quarta-feira, 3 de março de 2010

O Porto de Jesualdo: um artigo indefinido



"Os artigos definidos (o, a, os, as), de modo geral, indicam seres determinados, conhecidos da pessoa que fala ou escreve."

"(Nós) somos Porto."
Falta um artigo definido a esta frase. Os mais sarcásticos diriam mesmo tratar-se de uma cópia do hino dos UHF "Sou b...", também este um título em mau Português. Porém, na realidade, faltava mesmo algo a este "grito de revolta" do nosso plantel. Este tem sido um Porto muito pouco consistente. Ou seja, nunca foi, verdadeiramente, um artigo definido.

Alguns, ainda irão ao fundo do baú buscar desculpas: "Que falta fez Fernando!". Qual? O Fernando da mesmíssima (fraca) exibição da Luz? O Fernando do penalty, no último minuto, contra o Leiria?
O que faz realmente falta é termos um "trinco" por inteiro. Nos últimos largos anos, só temos tido direito a "meio-trinco". Ou seja, "trincos" que apenas fazem uma parte do seu labor; que apenas defendem, deixando-nos em permanente défice numérico no plano ofensivo.

Que nada. Perderíamos, igualmente, mesmo com Fernando em campo.
Os males de fundo são outros.
Teríamos, aliás, que mergulhar nas profundezas dos mistérios do cérebro humano para entendermos o que leva alguém a acreditar que jogadores como Mariano e Guarín poderiam alterar, o que quer que fosse, numa partida como aquela de Domingo à noite.

O que nos resta, então?
Bem, na Champions, quem viu a forma como, mesmo perdendo, um desfalcado Arsenal, dominou quase por completo a partida no Dragão, não pode acalentar muitas esperanças.
Quanto muito, com fortuna, chegaremos aos "quartos" e por lá ficaremos. Na Europa joga-se a uma intensidade e ritmos tais, que até um Braga parece ser, em contraste, um adversário dócil.

E como provam ser ilusórias estas goleadas caseiras a scp e bracarenses...
Bem espremidas, pouco reflectem do nosso valor. Foram duas goleadas tão inexplicáveis, como inexplicável foi a derrota por três em Alvalade.
FCP, Braga e scp têm, todos, debilidades tais que resultados estapafúrdios como estes tanto podem suceder a favor como contra.


A nossa única oportunidade de vingarmos qualquer coisa, até final desta temporada, será mesmo na final da Taça da Liga.
Sim, essa taça tão erradamente desprezada, até aqui. Quem, agora, tem coragem para falar em "não comparências" e de "jogarmos com os juniores"? Sim, foi uma competição feita para os clubes de Lisboa ganharem alguma coisa. Contudo, a melhor forma de a combater será sempre vencê-la. Não existe outra forma. Só assim lhes dói.

Quanto à Taça de Portugal, encontramo-nos numa posição "sui generis": somos de tal forma favoritos que temos tudo a perder e pouco a ganhar. Ou seja, se a vencermos ninguém nos creditará grande valor. Pelo contrário, se perdermos, será uma vergonha das antigas.

Nuno, desculpa a subtileza, mas nós "somos o Porto" com todas as letras. Ou, pelo menos, deveríamos sê-lo.

13 comentários:

fiona bacana disse...

Off topic
http://www.agenciafinanceira.iol.pt/mercados/fc-porto-sad-porto-cmvm-futebol-jogados/1143531-1727.html

"O FC Porto gastou quase 3,2 milhões de euros com intermediários na compra e venda de futebolistas durante o primeiro semestre da época 2009/10, segundo o relatório da SAD, enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).O tetracampeão nacional despendeu 2,13 milhões de euros com custos de mediação nas alienações de passes de jogadores e 1,06 milhões de euros nas aquisições, de acordo com o documento publicado na sexta feira na página oficial na Internet do regulador do mercado."

Se tiver percebido bem...gasta-se em mediação nas vendas?!

Cumps

SecretHell disse...

o filme desta época já foi visto há 5 anos...PdC cometeu um erro historico ao renovar com Jesualdo e o importante agora é minimizar esses danos...a principal questao agora e mais importante do que falar em ganhar taças é perceber que treinador precisamos para começar este novo ciclo: Domingos?! AVB?! Paulo Bento?!
O plantel tambem precisa de ser limpo ;devem sair Bruno Alves, Meireles , Guarin, Valeri, Bellushi, Farias , Mariano e Orlando Sá...Sao 8 jogadores ao todo ! Há muito trabalho a ser feito desde já e acreditem que a proxima irá ser mais dificil que esta...

Duarte disse...

Os males de fundo é nao contratarmos 5 ou 6 jogadores de créditos firmados há anos. Aqueles que contratamos no passado já foram quase todos vendidos, agora resta-nos o Bruno Alves, o Falcao, o Hulk que está às ordens do Ricardo Costa, o Rodriguez, que anda sempre lesionado, e o Raul Meireles que está displicente e que pode muito bem sair no final da época e eu até nem nao fico chateado se isso ocorrer.

Agora dizem que vem um turco. Nao o conheço de lado algum, por isso nao quero começar já a criticar a eventual contrataçao, mas depois dos reforços dos últimos anos terem sido, na maioria, como sao eu ja dou o prejuízo da dúvida, nao é o beneficio da dúvida.

Querem comprar jogadores no Brasil ou na Argentina? Força, eu até nem tenho aquele preconceito de preferir jogadores portugueses, mas ao menos comprem os melhores desses campeonatos, como compraram o Diego, o Luis Fabiano, o Lucho ou o Lisandro. Nao tragam desconhecidos. Depois procurem no caixote do lixo dos tubaroes da Europa. É assim tao difícil?

Eu posso perceber o estilo de contrataçoes até agora, já que muitas delas foram feitas a pensar nao no presente, mas no futuro e além disso o FCP ganhava incontestavelmente. Só que agora precisamos de comprar jogadores que marquem logo a diferença, precisa de titulares, nao de suplentes, ou pelo menos precisa em primeiro lugar de titulares, de suplentes também precisa, mas vamos atacar o que é mais premente primeiro.

RS disse...

"Se tiver percebido bem...gasta-se em mediação nas vendas?!"

Choca-me mais que se gaste em mediação nas compras... No negócio imobiliário, por exemplo, se eu comprar uma casa através de um agente de mediação imobiliária, a comissão é paga pelo vendedor e não pelo comprador.

Além disso, deve ser preciso um esforço tremendo por parte do mediador para "despachar" alguns cepos sem causar prejuízo ao clube.

paulop disse...

Como é fácil bater, acabou um ciclo outro virá ainda mais vitorioso, falar agora em comissões de 3.2 quando houve vendas e compras de + de 80 milhões até nem acho nenhum disparate,temos o passivo em 144 milhões, valores comparados aos clubes da 2ªcircular são racionais, não temos o nosso Estádio inserido nas contas da SAD, o DRAGÃO pertence F.C. DO PORTO, felizmente o nosso PRESIDENTE nunca permitiu a junção das contas do CLUBE com a SAD, os outros têm passivos de 400 milhões,já maquilharam as contas com os estádios e clubes. Em relaçâo ao caso Fernando Mendes, o referido bombeiro vem mais tarde a confessar que tudo foi aldrabice para prejudicar o jogador e o PORTO, como tudo se assemelha.

miguel87 disse...

Eu pessoalmente acho dificil encontrar um paralelo para este "porto do Jesualdo".
Para mim está ao nivel dos tempos do Fernando Santos.
Ambos conseguiram campeonatos á boleia do Clube e em grande parte às equipas que vinham de trás, sendo que no caso do Jesualdo, ainda beneficiou da fraquissima qualidade da concorrência - este facto é indesmentível, basta olhar aos pontos conquistados a época passada decorridas as mesmas jornadas - puseram a equipa em estado lastimavel em termos animicos e sobertudo exibicionais, para não falar na intervenção negativa na construção dos planteis.

Interessa agora mudar o rumo e encontrar alguem capaz de dar a volta por cima, principalmente devolvendo ao clube uma equipa com espirito vencedor, dominadora e temivel em todos os campos.
No fundo pede-se um novo Mourinho...

PedroBM disse...

Espero que as ideias de trazer o Paulo Bento nunca passem de ideias...
Para ir buscar um treinador que:
- so conhece um modelo de jogo
- joga no erro do adversario
- nao sabe fazer substituicoes
- nao sabe avaliar jogadores a comprar

fico com o velho Jesualdo que faz o mesmo mas ao menos tem alguma classe...

Mas outro qualquer (domingos, vilas boas, le guen) seriam muito bem vindos

Anónimo disse...

Atenção ao Paulo Sousa: está a fazer um belíssimo campeonato na 2ª divisão inglesa ("Coca Cola Championship") com o Swansea City, ocupando 0 4º lugar (entre 24 equipas)um dos lugares (do 3º ao 6º) que dão acesso aos play-offs de subida, sendo a qualidade do futebol da equipa elogiado pela imprensa inglesa. A 2ª divisão inglesa está decerto entre os 15 melhores campeonatos da Europa (em espectadores é o 6º ou 7º). E relembro que PdC sempre teve uma boa relação com o Paulo Sousa, confirmada por ambos, e chegou a acalentar a ideia de um dia o ter no plantel. Não aconteceu como jogador, pode ser que aconteça como treinador.

SecretHell disse...

Para mim a escolha natural é Domingos...recordo que fomos buscar outros treinadores portugueses que fizeram menos: Fernando Santos , o proprio Jesualdo, etc...No entanto , Paulo Sousa parece me bem...Será o Guardiola portugues??!!

Mário Magalhães disse...

Boas,

Eu ja defendo a muito que o mister actual devia ter saido no final da epoca passada, para mim o Paulo Sousa ou o Vilas Boas sao as pessoas certas para a nova epoca do nosso clube. Nao vejo a hora da nova epoca comecar com novo comandante ao leme...

Saudacoes

Mário Faria disse...

O Makelele era un trinco "a tempo inteiro". Valdano achava que o homem não era galáctico, e achou-o dispensável. Um erro que Queirós não foi capaz de colmatar.
Continuou no Chelsea onde cumpriu épocas excelentes. Costinha era semelhante, embora fosse muito forte no jogo aéreo. JM nunca prescindiu de ambos, enquanto tiveram condições físicas para competir a alto nível.
Fernando é excelente e ainda tem uma larga margem de progressão. Atrever-me-ia a dizer que Fernando é o jogador mais fiável do nosso meio campo.

Unknown disse...

Podem-me chamar maluco, que eu não levo a mal!

Eu ainda ACREDITO!!!

Não vai ser fácil?

Não!!!

Mas vai ser tão saboroso!

Quanto à questão do coach; aos anos que (na minha modesta opinião) defendo, que também neste posto específico, já se devia ter dado "aquele" salto.

P.S. Só peço é aos omes da SAD, que caso contratem o PB, o anunciem antes de eu pretender renovar o Lugar Anual!

Por favor!!!

miguel.ca disse...

O Pinto da Costa pode ter os seus defeitos mas acho que de burro nao tem nada! Paulo Bento??????
Assim de repente lembro-me de um treinador altamente limitado tacticamente, com uma visao sobre os talentos emergentes praticamente nula, um homem que respira conflito e que muitas vezes transporta essa veia conflituosa para dentro do seu proprio balneario, veja-se os problemas que teve com Stoichkov, Vukcevic e Miguel Veloso.

Depois, e um homem que nao se identifica minimamente com a cidade ou o clube.

Naaaaa, Paulo Bento era, depois da Carolina, o desastre do seculo.

Ps. Perdoem-me a falta de acentos ortograficos mas estou a escrever o texto no laptop do meu filho que nao tem o dicionario Portugues instalado!