quinta-feira, 25 de junho de 2009

O SLB e os regulamentos da Liga

«O Benfica irá apresentar, na próxima assembleia geral da Liga de Clubes, um pacote de alterações aos regulamentos, com destaque para a redução do número de jogadores emprestados por um clube.»
in O JOGO, 25/06/2009


Engraçado, quando o SLB teve clubes-satélite a disputarem o mesmo campeonato, como foi o caso do Alverca e, mais recentemente, do Estoril, nunca houve qualquer problema de condicionalismos ou de transparência.
Como eu os entendo...

5 comentários:

Manuel Guedes disse...

Por coincidência até era o clube do actual presidente do SLB.

Anónimo disse...

O FC Porto chegou a ter em alguns contratos de empréstimo a cláusula que impedia um jogador de jogar contra o FCP, mas rapidamente levantaram-se suspeitas contra Pinto da Costa (o eterno culpado de tudo o que é mau no planeta).

Em vez de regularem essa situação, proibiram essa cláusula, pois era o contrário do que fazia o FCP.

Agora que o FCP tem muitos emprestados está na altura de limitar os empréstimos.

Bem, mas independentemente do oportunismo anti-FCP, concordo que existam regras e limitações nos empréstimos de jogadores.

Um clube não deve ter mais de X jogadores emprestados no campeonato em que joga, assim como não deve ter mais de Y jogadores emprestados a um clube do mesmo campeonato.

Quanto a um jogador emprestado jogar contra o seu próprio clube, julgo que não deveriam poder jogar
Pode ser injusto, mas assim ficas salvaguardado de qualquer suspeita e os dois clubes já sabem o que esperar quando acordam o empréstimo de um jogador.

A Premier League tem regras claras neste sentido que até foram revistas à 2 anos.

HULK 11M disse...

Daniel Silva disse...: "A Premier League tem regras claras neste sentido que até foram revistas à 2 anos."

Penso que seria interessante saber-se o que dizem os regulamentos das ligas europeias a este respeito.
Quanto à "proposta" do clube dos 6 milhões de frustrados já se sabe que apenas procuram "demonstrar" que o FCP ganha títulos devido a manobras tenebrosas... E assim vão mantendo os 6 milhoes iludidos...

José Correia disse...

«A próxima Assembleia Geral da Liga de Clubes promete ser animada por mais uma batalha da contínua guerra entre FC Porto e Benfica. Desta feita, o motivo para o reacender do conflito entre os dois eternos rivais é o empréstimo de jogadores, tema que justifica visões diametralmente diferentes por parte de FC Porto e Benfica que se preparam para apresentar propostas de alteração ao Regulamento de Competições que apontam em sentidos opostos. Os encarnados pretendem a imposição de limites ao número de jogadores emprestados. De acordo com a proposta do Benfica, nenhum clube poderá ceder temporariamente mais de três jogadores a uma equipa que jogue no mesmo escalão. Uma medida que, segundo os responsáveis encarnados, deverá servir para diminuir os condicionalismos dos emblemas mais pequenos relativamente aos clubes que cedem os activos, o que alegadamente resultaria no aumento da competitividade do campeonato, reduzindo simultaneamente os desequilíbrios que existem entre as equipas que mantêm boas relações com os grandes e as restantes.

Por parte dos tetracampeões nacionais, curiosamente, o incremento da competitividade e o equilíbrio da competição também são as justificações para uma proposta que aponta precisamente no sentido oposto à dos encarnados, prevendo uma maior liberalização dos empréstimos, não só pela inexistência de limites ao número de jogadores emprestados, como pela abolição da norma que impede a existência de cláusulas contratuais que prevejam a não utilização dos jogadores emprestados frente às equipas que os cedem. Defendem os portistas que essa deve ser uma decisão da exclusiva responsabilidade do clube hospedeiro e do próprio jogador, procurando acautelar a carga de suspeição que possa existir sobre os jogadores cedidos. De resto, o FC Porto acredita que os empréstimos de jogadores assentam num princípio de solidariedade que contribui para a correcção dos desequilíbrios provocados por um mercado reduzido e dominado pelos principais emblemas, tornando impossível aos clubes mais pequenos apresentar um nível de competitividade aceitável. Simultaneamente, os portistas consideram que os empréstimos também beneficiam os jogadores envolvidos, muitos deles internacionais, que não têm espaço nos respectivos clubes e que de outra forma perderiam um espaço de afirmação importante.

Duas visões diametralmente opostas que deverão justificar mais uma contagem de espingardas entre os dois rivais durante a próxima Assembleia Geral da Liga, agendada para o final do mês. Guimarães e Sporting deverão apresentar-se ao lado dos encarnados, enquanto Leixões e Braga alinham ao lado do FC Porto.

Em Inglaterra, muitas vezes apontada como exemplar ao nível da organização , vigora um sistema que funde as duas visões. Se por um lado, os jogadores emprestados não podem defrontar o clube que os emprestou, por outro nenhum clube pode emprestar mais de um jogador de campo e um guarda-redes ao mesmo rival.

Proposta do BENFICA

1ª Imposição de um limite de três jogadores cedidos temporariamente a um clube que jogue no mesmo escalão

2ª Punições exemplares para os clubes que não cumpram a regra

Proposta do FC PORTO

1ª Inexistência de limites ao número de jogadores emprestados

2ª Abolição da norma que impede a existência de cláusulas contratuais que prevejam a não utilização dos jogadores emprestados»

in O JOGO, 26/06/2009

José Correia disse...

Jogadores os três "grandes" tiveram emprestados na época finda:

Liga Sagres

BENFICA
Luís Filipe (Guimarães)
Halliche (Nacional)
André Carvalhas (Rio Ave)
Zoro (Setúbal)
Fábio Coentrão (Rio Ave)

FC PORTO
Renteria (Braga)
Diogo Valente (Leixões)
Nuno André Coelho (Amadora)
Tengarrinha (Amadora)
Edson (Académica)
Candeias (Rio Ave)
Bruno Vale (Setúbal)
Leandro Lima (Setúbal)
Bruno Gama (Setúbal)
Bruno Moraes (Setúbal)
Hélder Barbosa (Trofense)

SPORTING
André Marques (Setúbal)
Celsinho (Amadora)
Celestino (Amadora)
Saleiro (Académica)
Tiago Pinto (Trofense)

Liga Vitalis

BENFICA
André Carvalhas (Olhanense)
Rúben Lima (Aves)
Romeu Ribeiro (Aves)
Miguel Rosa (Estoril)
Ivan Santos (Boavista)

FC PORTO
Steven Vitória (Olhanense)
Castro (Olhanense)
Edson (Olhanense)
Stephane (Olhanense)
Ukra (Olhanense)
André Pinto (Santa Clara)
Jorge Monteiro (Amadora/Covilhã)
Scoppa (Covilhã)
Bura (Covilhã)
Ivanildo (Gil Vicente)
Zequinha (Gil Vicente)
Paulo Ribeiro (Portimonense)
Nuno Coelho (Portimonense)
Maxi Assis (Portimonense)
Rui Pedro (Portimonense)
Pedro Moreira (Boavista)

SPORTING
Paulo Renato (Olhanense)
João Gonçalves (Olhanense)
Luís Páez (Fátima)
Marco Matias (Varzim)

Estrangeiro

BENFICA
Sepsi (Santander)
Freddy Adu (Mónaco)
Makukula (Bolton)

FC PORTO
João Paulo (Rapid Bucareste)
Pitbull (Rapid Bucareste)
João Pedro (Gloria Bistrita)
Paulo Machado (Saint-Etiènne)
Bolatti (Huracán)
Pelé (Portsmouth)
Ibson (Flamengo)
Vieirinha (PAOK)
Kazmierczak (Derby County)

SPORTING
Stojkovic (Getafe)
Purovic (Kayserispor)
Fábio Paim (Chelsea)
Rui Fonte (Arsenal)

in O JOGO, 26/06/2009