segunda-feira, 22 de março de 2010

Ex-portistas no Marselha x Lyon


Ontem à noite a SportTv transmitiu o Marselha x Lyon. É sempre bom poder recordar jogadores que vestiram de azul-e-branco – Lucho, Lisandro e Cissokho – e, particularmente, a saudosa dupla argentina, que foi o verdadeiro esteio do mais recente Tetra-campeonato ganho pelo FC Porto.
Ainda na ressaca da final da Taça da Liga, e ao ver o jogo entre os dois olympiques, houve várias interrogações para as quais não encontro uma resposta satisfatória:

1) Era mesmo inevitável ter concretizado a venda do Lucho no último dia do exercício 2008/09 (30 de Junho de 2009)? Inevitável para quem? Para o Lucho ou para a SAD portista?
Ainda hoje me faz confusão quando ouço/leio o Lucho a dizer que pensou terminar a carreira no FC Porto e me recordo de, em Maio de 2009, a comunicação social fazer primeiras páginas com a notícia de que el comandante tinha comprado uma casa nova no Porto.

2) Em Julho de 2007, o jornal desportivo ‘Olé’ interrogava-se sobre os motivos que levavam a SAD portista a explorar o mercado argentino. O director-desportivo Antero Henrique explicava: “Os argentinos são jogadores de espírito combativo, profissionais muito aplicados e capazes de lutar por objectivos sérios. Têm coração, garra, sangue e isso, em Portugal, é muito valorizado. São jogadores que querem ganhar sempre”.
Assim, depois do sucesso que foram as contratações de Lucho e Lisandro, a FC Porto SAD apostou em força na contratação de jogadores argentinos e dessa extensa lista fazem parte: Mariano Gonzalez, Ernesto Farias, Lucas Mareque, Bolatti, Tomás Costa, Benitez, Belluschi, Valeri e Prediguer.
Ora, não tendo sido propriamente baratos - a SAD investiu dezenas de milhões de euros (passes, comissões, salários, etc.) nestes “activos” - porque razão nenhum dos argentinos pós-Lucho/Lisandro mostrou qualidade suficiente para se afirmar como titular indiscutível do FC Porto?
Existe a ideia que o FC Porto tem um departamento de scouting muito competente e que a SAD, supostamente, possui excelentes contactos com os empresários que controlam o mercado argentino. Se assim é, quem observou e pré-escolheu estes jogadores?

3) Ontem, no relvado do Vélodrome, actuaram três jogadores cujos passes foram vendidos pela FC Porto SAD por 57 milhões de euros. Este encaixe, feito pela SAD no defeso passado, foi bem aplicado no reforço do plantel? O actual plantel portista dá garantias para o futuro?

32 comentários:

Bernini disse...

"Existe a ideia que o FC Porto tem um departamento de scouting muito competente e que a SAD, supostamente, possui excelentes contactos com os empresários que controlam o mercado argentino. Se assim é, quem observou e pré-escolheu estes jogadores?"

A coisa que eu mais queria era saber quem foi o responsável pela contratação do Benitez... quem o observou e deu o seu aval para a contratação... se é que alguma vez foi observado...

Luís Carvalho disse...

"Era mesmo inevitável ter concretizado a venda do Lucho no último dia do exercício 2008/09 (30 de Junho de 2009)? Inevitável para quem? Para o Lucho ou para a SAD portista?
Ainda hoje me faz confusão quando ouço/leio o Lucho a dizer que pensou terminar a carreira no FC Porto"

A confusão parte do próprio Lucho que, quando cá estava, repetia todos os anos que queria saír...

Quem viu o Marselha-slb, ficou esclarecido sobre a "falta" que ele faz.

Também havia muitos que diziam que, com o Fernando em campo, não seríamos goleados.
Até ontem.

Continua a haver gente que só acredita vendo.

SecretHell disse...

Eu gostaria de ver um artigo de investigaçao jornalistica sobre as pessoas que enriqueceram desde que existe a FCPorto , SAD..
Qualquer pessoa vê que existe um parasitismo comissionario na Sad...deve haver uma competiçao interna a ver quem ganha mais com comissoes, etc...este vicio instalado é perfeitamente visivel! o sucesso desportivo está claramente em segundo lugar neste momento...é preciso limpeza urgente!

Pedro disse...

Se em 10 anos o clube não ganha em 2... limpe-se tudo, investigue-se tudo. São todos burros, corruptos, e nada percebem de futebol. Nem sei como somos dos melhores clubes europeus dos últimos 30 anos. Deve ter sido obra de DEus...

A única coisa similar a parasitismo é a tendência de alguns adeptos em não aceitarem derrotas e a não valorizarem as vitórias. Se ganhamos 4 titulos seguidos é porque os outros são fracos, se não ganhamos o 5º é porque fomos incompetentes e é preciso despedir todos. Haja pachorra.

E ontem não fomos goleados mesmo com o Fernando, fomos goleados porque numa final de alto nivel o treinador do FCP optou pelo 3º GR da equipa. E porque em 8 avançados, temos 5 lesionados, e o Rodriguez joga com uma rotura mal curada.

Façam um exercicio mental e suspendam o DiMaria por 4 meses. Partam o perónio ao Ramires, uma rotura de ligamentos no Saviola, um entorse no joelho para o Aimar, uma suspensão de 4 meses par ao MAxi. E digam-me onde estaria o SLB agora?

Mesmo com todos os erros da SAD, do treinador, dos jogadores, esta foi uma época infeliz. E com toda esta porcaria os portistas esqueceram-se dos túneis, e das arbitragens que ajudaram á festa.

D.Liberal disse...

Caro Bernini,

Já agr além do interessante exercício que propõe acerca do benitez, seria muitíssimo interessante saber quem contratou o lucas mareque também...

DL
(61100)

Anónimo disse...

Pedro disse: "...uma rotura de ligamentos no Saviola,...".

O Mariano, se vem aqui ao blogue, vai ficar todo inchado de se ver comparado ao Saviola! : -)) Essa foi a melhor do ano, caro Pedro. Felicito-o pelo modo como é capaz de manter o sentido de humor numa hora tão negra!

SecretHell disse...

E digo mais : há 2 anos atras os super dragoes fizeram varios protestos contra a politica comissionaria da Sad...e de um momento para o outro eles calaram-se ...tendo em conta que os negocios duvidosos continuaram e ate aumentaram concluo que o silencio destes foi comprado...alias eles estáo como a direcçao :muito calmos ! o que tendo em conta o que fizeram com o Assunçao e o Co Adrianse é estranho!!

Bernini disse...

D.Liberal,

Com essa sua observação acabei de chegar a uma conclusão... é que é muito provável que o observador do Benitez tenha sido o mesmo do Lucas Mareque...lol pelo menos isso já sabemos!

Cumprimentos!

André Oliveira disse...

Nem de propósito, veio mesmo a calhar..

http://misticadodragao.blogspot.com/2010/03/comecou-logo-mal.html

Este post é a resposta á tua pergunta.

Unknown disse...

"Assim, depois do sucesso que foram as contratações de Lucho e Lisandro, a FC Porto SAD apostou em força na contratação de jogadores argentinos e dessa extensa lista fazem parte: Mariano Gonzalez, Ernesto Farias, Lucas Mareque, Bolatti, Tomás Costa, Benitez, Belluschi, Valeri e Prediguer."

Mariano 3m, Farias 4m, Mareque 1m, Bollati 1.5m, TCosta 4m, Benitez 1m, Belluschi 5m, Valeri 0m, Prediguer 4.7m. No total dá 24.7milhoes!!!! Isto so contando com as % q a FCPorto SAD tem dos respectivos passes, se assim nao fosse ascenderiamos aos 35milhoes! será q de um momento para o outro os olheiros do porto começaram a ver mal? nao me cheira.. é sim falta de trabalho e acompanhamento dos mercados ou relacionamentos (comissioes) empresarias com a SAD.. q ha uns anos para é a maquina de fazer dinheiro fácil do Norte! depois de tantos títulos vamos cair assim? dar todo o nosso brilho ao rival? e se eles agora forem tri ou tetra?

Amigos, vi o jogo Palermo - Inter e andava la um jogador chamado Pastore.. No verão surgiu algum interesse do fcporto e do man united por este jovem de 20anos! o fcporto nao o contratou pr 9milhoes (100%)... so vos digo isto.. e um excelente jogador.. c uma visao de jogo acima da media, velocidade e técnica.. 8x melhor q Belluschi e 4x melhor q Ruben Micael!

Sim porque o porto é tao limitado tao limitado q ate tem q ir roubar adversarios aos outros (sporting e ja tinha estado sob observaçao no benfica)! sinceramente isto ja me irrita e so prova a incompetencia da SAD!

Ha uns anos para cá a SAD do fcporto tem sido incompetente, ponto final.

Uminho1 disse...

Essa história do Lucho e Lisandro é um mito que repetem até à exaustão para ver se é verdade. Comparem a campanha do ano passado com a deste ano até ao desastre de Alvalade e digam onde estava a diferença? Nessa altura ainda tínhamos menos pontos do que este ano.

Aliás,há aí um blog portista que fez essa comparação.

O nosso grande problema chamou-se Benfica. Se o ano passado tivéssemos um Benfica assim competitivo nem São Lucho nos salvaria. Aliás, o ano passado só disparámos na recta final mesmo com um Benfica anedótico comandado pelo Quique. Já o ano passado havia muito coisa mal.

E digo isto sem querer tirar nenhum valor ao jogador, mas a forma como tentam sobrevalorizar a sua presença não faz qualquer sentido. Pensei que o exemplo Marselha tivesse elucidado alguns.

Pedro disse...

Algo parece de facto muito estranho com as recentes contratações argentinas. E há um outro facto estranho em relação ao Falcão ter sido comprado depois do interesse benfiquista.

Dá a entender uma de duas coisas - ou o mercado sul-americano está a ser muito mal avaliado pelo scouting do Porto, ou efectivamente as coisas foram dificultadas para o nosso lado por parte do empresários/clubes sul-americanos. Dá ideia de que, como o Porto foi vendedor de grandes jogadores por valor muito alto, que talvez para novas compras de jogadores haja um preço muito inflacionado se for o Porto o comprador.

E o Falcão tendo vindo depois de o Benfica rejeitar, parece uma coisa do género - o Porto a pegar um negócio proposto a outro clube, porque se calhar, se era o Porto a negociar em primeira mão, o preço pedido seria outro.

Custa-me por exemplo a entender como o Ramires, que já era internacional A (e titular pela equipa principal) pelo Brasil custou ao Benfica 7,5 milhões. Contratar um jogador como o Ramires não é sequer um exercício de scouting - scouting seria correr campos secundários à procura de talentos desconhecidos.

Ou há gente ligada ao Porto que está a enriquecer com negócios pouco claros ou o que custa para o Benfica 10, custa 15 para o Porto, porque talvez haja noção de que no Porto haja maior pode de compra.

Miguel Teixeira disse...

Somos administrados por ladrões. (ponto)

Há muitos anos que essa gentalha não me come por lorpa. Como portista, só espero pela mudança de mentalidades baseado numa real mudança de pessoas.

É tão fácil mascarar os problemas, servindo a cabeça do Jesualdo numa bandeja...desculpando quem nos últimos anos hipotecou, provavelmente de forma definitiva, o futuro do FCP. Daqui a uns anos façam novamente as contas...

Impressiona-me a quantidade de portistas que não percebe o que aí vem...

amorim disse...

Trazer este tipo de assunto nesta altura dificil para o FCPORTO é de muita falta de amor ao CLUBE.
O FCPORTO tem de ser mais q uma época infeliz...

Duarte disse...

"O actual plantel portista dá garantias para o futuro?"

É óbvio que não. Como já aqui escrevi para o ano temos uma de duas alternativas: ou a direcção aposta forte no reforço da equipa, contratando 7 ou 8 jogadores com capacidade para pegar de estaca no onze, e para isso teremos de comprar jogadores de valor inquestionável - não só em Portugal, como principalmente no estrangeiro -, ou então assumimos que será praticamente impossível sermos campeões e ficamos confinados à luta pelo segundo lugar.

Santiago Salas disse...

Concordo absolutamente com o 4º comentário (Pedro).
Tanta gente com falta de "pés no chão". Mas está tudo louco ou andam infiltrados no meio dos blogues do FC Porto?
Parece-me mais a 2ª opção. O pessoal do clube do bairro de benfica deve andar aqui a ver se vira os Portistas contra o único presidente vivo com um palmarés tão rico como o do presidente do FC Porto.
Parece que ele tem obrigação de acertar sempre na compra de jogadores e que deve despedir treinadores a pedido de adeptos ou que deve andar a desgastar a imagem do clube com constates ataques aos organismos reguladores. Já pararam para pensar que pode haver uma estratégia a decorrer e que no plano desportivo a coisa não correu muito bem (afinal estamos em 3º lugar, não a meio da tabela) mas o plano pode trazer num futuro próximo outros resultados.
CALMA.
Até parece que há algum clube no mundo que ganhe todos os jogos e todas as competições e que todos os anos renova a espinha dorsal da equipa, recebendo largos milhões, e mesmo assim ganha sempre. JUÍZO.
Não se ganha sempre nem se acerta sempre. Há erros com certeza, opções que saíram furadas, agora, por em causa quem tanto deu (e provavelmente tb já tirou, porém o balanço é de certeza muito favorável para o clube) ao clube e quem tanto é atacado constantemente pelas mentes opinadeiras vermelhas lisboetas?
EU CONFIO NO PINTO DA COSTA SEMPRE E ENQUANTO ELE LÁ QUISER ESTAR E TENHA SAÚDE PARA SE LÁ MANTER.

Pedro disse...

Correndo o risco de ser polémico e contrário às opiniões da maioria .. eu acho que Lucho, Lisandro e Cissokho foram bem vendidos. O porto não é o Barcelona ou o Man.United e tem mais é que vender com propostas de 15, 20 ou 24 milhões.

E não tendo uma estruturas de receitas tão grande já nos habituou a perder os melhores de tempos a tempos. Para ter jogadores por mais tempo, só se esses não despertássem interesse de clubes maiores, ou seja só sendo jogadores fracos.

Este ano por exemplo deve ser bem mais fácil manter a equipa, porque não deve haver muito interesse nos nossos jogadores.

O problema maior do futebol é como é feita a avaliação, e estarmos a jogar com a saúde financeira (e consequentemente com a saúde desportiva) com critérios de avaliação económica de jogadores que ninguém entende.

Qual é o critério para avaliar um Tomás Costa em 8 milhões de euros? Até acredito que valha mais, mas sinceramente escapa-me a razão para uma avaliação assim - será porque se acredita que ele será vendido por mais que isso? será por dados estatísticos? Será porque o empresário/antigo clube só o vende por esse preço e não existe alternativa para essa posição?

Talvez o problema de contratações seja falta de presença e nesse sentido, existe um cargo - director de relações externas, cuja função talvez fosse essa mesmo, visitar clubes amigos de tempos a tempos (Brasil e Argentina, já que de lá vêm tantos) e perceber quando eles poderiam largar as suas pérolas a preços melhores. E se não são amigos que passem a ser. Porque os negócios que nos chegaram parecem mais negócios de empresários - jogadores de múltiplas proveniências e de resultado sempre aleatório.

ricardo disse...

acredita que tomas costa valha 8 milhoes de euros :O WTF?

claro que este ano vai ser mais facil manter o plantel...o problema é mesmo esse! ninguem pega, como e logico, nestas mocas :\

Anónimo disse...

Adolfo Dias declarou:"EU CONFIO NO PINTO DA COSTA SEMPRE E ENQUANTO ELE LÁ QUISER ESTAR E TENHA SAÚDE PARA SE LÁ MANTER."

Nem sequer és muito original, mas de qualquer modo, fixe para ti!

Anónimo disse...

A questão do Tomás Costa nem são os 8M, mas sim, como já foi escrito neste blogue, que demos recentemente à volta de € 4 M por 20% do passe dele, o que o avalia em € 20 M!!!! E depois, vêm-nos dizer que se calhar há um plano, se calhar há uma estratégia, "esta SAD já nos deu muitos motivos para acreditar nela", e blá, blá, blá. Alguém é capaz de explicar um negócio como esse do Costa (sem a tua explicação, Pedro, de que esse preço dos 20% poderia estar fixado desde o início, porque acho que essa hipótese não melhora as coisas).

Santiago Salas disse...

ó david
é impressão minha ou só vens aqui implicar com a opinião dos outros? Ou és dos tais infiltrados?

« David disse...

Pedro disse: "...uma rotura de ligamentos no Saviola,...".

O Mariano, se vem aqui ao blogue, vai ficar todo inchado de se ver comparado ao Saviola! : -)) Essa foi a melhor do ano, caro Pedro. Felicito-o pelo modo como é capaz de manter o sentido de humor numa hora tão negra!

22 de Março de 2010 16:45»


«David disse...

Adolfo Dias declarou:"EU CONFIO NO PINTO DA COSTA SEMPRE E ENQUANTO ELE LÁ QUISER ESTAR E TENHA SAÚDE PARA SE LÁ MANTER."

Nem sequer és muito original, mas de qualquer modo, fixe para ti!

22 de Março de 2010 19:20»

Paulo Marques disse...

"Sim porque o porto é tao limitado tao limitado q ate tem q ir roubar adversários aos outros"
Se há coisa que não vi, foi um comentador ou um blog de futebol que não falasse no Rúben desde o início da época. Que, graças à pressão e esforço físico, estourou cedo: ou seja, incompetência e falta de alternativas.
"EU CONFIO NO PINTO DA COSTA SEMPRE E ENQUANTO ELE LÁ QUISER ESTAR E TENHA SAÚDE PARA SE LÁ MANTER."
Eu confio nele quando deixar de andar com as bimbas e começar a violar as proibições da liga. E deixar de comprar só toscos. Um Benitez ou dois de 4M€ por época ainda vá. Um banco inteiro, nem por isso.

Pedro disse...

@Adolfo,

A comparação não é entre qualidade de jogadores como é obvio. Ou eu achava que era óbvio.

A comparação está nas soluções que oferecem aos treinadores, e nas posições que podem efectuar. Repare que neste momento Jesualdo tem... 0 extremos.


Ps: Pessoalmente acho que o Saviola não é grande espingarda. Meia perna do Lisandro vale por 2 dele.

José Rodrigues disse...

A importancia do Lucho na equipa ia muito para além da sua valia individual: era uma peça fulcral para garantir estabilidade ao modelo de Jesualdo. Para sair o Lucho também devia ter saido Jesualdo, como disse em Agosto.

Cissokho estava vendido no fim de Junho mas o negócio gorou-se com uma chico-espertice do Milan. A 3 tempos conjurou-se uma venda do Lucho ainda antes do fim do mês, e por valores que não eram irrecusáveis.

Constato apenas que se a venda tivesse tido lugar 2 semanas mais tarde teria havido menos cerca de meio milhão de euros de bónus para os administradores da SAD (% de bónus sobre o lucro do exercício, q terminou a 30 de Junho).

Coincidência apenas? Possivelmente. Mas depois do que já tínhamos visto com a venda do R Carvalho (testes médicos e anunciado em Londres já bem em Julho, venda registrada como sendo em Junho), talvez não.

Pedro disse...

@David,

Diz-me uma SAD ou direcção no mundo, que não se engane em jogadores várias vezes por ano.

Diz-me uma que conheças que acerte tantas vezes como o FCP ( vê os valores das transacções). Se mesmo assim insistes nessa teoria de que a SAD nada vale... vai pra lá tu. Ou encontra um exemplo de um clube que demonstre ser melhor que nós.

E não fales do SLB... esses acertam 1 vez por época com estratégias financeiras de loucos que os colocam em falência técnica perpetua.

O debitar ódio e desconfiança na SAD é muito fácil. Olhar para a história já é mais dificil, implica pensar um pouco.

miguel87 disse...

Aos que estão a colocar em causa a valia da (quase) totalidade dos reforços das 2 últimas épocas, coloquem esta questão: será que estão a ser potenciados de modo a renderem o que podem?

Deixo só um exemplo prático: vejam o que jogavam grande parte dos jogadores do benfica a época passada com o Quique Flores e o que jogam agora esses mesmos sob o comando do azeiteiro ruminante.

Anónimo disse...

Pedro,

Não respondo a argumentos falaciosos do género "vai pra lá tu", que apenas demonstram que se te esgotam as munições. E ainda menos me apetece responder a quem parece achar-se com o monopólio do "pensamento".

Além disso, isto não é um forum.

Abraços respeitosos

Anónimo disse...

Adol Fodias: é impressão tua.

miguel87 disse...

Quanto ao Lucho, o José Rodrigues diz quase tudo com isto:

"A importancia do Lucho na equipa ia muito para além da sua valia individual: era uma peça fulcral para garantir estabilidade ao modelo de Jesualdo."

Era notório que Lucho esteve a maior parte do tempo debilitado, ou pelo menos longe da forma fisica ideal, mas pelas suas caracteristicas enquanto jogador, era a garantia do rendimento minimo do modelo deste treinador.

Agora o que extrapola todos os limites é a insistência de um treinador num modelo para o qual não dispõe de interpretes, sacrificando ao mesmo tempo o potencial desses mesmos interpretes em prol desse modelo inócuo e obsoleto.

Pedro disse...

Ricardo,
Não disse que o Tomás Costa valia 8 milhões, mas acredito que alguém tenha pensado que valia por algum critério que me escapa. Foi exactamente isso que escrevi. Agora eu não sou empresário, não sou dirigente, e não sei como está o mercado. O que disse e repito, é que há coisas que parecem ter corrido mal nas contratações e fazem pouco sentido. Acredito que uma equipa de orçamento "europeu" possa "deitar fora" 5/10 milhões num jogador que pode não dar certo. No porto não faz sentido. Não há receita para isso ... e para vender 3 bons jogadores para comprar 10 maus ... era melhor estar quieto.

David,
Eu não consigo explicar a compra de 25% do passe do T.Costa por quase 5 milhões. Por isso imaginei uma hipótese menos má que significásse a compra de 100% por 8 milhões com um negócio que é até um pouquinho menos claro.

Pedro,
Tens razão em relação ao facto de uma SAD poder errar. Mas há bem pouco tempo aconteceu algo similar que parecia ter sido suficiente para vacinar a SAD. Lembro do Quintana, do Ibarra...

E desta vez, o que foi claro é que, apesar dos jogadores serem quase todos sul-americanos, eles vêm da Roménia, Japão, Grécia, Brasil, Argentina, etc... O que se pode concluir é que, o Porto provavelmente não fazendo prospecção no mundo todo, entregou o negócio das contratações nas mãos de terceiros (empresários). Não digo que os empresários não sejam importantes, mas convém ter limites.

José Rodrigues,
Você tocou num ponto importante. Eu acho muito bem que direcção seja paga porque lhe exigimos profissionalismo e dedicação. E aquela história do LFV de que não é remunerado é uma balela para encher os olhos dos cegos com areia. Mas estas gratificações sobre os lucros causam-me muita estranheza. Porque afinal de contas o Porto ainda acumula resultados líquidos negativos, e só faz sentido remunerar com prémios se houver uma estrutura que dê lucro com regularidade ou pelo menos que acumule lucro desde a fundação e tal não se verifica.

Santiago Salas disse...

falando este post do Marselha e quando agora vão de certeza falar das claques do FC Porto e da "barbarie" que esses arruaceiros do Norte são e esquecendo convenientemente os NN Bois e o compadrio dessa claque de criminosos com o luis filipe orelhas, deixo aqui um link de um blog com um artigo muito interessante.

http://oantilampiao.blogspot.com/

Bernini disse...

É importante é não esquecer que esta época o Porto tem o maior orçamento de sempre! E todos perguntamos... como isso é possível??
Há aqui portistas que parecem que estão aptos a transformarem-se em adeptos tal como aqueles benfiquistas que só vivem do passado. Nós não podemos viver do passado, temos de viver do presente e do futuro. E sentimos que neste momento nos foge o tapete do chão.
As lesões na equipa não explicam nada. O plantel do Porto é desequilibrado, tanto em qualidade como em soluções, não é preciso ser especialista para perceber isso! Os reforços dos últimos 2 anos têm sido uma nulidade, com a excepção de Varela e Falcao. Mas isso não acontece por acaso, os jogadores não tinham mesmo currículo para vestir a nossa camisola... e quem me diz o contrário?
É óbvio que agora é muito fácil apontar o dedo, mas noutros tempos isto não acontecia. Um jogador como o Nené não nos tinha escapado... o Alonso teria sido a solução para o lado esquerdo da defesa, o Sougou já morava no Dragão, o Ruben Micael tinha vindo mais cedo... o problema é que esses reforços não garantiam comissões...