domingo, 14 de março de 2010

SAD demarca-se das eleições na Liga

«1 - A Administração da FC Porto - Futebol, SAD demarca-se desde já do acto eleitoral da LPFP que se avizinha;
2 - O FC Porto não irá participar no mesmo, muito menos apoiar quem quer que seja nesse processo eleitoral;»

Estes dois pontos fazem parte de um comunicado da FC Porto - Futebol, SAD, publicado no site oficial do clube.
Isto significa que para a Administração da SAD, é indiferente quem nomeia os árbitros, quem os avalia e, pelos vistos, se o dr. Ricardo Costa irá continuar a presidir à CD da Liga.

26 comentários:

José Rodrigues disse...

Esta apanhou-me de surpresa.

Eu quero acreditar q não passa de mero "spin" e q nos bastidores os nossos dirigentes vão trabalhar imenso para influenciar as listas e o voto dos restantes clubes. Quero acreditar q seja mesmo isso.

Caso seja verdade, seria motivo para ficar em choque. Seria pior q dar uma de "Jesus Cristo" - seria mesmo ser MUITO masoquista.

Se um R Costa continuar no seu cargo após as eleições *e* ficarmos com a clara impressão de q os nossos dirigentes não moveram um dedo para o afastar, seria mesmo razão para pedir a demissão dos nossos dirigentes - e não sou pessoa para dizer isto de ânimo leve.

José Rodrigues disse...

Lendo o comunicado outra vez, fico com a impressão de q será mesmo "spin", de forma a q os candidatos por nós preferidos não fiquem "marcados" com uma associação pública ao FCP.

Pelo menos quero acreditar q é mesmo isso. Aliás, sendo o nosso Director de Comunicação viciado em "spin", não seria nada de admirar - e não é nada mal visto (NESTE caso), já agora.

Jorge Aragão disse...

No mínimo ... estranho..
Aguardemos.

Zé Luís disse...

Não sou sócio do FC Porto (já fui e deixei de ser, por razões que não importam para aqui) e posso ficar indiferente ao que faz a Direcção do clube e/ou da SAD. Sigo o futebol com muita atenção, as modalidades com algum distanciamento, e não posso queixar-me do que se faz nos gabinetes do meu clube, apenas vejo no campo o reflexo do comportamento e acções ou omissões dos dirigentes.

Mas o FC Porto é sócio da Liga, por inerência, e não pode dizer isto. Nem politicamente, nem moralmente, nem indiferentemente nem que seja mentira e tudo possa fazer para mexericar nos bastidores.

É, por isso, mais uma vergonha da imagem e da política do clube. Que não me surpreende, mas não me deixa indiferente.

E volta a ser uma reacção, mais uma vez por uma alegada notícia de A Bola, com o que os responsáveis do clube(SAD não deviam prestar atenção. Mais uma falha grave em público, sem satisfazer o seu público e deixando uma má imagem, de novo, junto do público em geral.

O FC Porto tem sido permanentemente exortado a reagir porque algum "intelectual" o quer assim, contra A Bola nomeadamente. O Record já tem propalado "notícias" fantasmagóricas e, estranhamente, não tem merecido reacção portista. O Record propala que Hermínio pode continuar (quando não defende a sua continuação) sob uma alegada onda de apoio que não existe, não se manifestou a não ser em sentido contrário e, creio, é desmentida pelo movimento anti-Hermínio que a maioria dos clubes tem engatilhado.

O FC Porto assume a sua fragilidade inelutável no campo mediático, sujeito a estas alarvidades e dando crédito ao que se "diz". Mas é intolerável que estenda essa inabilidade ao campo político onde tem obrigação de ser um "player" de peso institucional considerável.

Já não dá para tapar o sol com a peneira. É um tiro no pé e com a cabeça a descoberto.

Zé Luís disse...

José Rodrigues, não sei os vícios de um suposto director de comunicação do FC Porto, notado pela sua inexistência institucional. E nunca um "spin" deste género seria obra e graça de Rui Cerqueira. Quanto à estratégia, por esse ponto de vista, seria tão trágicómica como infantil, para enganar meninos e ninguém é inocente a esse ponto de um comunicado iludir ou desmentir o que possa ou não estar a fazer-se nos bastidores.

José Rodrigues disse...

Concordo em absoluto com o Zé Luís q se dá demasiada atenção ao q A Bola escreve. Não devemos andar a fazer publicados oficiais a desmentir tudo o q dizem (seja porque é mentira, seja porque nos dá jeito desmentir por causa do "spin").

José Rodrigues disse...

"ninguém é inocente a esse ponto de um comunicado iludir ou desmentir o que possa ou não estar a fazer-se nos bastidores"

Concordo q na prática o desmentido não terá grande influência.

O "Orelhas" pode ser muita coisa mas de certeza não é anjinho - não é por o FCP fazer este comunicado q ele vai relaxar minimamente nas suas manobras próprias para influenciar o resultado das eleições.

Anónimo disse...

Recentemente um jornal dizia que FCP e SCP trabalhavam em conjunto o apoio a um candidato (falava-se em Rogério Alves). Talvez esse apoio seja verdadeiro e o FCP não queira prejudicar o candidato manifestando-lhe o seu apoio público. Talvez sim, talvez não, embora me pareça que não temos nada que nos sentirmos embaraçados por exercermos um direito que nos assiste, nem ninguém que procura o nosso apoio deve sentir-se embaraçado quando esse apoio se manifesta.

Em relação ao Dr. Ricardo Costa e sua CD, não é verdade que, de futuro, as atribuições disciplinares passarão todas para a FPF, acabando, portanto, a CD da Liga?

paulop disse...

O que depreendo do comunicado é que se aproximam grandes processos judiciais, com o F.C.PORTO a exigir grandes indeminizações à liga pelos prejuísos morais e patrimoniais, não faria sentido ter uma estrutura da liga apoiada pelo F.C.PORTO e ao mesmo tempo ter acções judiciais contra, eu quero crer que seja esta a razão, de contrário tudo me parece absurdo.
VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

6012 - Azul desde 1971- disse...

É uma atitude que já há muito deveria ter sido pensada e com a qual concordo. Num mundo em que a "verdade desportiva serve só para alguns e para quando dá jeito", não há que nos misturar com um organismo que repetidamente prejudica o Futebol.
Assim, mais vale o "orgulhosamente só".
Se num outro ambiente esta atitude seria uma irresponsabilidade, considero que, depois desta época ,nada será igual. O melhor é começar mesmo do reset, a começar pela Liga e respectivas eleições!

Duarte disse...

Paulop, tu és um visionário meu caro. Por mais que leia as entrelinhas, não consigo interpretar nada disso, mas pronto.

Duarte disse...

Rogério Alves? Tá bem tá. Acho muito bem que Porto e Sporting se juntem para tirar a liga aos lampiões, mas que o façam melhor que da última vez, quando tivemos que levar com o Hermínio.

Pedro disse...

Não entendo muito bem o porquê desta indignação... o Ricardo Costa não vai ficar na Liga, ele próprio o admitiu.

Além de que o regime disciplinar terá de mudar obrigatoriamente.

O FCP não tem de lá meter lacaios, tem apenas de impedir que o SLB os lá coloque, e isso nos bastidores parece estar garantido.

Quanto a Rogério Alves ele recusou já o convite.

Anónimo disse...

Paulop,

Duvido muito que o FCP possa colocar processos nos tribunais civis por causa de questões disciplinares do futebol. Isso iria contra o que a FIFA dita e as federações têm de seguir.

Além disso, o FCP, mal ou bem, não recorreu do castigo que a Liga lhe aplicou, como bem sabemos, pelo que nunca poderia recorrer para a justiça civl sem ter esgotado todas as instâncias da justiça desportiva.

José Rodrigues disse...

Pedro disse: "O FCP não tem de lá meter lacaios, tem apenas de impedir que o SLB os lá coloque, e isso nos bastidores parece estar garantido"

O q te leva a dizer isso (refiro-me ao "garantido nos bastidores")?

paulop disse...

Apenas dei um simples palpite,não foi de visionário nem de não conhecer as regras da uefa, fifa.
Convido-os a ler o último parágrafo do Prof. da Fac. direito de Coimbra Manuel da Costa Andrade no público de 4/3/2010, em que fala exactamente das acções em tribunal, o enquadramento delas não sei qual será, mas que vai haver fogo por parte do F.C.PORTO podem ter a certeza, peca por ser tardio, mas o avolumar de situações anti PORTO por parte da liga não terá permitido ainda uma resposta à altura do prejuiso que causaram, continuo a pensar que ao não apoiarem nenhum candidato, será para não haver nenhum constrangimento, alêm do mais os clubecos da capital vão fazer uma aliança.

Azulantas disse...

A mim tanto se me dá como se me deu, se bem que eu preferia que o Porto participasse do processo "democrático".

Ao alhear-se desta eleição depois não terá argumentos para se queixar, tal como não tem acerca do Dr Ricardo Costa ocupar o cargo que ocupa.

Mas pronto, eles lá saberão o que andam a fazer...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Enfim, este é mais um sinal preocupante da fraqueza institucional do FCP de hoje.

Honestamente parece que o AD deixou mais mossa do que se poderia imaginar. Desde então o Porto parece um gatinho com as garras bem cortadas, que não arranha nem o dedo de um bebé. Numa ocasião chave como uma eleição para a Liga de demonstrar vitalidade politica junto de um orgão que nos últimos anos fez de tudo para prejudicar o clube, a direcção aposta pelo caminho mais fácil e coloca-se de parte dando ares de uma pseudo-superioridade que nao engana ninguém.

O facto do PdC ter sido presidente da Liga significa muito do labor do FCP na criaçao deste orgao. O facto de termos perdido todo o poder e influencia nos ultimos anos diz muito de como a instituiçao FC Porto, como bem diz o Zé Luis, sócio inaugural da Liga, tem actuado nos últimos anos.

O clube não só não se deveria posicionar desta forma - dando noticias para os jornais se entreterem - como deveria inclusive apresentar um candidato sólido utilizando a base de apoio que tem junto de muitos clubes com quem mantém relaçoes através de convénios de colaboraçao ou de empréstimos. Uma posição de força como nos habituou o clube. Nao uma retirada medrosa e estratégica antes sequer de haver batalha.

Nao acredito nem no "spin" nem nas indemnizaçoes pedidas. Pura e simplesmente parece-me que estamos a perder todo o pulso que alguma vez já tivemos.

um abraço

José Correia disse...

Se o FC Porto se voltar a demarcar das eleições para a LPFP, se "não participar e muito menos apoiar quem quer que seja nesse processo eleitoral", irá, mais uma vez, ficar sujeito a que lugares-chave na Liga sejam ocupados por indivíduos como Cunha Leal ou Ricardo Costa, bem como, que as nomeações e avaliações dos árbitros continuem a ser feitas de acordo com os “interesses estratégicos do futebol português”.
É isso que os dirigentes do FC Porto pretendem? É assim que defendem os superiores interesses do FC Porto?

Zé Luís disse...

E, entretanto, com 0-0 o Paulo Vigarista lá descortinou uma falta e meteu-a dentro da área...

Miguel Teixeira disse...

É a "sportinguização" institucional-estratégica deste FCP. Estes comunicados chegaram ao limite do ridículo. Vejam só que o FCP vem por iniciativa própria e contra qualquer necessidade comunicacional, alimentar o já podre sistema das capas dos pasquins desportivos. Esta é uma daquelas situações em que a SAD FCP deveria estar absolutamente CALADA! Se não quer apoiar ninguém, se não está interessada, se não se quer comprometer, então qual é a necessidade deste comunicado? Fazer "bluff"? Ainda mais ridículo!

Em 2010 o silêncio da SAD do FCP tem sido quebrado por um cadência sôfrega de "necessidades" - não há petróleo, a inteligência da pré-época vai-se fazer notar em breve, vão ser reveladas coisas(?) que vão abalar o país, Tomás Costa é o reforço, Kleber vem, Kleber não vem e a pior de todas (tantantantan)...dedicar um titulo "impossível" ao Pedroto. Neste último caso, perde-se a faixa de campeão, fica-se com o nome na salinha dos fundos...

Para os fait-divers, esta SAD aparece como por magia, sabe-se lá com que objectivos estratégicos. Defender o Clube nos verdadeiros ataques que estamos a ser alvo, nos relvados e túneis deste campeonato medíocre, vá lá o Jesualdo, que tem bom peito e não se importa de desgastar a sua imagem em prol de um Clube que nem é "seu" e de uma equipa que maioritáriamente não é a sua.

Correu mal? Não faz mal, escorracemos o gajo que nunca se queixou de lhes vendermos os melhores e contratarmos mexilhão pre-congelado.

Diria eu com muito sarcasmo, que é bem feito ao Professor - quem é que lhe mandou fazer milagres?


ps. vou para Londres esta semana, estou com esperanças de encontrar por lá o nosso Presidente.

Miguel Teixeira disse...

Esqueçam o meu último comentário. Este comunicado só pode querer dizer uma coisa!

Vamos contratar o Jankauskas - quiçá, para treinador!

Silver(io) disse...

Mais uma vez,reconheço a clarividência do comentário do Zé Luís,a que,aliás,sempre me habituou.Nele,está,independentemente da estratégia para a Liga,se a há,toda a infantilidade deste comunicado,que nos cobre a todos de ridículo e deve encher de gozo os delgados desse pasquim,que mais não é do que a tribuna dos batoteiros e distribuidor de "bolos" a tolos...Mas que o Porto vai actuar,após a já pré-anunciada sentença do Tribunal Administrativo de Lisboa,disso não restam dúvidas,mas tal não invalida,o desacerto e a inoportunidade do citado comunicado.Saudações e sinto falta de ler regularmente o Zé Luís no blogue Portistas de Bancada,enfim,esta época tudo parece correr mal!

Anónimo disse...

Que pré-anunciada sentença (mais propriamente acordão), meu caro? Se se refere à famosa reunião-fantasma do CJ da FPF, convém lembrar que não havia nenhum recurso do FCP em análise nessa reunião, mas sim do seu presidente, pelo que apenas este poderá usar esse acordão para tentar ser ressarcido do castigo que lhe foi imposto pelo famoso justiceiro da Liga. O FCP não recorreu para o CJ do castigo da Liga (os famigerados seis pontos).

Unknown disse...

josé rodrigues, desculpe a ignorância.. o q quer dizer c "spin"? j ouvi esse termo em programas de televisao relativos a politica.

se me puder responder agradeço

Anónimo disse...

Gustavo: "Spin" é um termo muito usado em Relações Públicas nos países anglófonos, e especialmente nos meios políticos, e basicamente significa distorção ou "embelezamento" dos factos com fins propagandísticos. Os seus mais consumados praticantes são conhecidos por "spin doctors".