quarta-feira, 3 de março de 2010

Fora de jogo?

Há bocado no trio de ataque, discutia-se se se deveria ter marcado ou não fora de jogo ao Izmailov:



E como quase sempre acontece, discutiu-se aquilo que cada um acha que são as leis e tiraram-se conclusões com base nas verdades pessoais, que muitas vezes não são as verdades da lei.

Neste caso concreto, defendia-se que uma vez que cruzamento era para a zona onde estava o Izmailov, e como este se fez à bola deveria ter sido marcado o fora de jogo. Mas não é isso que diz a lei (ou as recomendações da FIFA), estas distinguem duas situações:

1. Não é assinalado fora de jogo se um atacante que está em posição de fora-de-jogo corre para a bola, mas não impede que o adversário jogue ou possa jogar a bola, nem faz gestos ou movimentos que o engane ou distraia.

2. É assinalado fora de jogo se um atacante que está em posição de fora-de-jogo corre para a bola e impede que o defesa jogue ou possa jogar a bola. O jogador atacante faz gestos ou movimentos que enganem ou distraiam o jogador que defende.

Estas situações estão descritas no sítio da FIFA (pág. 105 e 106), no sitio da LPFP (ver situações 8 e 9)

E esquecendo as cores das camisolas deste caso concreto, pessoalmente esta jogada enquadrava-a na situação 1, embora admita que o movimento do Izmailov possa ser interpretado como um movimento que pode ter distraído (ou enganado) o Rolando, levando-o a aliviar mal a bola. Não me parece, mas admito-o.

Mas a discussão tem de ser esta, se distraiu ou não. A discussão não pode ser se se fez (correu) à bola ou não, como erradamente foi discutido no trio de ataque.

2 comentários:

Offshore disse...

Na minha opinião não há fora de jogo.

Mas não duvido que se fosse ao contrário teríamos levado com uma capa do Rascord a dar relevo ao lance.

Já em relação ao lance sobre Falcao e às entradas duras do "izmylove" já me parece que fomos prejudicados.

Paulo Marques disse...

Eu acho que devia ser fora de jogo, porque o jogador se faz ao lance e engana o defesa, mas enfim, a fifa lá deve ter dado instruções e essas coisas nunca se marcam, só quando tocam na bola.