse...

looking4good, os árbitros ajudaram a que houvesse 5º jogo. Com árbitros isentos teria sido 3-0

José Correia disse...

Delindro disse...
«looking4good, os árbitros ajudaram a que houvesse 5º jogo. Com árbitros isentos teria sido 3-0»

Se foi com a ajuda dos árbitros, ou não, ainda bem que houve cinco jogos. Foram grandes espectáculos de Andebol e o Dragão Caixa encheu por três vezes, sempre com ambientes espectaculares.

Anónimo disse...

O José Correia tem razão. Foi uma final renhida entre as duas melhores equipas da andebol nacional. O Benfica tem um bom plantel, mas nesta final faltaram algumas soluções para o ataque. Cláudio Pedroso, Zaikin e o próprio C.Carneiro tiveram um pouco abaixo do habitual neste jogo decisivo. Miricki foi o melhor entre os benfiquista. Rui Silva ficou de fora e João Ferreirinho, o melhor guarda-redes nacional, efectou apenas 8 defesas neste jogo, ele que até aqui tinha sido crucial para o Benfica.

Mas o FC Porto revelou mais soluções diversificadas, num jogos Eduardo Filipe, noutros Inácio Carmo, Filipe Mota, Ricardo Moreira ou Wilson Davyes.

Fica o bom espectáculo de andebol em todos os 5 jogos.

Evidentemente que se não fossem os árbitros, o Benfica tinha vencido o jogo 1, o jogo 2, o jogo 3, o jogo 4, o jogo 5, o jogo 6, o jogo 7, o jogo 8 e por aí adiante.

Essa tentativa de passar a verborreia futebolística dos árbitros para o andebol é uma perfeita idiotice.