quarta-feira, 10 de março de 2010

E depois do adeus

A CL já foi, como era suposto acontecer. O jogo correu segundo o registo que vem sendo habitual na presente época.

1. A integração de NAC parece-me um erro de casting. Não porque o JF tenha pretendido reforçar o meio campo e jogar com tracção atrás, mas porque o NAC não é um jogador com rotina para aquele lugar.

2. A defesa é um permanente buraco, o que valida a preocupação de JF em meter alguém para fechar a zona central.

3. O FCP defende mal e ataca sem confiança. Muito correria, e pouco jogo colectivo. Apesar disso, tivemos um nível razoável de posse de bola.

4. O que não fomos capazes foi exactamente de conseguir fazer transições rápidas no ataque e na zona defensiva, pois não conseguimos pressionar, recuperar e ser agressivos.

5. Raramente ganhamos no um contra um e não houve cuidados com os jogadores adversários que pensam e criam o jogo.

6. Bruno Alves já deveria ter sido substituído: para defender o grupo, o jogador e o clube. Comparem as vezes que viram em jogo o veterano Campbell e quantas vezes viram em acção o nosso capitão. Não esteve em campo.

7. Uma mediocridade geral, com excepção de Helton. Quase todos os jogadores estiveram baixo do que podem, normalmente. Uma grande beiça e alguma frustração, porque há sempre uma luzinha de esperança a tremelicar, mesmo nos momentos mais improváveis.

8. E lá no fundo da minha alma, esperava que hoje acontecesse um espécie de ressurreição, como já tínhamos assistido no FCP/SCP (taça de Portugal) e no FCP/SCB.

Sei que é uma figura de retórica muito usada, mas não me sinto humilhado por termos perdido por 5-0. Todas as grandes equipas têm este tipo de desaires e sou do FCP com muito orgulho não só porque costumámos ganhar. Ainda sou mais portista nestes momentos. Nos maus momentos é que se vêm os amigos e a minha relação com o FCP é de paixão permanente.

Esse facto não me desobriga, bem pelo contrário, de tentar perceber o que se passa. Espero que hajam mudanças e não sejam cosméticas. O FCP está doente e precisa de curar-se. Têm a palavra os dirigentes. Ainda há muito para jogar e há que reabilitar o enfermo. Urgentemente.

Força Porto!

31 comentários:

André Oliveira disse...

" 6. Bruno Alves já deveria ter sido substituído : para defender o grupo, o jogador e o clube. Comparem as vezes que viram em jogo o veterano Campbell e quantas vezes viram em acção o nosso capitão. Não esteve em campo. "

Não concordo. O Bruno Alves não está em campo à, pelo menos, uns 10 jogos a esta parte. Já tinha falado disso com amigos, e neste espaço também. 90% das vezes que o fiz, fui "insultado" sob o argumento que era o capitão, e bla bla bla. Tenho pena que só agora é que os Portistas estão a reparar nisso. Apesar de tudo, por este andar o Jesualdo só o vai tirar da equipa quando acontecer outra "tragédia", ou então caso ele marque 1 ou 2 auto-golos..enfim.

http://misticadodragao.blogspot.com/

Luís Carvalho disse...

"(...) não me sinto humilhado por termos perdido por 5-0."

Infelizmente, caro Mário, certas derrotas, de tão pesadas, são humilhantes por si mesmas, independentemente daquilo que nós achemos delas interiormente.

O FCP, nosso clube, viu muito do seu prestígio internacional caír a pique, ontem, dia 9 Março de 2010.

Nuno Anunciação disse...

Nesta equipa há vários jogadores que já andam há algum tempo mais preocupados com o Mundial que aí vem do que com a época do FCP. Não é apenas o Bruno Alves. O Rolando, o Raul Meireles e ultimamente também parece que o Varela se juntou ao grupo. Esta falta de profissionalismo para como clube que lhes paga não tem qualquer desculpa. É certo que no mundial não vão ter problemas físicos e vão jogar bem. Oxalá o FCP os consiga vender porque já andam a meter nojo. A palavra certa é mesmo essa, NOJO!!!

RS disse...

Acho um pouco injustas as acusações de falta de profissionalismo e empenho a alguns jogadores. Prefiro acreditar que se tratam apenas de maus momentos de forma. Seja como for concordo que o Bruno Alves já deveria ter ido para o banco há bastantes jogos. E o Raul Meireles idem.

Coincidência ou não, houve ali um período de 3 jogos em que o Meireles não jogou por lesão e em que com a dupla Micael-Bellushi à frente do Fernando, parecia que a equipa tinha readquirido equilibrio e fluidez a meio-campo.

jbp disse...

Humilhante é a falta de atitude da maioria dos jogadores. Entraram todos "cagados" de medo. Ainda ontem vi o resumo do FCP x braga e é incrível como passamos do 80 ao 8 tão rapidamente. Que se passará no balneário da nossa equipa? Acho que a medida número 1 a adoptar seria treinos abertos aos sócios. No final da época espero que o antero (maior orçamento de sempre para isto?!), Jesualdo e vários jogadores vão embora e reerguer o Futebol Clube do Porto dominante e ganhador! FORÇA PORTO!

nobigdeal disse...

"Têm a palavra os dirigentes"

humm... será melhor esperar sentado?

nobigdeal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
mega disse...

Pego nas duas últimas frase do seu texto, que apoio totalmente: "Ainda há muito para jogar e há que reabilitar o enfermo. Urgentemente."
Por isso sou da opinião que se deveria já começar a preparar a próxima época... Sou da opinião que o prof. Jesualdo devia pôr o lugar à disposição e deixar o próximo treinador do PORTO tomar o pulso aos jogadores e começar a construir a equipa.. Agradeço, como qualquer bom portista, o trabalho do nosso treinador nos últimos 4 anos e até gostaria de o continuar a ver no clube noutras funções, mas está na hora de mudar... É só a minha opinião, e as opiniões valem o que valem....

Pedro disse...

1- A Helton é obrigatório juntar Falcao. O Homem jogou e quis jogar, lutou e correu até ao fim do jogo. Pena que ninguém mais tivesse a atitude dele.

2- É obvio que o FCP não pode ganhar sempre. Estamos mal habituados, somos um clube que ganha mais do que o normal, e lidamos mal com o não ser 1º. A equipa também padece desse mal, que será mesmo mal?

3- O FCP no ataque até consegue criar lances e ter qualidade. Já a nossa defesa é uma valente merda!! Lembro-me do final de época do Sapunaru no ano passado, do Cisshoko que era intransponivel, e dum B.Alves que era duma raça inquestionável. É obvio que o FCP precisa urgentemente de um grande lateral direito e de um grande central. Rolando não o é, nem nunca será.

4- O mais fácil é sempre questionar a atitude dos jogadores. Mas deviamos analisar o mais dificil. A qualidade geral do plantel, as competências dos treinadores ( alguém já contou o número de lesões musculares no FCP esta época?) e a falta de empatia com os adeptos.

Acho que nesta altura deviamos optar por analisar o lado dificil.

Pedro disse...

PS: E agradecer ao Jesualdo os 3 campeonatos que nos deu, sem esquecer das condições em que ganhou o 1º, e de milagres que foi fazendo com alguns jogadores.

O seu ciclo acabou é verdade, mas não esqueço que segurou o clube numa altura drástica, Apito Dourado, e defendeu o clube em muitas horas em que mais ninguém o fazia.

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
SecretHell disse...

Eu defendo que Jesuasno devia ser demitido e já ! nao no final da epoca...o ano passado por exemplo o recreativo levou 5 galgas do metalist ou apoel ou la o k foi e mantiveram o Florzinhas...o que aconteceu? nada ...nao ganharam nada e ficaram em 3 ou 4 lugar com estadios sempre vazios , etc...Nao podemos ir pelo mesmo caminho...Com Rui Barros á frente ate ao final da epoca as coisas so podem melhorar...

SecretHell disse...

Eu defendo que Jesuasno devia ser demitido e já ! nao no final da epoca...o ano passado por exemplo o recreativo levou 5 galgas do metalist ou apoel ou la o k foi e mantiveram o Florzinhas...o que aconteceu? nada ...nao ganharam nada e ficaram em 3 ou 4 lugar com estadios sempre vazios , etc...Nao podemos ir pelo mesmo caminho...Com Rui Barros á frente ate ao final da epoca as coisas so podem melhorar...

Pedro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pedro disse...

@SecretHell,

Discordo por 2 razões.

1- Apesar de tudo o Jesualdo merece disputar as finais que se avizinham, e mais quando sabemos que grande parte da culpa não é dele.

2- Esse tipo de despedimentos nunca resultou em lado nenhum a 8 jogos do fim. Só se justificaria se já tivessemos o próximo treinador (como fizemos com Mourinho). E neste momento tenho dúvidas que essa decisão já estivesse tomada.

Vamos mas é pensar em ganhar a Taça de Portugal e os 8 jogos que nos restam no campeonato.

Rapidinhas disse...

Falar do FCP 2009/2010?

Bem, por onde começar...

1) Esquema 4-3-3. Foram Comprados jogadores para um 4-1-3-2 e nunca se apostou a sério. A pré-época foi para aquecer?

2) Vendas e Compras. Agora vê-se, segundo a minha linha de pensamento do ponto 1, que foi pior a emenda que o soneto. Tentar por aquele plantel a jogar toda a época num esquema fica curto. Sobram médios e faltam alas.

3) Médios Defensivos. A definição de médio defensivo do JF é um defesa central com passe longo, não lhe comprem médios defensivos com toque de bola que ele devolve-os.

4) Lucho. Ao contrário do que muitos pensam, acho que o plantel desta época é dos melhores dos últimos anos. Um miolo de 3 jogadores sem o Lucho é uma nulidade, esta é fria verdade.

5) Para quem percebeu que todos os problemas decorrem do 4-3-3, parabéns.

SecretHell disse...

discordo compeltamente...
o impacto psicologico junto da equipa e dos adeptos seria positivo e quanto ao aspecto desportivo com Rui Barros ganhamos na mesma a Taça de Portugal e ficamso em 3º...nao e preciso e o Jesuasno para isso...é po-lo a andar já...alias ele proprio se tivesse alguma decencia ja teria saido...mas enfim o carcanhol fala mais alto que o seu "portismo" como é obvio

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jorge disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mefistófeles disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jorge disse...

O Porto tem sido uma equipa vencedora nos ultimos anos e isso deve-se a alguns aspectos da politica do clube, tem tambem tido alguns precalcos.
E importante estufar esses precalcos a frio e saber mudar as coisas por forma a manter o que tem sido bem feito e tem resultado e melhorar aquilo que nao esta bem.
Reaccoes emocionais sao compreensiveis ja que todos sentimos o clube de uma forma extremamente emocional mas ha certas decisoes que nao se devem tomar com o coracao.
Eu vou esperar com o coracao na boca mas sempre a apoiar o clube.

PS
Nao ataquem os jogadores, no jogo com a Olhanense em casa o publico desistiu e os jogadores lutaram ate ao fim.

José Rodrigues disse...

As limitações de Jesualdo atingiram a meu ver um ponto de não retorno: compreendo perfeitamente a sua continuidade até ao fim da época, mas aí acabou. A SAD tem q preparar em condições a sua substituição, cpomeçando ONTEM de forma termos uma passagem de testemunho, digamos... suave, sem precisar de meia época para se ver trabalho.

De resto a SAD tem tb q resistir à tentação de fazer uma revolução no plantel; mas dito isto penso q não o farão mesmo q queiram, já q vão estar muito condicionados financeiramente.

De seguida há q começar (finalmente) a aproveitar a sério a prata da casa, mais não seja por causa do aperto do cinto financeiro; e em seguida apostar principalmente no campeonato nacional para contratações, onde indiscutivelmente temos ido buscar o melhor "value for money" (Varela, Ruben, Rolando, Meireles, ...).

No q diz respeito a esta época, há acima de tudo q repôr os níveis de motivação de forma a ganharmos as 2 taças e, quem sabe, chegar ainda ao 2o lugar (o q duvido). Eu pediria tb a JF para corrigir alguns dos erros próprios, mas acho q isso já é pedir demasiado.

ben-u-ron79 disse...

ontem a ver o falcao jogar veio-me a memória uma questão: há quantos meses estamos unicamente dependentes de falcao?
Eu adoro ver o falcao jogar mas já repararam que há 2meses e meio que nas convocatórias do porto não há um único jogador capaz de substituí-lo?
como é que o porto vai para o campeonato com 2 pontas de lança mais um 3º que esteve lesionado 4meses? e pior que isso é o facto de o suposto melhor ponta de lança dos juniores em janeiro é emprestado (yero) só espero que o falcao não tenha quebras nem lesões...

miguel87 disse...

Pergunto-me se estes defesores do treinador têm visto os jogos do porto ao longo das últimas épocas ou se baseiam o seu argumento únicamente nas declarações desse mesmo treinador!?
Das duas uma: ou estão em negação e recusam-se a vêr o que se tem passado ou então têm mesmo padrões de exigência baixissimos!

É que neste momento a questão é um pouco como o euromilhões... eu aposto nele e acredito que vou ganhar, mas quando chega a hora as bolas saem todas trocadas!!
Foi o meu erro ao fazer a cruzinha e o mérito das bolas que me "fintaram"!! Mas não é que vou continuar com o meu "modelo" de preencher o boletim? Pois claro, afinal as minhas cruzinhas estão em fase de "crescimento"!

RS disse...

Desculpem o parentesis, mas tinha de referir isto. O Lucho Gonzalez teve FINALMENTE direito a uma primeira página no jornal oficial da agremiação...

Jorge Aragão disse...

O Lyon não se intimidou com o real dos milhões e ganhou a eliminatória.
Terá tido sorte mas decerto procurou-a.
Fico contente pelo Lixa e Sissokho e pela eliminação dos abutres do país vizinho.
O Milan também foi goleado, assim não somos só nós os bombos da festa, mas com o mal dos outros ...

Pedro disse...

@miguel87,

4 épocas de Jesualdo:

3 Campeonatos
1 Taça Portugal
1 Supertaça
3 vezes oitavos de final da Champions
1 vez quartos de final da Champions.

Possibilidade de juntar mais uma taça de Portugal e Taça da Liga.

Independentemente das limitações que ele tem, e teve, não me parece que muitos treinadores o tivessem conseguido, sobretudo em pleno APito Dourado.

Subestimar o trabalho dele, peço desculpa, mas é pura burrice.

Espero que o próximo treinador seja claro melhor, mas a ingratidão não cabe no meu futebolês. Reconheço no Jesualdo falhas muito graves, mas pergunto-me se muitos teriam feito o que ele fez.

Podia ter sido mais? Sim. Mas quantos clubes na Europa ganharam mais do que nós?

eumargotdasilva disse...

Jorge Aragão, mais do que o Milan ter sido goleado (em Inglaterra) no total das duas mãos o resultado ficou em 7-2...
e, ninguém falou em humilhação...falou-se de goleada.
temos que perceber que que as televisões e os jornais portugueses desvalorizam sempre o porto (nas vitórias as outras equipes estavam desfalcadas, nas derrotas foi um vexame) e nós não podemos ir atrás e fazer eco disso! numa eliminatória a duas mãos o que interessa é passar; o resto é paisagem, e alimento para galinhas frustradas.

miguel87 disse...

Pedro, pegando nessa última pergunta: quantos campeonatos na europa têm equipas tão fracas e incompetentes como o nosso??

Não sei que idade tem, mas eu em 30 anos nunca vi tantos resultados tão negativos em tão curto espaço de tempo - 3 goleadas em inglaterra, 3-0 do sporting, "n" jogos perdidos para esse mesmo sporting incluindo algumas taças, tantas e tantas dificuldades e pior que tudo a atitude pequenina nos inumeros jogos com equipas de valor igual ou superior, tudo isto com as constantes exibições pouco mais que miseráveis! Uma equipa do porto a renunciar á posse de bola e assentar o jogo em contra ataque?? não obrigado!

Luis disse...

As surpresas de Jesualdo na LC:

2006/07: Arsenal-F.C. Porto, 2-0

Derrota por 2-0. Ricardo Costa joga como defesa-esquerdo e Marek Cech compõe o meio-campo. Ao intervalo Ricardo saiu e entrou Raul Meireles, o habitual titular.

2006/07: Chelsea-F.C. Porto, 2-1

As mesmas escolhas e outra derrota. Ricardo Costa e Cech voltaram a jogar, quando não eram apostas regulares. Aos 56 minutos, Jesualdo mudou e voltou ao plano A.

2007/08: Liverpool-F.C. Porto, 4-1

Goleada sofrida em Anfield Road. Três apostas surpreendentes: Stepanov na defesa, Kazmierczak no meio-campo e Mariano na frente. O polaco foi o primeiro a sair.

2007/08: Schalke 04-F.C. Porto, 1-0

João Paulo lançado a defesa esquerdo. Fica Marek Cech, lateral de raiz, no banco.

2008/09: Arsenal-F.C. Porto, 4-0

Mais uma mudança de 4x3x3 para 4x4x2. Freddy Guarín e Tomás Costa jogam 90 minutos. Lucho, limitado, entra ao intervalo quando já havia 2-0.

2009/10: Chelsea-F.C. Porto, 1-0

Jogam Guarín e Mariano em vez de Belluschi e Falcao. Exibição razoável e mau resultado.

2009/10: Arsenal-F.C. Porto, 5-0

Surpresa das surpresas: joga Nuno André Coelho a «trinco». Dragões sofrem a maior goleada dos últimos 21 anos.

Daniel Campos disse...

O NAC devia era entrar para o lugar de rolando. Na minha opinião o NAC é o segundo melhor defesa central que temos