domingo, 7 de junho de 2009

A importância de Lisandro no FC Porto de Jesualdo


Há uma semana atrás, publiquei um mini-artigo onde elegi Lisandro Lopez como o homem da Final da Taça e, mais do que isso, como o jogador mais importante do FC Porto nas duas últimas épocas.

Entretanto, durante a semana que passou, assistimos ao desfilar de notícias dando-nos conta do interesse de diversos clubes em contratar o Licha, nomeadamente o Sevilha e o Lyon, com os jornais a citarem responsáveis destes clubes e inclusivamente falando em números.

Por tudo isto, vale a pena ler o que Manuel Queiroz escreveu no seu blogue (e com o qual eu estou inteiramente de acordo) sobre o Lisandro:

«Ao fim de quatro anos a vê-lo jogar em Portugal, ainda não sei dizer se Lisandro Lopez é melhor com o pé direito ou com o pé esquerdo, se chuta melhor com um ou com outro. Creio que no domingo marcou o último golo pelo FC Porto e foi com o pé esquerdo. E decidiu a final da Taça de Portugal, dando assim a primeira vitória numa final a Jesualdo Ferreira.

Creio que, ao contrário de outros, o passe de Lisandro vai valer menos dinheiro do que aquilo que vale este avançado argentino. Há coisas assim, no futebol e noutras actividades, é a tal diferença entre preço e valor. É que, quem olha para uma equipa com tempo para analisar as suas componentes, percebe que a influência de Lisandro vai muito para além dos golos que marca e que já de si não são tão poucos como isso. Lisandro vale muito mais do que os seus golos, porque tem enorme influência na equipa: joga em qualquer posição do ataque e em quase todos os jogos faz mais do que uma posição - e sempre bem; é um jogador competitivo e uma das âncoras da equipa - não perde a bola e está sempre concentrado nos movimentos dos colegas e dos adversários, tornando-se quase um treinador dentro do campo; e fisicamente é poderosíssimo, o que lhe permite ser tudo o que descrevi antes - e com poucas falhas.

Há poucos assim, jogadores de equipa que são capazes ainda de marcarem golos e, quantas vezes, de impedirem os adversários de os marcar. Mas Lisandro aprecia-se melhor no contexto da equipa do que se só nos focarmos nele. Vê-se melhor com uma câmara ao longe do que com grandes planos. E por isso, se calhar, que vale muito mais do que 30 milhões mas o preço é capaz de ser algo inferior. É injusto, mas as coisas são o que são, a menos que Pinto da Costa tenha ainda mais génio negocial do que todos imaginamos. Ou mais dinheiro para lhe retocar o contrato, por assim dizer, guardando-o mais uma época.»

Manuel Queiroz, 02/06/2009
in 'De Trivela'

4 comentários:

Jorge Aragão disse...

É dos tais jogadores que dá gosto ver jogar.
Para além dos golos e das suas movimentações constantes, ainda tenho na retina um desarme a meio campo num Porto-lampiões, símbolo da raça e do querer de um jogador notável.
Li que até poderia continuar mas na silly season ... prognósticos só mesmo no fim.

Jorge Mota disse...

Protótipo de Jogador «à Porto»

tem de ficar

tem mesmo..

Metz disse...

Fico desiludido se sair para o Lyon... ficaria também para o sevilha, mas compreendo que jogar em espanha é diferente...

É um jogador ENORME que gostaria muito que ficasse no Porto...

Cumpz

José Correia disse...

Se é verdade aquilo que veio a público, uma das razões para que o Lisandro não tenha renovado e extendido o seu contrato com o FC Porto é porque queria ganhar tanto como o Lucho e o Rodriguez.

Não sei, repito, se isto é verdade, mas independentemente disso não tenho dúvidas que o Licha merecia estar no topo dos mais bem pagos do plantel.