sexta-feira, 26 de março de 2010

Ganhar tempo

Com a classificação no Campeonato praticamente definida, as prestações na Liga dos Campeões e Taça da Liga arquivadas, e apenas a Taça de Portugal para disputar, creio que "ontem" será altura de fechar o ciclo e preparar um novo (hoje ou amanhã também serve, mas o importante é ser o mais brevemente possível).


2Sp. Braga55
3FC Porto47
4Sporting38
Classificação retirada do site www.zerozero.pt a 22 de Março 2010

Sou a favor da substituição da equipa técnica, assim como de uma vassourada em alguns dos dirigentes da SAD responsáveis por esta época, com efeitos imediatos. Já o era desde que ficamos "afastados" de um lugar na Liga dos Campeões contra os verdinhos da segunda circular.

Pelo que nos temos apercebido pela passividade da equipa e do treinador nas conferências de imprensa dos últimos tempos (em que vêm nas últimas vergonhas exemplos de entrega e do que é jogar à Porto), estão todos a espera do ano que vem. Como tal, não adianta protelar o inevitável.

A melhor estratégia para a próxima época seria começar a prepará-la já, dando mais uns meses de trabalho à nova equipa (técnica e de dirigentes) para conhecerem a realidade actual do FC Porto e preparar o futuro. É preciso analisar os recursos actuais do FC Porto (humanos, financeiros e estruturais) e separar o trigo do joio. O plantel é desequilibrado, e há jogadores que claramente não querem estar na equipa na próxima época. O treinador, ou quem quer que seja que vá assumir a responsabilidade da próxima época, precisa de tempo para tomar estas decisões. Decisões destas não são simples e serão certamente mais seguras e ponderadas se houver mais tempo do que os 15 dias de pré-época na Benelux.

Há várias condicionantes para este cenário, que culminam numa pergunta:
Estará disponível o treinador do FC Porto da próxima época para iniciar os trabalhos já?
- No caso de ser Jesualdo Ferreira a continuar como treinador principal, todo este exercício pode ser posto de lado;
- Na hipótese de ser contratado um treinador desempregado, não me parece que existam entraves a que inicia a sua actividade de imediato (parecem haver alguns rumores de que Paulo Bento estará na calha...);
- Aqueles para quem o FCP não tem interesse, porque terão contratos milionários com algum dos Tubarões do futebol ou porque têm outros objectivos, o facto de ser neste momento ou no fim da época não deverá alterar a resposta deles. "Não";
- Treinadores em equipas secundárias portuguesas ou europeias (que é o mais provável), qualquer incentivo financeiro deverá ser o suficiente para os convencer a antecipar a sua ingressão (basta para isso poupar num "Prediger"), com excepção talvez de Domingos ou de "Jesus" por se encontrarem ainda a lutar pelo título.


A antecipação dos trabalhos do novo treinador pode por em risco a Taça de Portugal, mas analisando os potenciais adversários (e sem menosprezo para as equipas que chegaram até esta fase), qualquer treinador passado, actual ou futuro tem a obrigação de ganhar uma competição a uma Naval, Chaves ou Rio Ave, tamanha a diferença de qualidade das equipas.

Por princípio, sou contra as chicotadas psicológicas (como por exemplo a de Vítor Fernandez, que foi despedido em primeiro lugar) porque acho que não funcionam para a época em curso, mas estando os sucessos e insucessos da época já alcançados (não é a fruteira do Jamor que vai alterar a minha opinião) creio que teríamos mais a ganhar com a alteração imediata do que se esperássemos pelo fim da temporada.

33 comentários:

Miguel Lourenço Pereira disse...

Pedro,

Partilho da mesma opiniao. Aliás foi esse periodo de "trial" que permitiu ao Mourinho poupar uns meses de trabalho em separar os jogadores que estavam animicamente fora do projecto que ele queria implementar. (ver conferencia de imprensa depois dos 2-3 do Beira-Mar).

No entanto começo a desconfiar que o JF vai ficar. Porque nao vai abdicar do muito dinheiro que o clube lhe ficaria a dever. Porque é um pau mandado ao jeito de que a SAD precisa para continuar com a sua postura que nao vai mudar. E porque começo a perceber nos meandros das Antas uma jogada para anular a politica da Liga de este ano.

Com o pseudo-afastamento de F. Gomes da SAD sem explicaçoes e com uma suposta ma relaçao com PdC à mistura, o comunicado oficial da SAD a negar o que ninguém tinha preguntado, e depois a candidatura d F. Gomes a presidente da Liga (com o apoio já declarado dos clubes da II Liga e o apoio implicito de vários clubes da I) pode dar-se o caso do proximo presidente estar ligado directamente ao clube como nao sucedia desde que PdC foi o primeiro presidente da Liga.

Isso e a politica desportiva que se preve lá para baixo (com o SLB entretido a vender activos e a ver se entra nos oitavos da CL para juntar uns milhoes que bem precisam) para o proximo ano podem antecipar uma conjuntura bem distitna para os interesses da SAD. Para quê entrar em guerra agora com a Liga de demissionários por um segundo lugar, quando para o ano o presidente é um dos nossos? E para que revolucionar a estrutura do futebol que tao bem funcionou nos tres anos anteriores (com este hiato suspeito) se para o ano as coisas voltam a estar mais calmas, devem pensar eles!

Nao me parece de todo um lance inocente. E nao gosto nada do que vejo.

um abraço

HULK 11M disse...

Miguel Pereira: O controlo da Liga deixa de ser importante porque as Comissões de Disciplina e de Arbitragem saem para a Federação Portuguesa de Futebol.
A "guerra" agora passa para outro lado, ou seja, pelo controlo da próxima Direcção da FPF.

Pedro Miguel Silva disse...

Já defendo tudo isto deste a derrota em Alvalade... Teríamos ido ainda a tempo de mudar muita coisa no rumo desta época e já estaríamos com olhos na que aí vem...

Temo que preparar a próxima época apenas no final desta também já é tarde...

Das duas uma, não mudamos de treinador porque Jesualdo vai ficar, ou o que se segue estará ainda empregado...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Hulk11M,

Certo, mas o presidente da Liga continuará muito provavelemnte a ter um cargo como vice-presidente da FPF e cerca de 20% dos votos, pelo que continua a ser um cargo muito apetecivel.

um abraço

SecretHell disse...

Mais importante que saber quem é o treinador , ou se este ja está contratado é saber quais os poderes que este terá??!!
Por aquilo que me parece é que o plantel ja estara praticamente definido pela Sad e como tal a questao treinador é secundaria pois este nao terá outro remedio senao fazer a omolete com os ovos que lhe vao dar...penso eu de que!

Azulantas disse...

Estas questões agora tão na moda não podem passar ao lado de uma reflexão mais profunda daquilo que se pretende como modelo de gestão para a SAD.

Não se trata de nomes, mas sim de projectos e ideias e "ingredientes" para cocretizar todas essas ideias que são necessários.

Mais do que saber "quem" (que é importante mas apenas em contexto) importa saber o "quê", o "porquê" e o "como".

Quanto à Liga é imperativo que o Porto tenha representação. Não dá para passar ao lado das "alarvidades" cometidas nos ultimos anos contra nós..

Acima de tudo desejo que FG consiga negociar um contrato para as transmissões televisivas muito mais vantajoso que o actual, se bem que para isso o Benfica e o Sporting (e os demais clubes) têm que estar "on board" para a negociação ser verdadeiramente colectiva. Sem eles tudo fica como está ou pior.

Pedro disse...

Em ano de Mundial, com as competições a terminarem mais cedo, não faz sentido algum substituir o treinador a 7 jogos do fim.

Ia lançar ainda mais confusão táctica e provavelmente matar o que resta de motivação do plantel.

O caso Mourinho, um dos poucos do género que teve frutos, é diferente deste, faltavam mais jogos, o FCP podia ainda ser campeão ( e não fosse aquela derrota em casa com o Beira Mar...).

Jesualdo levou a equipa à final da Taça e merece lá estar. Não vejo vantagem nenhuma em o substituir neste momento. Além de que o próximo treinador do FCP deve estar neste momento empregado... logo despedir um treinador a 7 jogos e uma final do fim da época por um treinador interino é não só um acto ineficaz como perfeitamente estupido.

Pedro disse...

Concordo em absoluto com o Pedro. Despedir o treinador agora seria, para além do mais, apagar a importância dos três anos anteriores onde apesar das circunstâncias a favor, JF levou o Porto sempre aos oitavos da CL e ganhou sempre o campeonato.

Para além disso, os jogos que faltam, praticamente a feijões, dariam pouca ou nenhuma capacidade do novo treinador entender bem a capacidade de cada jogador.

Miguel Teixeira disse...

Sou absolutamente contra o despedimento do Professor. Facada nas costas a quem deu o peito às balas em defesa do Clube, quando administradores e directores andaram e andam de bico calado?

Não obrigado.

Jesualdo Ferreira merece respeito.

Jorge Aragão disse...

Não concordo com a saída agora de Jesualdo.
Nada iria resolver, se já houver treinador para o ano decerto já estará a trabalhar nos bastidores e sim, Jesualdo merece sair pela porta grande e ganhar, como espero, a Taça.

Santiago Salas disse...

Depois de no post: CJ reduz castigos de Hulk e Sapunaru
Ter escrito o que escrevi em que já previ o aparecimento de uma proposta avultada por Hulk que dará para pedir como indemnização por negócio não consumado como consequência do castigo mal aplicado, vejo agora esta noticia no O Jogo on-line que me deu um enorme sorriso de orelha a orelha. Passo a “colar”:
Cerca de uma hora depois de terem sido notificados da decisão do Conselho de Justiça, que reduziu as penas aplicadas pela Comissão Disciplinar (CD) da Liga na sequência dos distúrbios no túnel da Luz, de quatro meses para três jogos no caso de Hulk e de seis meses para quatro jogos no caso de Sapunaru, os dois jogadores fizeram um requerimento ao secretário-geral da Liga no sentido da identificação de todos os membros da CD. No requerimento, para além dos dados individuais de cada um dos membros daquele órgão, foram ainda pedidos dados relativos ao estado civil de cada um, bem como os nomes dos respectivos cônjuges no caso dos que são casados e ainda as moradas. O requerimento apresentado pelos dois jogadores destina-se a fins judiciais, sendo pública a vontade de ambos actuarem judicialmente no sentido de reclamarem indemnizações por causa dos castigos de que foram alvo. A CD da Liga é composta por cinco elementos. Para além do mediático presidente, Ricardo Costa, fazem ainda parte daquele órgão, os vogais Jacinto Remígio Meca, Jorge Santos, Armando Russo Valente e José Manuel Araújo.

Espero ansiosamente pelas cenas dos próximos episódios.

Quanto à mudança ou não de treinador, deixo uma sugestão que vi num outro post e que na altura achei descabida mas não me esqueci dessa opinião e cada vez mais faz sentido na minha cabeça:
Domingos e Jorge costa a treinarem em conjunto o FC Porto. É uma questão de lhes explicar as vantagens para eles, pois para o FC porto são óbvias.

Mário Faria disse...

1) Defendi que o FCP e JF deveriam ter sido capazes de negociar a desvinculação contratual a que estavam ligados. É meu entendimento que esse acordo servia ambas as partes.

2) Paulo Bento for ever saiu, e há dias foi despedido o treinador do Sevilha. Pressão dos adeptos. No FCP os sócios são serenos. Ainda bem.

3) Acho que a SAD projectou esta época na base que o sucesso gera sucesso e que esse ciclo com PdC raramente sofre interrupção. Enganaram-se. Espero que saibam dar a volta ao texto e que não haja recaídas. E porque não há bem que sempre dure, lembramo-nos sempre do mal e tememos o pior, sempre que a vida não corre de feição.

3) Apesar de ter opinião, obviamente, que quem está de fora apenas conhece a ponta do iceberg e, por isso, essa opinião reflecte-se, sobretudo, quando as coisas correm menos bem. As campainhas tocam e ficámos mais despertos. Como podia ser ao contrário ?

4) Apesar dos sobressaltos desta época, tenho de admitir que quer JF quer PdC continuam a ser credíveis. E, por isso, apesar do meu actual desconforto não estou desesperado. Confio no bom senso e na experiência de ambos.

5) Apesar disso, não passo um cheque em branco a ninguém, ainda que seja a uma personalidade a quem serei grato for ever.

miguel87 disse...

Quem vê o Porto levar 3 do sporting, empatar á rasca com o olhanense em casa, levar 5 do arsenal, levar 3 do benfica e ouvir sempre no fim dos jogos qualquer coisa como "correu mal, tivemos azar, mas jogamos á porto" e insiste na benevolência para com o responsavel máximo (tudo bem que pode não ser o único, mas é o máximo) destas tristes figuras, está á espera exactamente de quê?? que consiga ganhar uma taçita ao chaves ou naval tão sofrivelmente como ganhou a última ao paços, para lhe bater muitas palminhas e talvez pedir a sua continuidade até ao fim do contrato??
Não entendo!
Para mim, neste momento, cada dia a mais com o jesualdo é um dia perdido no aproveitamento da próxima época.

pois disse...

A minha tenrice nestas coisa de blogues (tem que ser isso), por que de resto estou "quase" em família, quase me faz tremer em comentar o que dizem. Parece-me muito mais bem informados do que eu que apenas vejo os jogos, acompanho os desenvolvimentos e formo opinião. No entanto acho que esta é uma época atípica. Fo-mos prejudicados e isso condicionou-nos. Não foi exclusivamente por isso que não ganhamos, foi também por isso. E fico a pensar...sou DRAGÃO e tetra campeão e sabem o que não sou, nunca fui nem deverei vir a ser (já vou tarde): mal agradecido nem gosto de desconsiderações. A nossa direcção e refiro-me principalmente ao presidente, já diversas vezes mostro te-los no sítio (não estou a falar das brasileira e afins). Sei que algo se passa na equipa, mas sinceramente não posso afirmar o que é. Ele deve saber e agir. E mais uma vez vou concordar e apoia r, quer mude a o técnico ou não; quer traga o Mourinho ou o antónio conceição. Que o faça compenetrado e como dissse o Miguel que deixe as netas e a 100 % olhe para o PORTO. Porque o arrepio que sinto ao ver o PORTO quase que chegava sozinho para voltarmos a ganhar. Portistas um abrasso

António Pista disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
SecretHell disse...

Naturalmente que Jesualdo é um treinador fraco , sempre foi e sempre ha de ser...mas ja devia ter saido no dia 23 de Dezembro como tinha referido na altura...agora obviamente é tarde...acho piada a quem diz que merece respeito pk deu o corpo as balas...hehehe!!se calhar foi por isso que nao fez aquilo que devia ter feito que era treinar e montar uma equipa...
espero que nos proximos anos nao sejamos humilhados como esta época e que o proximo treinador seja ambicioso , esperto e criativo

so uma pergunta disse...

parece-me mais ou menos evidente o que se passa em relação à situação do treinador . Jesualdo , apesar de não justificar um busto ao pé do estádio , foi um treinador com sucesso ( tendo em conta o paradigma de que o campeonato é o que mais interessa ) . mais ( e como já foi dito ) , foi um verdadeiro híbrido , ao fazer o seu trabalho e aquele que cabia às mais altas pantentes do clube . merece respeito ( por mais merdosos que estejam a ser os seus últimos tempos ) . é com base nestas premissas que ainda respira estes ares . por isso , e pela relação muito próxima com PDC . os dias dele estão contados . o clube sabe-o . ele também . há já uns meses . antes disso só falta a taça de portugal , cujo caminho foi traçado por ele . o adeus vem logo a seguir . parece-me justo . o prolongar desta união ( jesualdo - clube ) só o iria transformar "num" Sísifo .

"o escolhido" para sucessor já não é segredo .

Miguel Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...

António Pista,

Precisarias de ter um pouco mais de pertinência e inteligência nos teus comentários para conseguir convencer alguém a ir visitar o teu blog. Com comentários dessa qualidade não vais longe.

SecretHell disse...

"o escolhido" para sucessor já não é segredo .

Diz lá que eu nao sei quem é?!

Bernini disse...

Para mim serve qualquer um menos o Paulo Bento...(passo o exagero)

Pedro Vale disse...

Por muito respeito que tenha por alguém, não vou por em causa um projecto por questões de "deixar a pessoa" sair pela porta grande.

Faça-se um comunicado em que se explique não havendo expectativas de se cumprir o principal objectivo, não faz sentido prosseguir. Agradece-se o total empenho do treinador (e os resultados obtidos nestes 4 anos) e escreve-se uma carta de recomendação.

Mais do que isto é desnecessário. O JF não foi voluntário no FCP, a quem é preciso fazer todas as vénias. O JF é um funcionário pago a peso de ouro que não cumpriu os objectivos propostos (ou pelo menos espero que os objectivos fossem os de vitória no campeonato).

Como tal, não há questões de "lealdade" que se levantem... Tal como não se pode fazer o mesmo quando um jogador "querido" sai por um contrato milionário.

O JF é profissional. Agradecemos e desejamos muitos sucessos de futuro. Amigos como sempre!

José Correia disse...

Independentemente do que acontecer até ao final da época, parece-me evidente que Jesualdo Ferreira não tem condições para continuar a ser treinador do FC Porto. Contudo, não concordo com o meu amigo Pedro Vale em querer substituí-lo já.

Jesualdo deve comandar a equipa até ao final da época e, se possível, sair do Jamor com mais uma Taça de Portugal conquistada. É isso que eu espero e é isso que eu desejo.

Quanto ao novo treinador, espero que a Administração da SAD já o tenha escolhido e, em conjunto com os dirigentes do FC Porto, já esteja a preparar a nova época.
Pode assumir formalmente o cargo no dia seguinte à final da Taça de Portugal e, como estamos em ano de Mundial, o defeso é maior e ele vai ter vários meses para ver/escolher jogadores e preparar a equipa antes da próxima época começar.

Santiago Salas disse...

MALTA PORTISTA,
vão ao blogue O Porto é o maior, carago!

http://oportoeomaiorcarago.blogspot.com/

e se concordam ajam em conformidade com o pedido.

Se não quiserem copiar e colar o endereço, existe um link para o blogue em causa neste mesmo blogue, na lista alfabética de blogues sugeridos.

Pedro disse...

@Pedro Vale,

Não é uma questão de lealdade. É uma questão de lógica. Ainda temos coisas a ganhar, logo seria uma estupidez substituir o treinador agora. Até porque o 2º lugar ainda é possivel se o Braga amanha perder ( o que espero que não aconteça).

Partir da ideia de que o novo treinador está no desemprego.. é ingenuidade.

Repito, não existe nenhuma vantagem em afastar agora o Jesualdo. Rigorosamente nenhuma, que não o deleite de alguns adeptos.

Pedro Vale disse...

Pedro, se reparou no artigo, eu referi que o futuro treinador pode estar numa de várias hipóteses, entre as quais a "Treinadores em equipas secundárias portuguesas ou europeias".

Quanto a "não existe nenhuma vantagem em afastar agora o Jesualdo", obviamente só posso discordar. O tempo de preparação e trabalho com os jogadores do plantel actual é mais do que precioso, é inestimável!

Zé Correia, eu compreendo a questão de ainda haver uma final para disputar, mas QUALQUER treinador que venha para o Porto, tem de ter capacidade para ganhar uma final de taça contra o Chaves ou a Naval...

pois disse...

Pedro Vale,
Qual o sucesso de Jesualdo que defende, e quanto ao plantel defende quais mudanças e que entradas recomendaria

pois disse...

obviamente queria dizer sucessor

Unknown disse...

eu sempre ouvi dizer: "amigos amigos, negócios à parte."

Tenho imensa pena q Jesualdo saia assim, derrotado... mas esse e o risco de ser treinador de futebol e quando ele assinou o contrato, sabia q havia o risco de perder! Tenho um enorme respeito por Jesualdo, mas o futebol é um negócio.

é assim, duro e frio de se dizer!

O fcporto perdeu o campeonato com a ida de Jesus para o benfica. Toda a gente sabia que ele iria para o fcporto, a imprensa nacional afirmou q ele ia para o benfica semanas antes de ele ir, e o que faz a SAD? deixa-o ir livremente... e dp anda a roubar as contrataçoes do benfica q nao valem um tusto!!! e depois, ainda por cima, nao consegue moralizar os que ca ficam.. se um clube q quer ser Penta-campeão, com mais titulos no sec XXI, e recordista de presenças na Champions nao consegue moralizar os jogadores quem conseguirá? Jesus, claro está!

Resumidamente, o porto foi incompetente!

Agora deliciem-se a ver o benfica a jgr futebol e a ser levado ao colo, devido ao "andor" que parece k contagia toda a gente..
PS: Rui Moreira disse-o e bem no ultimo Trio d'ataque algo q pensei logo quando o benfica ganhou 8-1 ao setúbal: se o meu adversário me esta a superar eu vou trabalhar ainda mais para me superiorizar. Eu vou trabalhar ainda mais para ser o melhor dos melhores, eu vou sentir-me motivado pk vou ter mais tempo pr akilo k gosto mais (futebol)..

Isto nao aconteceu no fcporto sabem pk? Porque somos incompetentes!

Paulo Marques disse...

Pah, não percebo esta gente... Queriam o cretino do Jesus a representar o FCP? O gajo é uma besta de cima a baixo. Se tivesse no FCP, nem sei quantas vezes teria sido expulso.
E o Falcão e o Álvaro não valem um tusto? Que é esta merda? Tamos numa de criticar tudo agora? E diz isto o gajo que já não se interessa muito porque o clube não se respeita...

pois disse...

Gustavo, até acho que o JJ está a fazer bom trabalho - pôr um clude de mer** a ganhar é obra do Diabo, perdão de Jesus, mas como disse o Nightwish o gajo é um cretino duma besta. Não diz nada que não seja mer**. E somos incompetentes, pá vamos ver isso como um desabafo, tá dito e nãao se repete. Você concerteza saberá melhor do que eu o que já ganhamos à custa da nossa competência. Há coisa que não se pô~em em questão. Não podeoms enfiar a cabeça na areia mas também não podemos duvidar de tudo e cuspir no prato que andamos a comer. Ganhar uma taça UEFA e Uma Champion consecutivamente nem na Playstation. Saudações tetra pós penta campeãs. Penso eu de que

Pedro Vale disse...

pois, os nomes que eu daria para sucessor provavelmente não estariam interessados no projecto actual do FCP devido à falta de poder de decisão.

Os responsáveis pela contratação de um novo treinador são os dirigentes da SAD, assim como o foram pelos bons e maus resultados obtidos pelo actual treinador.

Não tenho tempo, disponibilidade ou conhecimento suficiente (porque não faço disso a minha vida) para estar a nomear aqui um treinador que se adeqúe a um projecto que não conheço inteiramente...

so uma pergunta disse...

o treinador será , com alguma margem de erro , confesso ( mas curta ) "o tal" , o temido ... Paulo Bento .