sábado, 27 de março de 2010

Profissionais… mas pouco

Por Filipe Sousa


Dois jogadores que não são figuras de proa do nosso campeonato, espelham bem a diferença que separa actualmente o Porto e o Clube do Regime (CR): Airton e Prediger. O primeiro, muito poucos sabem de onde veio e quanto custou; o segundo chegou da Argentina rotulado de craque, e custou, mais coisa menos coisa, 4 milhões de euros. A questão dos preços, embora não totalmente irrelevante, é a menos importante neste cenário. Importante sim, é o facto de o Airton ter chegado cá no mercado de transferências de Janeiro (ou seja, já com a época a decorrer), Prediger ter chegado ainda no Verão, e neste momento, um entrou sem sobressaltos na equipa titular do CR, numa final, contra um adversário de nível idêntico – estou aqui a ser muito simpático… - e outro, depois de alguns jogos em que nem contra adversários do calibre do Leixões ou Estoril, conseguiu demonstrar algo que justificasse o investimento de 1 milhão de euros no seu passe (quanto mais 4 milhões!), voltou para debaixo da pedra debaixo da qual o foram desenterrar há uns meses atrás.

Aqui, não é de menosprezar o papel de ambos os treinadores. Jorge Jesus (JJ) é um simplório, com apenas um objectivo em mente: vencer; Jesualdo, um professor, assemelha-se mais um funcionário da SAD que dá umas indicações aos jogadores, deixando-os entregues a si próprios quando os adversários são de alto calibre, do que propriamente a um treinador, pelo que se percebe que esteja mais focado nos lucros do que propriamente em golos e vitórias. Daí resulta que o Airton, pedido por JJ ou oferecido pela direcção do CR, chegue e jogue; e o Prediger, aceite por Jesualdo ou imposto pela SAD do Porto, nem com 4 ou 5 meses de “laboratório” sirva para o banco.
Salvo casos raríssimos, se um jogador é bom, “veni, vidi, vinci”. Caso contrário, nenhum “laboratório”, nenhuma “assimilação de processos”, ou “período de adaptação” por mais longo que seja, transformará algum dia um Tomás Costa num Messi. Mas pode transformar um válido Rúben Micael, num inútil zombie ao serviço das “transições ofensivas” e da “ocupação de espaços”.

Goste-se ou não, a verdade é que os olheiros do CR, são excelentes. Infelizmente para o CR, e felizmente para nós, adversários (e em especial, o Porto), dir-se-ia que os seus dirigentes têm (ou tinham) como objectivo único até há pouco tempo, minar esse excelente trabalho. Os dirigentes do Porto, por outro lado, sempre souberam aproveitá-lo, graças ao precioso contributo dos pasquins que servem de órgãos oficiais do Regime – Bola e Record.

Esta época porém, algo mudou. Os até aqui incompetentes dirigentes do CR, acordaram. As lutas intestinas que amiúde minam o trabalho da equipa foram erradicadas, todos se uniram em torno de um objectivo claro, foi feito um trabalho cuidado na preparação da equipa e da época e os resultados estão à vista. Por outro lado, os dirigentes do Porto, abandalharam-se. Tratando-se de pessoas com reconhecida capacidade, torna-se óbvio que a explicação para os desempenhos díspares de ambas as equipas esta época, se deve essencialmente a um défice de profissionalismo - excesso de confiança? e pergunto até que ponto questões do foro pessoal dos dirigentes terão tido influência.
Basta ver as contratações realizadas esta época, em particular aquelas que não foram avalizadas pelos olheiros do CR, e também os negócios relacionados com passes de jogadores que já faziam parte do plantel da época passada, para se perceber que, mais do que a “lesão” provocada à equipa com a ausência forçada do Hulk, mais do que as arbitragens, ou incapacidade do treinador, foram os erros grosseiros do corpo directivo da SAD do Porto, que ditaram esta época vergonhosa.

Esta não é porém, uma situação nova. Antes da chegada de Mourinho, a situação era basicamente a mesma: cofres depauperados, uma equipa quebrada. A questão é: serão os dirigentes da SAD capazes de “começar de novo”, sem a ajuda de alguém com a capacidade de Mourinho? Terão a coragem de contratar alguém que tenha, no mínimo, o mesmo espírito? Eu quero acreditar que sim, mas a trabalhar da forma como o fizeram este ano, será difícil, senão mesmo impossível.

Nota final: O 'Reflexão Portista' agradece ao Filipe Sousa a elaboração de mais este artigo.

Foto: A Bola

30 comentários:

PedroBM disse...

Nao posso concordar com este artigo porque segue sempre na presuncao que os jogadores que temos sao maus... Ate os ver serem maus com um treinador que perceba minimamente do oficio recuso-me a fazer essa afirmacao... Seria o mesmo que afirmar no Benfica que Quim, Cardozo, Maxi, David Luis, etc eram pessimos jogadores por causa dos resultados com o Quique... Agora com um treinador bom ja se ve o que eles sao capazes...

Ainda para mais com o nosso Jesualdo que consegue a brilhante performance de nao ser capaz de melhorar claramente um unico jogador que contratou ou recebeu do passado... Alias, desafio qualquer outro leitor a dar um examplo de algum jogador que jogue mais futebol depois de passar pelos processos do Jesualdo...

Com isto tudo nao acho que a politica da direccao seja certa... os camioes de sul-americanos nao se justificam e nao percebo porque simplesmente nao forcam o treinador (ja que ele fodeu a epoca toda) a jogar com putos da formacao...

rogério paulo almeida disse...

Caro Filipe Sousa,

Sinceramente não sei o que diga de ideias tão enviezadas e pré-concebidas...

Ninguém sabe ao certo quanto custou Prediger...

Não sei também como pode afirmar que o brasileiro custou 1 Milhão de Euros. Lança esse valor que está com quase toda a certeza errado, mas, como precisava desse permissa...

Ayrton é internacional Sub-20 brasileiro, já era mais ou menos titular do Flamengo, e os números que se falaram aquando da contratação andavam na ordem dos 4 ou 5 Milhões de Euros e nem se fazia referência exactamente a que percentagem do passe. Não sei de onde tirou a história do 1 Milhão de Euros.

Quanto a Prediger, sendo ele bom ou não, tendo-se adaptado ou não, sendo profissional ou não, digo-lhe que é internacional A Argentino. Deve ter algum valor.

Agora passou tudo a ser mau para os nossos lados e tudo de bom lá para baixo. É realmente incrível o que um Campeonato perdido e a máquina da propaganda consegue fazer. Não entendo como, com uma gestão tão perfeita dos nossos rivais, não serem eles a ganharem sucessivamente Campeonatos e a terem regulares boas presenças na Champions, e, pelo contrário, com uma gestão tão danosa da nossa parte, jogadores contratados tão fracos, sermos nós a conseguí-lo.

É um mistério.

Um abraço

pois disse...

Boas (talvez vilas boas, vamos ver),
Penso que não consigo encontrar em lugar algum o Filipe a dizer que o brasileiro custou um milhão. Apenas fez uma comparação a valores e valeres. Mas acho que todos têm razão. Tem raz~~ao o filipe nos olheiros, veja-se o caso de Falcão - a grande contratação desta época "aconselhada peloCR - e o caso por ex. de Belluschi. Mas também não é menos verdade que uma época menos boa, má prontos, vá sentenciar o valor de jogadores. o próprio Bollati já joga na fiorentina e é titular da Argentina. No que estamos todos de acordo é que algo se passa e não parece ser excesso de profissionalismo. E sinceramente acho que os jogadores são os menos culpados. Fazem o que se lhes diz e se não o fazem ainda menos será culpa deles.

amorim disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
HULK 11M disse...

PedroBM disse: "...Alias, desafio qualquer outro leitor a dar um exemplo de algum jogador que jogue mais futebol depois de passar pelos processos do Jesualdo..."
Não podia estar mais de acordo! Lembro-me de vários jogadores que nas primeiras vezes que jogaram fizeram boas ou razoáveis exibições e, depois de devidamente "domesticados" pelo Prof no seu processo de "transições rápidas" passaram a ser jogadores medíocres. Podia dar alguns exemplos mas deixo aqui um : Guarim que me encantou nas primeiras aparições e depois deu no que deu! Aliás, recentemente, cheguei a temer que acontecesse o mesmo ao Ruben...
Por isso, estou de acordo com todos aqueles que se recusam a aceitar que todas as contratações foram más. Vamos poder confirmar isso em breve, estou certo, com um novo treinador.
E já que falamos em futuro treinador ainda não vi referido por ninguém um nome que penso ser uma séria hipótese, embora eu pessoalmente não goste dele: Carlos Queiroz!
Por isso

littbarski disse...

Concordo com a ideia geral do texto. No entanto, o Shaffer foi contratado por cerca de 2 milhões de euros, no início da temporada, e teve o mesmo sucesso que o Prediger. O Benfica continua sem um lateral esquerdo em condições. Por outro lado (pareço o presidente da "instituição"), pergunto-me qual seria o rendimento de Yebda, Urreta, Balboa (falando só de alguns "mancos" e deixando Reyes e Suazo de fora), no Benfica de Jorge Jesus, em que até o Maxi Pereira parece um bom jogador.

O Tomás Costa (Guarín, Belluschi, Valeri...) nunca será o Messi nem é suposto sê-lo. Mas se tivesse um rendimento semelhante a jogadores razoáveis como Nuno Valente e Paulo Ferreira, transformados em bons jogadores por um treinador mal-amado entre uma boa parte dos portistas, já não era nada mau - o problema é que Tomás Costa, se calhar, nem mediano é, e Jesualdo de certeza que não é Mourinho.

A qualidade deste plantel do Porto é menor do que a de outros, mesmo de tempos mais recentes, mas eu confesso que tenho alguma dificuldade em avaliá-la, porque não sei se hei-de medi-la pelas exibições de Madrid e dos jogos caseiros contra Sporting e Braga, ou se pelas prestações deprimentes de Londres, Alvalade e do Algarve, em que Bruno Alves regrediu até 2004/2005, altura em que também se dizia de tudo um pouco sobre o real valor do plantel.

Qual a quota-parte de responsabilidade de Jesualdo, incapaz de potenciar o valor e/ou as características de alguns jogadores, e de quem comprou aqueles que nem com o melhor treinador do mundo conseguiriam ter o rendimento que desejamos ver na equipa do Porto, é algo que só na próxima temporada (espero...) conseguirei perceber melhor.

Nuno Nunes disse...

O silêncio da SAD e do palavroso Antero Henrique confirmam que fizeram um péssimo trabalho na preparação desta época. Duas das melhores contratações foram escolhidas pelos olheiros do slb: Falcao e Alvaro Pereira. Está tudo dito.

Muita coisa tem de mudar e a principal são as negociatas que arrasam a riqueza do clube em jogadores de qualidade duvidosa por valores absurdos. Espero que no defeso que se avizinha Pinto da Costa tenha mão de ferro para segurar a sua rapaziada que compra mal e a granel.

Jesualdo não está isento de culpas: motivar e ser firme para com um grupo de trabalho não é tarefa para ele. O seu ciclo terminou no fim da época passada, já cá está um ano a mais. Também espero que a SAD tenha a capacidade para escolher o homem certo para por os nossos melhores jogadores a dar o melhor de si.

Azulantas disse...

Apesar de demasiado cáustico e potencialmente exagerado, o texto do Filipe aponta a a problemas que se vislumbram de fora.

E se se vislumbram de fora, como será para quem os vê olhos-nos-olhos no dia-a-dia?

A época foi má, e já em Novembro se via isso, mas como todos esperávamos uma recuperação idêntica à de 2008/9 acabámos por não nos chatear muito antes do Natal.

Mas desta vez, com os castigos de Hulk e os maus resultados frente a adversários de enor calibre a equipa não se ergueu e acabou por ver Braga e Benfica a fugir na tabela, com a consequente perda anímica que a distância para o topo da tabela acarreta para todos os que sempre se habituaram a olhar "de cima para baixo".

nelson barbosa disse...

Com portistas destes para que são necessários benfiquistas?
Não volto mais a este blog, que tem um excelente nome e por vezes artigos que lhe faz juz, mas não ultimamente.

miguel87 disse...

Sobre a questão da valia dos jogadores subscrevo o PedroBM e o Hulk 11M.

Quanto á questão dos olheiros, era altura de acabar com esse mito, pois se forem pesquisar vão descobrir que muito antes das 1ªs paginas miranbolantes d'a bola e record do tipo "nas asas de Falcao" já tinham vindo indicios na imprensa que o Porto andava interessado no jogador, há pelo menos ano e meio/dois anos.
O mesmo em relação ao Alvaro Pereira, que muito tempo antes de ser falado para o benfica tinha já sido sondado pelo Porto (um ex companheiro dele na Romenia e hoje no a jogar em Portugal pode confirmar essa situação).

Por último, os treinadores: se é verdade que JJ é um azeiteiro, mal criado e imbecil na medida contraria em que JF é uma espécie de "gentleman", um professor culto e bem falante, o que mais conta e interessa para o "totobola" é que os conhecimentos tácticos e a postura geral num banco/balneario de futebol do primeiro comem de cebolada o segundo. Por isso os jogadores que eram do queque flores jogam agora o que jogam e por isso é que jogadores que custaram milhões e milhões ao Porto não saiem do "laboratório" e da fase de "adptação e crescimento".

Filipe Sousa disse...

Independentemente do que custaram Prediger e Airton, um já mostrou serviço, o outro já foi recambiado de volta à origem. O que não seria um problema, se - e aqui sim, o custo já é importante - não tivesse custado 4 milhões. Eu não tenho problema com os contentores de jogadores; tenho problemas sim, com o preço a que esses contentores são comprados. E muitos deles, como este Prediger - que como o Mariano González também é internacional argentino ... - vêm ao preço de jogadores já "estabelecidos", o que é algo que não se entende.

Miguel Teixeira disse...

OFF Topic

"Jorge Nuno Pinto da Costa é o próximo convidado de Judite de Sousa na "Grande Entrevista", que será transmitida excepcionalmente na terça-feira, às 21 horas."

in Expresso

Anónimo disse...

Rogério Paulo Almeida disse: "É realmente incrível o que um Campeonato perdido e a máquina da propaganda consegue fazer."

Caro leitor,

É normal que discorde do que escreve o nosso amigo Filipe Sousa: cada cabeça, sua sentença. Mas faça-lhe ao menos a justiça de considerar que ele pensa por si próprio e não está a ser influenciado por uma qualquer "máquina de propaganda". Aliás, "máquinas de propaganda" há-as para todos os gostos e feitios.

Obrigado pela sua participação.

Anónimo disse...

Nelson Barbosa,

Obrigado pelo tempo que perdeu connosco. Resta-me desejar-lhe que, pela blogosfera portista fora, encontre textos prenhes de tons rosados e optimismos sem limites.

Quando há temporais os telejornais falam de temporais e não de tempo solarengo. É uma maçada.

Unknown disse...

Boas,
Sigo ja há algum tempo este blog e considero-o um espaço (único?) de referência no nossos universo portista.
Opiniões existem muitas e diversas, mas algo que me incomoda é avaliarmos um jogador que nem 2 jogos seguidos o deixaram fazer...isto aplica-se a predigers, betos, orlandos e companhia.
Lembram-se da primeira época do Licha? Andou no banco e depois nas épocas seguintes explodiu!
Na minha opinião apenas os 2ºs (ou+) anistas (guarins, marianos, tommys,...) é q deverão ser avaliados em termos de continuidade/utilidade para o FCP 2010/2011.
N devemos ser tão catrastofistas nem tão iludidos e esperar q o PdC deixe a brasileira descansar e nesse intervalo fazer um golpe de asa...
PS: com 72 anos e com este "pedal" é digno de inveja :-)

pc disse...

Num ano em que uma máquina "bem oleada" foi montada para nos "enfraquecer" e fundamentalmente para nos retirar o 2º Penta, num ano "decisivo" para o "Clube-que-está-em-falência-técnica" que a não ganhar arrisca-se a cair em coma profundo - num ano de "túneis"e toupeiras - aparecerem no nosso seio "branqueadores" do clube do regime é de ir às lágrimas!
Com este texto até temos de engolir pseudo-superioridades do CR no que diz respeito a contratações.Isto depois de termos sido campeões 4 ANOS SEGUIDOS! Haja pachorra!

Estas reflexões são a prova de que agua mole em pedra dura tanto bate até que fura. É por isso que os manhas e os Delgados insistem...

Anónimo disse...

Pois, pois, pc, mete a cabeça na areia. Está tudo uma maravilha por cá, e se não fossem os túneis, toupeiras, etc., eramos campeões, porque o Braga não conta, mesmo estando 8 pontos à nossa frente . E quem não pensar assim é porque se deixa influenciar pelos Manhas e pelos Delgados.

Antonio: o Licha sempre que jogou na sua primeira época mostrou logo que estava ali jogador. Há uma grande diferença entre isso e as pálidas exibiçõs do Prediger.

Bernini disse...

Digam-me sinceramente... conseguem ver jogadores como Guarin, Tomás Costa, Valeri, Orlando Sá, Farias, Belluschi, Prediguer ou Miguel Lopes a pegarem de estaca no Porto e a contribuírem decididamente para a conquista do campeonato no próximo ano? Não vai ser com um novo treinador que estes jogadores vão passar a ser grandes referências...milagres não existem... Com isto quero dizer, e julgo que a maioria tem a noção disso, é que o Porto terá de adquirir jogadores para a primeira equipa, já que o deficit de qualidade é muito, e a fórmula tá encontrada, é a mesma do verão de 2002... e isso significa apostar em jogadores do nosso campeonato...

Filipe Sousa disse...

pc, não foi por causa da "máquina" ou do túnel, que empatámos em Paços de Ferreira, perdemos com o Marítimo, empatámos com o Leixões e Olhanense ou fomos ao estádio da luz jogar com 3 trincos; e de certeza absoluta que não foi senão por culpa própria que fizemos aquela exibição miserável em Alvalade ... Só porque o Pinto da Costa disse que este plantel tinha sido "muito bem pensado", isso não significa que tal seja um verdade absoluta e inquestionável. Se os outros estão à nossa frente por mérito próprio, não sei. Que nós estamos em 3º, porque não tivemos arte nem engenho para mais, disso tenho a certeza.

Filipe Sousa disse...

E para que conste, o Varela foi uma excelente contratação, e que se saiba nunca foi referenciado pelos olheiros do CR.

rogério paulo almeida disse...

Caro Alexandre Burmester, gostei da sua ironia para comigo... e, apesar de pouco ou nada conhecer a meu respeito, tal como eu também não conheço sobre Filipe Sousa, ou mesmo sobre si, "faça-me, ao menos, a justiça de considerar que eu penso por mim próprio e não estou a ser influenciado por uma qualquer máquina de propaganda". Tal como diz: "há-as para todos os gostos e feitios".

Quanto ao milhão de Euros de que falei... reconheço a deficiente leitura e interpretação da minha parte... por isso aqui faço "mea culpa".

Em relação à questão dos préstimos dos olheiros do CR... bem... lá vou eu falar de novo na "máquina de propaganda". Parece então que apenas contratamos Falcao e Álvaro Pereira porque os nossos amigos já andavam atrás deles!? Das duas uma então... ou é a tal "máquina de propaganda" a influenciar no seu melhor, ou é simplesmente desonestidade intelectual. "Cada cabeça, sua sentença".

Qualquer adepto de futebol, que acompanhe jogos dos Campeonatos Europeus, Liga dos Campeões e Campeonatos da América do Sul, conhecia estes dois jogadores bem antes de eles virem para cá, fosse para nós, fosse para eles. Eu não sou olheiro de nenhum clube nem pertenço a staff algum e, no entanto, tal como muitas outras pessoas, já os conhecia. Mas claro, eles foram contratados apenas porque certo clube os queria e não porque sabiamos da sua existência e necessitávamos dos seus préstimos.

Aliás, há até referências sobre Falcao, ligando-o ao nosso Clube, há mais de ano e meio. Quanto a Álvaro Pereira... as propostas do A.C. Milan para a compra de Cissokho não se iniciaram nos 15 Milhões, logo, estavamos mais do que de sobreaviso e preparados para avançar para o uruguaio, caso alguma dessas propostas realmente se efectivasse.

Mas deve realmente ser por seguirmos os olheiros do CR e os pasquins liboetas que conseguimos contratar bons jogadores e ganhar Campeonatos atrás de Campeonatos.

Já viram a equipa que poderiamos ter, se, à preciosa ajuda dos tais olheiros do CR pelos quais nos seguimos e aos laborosos préstimos dos pasquins lisboetas, juntássemos 80 Milhões de Euros de empréstimos em apenas um ano (Obrigacionista e Papel Comercial), e ainda uma década de receitas futuras dadas como garantias para outros empréstimos bancários obtidos para a compra de jogadores?

Por falar nisso, mas porque era um jogador que nos interessava, tal como Falcao e Álvaro, se a proposta de 18 Milhões por Lucho tivesse acontecido duas semanas antes, Ramirez era nosso.

Um abraço

Mefistófeles disse...

" Se os outros estão à nossa frente por mérito próprio, não sei. Que nós estamos em 3º, porque não tivemos arte nem engenho para mais, disso tenho a certeza."

Nem mais ! Pessoalmente até acho que aos outros a encomenda saiu melhor do que pensaram, não foi planeamento nenhum. Acertaram com o Jesus, meteram a carne toda no assador e manipularam bem a Liga e a APAF. Pudera ! É a táctica do tudo ou nada, empenhados como estão, tinham que ser campeões a todo o custo. O Regime aplaude, porque assim ninguém contesta a vergonhosa situação em que o País se encontra. É uma fórmula velha, descoberta por um senhor que caíu da cadeira.

E que foi excesso de confiança nosso e profunda incompetência, também não duvido. E é sobre isso que temos que reflectir.

Essa dos olheiros do CR também não engulo. Olheiros bons, reconheço há muitos anos aos Calimeros. Se os do CR fossem mesmo bons, um Jardel ou um Deco nunca lhes tinham escapado.

Bernini disse...

Teriamos ficado a ganhar mais com um Nené e um Alonso do que com um Falcao e um Álvaro pereira...

Pedro disse...

Para avaliar a qualidade das contratações temos de subtrair os acontecimentos recentes e recuar a Janeiro ou Fevereiro.

Não dá para avaliar se um reforço é bom ou não quando a equipa no seu todo está desacreditada, sem confiança e sem apoio. É essa a situação presente.

Recuando uns meses diria que do volume de contratações algumas correram mal, mas outras nem tanto.

Álvaro Pereira para mim é um jogador jovem mas lateral já feito, sobe bem, defende e possivelmente é um dos bons laterais esquerdos da actualidade, Ruben Micael caiu de forma, mas logo de início deu indicações de ser um excelente reforço e uma alternativa muito interessante para o meio campo. Do Varela e do Falcão nem preciso falar porque se tratam de unanimidades.

Sinceramente, e aproveitando a boleia do comentário do Rogério Paulo, se tivéssemos o Ramires (que para internacional A brasileiro e titularíssimo do Cruzeiro por modestos 7,5 milhões seria efectivamente barato) teríamos tido uma equipa forte, jovem, valiosa e possivelmente campeã.

Agora eu acho que existe pouca presença das nossas relações externas em campo no mercado e talvez demasiados negócios com empresários. Parece-me a conclusão a tirar pela diversidade de origens (clubes anteriores e não nacionalidades) que das duas uma: ou os olheiros correm o mundo todo ou então entregamos os negócios à bondade dos empresários - sendo esta segunda hipótese, estamos com um grave problema.

Já agora e como estamos em comparação de valores. Recorde-se que o benfica aumentou o capital social em 45 milhões, dos quais 30 e qq coisa estarão subscrever, mas que o retiram da situação de falência técnica, e ainda assim tiveram que inventar uma venda de 22 milhões a um fundo do qual o benfica é inclusivé um dos subscritores para ter algum equilíbrio de contas.

Estivéssemos nós assim, seria o equivalente a ter comprado tudo o que eles compraram, o que nós compramos e ainda mais qualquer coisita.

Anónimo disse...

Rogério Paulo Almeida comentou: "Mas deve realmente ser por seguirmos os olheiros do CR e os pasquins liboetas que conseguimos contratar bons jogadores e ganhar Campeonatos atrás de Campeonatos."

Mas alguém por aqui disse tal coisa? Isso é uma habilidade retórica de sua parte, caro leitor.

E já agora, já que está tão certo que teríamos comprado Falcao e A. Pereira mesmo sem o interesse do Benfica (eu ignoro se sim, se não), acha que algum dia teríamos contratado Hugo Leal, Kenedy, Panduru e Pedro Henriques se nenhum deles alguma vez tivesse jogado no Benfica?

rvaz disse...

Boas

Temos que acabar com estes mitos. Hoje em dia centenas de jogadores são oferecidos a ambos os clubes. O FCP não rouba jogadores, simplesmente paga mais, ou oferece prespectivas de valorização superiores. Não me acredito que o Airton não tenha sido oferecido ao Porto.
Neste país tudo o que sai do nosso clube é fraco. Acho que nós temos que abrir os olhos.

O Prediger só o vi jogar uma vez ou duas, não me pareceu jogador para posição 5. Não me pareceu mau jogador, mas é muito mais dificil entrar numa equipa a perder do que a ganhar.
Nós temos grandes jogadores. Por exemplo o Valeri é grande jogador(esquecendo o problema das lesões) neste sistema de jogo é banal.

Um abraço a todos

rogério paulo almeida disse...

Caro Alexandre,

Parece que estou tão certo que os adquirimos porque realmente os quisemos e necessitavamos deles como o senhor de que só os adquirimos pelo interesse manifestado pelo Benfica. Como falou há pouco: "cada cabeça, sua sentença". Mas parece que não é válido para todos. Poderei ter a minha própria opinião, ou terei que concordar integralmente com o texto e também com a sua?

De qualquer forma, eu também nunca disse que jamais tentamos e conseguimos "desviar" algum jogador deles... Agora dizerem que devemos agradecer aos olheiros do CR alguns dos bons jogadores que temos, pagos pelo que geramos, isso não, e é realmente intelectualmente desonesto.

Por falar em retórica... incluir na mesma discussão as situações de Hugo Leal, Kenedy, Panduru e Pedro Henriques, não lembra ao Diabo. Não vejo semelhança alguma. Hugo Leal estava no Atlético de Madrid e tornou-se um jogador livre. Kenedy estava no Paris S.G. e veio a reboque da transferência de Edmilson para os Franceses. Panduru e Pedro Henriques eram jogadores livres. O que têm estes casos que ver com os famosos olheiros do CR? Nada.

Mas falando novamente em habilidades retóricas, porque não citou Deco, Maniche? Parece que os olheiros e treinadores deles não viram nada no Deco. Conseguimos colocá-lo no Salgueiros, em surdina, mas o destino estava já traçado, as Antas. E Maniche? Veio como jogador livre, dispensado. Ainda bem que vieram, não? Dois dos nossos grandes Campeões Europeus, e que nos renderam ainda 37 Milhões de Euros.

Só falta dizer que contratamos Jardel porque os olheiros do CR o viram jogar, e nós, como estamos sempre muito atentos aos jornais lisboetas, fomos logo atrás "armados" em espertos, só para estragar o negócio. E já agora também o Anderson e o Ibson. É que por momentos também houve rumores que apontavam outro destino para esses dois... adivinhem qual. Provavelmente apenas vieram graças à sagacidade dos olheiros do CR e por causa dos tais rumores... Tanto um como o outro até eu próprio já os conhecia, mas lá na SAD com certeza nem sabiam da existência deles. Ah... já sei... neste caso como são bons jogadores teremos que dar o mérito a Jorge Mendes!

"Máquina de propaganda", desonestidade intelectual, retórica ou seja lá o que for... fica ao seu critério... pois "cada cabeça, sua sentença"...

Cumprimentos

Azulantas disse...

A questão dos jogadores nunca pode ser medida isoladamente da equipa e do desempenho desta.

O Cristiano Ronaldo é grande craque mas na Selecção são raros os jogos em que lhe vemos o génio.

Do mesmo modo o Bolatti não nos serviu mas já serve à Fiorentina. Provavelmente o Valeri vai seguir-lhe as pisadas, e o Prediguer idem aspas.

O que podemos desejar é que no futuro o "risco" incorrido" em cada contratação seja um pouco mais conservador, tal como aconteceu com o Rubén Micael ,e com os jogadores que Mourinho adquiriu no defeso de 2002.

E depois que a equipa técnica tenha humildade e inteligência suficientes para fazer omoletes com os ovos de que dispõe, em vez de forçar a tentativa de bacalhau com batatas.

Anónimo disse...

Caro Rogério Paulo Almeida,

Em parte alguma eu disse ou dei seuqer a entender que tem de concordar om o que quer que seja. Estamos apenas a trocar opiniões, acho eu.

A tese dos olheiros do SLB não é minha, é do Filipe Sousa e eu não a partilho, embora ache que ela encerra alguma ironia.

A expressão "desonestidade intelectual", essa, não é minha nem do Filipe, é sua.

O facto comum ao Hugo Leal, Kenedy, Pedro Henriques e Panduru era terem todos sido jogadores do Benfica. Claro que os que transitaram directamente do SLB para o Porto tinham de estar livres, de outro modo nunca teriam vindo. E podemos, já agora, juntar-lhes o Sokota e o Jankauskas. Mas isto nada tem a ver com olheiros, mas sim com a nossa indesmentível tendência para contratar jogadores ou ex-jogadores do Benfica (os números falam por si, e no lado positivo podemos também acrescentar o Yuran e o Kulkov). Ou, se calhar, é uma mera coincidência.

Não creio que essa tendência de ir buscar jogadores ou ex-jogadores do Benfica tenha sido determinante nas contratações de Deco e Maniche, especialmente no caso do segundo, que parece ter sido uma indicação do Mourinho. Mas se foi, ainda bem.

Obrigado pela atenção e faz o favor de nos prestar.

Anónimo disse...

"que faz o favor de nos prestar".