terça-feira, 23 de junho de 2009

Moniz, a TVI e o SLB

«Esta temporada não foi tanto ao estádio quanto é habitual, mas isso não significa que o seu fervor clubista tenha diminuído, garante quem lhe é próximo e provam os acontecimentos dos últimos dias.
José Eduardo Moniz é um benfiquista dos quatro costados e quer ver o seu clube de coração de novo a ganhar. E sempre.

O director-geral da TVI nasceu em Ponta Delgada, nos Açores, em 6 de Maio de 1952 e passou a juventude de ouvido no rádio. Eram os tempos de ouro da águia, e Moniz, apesar de ainda muito novo, vibrou com a conquista dos títulos europeus de 1961 e 1962, tendo Eusébio como ídolo. Sofre agora como sofria nessa altura, embora tente passar uma imagem de serenidade. Quando está no estrangeiro, inunda o telemóvel dos amigos com perguntas, pedindo actualizações permanentes do que se passa dentro das quatro linhas. (...)

É comum também vê-lo, na redacção da TVI, a discutir futebol com os jornalistas ou a perguntar por novidades. Quando vai ao estádio, acompanha-o o filho Zé Maria, de 17 anos, também já ferrenho. Águia de Prata, tem mais de 40 anos de sócio, sempre com as quotas em dia. (...)»
in O JOGO, 19/06/2009


Que Moniz era benfiquista, há muito que era sabido. Contudo, não imaginava que a sua "doença" fosse tão aguda. O retrato traçado neste artigo publicado pelo O JOGO, permite-nos perceber melhor o porquê da linha editorial da TVI no que diz respeito ao desporto e ao futebol em particular.
Aliás, tendo a estação líder de audiências ao seu serviço, só não percebo porque razão é que o SLB precisa de gastar dinheiro na Benfica TV.

1 comentário:

PABAR 76 disse...

Esta mensagem por momentos fez-me pensar que por engano teria entrado num blog com outra filiação. Esta "biografia" do candidato a candidato é despropositada e tanta atenção dada ao clube a preto e branco só por falta de assunto. Nem para questionar a linha editorial da TVI se justifica, porque infelizmente é a realidade de quase toda a comunicação social... lembrar a RTP com o documentário sobre Pinto da Costa a liga-lo ao apito e com convidados cirúrgicos, a SIC com os donos da bola e os Rui Santos, enfim todos têm um candidato a preto e branco na redacção...