terça-feira, 9 de junho de 2009

Jesualdo e o modelo de gestão do FC Porto


«No FC Porto e na sua história, e até pelas prestações que a sua equipa faz, qualquer treinador tem de estar preparado para perder jogadores importantes. Preparado não significa que se goste ou queira. Significa apenas que pode começar a época com outros jogadores. Uma das atribuições do treinador no FC Porto é potencializar jogadores por forma a criar mais-valias que estabeleçam os equilíbrios financeiros necessários.»
Jesualdo Ferreira, PUBLICO, 05/06/2009


Ao contrário do que desejariam os adeptos, o modelo de gestão actual implica a venda, todos os anos, de duas das “jóias da coroa” – Anderson + Pepe, Bosingwa + Quaresma, Bruno Alves? + Lisandro?/Cissokho? - e não há dúvida que tem funcionado bem nos últimos anos.

Se este modelo é sustentável a médio prazo, isso é outra questão.

Estou convencido que é também por isto, por aceitar as regras do jogo e não levantar ondas nem exigir o impossível, que Jesualdo Ferreira é bem visto na Administração da FC Porto SAD.

Foto: PUBLICO

1 comentário:

nelson barbosa disse...

É evidente que este tipo de gestão implica riscos muito elevados, mas qual a alternativa?
A diferença entre o Porto e os outros, é que no Porto tem resultado. É óbvio que no momento em que o FCP não consiga mais valias avultadas com o venda do passe de jogadores, terá de fazer como os outros, ou seja, reduzir custos.
Os nossos adversários, só não fazem o mesmo porque não são capazes.