quarta-feira, 24 de março de 2010

Uma luz ao fundo do túnel


Com uma equipa partida em cacos e amputada de opções nas suas extremidades ofensivas, Jesualdo Ferreira viu-se obrigado a reformular o seu imutável sistema de jogo. Numa espécie de 4x5x1, desdobrável em 4x1x4x1, o FC Porto foi a Vila do Conde dar um passo de gigante rumo a Oeiras, após um triunfo seguro diante do Rio Ave, sem deslumbrar é certo, mas cumprindo a missão de forma suficientemente competente para assegurar o objectivo principal em vista.

Guarín juntou-se a um quarteto apontado à titularidade composto por Fernando, Meireles, Belluschi e Micael. O conjunto portista não pareceu dar-se mal com a nova configuração táctica. Bem pelo contrário, foi o Rio Ave quem se sentiu baralhado na forma como o Porto se dispôs em campo. Foi perceptível isso mesmo quando logo nos minutos iniciais os Dragões caíram em cima da área de Carlos. Uma pressão nem sempre consequente, intervalada com algumas perdas de bola perigosas. Ainda assim, estavam lançadas as bases para uma prestação positiva do FC Porto num registo diferente.


Não foi de estranhar por isso que ainda antes dos 20 minutos o Dragão se adiantasse no marcador por intermédio de Rúben Micael num aproveitamento de uma bola não concretizada por Falcão. A vantagem deu ainda mais crença à nossa equipa, que partiu para 15 minutos de bom nível, desperdiçando nesse período boas chances de ampliar o marcador. Mas, na irrefutável realidade portista desta temporada, tudo o que é bom não perdura, e eis que a defesa dá o seu brinde da praxe. O Bruno Moraes aplica um castigo à sua antiga equipa, que só pode queixar-se de si própria por consentir tanta liberdade à entrada da área.

Apesar do empate que se verificava ao intervalo, as escolhas iniciais de Jesualdo mereceram a sua confiança para segundos 45 minutos. Mais do que qualidade, o Porto revelou competência e eficácia. Ensaios de construção simples e lineares fizeram a equipa tomar ascendente no encontro, conseguindo voltar à vantagem na partida numa dessas trocas de bola bem sucedidas. Mérito para o trio Guarín, Micael e Meireles, com este ultimo a finalizar em bom estilo.



Sem correr grandes riscos, ou a sentir necessidade de grandes esforços, o FC Porto tinha a eliminatória na mão, limitando-se em razão disso a gerir o resultado positivo no marcador. O resto foi-se pondo a descoberto sempre que o Rio Ave subia na busca do empate. O golo que praticamente carimba a viagem ao Jamor surgiria já no último quarto de hora, num desvio de cabeça de Guarín. Um prémio para uma exibição do Colombiano que, desta vez, escapou à sua mediocridade habitual. E, com uma vantagem de 2 golos, o jogo da 2ª mão no Dragão previsivelmente se revestirá de uma mera formalidade.

Fotos: Lusa, Record

21 comentários:

DragoesJuntos disse...

Lá estarei em Oeiras, como no ano passado na despedida do grande LISANDRO...

Quem se irá despedir esta época em Oeiras?

Antonio Silva disse...

Fixe fixe seria ganhar a Taca de Portugal e jogar a Supertaca com o ... BRAGA!

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
miguel.ca disse...

Ás vezes fico com esta estranha sensação de que o Guarin, com um grande treinador, seria provavelmente um belíssimo jogador.
Serei só eu?
Aquele passe para o Falcao que dá no primeiro golo do Porto é simplesmente fantástico.

Ah Pois, nós portistas temos duas opções, neste momento.
Uma é torcermos para que o Braga ganhe o campeonato e com isso, bye bye liga dos campeões.
Outra é engolir o sapo e ver os encornados a serem campeões e dar tudo para caçar o Braga e ainda sonhar com a ida a Liga dos campeões.

Eu, sinceramente, prefiro a segunda. Porquê? Porque gostava de continuar a ver o Falcao, o Álvaro Pereira ou o Rúben Micael a vestirem de azul e branco em vez de mais um contentor de Argentinos de origem duvidosa.

José Correia disse...

Atendendo ao momento actual da equipa e às limitações existentes em termos de jogadores para o ataque, não estava à espera de uma exibição destas que, longe de ser brilhante, foi agradável.

Ao contrário, também, do que seria de esperar, o 4-5-1 de ontem funcionou e, com a excepção do Belluschi (continua a desiludir), os médios do FC Porto estiveram em bom plano, com um surpreendente Guarin a mostrar coisas que raramente lhe vemos (o passe a desmarcar o Falcao no lance do 1º golo é excelente).

Carrela disse...

Amigo, eu prefiro a primeira, até pq vivo em Braga à mts anos:)
E da última vez que isto nos aconteceu, vencemos a taça UEFA... É claro q a champions é outra montra, mas... Ver o clube do regime ganhar, ainda mais num campeonato TÃO, MAS TÃO NOGENTO!! Não Obrigado!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Face à excedência de médios que tem o plantel e a escassez de extremos ou pontas de lança "de verdade", parece-me que o 4-5-1 (na sua variante 4-1-4-1 ou 4-2-3-1) parece-me coerente. Os médios ganham controlo do meio-campo e podem pensar mais o jogo. Isso exige mais sacrificio do Falcao e maior propensao para que sejam os MC a chegar à frente da baliza e disparar. Ontem funcionou, pode ser uma variante interessante.

Quanto à escolha, naturalmente prefiro o Braga campeao. Desportivamente estamos num lugar muito similar ao que merecemos (talvez com 5 ou 6 pontos menos é verdade) e nao queria ver o Benfica campeao, apesar de suspeitar que este fim-de-semana matam a coisa e que os 7 pontos que potencialmente nos separariam do Braga poderiam ser encurtados se a equipa bracarense perdesse a eficácia a ganhar 1-0 aos atropelos.

um abraço

John Aarson disse...

Serei o único que reparou na ironia do título? LUZ ao fundo do TÚNEL :P
anyway, foi uma boa vitória e só temos é de continuar assim. não podemos fazer festa nenhuma por termos feito um jogo razoável contra o rio ave. Vamos lá ganhar esta tacita e vencer todos os jogos até ao fim do campeonato. incluindo a penultima jornada contra os encornados.

e sim, é muito mais credível acreditar que o braga vai ser campeão, do que ver o FCP na liga dos campeões. Não me parece que eles vão perder 9 pontos até ao fim do campeonato. E sinceramente, A BEM DA VERDADE DESPORTIVA... o SLB NÃO PODE ganhar este ano. Simplesmente não pode...

Nelson Carvalho disse...

@ Miguel_Canada

O Guarín é um jogador que tecnicamente apresenta algumas limitações tecnicas(passe, recepção e leitura de jogo), mas que seriam facilmente diluidas pela sua enorme capacidade fisica. O problema é que o jogador é pouco inteligente. Desculpem-me a frontalidade, mas é a realidade. Isso revela-se em algumas opções e acções que toma sempre que tem oportunidade de jogar.

@ John Aarson

O título nada tem de irónico. Ontem foi um dia perfeitamente normal. Ou seja, a CD da Liga foi desmascarada pela 560ª vez...

Vitor Zenha disse...

Não era nada de que não se estivesse à espera, mas já viram o "destaque" que o record dá à redução dos castigos??

http://www.record.xl.pt/imgs/ca967162-b341-4feb-88dd-fecb0766bf67_738D42D9-134C-4FBE-A85A-DA00E83FDC20_9D6D80EB-8314-4949-AF87-676D6AD064E4_img_source_pt_1.jpg

Já não há vergonha na cara... até fazem publicidade a cartões de telemovel dos encornados!

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Bernini disse...

O Guarin com uma enorme capacidade física?? Esse homem é uma arrastadeira, é pesado, não tem velocidade, não tem dinâmica de jogo, não serve para o nosso Porto (nem para o St Etienne servia), e também não serve para o futebol europeu.

Há várias ilações que se podem retirar deste jogo... a primeira é o sistema de jogo utilizado, o 4-1-4-1 que dá uma outra consistência ao meio campo. Garantiu-nos superioridade nessa zona do terreno e torna o nosso jogo não tão previsível. Não é por acaso que vimos um Raul Meireles e um Ruben Micael a apareceram mais facilmente na zona de ataque a a criarem muito perigo.
No golo sofrido é mais do mesmo... muita facilidade na nossa defensiva, é incrível a passividade com que o Rolando encara os lances, e então no golo é incrível como em vez de avançar e reduzir o ângulo de remate ao Bruno Moraes, simplesmente vira as costas ao lance. O Stepanov por ter provocado duas grandes penalidades (displicentes, é verdade), foi arrumado da equipa... o Rolando comete asneira atrás de asneira, não mostra vontade, não tem garra, apenas faz número, e joga sempre... Não é por acaso que na Liga, e contando até ao momento 23 jornadas, o próprio Rio Ave tenha menos golos sofridos que nós...

Por último Falcao... muito bem o discernimento no lance do primeiro golo na assistência para o Micael, mas é incrível a quantidade de perdas de bola ao longo do jogo... É um grande finalizador, nisso surpreendeu-nos a todos, mas falta-lhe o resto, garantir capacidade de jogo à equipa, saber segurar uma bola, saber criar também... mas este é novo e tem tempo...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Bernini,

Creio que na troca Guarin-P. Machado cometemos um erro bem sério. Mais um de muitos.

O sistema táctico beneficia a equipa porque realmente o que nos sobra sao médios para povoar o meio-campo. Se o Jesualdo fosse espero tinha utiliza o modelo de jogo mais vezes. Diz agora que "fui arrojado, não tinha alternativa". Ou seja, só mudou e foi arrojado porque realmente nao havia ninguém. Isso diz muito da sua capacidade de adaptação. No coments!

Quanto ao Rolando, é um central muito macio e despistado, do mais fraquinho que temos tido. Talvez seja altura de por o Nuno Coelho na sua posiçao natural. Que vá à selecçao é algo, pura e simplesmente, hollywodesca.

Um abraço

Bernini disse...

Nem mais, Miguel Pereira!

Os franceses perderam um Guarin que não era regularmente titular, não era essencial na equipa, e ganharam um Paulo Machado que foi titularissimo na equipa, e ainda por cima receberam dinheiro com a troca e posteriormente com a sua saída... Para mim o Paulo Machado foi o melhor produto da nossa formação nos últimos anos e teria merecido uma oportunidade, está a prová-lo no Toulouse... Mas enfim... eles preferem contratar Orlandos Sás...

Quanto ao Rolando só espero que alguém se lembre de o vir cá buscar por meia dúzia de milhões, porque seria a venda do século...

José Correia disse...

No golo do Rio Ave pareceu-me muito mais culpado o Bruno Alves do que o Rolando.
A bola sobrevoa o Bruno Alves com uma facilidade incrível e que dificilmente acontecia noutros tempos (por exemplo, na época passada). Revejam a jogada e analisem a passividade do Bruno Alves em todo o lance.

Anónimo disse...

Pode ser que esta "fantástica" exibição do mágico Guarin lhe abra as portas do Oviedo ou do Salernitana! ; -)

Bernini disse...

lool
No Oviedo e no Salernitana já devem haver arrastadeiras mais que suficientes...lol

João Diogo Reis disse...

O Guarín fez um bom jogo e ainda assim está a ser criticado. Inacreditável!

Estas pessoas que o criticam são provavelmente as mesmas que o usam como bode expiatório pelos maus resultados, inclusive nos jogos em que ele nem sequer participa!

E há um jogador que ao contrário do Guarín joga frequentemente, não faz NADA: não sabe passar, não sabe rematar, não defende, não ataca, tem umas perninhas que dá 10 passos e parece que não sai do sítio…
Já sabem de quem estou a falar? Para os mais desatentos, é o Belluschi.

E este raramente (nunca?) é criticado, apesar de tudo o que disse anteriormente!

Mas será que ninguém tem olhos na cara, para ver que este parasita é o principal culpado pela má época do FC Porto?!

JRP disse...

João Diogo Reis,

Peço desculpa, mas repare nesta coincidência. Até ao Natal o Porto tinha apenas perdido 3 jogos no campeonato. A saber: contra o Braga, contra o Marítimo e contra o Benfica. Sabe o que têm em comum? Em todos o Guarin foi titular (aliás, até então foram os únicos jogos do campeonato em que ele foi titular) e o Belluschi não foi titual r em nenhum deles, tendo entrado apenas no jogo da Luz a menos de 10 minutos do fim.

Belluschi é o principal culpado pela má época do FC Porto? Get real!

João Diogo Reis disse...

O Guarín jogou 379 minutos no campeonato. Em 23 jornadas, jogaram-se 2070 minutos (23 x 90). Um jogador que jogou cerca de 18% desses 2070 minutos é o culpado pelo mau campeonato?
Acredito que o Guarín tenha sido titular nesses 3 jogos (Braga, Marítimo e Benfica) e o FC Porto perdeu os 3. So what?
Se bem me recordo, contra o Braga o FC Porto perdeu 1-0 com um golo acidental do Alan (a bola desvia nas costas dum jogador e engana o guarda-redes… até penso que o Alan queria cruzar, não rematar). Contra o Marítimo foi a mesma coisa, um desvio (auto-golo do Rolando se bem me lembro, um cruzamento do Marítimo que o Rolando desviou para a própria baliza). Contra o Benfica o FC Porto perde com um golo ilegal.
Já agora, o FC Porto também perdeu 1-0 em Stamford Bridge, com o Guarín a titular. Também foi culpa dele?

Mas claro, o Guarín é (parcialmente) culpado destas 4 derrotas. Se, por exemplo, tivesse marcado 1 golo em cada um destes jogos, em vez de 4 derrotas teriam sido 4 empates. Portanto, a culpa é (parcialmente) dele. Só não aceito que também o culpem em jogos em que nem sequer participa.

Agora vamos ao Belluschi, jogou 1411 minutos no campeonato (cerca de 68% do tempo total).
Alguém me sabe dizer alguma coisa útil que ele tenha feito neste tempo todo? É que sinceramente não me lembro.
Lembro-me, por exemplo, que ele foi titular no primeiro jogo da época, a Super Taça, e saiu ao intervalo, e depois na segunda parte o FC Porto marcou 2 golos e ganhou 2-0. Depois foi novamente titular na primeira jornada do campeonato, saiu aos 77 minutos com o FC Porto a perder 1-0 e no minuto seguinte o FC Porto empatou.
Ao fim de 2 ou 3 jogos já me tinha apercebido que ele não valia nada, mas o Jesualdo (e muito mais gente, pelos vistos) infelizmente ou não se apercebeu, ou então apercebeu-se mas continua a teimar.
Entretanto passou-se meio campeonato, e quando o FC Porto volta a jogar com o Paços, desta vez em casa (estes 2 jogos que descrevi acima foram ambos contra o Paços), outra vez o Belluschi a titular, e outro empate!

Nestes empates contra o Paços, também se perderam pontos!

Acho mais lógico que o culpado pelos maus resultados seja o Belluschi (68% do tempo total) do que o Guarín (apenas 18%), ou outros jogadores que raramente jogam, tipo Tomás Costa e Valeri.

Outro exemplo: último jogo do campeonato em que o FC Porto perdeu pontos, ou seja, o empate 2-2 com o Olhanense.
O Guarín entrou a 12 minutos do fim, estava o FC Porto a perder 2-0. O FC Porto ainda conseguiu empatar 2-2, e ele marcou o segundo golo.
O “Bellu” esteve em campo 90 minutos, a fazer o quê?! É que só o vejo a passar bolas ao adversário. Cada vez que ele joga, são 10 do FCP contra 12 dos outros, porque a única coisa que o “Bellu” faz é passar a bola aos outros.

Já agora, e para terminar. O FCP ganhou 3-1 ao Rio Ave, o que fez o Belluschi nesse jogo, e o que fez o Guarín?

Bernini disse...

Porquê a comparação do Guarin com o Belluschi? São dois jogadores maus, muito aquém do desejável para o nosso Porto e ponto final...