domingo, 28 de junho de 2009

O regresso de Pedro Gil e as aspirações europeias


Em Junho de 2007, a equipa de hóquei do FC Porto sofreu dois grandes rombos, com as saídas de Pedro Gil (para o Reus) e Reinaldo Garcia (para o Liceo da Corunha).

Ora, se é verdade que as saídas destes dois internacionais (um espanhol e outro argentino) não impediram o FC Porto de continuar a ganhar a nível interno, as últimas duas épocas mostraram uns dragões frágeis nas competições europeias.

Um exemplo claro deste facto foi a recente fase final da Liga Europeia (sucessora da Taça dos Campeões Europeus), disputada em Bassano no início de Maio, e para a qual se apuraram oito equipas: cinco espanholas (Barcelona, detentor do troféu, Noia, Reus, Liceo da Corunha e Vic), duas italianas (Follonica e Bassano) e o FC Porto.
Nos quartos-de-final o FC Porto enfrentou o Bassano, uma equipa mediana perfeitamente ao alcance dos dragões, mas uma derrota por 2-3 adiou, mais uma vez, o sonho da repetição do titulo europeu (que ganhamos em 1986 e 1990, nos saudosos tempos do Vitor Hugo, Vitor Bruno e companhia).
Aliás, confirmando o que tinha ficado evidente no jogo com o FC Porto, no dia seguinte o Reus pôs a nu toda a fragilidade da equipa da casa, ao golear os italianos nas meias-finais por 7-1!

E se o desempenho europeu nesta época foi fraco, na época anterior foi ainda pior, visto que o FC Porto esteve ausente da final-four 2007/08.

Ou seja, analisando friamente as duas últimas épocas, há um contraste evidente entre a competitividade que a equipa mantém a nível nacional – o FC Porto sagrou-se octocampeão nacional e venceu a Taça de Portugal! – e a falta de categoria que demonstramos para disputar o titulo europeu, com o fosso que nos separa das melhores equipas espanholas a aumentar.
Sem qualquer tipo de menosprezo, é caso para dizer que “em terra de cegos, quem tem um olho é rei”.


Adicionalmente, olhando para o plantel 2008/09, e apesar das esperanças na evolução do Pedro Moreira, verificamos que os três melhores jogadores já passaram a casa dos trinta: Edo Bosch (guarda-redes, 33 anos), Filipe Santos (defesa-médio, 34 anos) e Reinaldo Ventura (avançado, 30 anos).

Por tudo isto, é fundamental dar uma injecção de qualidade ao plantel de hóquei em patins. É nesse sentido que se insere o regresso de Pedro Gil (29 anos) mas, se queremos ter hipóteses de voltar a discutir o titulo europeu, parece-me que não chega.
O problema é que o orçamento é curto para tamanhas ambições e, durante a apresentação de Pedro Gil, Ilídio Pinto, dirigente máximo do hóquei do FC Porto, afirmou que as saídas de Caio e Ricardo Figueira seriam compensadas com o regresso do Pedro Gil e... a promoção de um jogador júnior ao escalão principal.


Nota: Analisando a lista dos 10 jogadores convocados para o Campeonato do Mundo que se irá disputar em Vigo, se projectarmos os planteis da próxima época verificamos que o FC Porto tem apenas um jogador – Reinaldo Ventura. Os restantes são:
Ricardo Pereira, Tiago Rafael e Valter Neves (SLB), Ricardo Barreiros (ex-SLB, vai para o Liceo da Corunha), Pedro Afonso (ex-Candelária, regressa ao SLB), Ricardo Silva (ex-J.Viana, vai para o SLB), Luís Viana (Juventude de Viana), João Miguel (Portosantense) e Caio (ex-FC Porto, vai para o SLB).

Fotos: Record

1 comentário:

Jorge Mota disse...

Para mim o Gil era o melhor hoquista do mundo ha bem pouco tempo!

Bem vindo Campeao!