quarta-feira, 3 de junho de 2009

Lembram-se de Rodolfo Moura?

Após 13 anos de dragão ao peito, em 31 de Maio de 2000 foi anunciado que o fisioterapeuta Rodolfo Moura ia sair do FC Porto e que seria substituído por José Mário Almeida, o qual exercia funções idênticas no Sporting de Braga e na selecção nacional.

Numa entrevista publicada no JN de 21 de Novembro de 2008, Rodolfo Moura afirmou que era portista desde miúdo, mas explicou porque saiu do FC Porto:
Saí porque o Sporting me deu excelentes condições, às quais o FC Porto minimamente se aproximou.”

E durante quatro épocas (até Maio de 2004) trabalhou em Alvalade, de onde saiu para a Luz na época 2004/05, novamente pela mão de José Veiga.

Em 5 de Julho de 2007, já como enfermeiro/cinesioterapeuta, e poucas horas depois de ter sido apresentado como membro do renovado departamento médico do Benfica, bateu com a porta afirmando à Lusa: “Apresentei a demissão por não estar de acordo com o funcionamento do departamento médico”.


Passaram nove anos desde que Rodolfo Moura saiu do FC Porto – actualmente está afastado do futebol, tendo montado o Centro Rodolfo Moura na Avenida da Boavista, em parceria com a Sonae – e, sem colocar em causa o valor dele, não me parece que se note a sua ausência.
A recuperação relâmpago do Hulk, ou a do Derlei na época 2003/04, são apenas dois exemplos que atestam a competência departamento médico do FC Porto, liderado pelo doutor Nelson Puga e do qual fazem parte os enfermeiros José Mário e Eduardo Braga, o fisioterapeuta Ângelo Castro, o massagista José Luís e o recuperador físico António Dias.

Conclusão: havendo competência, liderança e organização, não há insubstituíveis.

5 comentários:

Jorge disse...

a mais pura das verdades. ainda me lembro perfeitamente aqui há uns anos quando ele saiu do nosso clube, meu Deus, os nomes que chamei ao homem...mas de facto temos um departamento médico que nos mantém com menos lesões que os nossos adversários e que primam pela eficácia e correcção. os meus parabéns para eles também!

condor disse...

Os homens passam o clube fica!
Só faz falta quem cá está!

fisioanonimo disse...

Concordo com quase tudo...
Agora que chamem ao Sr. Rodolfo Moura de fisioterapeuta mentira...Que digam que Sr. Ângelo Couto é fisioterapeuta é mentira porque ainda não acabou o curso...
Que digam que esse pseudo fisioterapeuta é o único reabilitador postural em Portugal é mentira porque existem vários com capacidades iguais ou superiores..
Cada um vende o seu peixe e esses senhores admito que o vendam bem...

Hugo Guedes disse...

Olá a todos. Gostaria de deixar o meu comentário porque penso que só deve falar quem na verdade tem experiência própria. Pelo que me apercebo, há quem elogie o Rudolfo Moura, há quem lhe dê o título de fisioterapeuta e há ainda quem o deite abaixo. Apercebo-me de alguns ódios quanto à pessoa em questão por lhe chamarem fisioterapeuta e eu pergunto......já alguém lhe perguntou o que é que ele acha que é?

Como pessoa que tem na família alguém que trabalhou no FC Porto na equipa técnica durante muitos anos ao lado do Rudolfo Moura e como pessoa a ser tratada pelo Rudolfo Moura, posso desde já deixar-vos alguma explicações: O Rudolfo Moura é Osteopáta (com especialização em neuro-osteopatia), algo de que se orgulha e faz questão de mencionar.

Quanto a ser insubstituível, meus amigos, ninguém é e tal como foi dito o Dr. Nélson Puga é um dos melhores da nossa praça e como tal a sua equipa médica também o é, isso não tira os créditos a quem já deu cartas da sua capacidade tal como o Rudolfo Moura já deu.

Neste momento a sua dedicação é ao centro Rudolfo Moura e acreditem que estou lá há 3 meses e tenho assistido a coisas fantásticas e deixo alguns exemplos: 1 pessoa de cadeira de rodas por ter hérnias discais que ao fim de 2 meses andava e nadava, 1 pessoa com fibromialgia que andava torta, com dores e não levantava os braços a ficar "recuperada", eu próprio com uma hérnia discal extrusa que afectava o nervo ciático continuo a treinar artes marciais com as devidas limitações associadas à patologia. Isto acho que chega para mostrar o seu valor profissional. Quanto ao pessoal, cada um gosta de quem quer. Alguns fisioterapeutas reconhecem o seu valor e estagiam com ele para aprenderem diferentes pontos de vista (grandes profissionais) e não só os que aprenderam na faculdade.

Quanto ás saídas do FC Porto e clubes afins, meus amigos.....não se metam nisso. ;)

Por isso, antes de cairem em cima de alguém primeiro conheçam o seu trabalho, depois experimentem e depois critiquem.

Saudações Portistas

Unknown disse...

Muito bem Sr Hugo Guedes. O Enfermeiro Rodolfo Moura é na realidade um excelente profissional.Também eu o conheço pessoalmente. É além de enfermeiro u profissional exemplar, com formação acrescida em diversas vertentes na área do fisioterapia. Quanto à pessoa, todos temos a nossa personalidade, há que respeitar.