domingo, 14 de março de 2010

Com esta Capela ganha-se com coração


Coisa rara deste FC Porto em Coimbra. Reviravolta no resultado, conseguido muito à custa do coração. O juízo e discernimento nem sempre acompanhou os jogadores azuis brancos. Porem a equipa soube caminhar por entre o “braseiro” que está mergulhada, e soube, também, contornar os mandamentos de uma Capela pouco católica, que de forma sibilina nos tentou enterrar. Nada de novo, portanto.

Com o meio campo reestruturado, onde Meireles se colocou no vértice mais recuado, ficando Belluschi e Micael a fazerem dupla mais adiante, o Porto conseguiu de quando em vez acercar-se da área da Briosa, mas nem sempre fê-lo com velocidade de execução necessária para criar os desequilíbrios. Os academistas fechavam bem os espaços, e têm uma dupla de centrais forte, em especial no jogo aéreo, que prejudicou o jogo cruzado tentando servir Falcao. Pelo meio, saíam em ataque rápido e, em caso de perda de bola, atiravam-se para chão, perdendo tempo com a complacência do pavão Capela.


Num dos pífios ataques da Académica, a bola sai cruzada na área portista e dá-se um singular roubo de Capela. Penalty que só aquele pimpão de apito na boca viu. Valeu ao Dragão um golpe de fortuna dos Deuses lá do alto. Passados apenas 3 minutos, os homens de Jesualdo chegam ao empate a partir de um lance de bola parada. Orlando desviou e Bruno Alves agradeceu.

No 2º tempo o encontro seguiu a linha dos primeiros 45 minutos. Maior ascendente do FC Porto, mas ritmo a seguir a lume brando. O despique parecia não sair da cepa torta. Olhando para o seu banco, Jesualdo Ferreira, pouco podia escolher para tentar inverter a tendência do encontro. Lançou Mariano, mas perdeu-o para os próximos tempos. A lista de opções ofensivas vai-se esfumando a cada jogo. Da parte dos elementos comandados por Vilas Boas, atirar para o chão estava na ordem do dia.



Condenada que parecia a partida a uma igualdade, mesmo tentando o conjunto portista melhor sorte, sem grande engenho, diga-se, valeu uma recuperação de bola de Varela a meio campo, servindo primorosamente Rodriguez que fuzilou Rui Nereu. A reviravolta no resultado deu-se, e foi tempo de todos nós respirarmos um pouco mais fundo. Nos descontos Falcao desperdiçou ainda a oportunidade de se esgueirar mais à frente na lista dos melhores marcadores, desperdiçando um penalty “sacado” à moda de João Vieira Pinto.

Fotos: Agência Lusa

15 comentários:

o lado do futebol disse...

Cebola salva Porto

Veja e dê a sua opinião:

http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/2010/03/cebola-salva-porto.html

Abraço :D

Unknown disse...

Vitória da raça... nem sempre bem jogado, mas com a atitude que deve caracterizar sempre os dragões. Agora é preparar a equipa para lutar pela Taça Bejecas.

Força Porto, rumo ao Penta!!!

Ps: Amanhã o Manuel Machado vai servir a vingança... ao cretino!

José Correia disse...

O Jesualdo vai sair no final da época, isso é ponto assente. Mas já que vamos contratar um novo treinador, ao menos que seja alguém
com provas dadas e que dê o mínimo de garantias.
A Académica do Villas-Boas, que eu vi hoje jogar contra um FC Porto destroçado, que sofreu 10 golos nos últimos três jogos, foi uma enorme desilusão. Não só porque não jogou nada, mas porque nem sequer tentou jogar.
A preocupação desta Académica de Villas-Boas com o anti-jogo, foi muito maior do que em tentar explorar as fragilidades actuais do FC Porto, cuja defesa tem estado uma miséria e que hoje jogou com um meio-campo que pouco pressionava e praticamente não defendia.
De bola corrida, não me lembro de uma qualquer jogada da Académica com princípio, meio e fim, que tenha causado perigo para a baliza do FC Porto.
Em termos ofensivos, fraco, muito fraco o jogo que a Académica fez hoje.

José Correia disse...

«Mariano Gonzalez sofreu uma entorse no joelho direito, com suspeita de lesão ligamentar, no decorrer do jogo deste sábado, no terreno da Académica. O argentino será submetido já este domingo a exames de reavaliação.»
in www.fcporto.pt

O calvário das lesões continua.
Com o Hulk suspenso, mais o Farias, o Orlando Sá e agora também o Mariano lesionados, o trio de ataque para a final da Taça da Liga está definido (a não ser que mais alguém se lesione nos treinos durante a semana e tenhamos de jogar com um defesa a ponta-de-lança...)

Unknown disse...

Está sempre alguém nos túneis a provocar o José Gomes porra, deixem o homem em paz pá.

Pedro disse...

Para além da comum estupidez que os nossos ricos leitores benfiquistas costumam aqui deixar... alguém já descobriu o que o árbitro viu no penalti do Bruno ALves?

Ps: Amanhã a ver o que acontece no "túnel" alheio do Nacional. A ver se alguém espeta os dedos na tabuleta do Rui Costa.

Paulo Marques disse...

O Villas Boas pareceu-me mais um Jesualdo em ponto (muito) pequeno. Não quero aquilo no FCP.
E, mais uma vez, o Braga fartou-se de levar lenha...

fiona bacana disse...

Só vi o jogo a espaços e por isso nada vou comentar, a não ser o que vi:

- José Gomes e Villas Boas em altercação. Cenourinha, Cenourinha...pensei q eras mais inteligente. Ou já tens a certeza do SCP ou caiste na esparrela....tsk tsk tsk.

- O pedido de desculpa não só pelo jogo, como também por n terem ido ter com os adeptos no fim do jogo com o arsenal. A justificação "estávamos envergonhados, não tínhamos cara para ir lá" acalenta-me alguma esperança na cultura daquele balneário actualmente.

cumps

Cardoso disse...

Vem ai uma final que queremos ganhar, pelo titulo, pelo adversário e pelo respeito que merecemos.

Para a frente é que é o caminho e vamos a eles Dragoes..!

José Correia disse...

«Mariano Gonzalez foi reavaliado este domingo, na sequência da lesão sofrida no jogo de ontem à noite, em Coimbra (triunfo sobre a Académica, por 1-2), tendo o exame efectuado revelado uma rotura total do ligamento cruzado anterior do joelho direito. O jogador do FC Porto será operado quando as condições cirúrgicas forem as mais adequadas.»
in www.fcporto.pt

Acabou a época para o Mariano.

Nelson Carvalho disse...

Rotura total de um ligamento cruzado anterior, o mais complexo deles todos, não significa apenas o fim da época para o Mariano. Pelo menos a pré-temporada 2010/11 também vai ao ar. Na melhor das hipoteses o Mariano só volta aos relvados em Setembro/Outubro.

Entretanto, o Público ontem noticiava que o Conselho de Justiça deverá dicidir os casos Hilk, Sapunaru e Vandinho no dia 24 Março. A ver se isto tem fundamento.

Nelson Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dragaopentacampeao disse...

Desta equipa pode-se esperar tudo ou nada, razão pela qual sigo as partidas na maior das expectativas.

Não é fácil assistir a tanta asneirada, daquelas que já nem a amadores toleramos.

A equipa respira muita intranquilidade, falta de confiança e algum desgaste físico e anímico, de que resultam muitos passes falhados, muitas entregas de bola ao adversário, muita atrapalhação, pouco discernimento para definir jogadas de ataque e muito menos para rematar com serenidade e eficácia.

Ontem quase tudo saiu mal. Costuma-se dizer que quando a vida corre mal até os cães nos mijam nas pernas.

Pois ontem o cão foi o Capela ao assinalar aquela grande penalidade muito duvidosa. Aliás se aquele toque é penalty estão-nos a dever 50.000!

Temo que este final de época se transforme num suplício.

Um abraço

Anónimo disse...

Sem qualquer ponta de cinismo em relação ao Mariano, cuja lesão obviamente lamento, isso significa também que já não fará parte do lote dos dispensados.

miguel.ca disse...

foi impressão minha ou o Miguel Lopes fez o seu primeiro jogo decente pelo FCP?