segunda-feira, 15 de março de 2010

A "Farça" da Liga

Por Filipe Sousa

Alturas há em que vencer pouco ou nada tem de prestigiante. E vencer (esta) Taça da Liga, é uma dessas alturas. Digo-o desde já, antes mesmo de jogada essa final: esta competição é uma treta. E o Porto devia apresentar-se em campo no dia 21 de Março, com 11 júniores e sem um único elemento do plantel principal na convocatória. Passo a explicar porquê:


- porque, como já referi atrás, esta competição é uma treta, seja porque todos os anos há dúvidas relativamente aos regulamentos, seja porque as arbitragens não são avaliadas - este é porventura o único mérito da Taça da Liga, a afirmação clara das cores clubísticas dos árbitros; não sendo avaliados, os senhores dos apitos e das bandeirinhas, não se fazem rogados, e oferecem-nos espectáculos que só se vêem mesmo em Portugal, com bolas que batem em cabeças e peitos, transformadas em penalties, e estranhos atentados à coerência - um pontapé (agressão) num jogo dá cartão amarelo, uma entrada violenta noutro, dá vermelho - sempre com a mesma equipa a colher daí benefícios. Com regulamentos "flexíveis" e árbitros com rédea solta, um jogo da Taça da Liga está mais próximo de um jogo entre "solteiros e casados" que de uma competição profissional.

- porque, como também já referi, a dita final se disputa a 21 de Março, altura em que o campeonato estará ainda em aberto, e é público o que aconteceu na última vez que o campeonato esteve "em aberto", a famosa "tunelada"; é bom lembrar que a final da Taça da Liga se disputará num terreno hostil, o Estádio do Estoril-Praia, e como já foi possível perceber, a "estrutura" encarnada, sempre tão crítica do guarda Abel, não tem qualquer pejo em copiar-lhe os métodos. Já perdemos o Hulk e o Sapunaru, e desta vez pode ser o Falcao, o Varela ou o Rúben Micael (que tão atravessado deve estar nas gargantas da "Santíssima Trindade" - Vieira, Costa & Jesus).

- porque, e no seguimento do ponto anterior, a Liga (de Clubes!) trata o vencedor das últimas 4 edições da sua principal prova "abaixo de cão", e o caso da "tunelada" é dos episódios recentes o mais emblemático. Compreendo que em virtude que o Clube do Regime (CR) ser o clube com mais adeptos, mereça alguma atenção especial, mas infelizmente para os seus dirigentes e adeptos, ter muitos sócios, muitos petro-dólares, organizar jogos de beneficência em favor do povo Haitiano quando se vive da exploração do povo Angolano, ou jogar bem, não são garantias de nada dentro das 4 linhas. A única verdade inquestionável do Futebol é esta: ganha quem marca mais golos (e quantos golos limpos já anularam ao Porto nos últimos jogos ...?). A Liga pode achar que é melhor para o negócio que o CR vença mais vezes, mas tal não lhes dá o direito de faltar ao respeito ao clube campeão, seja ele qual for, nem de "dobrar" as regras ou "fechar os olhos" em favor deste ou daquele clube, como tem feito ultimamente com o CR, cujo estádio tem sido repetidamente palco de fenómenos extra-jogo, com claro prejuízo para as equipas adversárias - só em invasões de campo por adeptos, já vamos na 3ª ocorrência, desde o famoso ataque do "diabo de Gaia" - e que são continuamente punidas com multas ridículas no valor de €2500. A Liga é dos Clubes, e se não pode ou não quer dar os mesmos benefícios a todos, que pelo menos não prejudique mais uns que outros.

- porque de todos os jogadores envolvidos em problemas nos túneis, só os do Porto são suspensos preventivamente. Está nas regras e o Porto votou a favor? E depois? Há por aí uns iluminados que se congratulam com a abstenção do CR nessas votações. Esquecem-se porém que "quem cala consente", e que portanto, o seu clube é tão responsável e cúmplice como todos os outros pelas regras que foram aprovadas. E em todo o caso, a decisão de suspender é fruto de um juízo arbitrário e subjectivo, não de nenhum cumprimento escrupuloso e objectivo dos regulamentos.

- porque o Porto deve há muito tempo aos seus adeptos uma demonstração cabal de força e protesto pela forma como tem sido tratado pela Liga, e que melhor forma há de os atingir do que atacar onde lhes dói mais, no bolso; depois da vergonha da última final, caso o Porto se apresentasse na próxima com uma equipa unicamente constituída por júniores, o jogo (e por arrasto a competição) transformar-se-ia num travestismo, perderia a pouca credibilidade que tem e dificilmente a Carlsberg se voltaria a associar a um tal Carnaval. O mais certo era esta ser a última edição durante uns anos.


- porque o Porto só precisa da Liga, e tem aqui oportunidade para o demonstrar, porque esta organiza um campeonato homologado pela UEFA, e isso lhe permite jogar na Liga dos Campeões, nada mais. A Taça da Liga, não tem qualquer benefício para o Porto e embora tenha sido anunciada aos adeptos como um exemplo de mudança e desenvolvimento, mais não se tem revelado mais do que uma rede de segurança para o CR garantir pelo menos um troféu por época. O objectivo do Porto é sempre o campeonato, a Taça de Portugal é o complemento ou a salvação de uma época, a Taça da Liga não é nada, e sinceramente, perdê-la por colocar em campo 11 (bravos) júniores, "cuspindo na cara" do "homem de mão" do Vieira, que preside à Liga, e do "janado" que lidera o Conselho de Disciplina, não é nenhum sacrifício. Mais, deveria até ser pago aos jogadores o prémio a que teriam direito caso vencessem de facto a final.

- finalmente, porque há alturas em que ganhar não basta, e entrar em campo acreditando que se vai disputar um jogo em pé de igualdade com o adversário, tendo em conta tudo o que se tem passado nestes últimos meses, já não é uma demonstração de grandeza; é dar consideração a quem não a merece e um sinal de submissão, de aceitação pacífica desta "Nova Ordem", que aposta tanto em ganhar no relvado como fora dele, e que nem a hipotética conquista do campeonato pela nossa equipa apagará por completo. No limite, caso o meu "desejo" não se concretize, espero ao menos que a equipa que se apresentar em campo inclua... o Hulk.

Nota final: O 'Reflexão Portista' agradece ao Filipe Sousa a elaboração deste artigo, o qual foi escrito após a vitória sobre a Académica, mas nas meias-finais da Taça da Liga.

22 comentários:

Luís Carvalho disse...

Completamente em desacordo.

A única forma que lhes (à Liga) dói é ver o FCP vencer a Taça da Liga.

Sabemos bem para que foi feita esta taça e a farsa que tem sido. Já para não falar das regras patéticas que se alteram todos os anos. Contudo, encontrando-nos a disputá-la, só nos resta uma saída digna: vencê-la.

Certo que, em caso de vitória, o balanço desta temporada continuará a ser (muito) negativo.
Porém, será uma vitória a que nos poderemos agarrar para prepararmos a próxima época com mais optimismo.

Além disso, faz sempre bem disputar jogos complicados para ganharmos ritmo e intensidade de jogo, de molde a não parecermos um bando de juniores quando enfrentamos os grandes tubarões europeus.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Caro Filipe,

Não tenho nenhum respeito nem pela Liga nem pela Taça que inventaram para encher os museus repletos de pó dos clubes a sul do Douro e para tapar as datas de uma liga que acharam por bem reduzir a 16 clubes.

No entanto, e apesar disso, discordo do teu racicínio, simplesmente por uma questão de coerência. Acho que o FCP nunca deveria ter entrado em nenhuma das ediçoes do torneio. Nenhuma. E, a faze-lo, deveria tê-lo feito, em todos os jogos, com a equipa que disputa a divertida Liga Intercalar.

Mas nao o fez. Quando precisou, utilizou vários jogadores da primeira equipa, deu-lhes minutos e fê-los suar. Nao era um objectivo mas, em alguns momentos, quase que o trataram como tal. E acho uma total falta de congruencia, chegar ao jogo decisivo, e enviar os tais "11 juniores". Se a equipa tecnica ou a direcçao acharam que deveriam disputar pelo trofeu desde o principio, devem faze-lo até ao final. E, frente ao Benfica na sua segunda casa, enviar uma equipa de juniores acho que era, acima de tudo, uma prova de medo. De os defrontar de igual para igual. De render-se antes de lutar.

Concordo com o teu argumento, mas deveria ter sido posto em prática antes. Antes dos roubos de igreja, dos tuneis e dos conflitos. Já que assumimos o desafio, vamos até ao final. Que o Porto não se verga diante de ninguém.

um abraço

José Rodrigues disse...

Concordo com o Miguel Pereira (e discordo portanto do Filipe).

Se até agora não nos borrifámos para a taça da Liga, não faz qualquer sentido que o façamos na final. Ainda por cima quando não temos jogos da LC a seguir.

Agora que estamos na final, é para ganhá-la. Até porque como diz o Luís, isso ia doer bastante para aqueles lados (e da 2a circular).

Quanto ao que vai acontecer de facto na PRÁTICA: não tenho a MÍNIMA dúvida q o FCP se vai apresentar na máxima força possível.

PS - se fizéssemos o q o Filipe diz, os lamps iam cacarejar que o tínhamos feito por ter medo de ser humilhados em campo.

PPS - o q o Filipe diz seria violar os regulamentos, já que para a taça da Liga há um nr mínimo obrigatório de jogadores habituais (seniores).

Pedro Miguel Silva disse...

Devo dizer que não concordo com este artigo, pois acho que a única maneira que o Porto tem para manifestar o seu protesto é ganhando a Taça da Liga e de preferência espetando 5 nos mouros....
Até porque já chega de humilhações esta época e com os juniores não seria de esperar outro cenário..

Só nos resta uma saída: VENCER!

Azulantas disse...

Eu concordo com quem diz que é para ganhar.

No entanto acho que esta competição teria sido uma bela plataforma de lançamento para os nossos jovens, tal como o Arsenal faz na Taça da Liga em Inglaterra.

Mesmo que isso tivesse significado perder na primeira eliminatória. É por isso que se diz "apostar" na juventude, porque há sempre um elemento de incerteza e risco, mas só assim é que os jovens crescem, com alguma margem para errar, e esta competição, tal como a liga intercalar, são ideais para isso.

SecretHell disse...

lol!! Eu acho piada aos comentarios anteriores em que todos dizem que devemos jogar para ganhar e espetar 5 nos mouros...eu nao sei que jogos de futebol andam a ver ultimamente !!?? nós ganharmos aos mouros no estado actual miseravel em que a nossa equipa se encontra??tenham juizo...espero bem que o Jesuasno apresente a melhor equipa que é para ver se é desta que ele se demite...

RS disse...

A melhor resposta seria ganhar a final mas não ir receber a taça nem as medalhas... Ou então mandar um steward ou o Hulk receber o caneco :-)
Mas para isso é preciso ganhar o jogo...

John Aarson disse...

Para quê enviar 11 juniores? Para quê enviar a equipa secundária? O ano passado fizemos isso com o Sporting e eles só agradeceram e cagaram para o facto de estarmos a jogar com reservas. Um 4-1 ao FCP é sempre um 4-1 ao FCP. Querem que isso se repita este ano e logo com o SLB???? Não gozem com a p*ta da minha cara!! Ainda é muito provável que o SLB acabe este ano sem ganhar NADA e vamos abdicar disso? Vamos estender-lhes a passadeira vermelha para eles ganharem por goleada, não interessa como, da maneira que eles tanto gostam???? Vamos dar-lhes esse prazer??

Caro filipe e caro José Correia (que postou o artigo), essa mentalidade já devia estar ultrapassada no inicio do ano. Decidimos que é para ganhar, portanto VAMOS GANHAR, PORRA!!!!!!! E vamos liquidar umas galinhas pelo caminho!

SecretHell disse...

Eu espero sinceramente que este seja o ultimo jogo de Jesuasno á frente da equipa ..tou angustiado de ver mau futebol por parte da nossa equipa! em 30 e tal jogos fizemos 3 bons ...é uma vergonha o que se passa ! Prevejo uma vitoria do Marselha na quinta e um jogo do recreativo de raiva no domingo contra nós o que será optimo em termos de conjuntura a ver se recupero o prazer de ver futebol ainda esta epoca...

Anónimo disse...

Acho que devemos ir na máxima força e considero a sugestão do leitor RS a melhor de todas. Ganhar, "boa noite meus amigos, foi um prazer", e tudo para o autocarro. Eles que fiquem com a Taça! : -))

Zé Luís disse...

É patético: os juniores, como as crianças e adolescentes, não têm culpa no cartório nem devem assacar ou enfrentar os erros dos seniores e dos "adultos".

É ganhar a Taça, receber as medalhas e o troféu e deitá-las fora a seguir. Porque acho que lançar as pratas ao público nem deste deve merecer atenção nem vejo que qualquer adepto possa sentir orgulho se ficar com um pedaço de metal desse quilate.

Penta disse...

@Filipe Sousa:

peço desculpa, mas discordo do seu pensamento. apesar de concordar consigo em como esta Taça da Liga já deveria ter sido desligada há muito tempo - porque efectiva e comprovadamente é uma «treta»:

1) os regulamentos da mesma competição, mesmo que absurdos, foram aprovados pelos clubes em Assembleia Geral - FCP incluído;

2) o treinador do FCP deverá apresentar um 11 na sua máxima força - afinal sempre é um desafio contra o sempr'eterno rival e eu detesto perder jogos para os passarinhos (mesmo que sejam a feijões);

3) vencer esta competição será uma bofetada de luva azul-e-branca ao justiceiro Ricardo Costa e aos abutres da LPFP, por forma a engolirem os "túneis" e os meterem no sítio que melhor lhes aprouver - e porque, como refere e bem «porque o FC Porto deve há muito tempo, aos seus adeptos, uma demonstração cabal de força e protesto pela forma como tem sido tratado pela Liga»;

4) porque, e não menos importante, na Final do Algarve estará em causa, em outros, o bom-nome e o prestígio do nosso Clube: o FC Porto!

saudações PENTACAMPEÃS!

Antonio Silva disse...

Já que este bando de palermas, que não apreciam a honra de vestir de azul e branco, não nos vingaram pela filha da putice que o Clube do Regime nos fez no Verão de 2008, que lhes vençam agora.

É vergonhoso que depois do Orelhas e companhia nos tentaram tirar da Liga dos Campeões que só tenhamos empatado 2 jogos e perdido um. No tempo do João Pinto, Paulinho Santos, Jorge Costa e André teria havido sangue. Fariam das tripas coração. Agora este bando de mentecaptos.

Que pelo menos nesta final nos mostrem que são homens!

PS: os conas dos madeirenses não mostraram fibra nenhuma ontem, não receberam o clube dos túneis como bem mereciam.

Filipe Sousa disse...

Se bem que tal seja perfeitamente acessório, porque nem sempre a melhor equipa ganha, não vejo como é que o Porto tenha futebol para vencer o Clube do Regime. Nem por 2-0, quanto mais por 5. Mas isso até podia acontecer, o futebol é mesmo assim. Mas que para que tal se verificasse, era necessário que estivesse garantida uma condição muito simples, e que era a certeza que ambas as equipas entravam em campo em pé de igualdade. O Porto não era favorito em Viena, mas entrou em pé de igualdade, com uma equipa que lhe era teoricamente superior. Ao entrar no estádio do Estoril-Praia no domingo, essa condição não está nem de longe nem de perto garantida. Não é a um jogo que vamos assistir, mas a um sacrifício. Pacíficos e submissos.

Jorge Aragão disse...

O jogo é para ganhar.
Como todos, sem olhar ao opositor.
Não dou importância à Taça, é para rodar jogadores, só, e uma possível vitória não salva a´época, nem de perto nem de longe.
Já vi um comentador - o des-governe - gozar, pois acha que de um momento para o outro afinal a taça "passou a ser importante", em clara alusão à situação actual do Porto.
É importante desmistificar isso.
..
Essa de não se receber o troféu, tinha piada, mas para isso é preciso ganhar.

eumargotdasilva disse...

claro que esta é a altura ideal para ir na máxima força!
1) porque a equipe necessita de competir, 2) porque o benfica vai estar cansado, e tem que se cansar mais, 3) porque quem vai ter a tentação de jogar com os juniores é o benfica (prioridade ao campeonato, segundo o mestre chicla) e temos que lhes deixar a batata quente na mão, 4)por último, porque tudo o que dê hipótese de ser conquistado, deve ser tentado.

agora, também acho que, por exemplo, deveria ser o Nuno o guarda-redes dado que esta é a sua competição.

HugoPORTO disse...

só li até á parte em que dizia que nós devíamos entrar em campo com os juniores, a partir daí, nada... então nós íamos entrar em campo contra aqueles abutres com 11 rapazes? portista que é portista joga sempre para ganhar, seja com quem for, onde for, em que condições.. nao estou com isto a por em causa o seu "portismo", mas essa da taça da liga ser uma treta e blablabla, é precisamente isso, blablabla. a mim nao me cabe na cabeça entrar(FCPORTO) numa competiçao se nao for para ganhá-la.. Por isso, no próximo Domingo, espero ver o verdadeiro Porto, aquele Porto que todos nós, com certeza, sentimos saudades..

miguel87 disse...

Em tempos idos alguem no Porto dizia algo como "as finais não se jogam, ganham-se!".
Actualmente temos um engravatado bem falante que pensava que sabia lavar os dentes todos os dias, mas a cada jogo de dificuldade acrescida a mensagem que dá lá para dentro é qualquer coisa como "vamos lá com calma a ver se a coisa corre bem".

Fiquei tão chateado e frustrado quando perdemos (pela 1ª na história) no Dragão com o Manchester na época passada, como quando perdemos nos penaltis em fátima ou levamos 4-1 dos lagartinhos!
Isto para dizer obviamente que quando o Porto entra em qualquer competição só pode almejar um resultado: a vitória! o resto é tanga...

Unknown disse...

Gd ideia a do Hulk ir receber a taça!!
Mas lá está...teríamos de ganhar...

José Correia disse...

John Aarson disse...
«Caro Filipe e caro José Correia (que postou o artigo), essa mentalidade já devia estar ultrapassada no inicio do ano»

Eu postei o artigo, compreendo e respeito a opinião do Filipe Sousa, mas discordo. Ou seja, entendo que devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para ganhar a Taça da Liga. O facto de irmos disputar a final a 600 Km e no estádio Nº 2 do SLB, deve ser encarado como um elemento adicional para reforçar a nossa determinação.

Pedro disse...

Impénsavel jogar com juniores e ser goleado. É contra a nossa história e honra.

Devemos fazer tudo por ganhar, e em caso de derrota ficar para a cerimónia. Em caso de vitória deviamos recolher sem receber a taça e mandar o Herminio à merda.

Paulo Marques disse...

Não deviamos ficar para cerimónia nenhuma, vamos lá, jogamos o melhor possível, e vamos embora.