domingo, 14 de junho de 2009

Os homens da estrutura do FC Porto

«Antero Henrique, aos 41 anos, é ao mesmo tempo o cérebro e o operacional de toda a máquina de ganhar do futebol portista. Director-geral há quatro épocas, as do tetra, transmontano de Vinhais que fez todo o percurso profissional no FC Porto, desde a revista dragões, onde se iniciou em 1989, (...) Antero Henrique aplicou à equipa profissional a máxima de que o cliente (a equipa) tem sempre razão. Toda a estrutura e todos os sectores do clube são fornecedores da equipa profissional, que tem depois a obrigação de pagar os "mimos" com títulos. (...)

Com a figura tutelar de Pinto da Costa como referência, Antero Henrique rodeou-se de uma série de quadros que lhe reconhecem liderança, criatividade e inteligência. (...)

Acácio Valentim, de 33 anos, é o team-manager da equipa profissional e é um bom exemplo do caldo de cultura do FC Porto. É dele a responsabilidade para que nada falte à equipa e é a ele que cabe fazer a ponte com todos os outros sectores, gerindo o dia-a-dia do plantel profissional. Valentim chegou ao clube no final da década de 90 para um estágio profissional, mas acabou por ficar no departamento de comunicação. Depressa se constatou que o que lhe faltava em conhecimentos futebolísticos lhe sobrava em organização e capacidade de trabalho. Hoje é ele que responde a todas as necessidades da equipa e não há jogador que se atreva a pôr em causa a autoridade do team-manager.

O ex-jornalista Rui Cerqueira, de 37 anos, responsável pelo departamento de comunicação, chegou ao clube há apenas três anos, mas não teve dificuldade em integrar-se numa equipa em que o protagonismo é deixado aos jogadores e treinadores. Cerqueira nunca deu uma conferência de imprensa, nunca foi porta-voz de nada nem de ninguém, mas nunca houve jogador ou treinador que fosse para uma entrevista ou uma simples conferência de imprensa sem ter passado pela preparação com o director de comunicação, que zela para que toda a gente fale a uma só voz e que a imagem do clube não seja beliscada por declarações dissonantes. (...)

Menos conhecido e com funções quase secretas, Luís André, de 38 anos, é o psicólogo do futebol. Além do acompanhamento de todos os profissionais do clube, André ajuda a equipa técnica e a equipa médica na avaliação dos jogadores. E foi dele o parecer que aconselhou a que fosse accionada a opção do contrato do sempre ansioso Mariano González no final da temporada passada, dizendo que o atleta tinha finalmente condições para efectuar uma boa época.

O nutricionista Vítor Hugo é outra das peças-chave para o bom funcionamento da equipa, com um acompanhamento permanente na alimentação dos jogadores, para que estes comam o que gostam mas também o que o organismo de um atleta de alta competição necessita. O uruguaio Rodríguez é disso um bom exemplo. Quando chegou ao Dragão, vindo do Benfica, era mais lento, menos resistente e, acima de tudo, com menos capacidade de explosão. Um programa alimentar fê-lo perder seis quilos em meia época, tornando-se desde Janeiro um dos jogadores mais determinantes da equipa.

O economista Urgel Martins, de 35 anos, é outro dos quadros desconhecidos do grande público mas que desempenha um papel fundamental, seja na execução orçamental - é uma espécie de consciência, de grilo falante, que diz até onde se pode ir -, seja na coordenação no Visão 611, o projecto que reestruturou todo o futebol do clube logo a seguir à época falhada de 2005.

Com responsabilidades no departamento de scouting, João Afonso, de 42 anos, fecha o grupo de quadros mais jovens. Afonso tem como missão coordenar e acompanhar o extenso grupo de observadores do clube, tanto em Portugal, como no estrangeiro.

Nelson Puga, de 49 anos, é muito mais do que o médico do FC Porto. Ex-atleta do clube em voleibol, Puga alia o conhecimento médico à fisiologia, decisivo numa equipa profissional, e a uma paixão ao clube quase inimitável (...). A responsabilidade de Puga não se esgota na área médica. O lateral Cissokho, por exemplo, chegou ao Dragão sem saber respirar em esforço e corria curvado, aspectos que foram rapidamente corrigidos e, menos de dois meses depois, o inexperiente lateral francês corria direito e com um fôlego sem fim, até na Liga dos Campeões.

Luís Castro (47), responsável pelo departamento de formação, Luís Gonçalves (53), que lidera o departamento de scounting, e Vítor Frade (64), metodólogo de todos os escalões e responsável pela ponte entre o clube e a Universidade do Porto (é também professor na Faculdade de Desporto) fecham o núcleo duro que gravita em torno de Antero Henrique.»

Francisco José Marques
in DN, 12/09/2009

----------

É (era) pouco habitual haver artigos sobre os homens que trabalham na sombra dos sucessos azuis-e-brancos. Será um novo estilo adoptado pelo departamento de comunicação?
Aliás, um aspecto interessante é que para além de Rui Cerqueira, também Antero Henrique e Acácio Valentim iniciaram o seu trajecto ascencional dentro do FC Porto no departamento de comunicação.

6 comentários:

Zé Luís disse...

Caro José Correia,

há tempos, já nem sei a que propósito, desafiei-te a lembrares quem anunciou, dias a fio, todos os alegados escândalos, amiúde transplantados da correio da manha e com as doses carolinas de "morte a pdc", do Apito Dourado.

Ao ler isto que escreves e ver uma foto, volto a sorrir e a pensar: como é possível?

p.s. - creio que, para aumentar ao desafio, cheguei a inscrever as iniciais do dito cujo...

Unknown disse...

"Nelson Puga, de 49 anos, é muito mais do que o médico do FC Porto. Ex-atleta do clube em voleibol, Puga alia o conhecimento médico à fisiologia, decisivo numa equipa profissional, e a uma paixão ao clube quase inimitável"

Esta última frase posso-a subscrever na integra.

Durante uns 3-4 anos, ainda no estádio das Antas, e antes de ter responsabilidades médicas em dias de jogos, Nelson Puga ocupava um lugar anual muito perto do meu.

E nestes anos de lugares anuais, em que vamos vendo sempre as mesmas caras e julgamos que as vamos conhecendo, é sem sombra de dúvidas uma daquelas pessoas que tenho a certeza que fazem tudo o que podem em prol do clube (e fazem-no com paixão), e para quem o clube está sempre em 1º lugar.

HugoPORTO disse...

lol 12/09/2009 so' um pequeno reparo...:) http://portooosempreee.blogspot.com/

José Correia disse...

Zé Luís disse...
«Caro José Correia,
há tempos, já nem sei a que propósito, desafiei-te a lembrares quem anunciou, dias a fio, todos os alegados escândalos, amiúde transplantados da correio da manha e com as doses carolinas de "morte a pdc", do Apito Dourado.
Ao ler isto que escreves e ver uma foto, volto a sorrir e a pensar: como é possível?»


Caro Zé Luís, sinceramente não me lembro do episódio que referes.
Queres ajudar-nos a relembrar o que se passou?

Zé Luís disse...

Não, não vale a pena.

Anónimo disse...

grande porto, grandes homens