quinta-feira, 18 de junho de 2009

Uma pista de asfalto no Dragão


Conforme foi amplamente divulgado pela comunicação social, a Race of Champions (ROC) Southern Europe Final teve lugar no Porto, no Estádio do Dragão, nos dias 6 e 7 de Junho.

Segundo Ni Amorim, Chairman da GNI Events (empresa encarregue da organização da Race of Champions Southerns Europe Final), "escolhemos o Porto porque vivemos cá, temos um estádio feito em 2004 com todas as condições e porque temos a Galiza a uma hora e tal daqui com gerações de espanhóis com tanta 'afición'. Não havia razões para que não se fizesse aqui".


A ROC implicou a destruição do relvado e a construção de uma pista com aproximadamente 1 km de extensão, a qual necessitou de cerca de 1.800 toneladas de asfalto, 2.200 toneladas de camada de suporte e uma ponte com 100 toneladas (dados da organização).

Estes números impressionam, mas os da cobertura mediática são ainda mais impressionantes. Eu não tinha ideia, mas nos dois dias de provas estiveram acreditados mais de 130 jornalistas (portugueses e das mais variadas nacionalidades) e o evento teve transmissão televisiva para 60 países, com uma audiência estimada de 116 milhões de espectadores!


Em Portugal, a RTP assegurou uma ampla cobertura das várias provas, incluindo duas transmissões na RTP1.

Sábado, 6 de Junho
20:45-22:00 Race of Champions Portugal – RTPN
22:45-24:00 Race of Champions Legends – RTP1

Domingo, 7 de Junho
15:15-16:30 Race of Champions Iberia – RTP2
17:15-18:30 Race of Champions South Europe – RTP1

Nota: Só de pensar que os quatro jogos da recente final do play-off de Hóquei em Patins não foram transmitidos por qualquer canal televisivo...


Os números de espectadores ao vivo foram evidentemente mais modestos, mas mesmo assim significativos. De acordo com a organização da ROC Southern Europe, no primeiro dia de provas estiveram presentes 18.100 espectadores, enquanto que no segundo dia as presenças foram na ordem das 20 mil pessoas.

Por tudo isto e, obviamente, também porque a PortoEstadio deve ter recebido uma boa compensação financeira, sou completamente a favor que este tipo de eventos tenham lugar no Estádio do Dragão. Só é pena que não se tenha aproveitado o facto de ser necessário colocar um relvado novo, para durante o mês de Junho organizar um ou dois concertos, mesmo que não fosse possível trazer bandas como os Rolling Stones. Teria sido uma forma de rentabilizar o investimento num novo relvado.


"Um bom concerto paga um novo relvado (...) Um novo relvado custa à volta de cem mil euros, e o Sporting tem obrigação de os ganhar com cada evento que cria no seu estádio."
Filipe Soares Franco, O JOGO, 17/01/2007

7 comentários:

Delindro disse...

Mas existe uma diferença do nosso clube para o Sporting. Estive numa conferência na FEP sobre a ROC em que o Ni Amorim falou que uma das verbas mais importantes do orçamento da ROC era o novo relvado à volta dos 200000 euros. Enquanto o Sporting depois de um concerto paga 100000 euros por um novo relvado, no FC Porto a organização de qualquer evento paga o novo relvado para além da compensação financeira pela utilização do mais bonito e funcional estádio de Portugal e um dos mais bonitos e funcionais da Europa.

Zé Luís disse...

Zé Correia, o concerto de Elton John no próximo dia 28 no Pavilhão Atlântico, inicialmente previsto para o Restelo no dia anterior, esteve para se realizar no Dragão, segundo li da organização Rock and Blues que trata do Elton John.

Alvalade também foi hipótese, mas no caso do Dragão, que acomodaria as novas exigências técnicas do cantor inglês e sus muchachos, foi precisamente a prioridade dada à colocação de um novo tapete verde para o futebol que gorou a iniciativa.

Metz disse...

Aproveito para mostrar o meu desagrado por mais uma das "politicas" do Porto, que apenas quando viu que não tinham vendido muitos bilhetes, se lembraram de oferecer quase 40%(!!!!!) de desconto a sócios.

Os sócios burros como eu (e outros amigos) que comprámos bilhete logo ao inicio fizemos a figura de parvos de pagar mais 40%...


Obrigado Porto...

Cumpz

José Correia disse...

Zé Luís disse...
«Alvalade também foi hipótese, mas no caso do Dragão, que acomodaria as novas exigências técnicas do cantor inglês e sus muchachos, foi precisamente a prioridade dada à colocação de um novo tapete verde para o futebol que gorou a iniciativa.»

Percebo e concordo que se dê prioridade à colocação de um novo relvado, mas um concerto a 28 de Junho não impediria que o novo relvado estivesse pronto e operacional em meados de Julho.
Se bem me lembro, aquando da estreia do Estádio do Dragão em competições europeias (FC Porto x Manchester Utd, Fevereiro de 2004), o relvado foi colocado uma semana antes.

José Correia disse...

Delindro disse...
«o Ni Amorim falou que uma das verbas mais importantes do orçamento da ROC era o novo relvado à volta dos 200000 euros.»

Sendo o custo de colocação de um novo relvado um investimento significativo, isso é mais uma razão para poder (dever) ser rentabilizado com mais do que um evento.

Delindro disse...

Sim, mas foi garantido pela organização da ROC, ao contrário do Sporting pelo que depreendo das declarações do Soares Franco

José Correia disse...

«Depois da Corrida dos Campeões, segue-se o Festival Panda. O que resta do relvado do Estádio do Dragão vai ser palco de uma grande festa para as crianças, a realizar no dia 27 de Junho, e só depois será substituído, na sua totalidade, conforme está previsto.

Os custos desta operação - nunca inferiores a cem mil euros - serão suportados pela organização da "Race of Champions", conforme ficou acordado quando o estádio foi cedido para a demonstração automobilística que obrigou a asfaltar um dos tapetes mais elogiados dos estádios portugueses.

A empresa britância "Support in Sport" (SIS) será a responsável pela colocação do novo tapete, que ficará pronto a ser utilizado uma semana depois, bem a tempo do reinício dos trabalhos do FC Porto. Em todo o caso, não é de prever que seja usado nos treinos de pré-temporada, ficando a sua estreia marcada para o jogo de apresentação aos sócios, a 18 de Julho.

O FC Porto vai recorrer aos serviços da mesma empresa que colocou o relvado em 2004 e que foi utilizado até à última jornada da época que agora terminou, ainda que tenha sofrido alguns retoques na sequência, por exemplo, do concerto dos Rolling Stones, em 2006.

Refira-se que também será a SIS a responsável por substituir o tapete do Estádio de Alvalade e do Santiago Bernabéu, assim como de colocar os relvados nos estádios angolanos que vão receber a CAN, no próximo ano. A empresa vai transportar relva natural desde a Alemanha, em camiões frigoríficos, e as equipas de trabalho que vão estar no Dragão serão preenchidas com técnicos vindos da Holanda e da Inglaterra, conforme é revelado no sítio oficial da SIS, na Internet.

Durante o Festival Panda, o que resta do relvado será protegido por uma tela gigante. Posteriormente, será removido através do "SISavator", uma máquina que utiliza lâminas que garantem que o piso fica livre de detritos. Se necessário, será feito um nivelamento do terreno, por uma máquina que utiliza tecnologia laser, seguindo-se a colocação dos rolos de relva. Concluído esse processo, será efectuada a prensagem e o ajustamento com a entrada em cena da "SISInline", concluindo-se a substituição do relvado com o corte e acerto das costuras de união entre os diversos rolos.

A experiência positiva com a empresa, depois do pesadelo que foi a colocação do primeiro relvado, deixa os responsáveis portistas mais sossegados.»

in O JOGO, 20/06/2009