quarta-feira, 10 de junho de 2009

Jesualdo e Luís Aguiar


«O Luís Aguiar não tem características para substituir nenhum jogador do meio campo do FC Porto. Foi alguém que indiquei ao FC Porto, num processo de empréstimo que obrigava a decisões definitivas um ano depois. E nós achámos que, independentemente da qualidade dele, não justificava naquele momento um investimento de verbas relativamente avultadas. Não havia garantias claras de que podia ser rentabilizado na estrutura do FC Porto. Não está em causa o valor dele
Jesualdo Ferreira, PUBLICO, 05/06/2009


Esta opinião de Jesualdo Ferreira sobre Luís Aguiar é muito discutível.

Em primeiro lugar, não é verdade que a compra do passe do Luís Aguiar implicasse um investimento de verbas avultadas. Se assim fosse, é óbvio que o Braga não teria adquirido metade do seu passe por 600 mil euros (que vendeu agora, um ano depois, ao Dínamo de Moscovo por 2,5 milhões de euros).

Em segundo lugar, convém lembrar que ao contrário de outros médios que o FC Porto contratou no início da época 2008/09, o Luís Aguiar já estava perfeitamente adaptado ao futebol português, porque tinha estado emprestado ao Estrela da Amadora e à Académica.

Em terceiro lugar, o Luís Aguiar tinha feito uma 2ª volta de grande nível na época 2007/08 ao serviço da Académica e, fruto da sua idade (tinha apenas 22 anos), revelava um enorme potencial de crescimento.

Olhando para o desempenho de Luís Aguiar nesta época – alinhou em 42 jogos pelos bracarenses e marcou dez golos, seis dos quais nas competições europeias – não tinha ficado mal ao Jesualdo reconhecer que ele e a estrutura do FC Porto avaliaram mal o potencial deste médio internacional uruguaio. Acontece, não se pode acertar em todos.

Foi pena, porque se tivesse feito parte do plantel dos dragões, não tenho dúvidas que Luís Aguiar teria sido muito útil como substituto de Lucho, principalmente num ano em que el comandante teve vários problemas físicos, que culminaram na lesão e operação que se seguiu ao jogo com o Manchester United. E claro, se brilhasse tanto como brilhou em Braga, não teria sido vendido por "apenas" 5 milhões de euros.

5 comentários:

Pacheco disse...

Na realidade ele diz isso ao referir "naquele momento". Ou seja, não diz explicitamente, mas diz implicitamente.

Infelizmente a mesma lógica não se aplicou a um Colombiano que havia feito uma época paupérrima em França e custou 4 milhões de euros... e o Paulo Machado era de graça...

Rui disse...

Não percebo as opções dele nas escolhas de jogadores, vamos ver que nos reserva o futuro

André disse...

Bom bom é o Guarin e o Benitez, agora o Ibson, o Luis Aguiar e o Pele....

Unknown disse...

Pois não é necessário perceber muito de futebol para verificar que o Luis Aguiar é um excelente jogador e ainda por cima dá o litro. O Sr. Jesualdo que se cuide.... e aquele outro que também veio para cá do Braga? No more comments.

Ulf disse...

nao esquecer q o braga so o vendeu pq ele jogou

ora se ficasse no porto, provavelnete nao jogaria...