quinta-feira, 4 de março de 2010

Moriendo Renascor

Por Hugo Mocc

Existe uma vila no sul de França - Èze - cujo lema é "Moriendo Renascor", o que significa algo do género de "Na morte sou renascido". Veio-me isto à mente a propósito da situação actual do FC Porto, tão bem enunciada na capa da versão online do jornal 'O Jogo' de ontem: "Fim de Ciclo".

Creio que todos estaremos de acordo que o Porto, ao falhar o seu objectivo primário e principal - a Liga ou campeonato - pela primeira vez em 5 anos, chega claramente ao fim de mais um ciclo e, mais importante, à expectativa do início doutro, novo, fresco e cheio de promessas de novas glórias para conquistar.

Na última vez que isto se sucedeu - 2004/05 - tínhamos sido campeões europeus e mundiais e a equipa foi profundamente remodelada. Desde então as mudanças têm sido menos brutais, mas mesmo assim, desde 2005 a SAD portista tem sancionado anualmente a alienação dos passes de inúmeros atletas, entre os quais:

2005 - Diego, Luis Fabiano, Maniche, Costinha, Derlei
2006 - Anderson, Pepe, Hugo Almeida, Ricardo Costa
2007 - Bosingwa, Quaresma, Paulo Assunção
2008 - Cissokho, Lucho, Lisandro, Ibson, Paulo Machado

Não será de admirar então que, apesar do indisputado sucesso comercial da SAD portista, todos os anos desde então o FC Porto tenha tido algumas dificuldades para se afirmar como equipa, como colectivo, até porque cada jogador que sai é substituído por outro (ou mais) que entra e que precisa de tempo para se entrosar na equipa e no clube.

Mas voltando ao assunto do "Renascimento" do FC Porto, e penso que se deverão ponderar diversos aspectos. Um deles é a visão e projecção de objectivos a longo prazo, e daí que eu ache que a SAD do FC Porto terá de planear não só o ataque à próxima época. bem como à seguinte (2010-11 e 2011-12), até porque como todos parecemos concordar, paro o ano, FC Porto na Liga dos Campeões só na PlayStation.

Olhando ao panorama na Liga Sagres e na Liga Europa, penso que o Porto não irá deixar de vender os habituais 2 ou 3 "craques". Primeiro porque mesmo quando vai à Champions precisa de vender, o que fará não estando presente em 2010/11; segundo porque temos "craques" que podem render bom dinheiro e ser substituídos sem grande prejuízo para a equipa, como por exemplo o Bruno Alves e o Raul Meireles (como adianta o jornal O Jogo), ou mesmo o Hulk.

A equipa precisa de ser reforçada preferencialmente com jogadores de qualidade comprovada no campeonato Português e não apenas com jovens de grande potencial vindos da América do Sul. De repente vem-me à memória o Bruno China, por exemplo, que foi um dos melhores trincos na época passada e que podia ser o perfeito substituto do Fernando. Isto para não falar no jovem Castro que tão boa conta de si tem dado ao serviço do Olhanense.

A questão do treinador e da sua eventual saída é delicada por vários motivos: Primeiro porque Jesualdo tem contrato até 2011, e depois porque é o melhor potenciador de talentos que existe em Portugal. Se o modelo de negócios / estratégia da SAD passa por valorizar e vender 2-3 jogadores por época, JF é indispensável. Se vencer títulos for mais importante, a SAD terá de ponderar se quer manter o actual treinador e o seu modelo de jogo baseado no contra-ataque, que tão bons frutos dá contra equipas que jogam de peito feito contra nós, mas que tão maus resultados oferece quando temos que ultrapassar teias de defesas e autocarros estacionados em frente das balizas.

Neste momento, como adeptos "mal habituados", estamos incendiados! Como é possível deitar assim a perder uma época inteira quando temos o maior orçamento da Liga? E não me refiro apenas ao jogo de Alvalade, mas também aos jogos contra os "ilustres" Belenenses, Paços de Ferreira e Leixões. Os pontos que deixámos esta época em jogos com os clubes que lutam para não descer são os que nos vão custar o campeonato. E isso deve-se em parte à inabilidade da equipa para lidar com adversários fechados e bons no contra-ataque, tipo Paços, pois quando jogam de peito feito, como o Braga veio fazer ao Dragão, tudo bem.


Se fosse eu a mandar ia obviamente buscar o Domingos. É da casa e já demonstrou à saciedade que tem qualidade e estofo para assumir o comando técnico de qualquer clube que lute por títulos (pelo amor de Deus não contratem o Paulo Bento: para isso mais vale continuar com o Jesualdo). Vendia o Bruno Alves e o Raul Meireles e possivelmente o Hulk; Ia buscar um trinco decente para competir com o Fernando (Castro? Bruno China?), e devolvia o Guarín à Colômbia. Por fim apontava para um sistema de jogo a oscilar entre o 433 e o 442 consoante as características dos adversários, mas com um "onze" titular tipo, com:

Helton
Fucile, Rolando, Maicon, Álvaro Pereira
Fernando
Tomás Costa, Rúben Micael (ou Rodriguez)
Belluschi (ou Rodriguez)
Varela, Falcao.

Apostando forte no campeonato e numa boa participação na Liga Europa (pontos para o Ranking), no final da época 2010-11, quando os valores dos jogadores não estão inflacionados por Mundiais e afins, aí sim, apostava no reforço da equipa para novo ataque à Champions, sendo muito provável que nessa altura Falcao e Micael serão os mais do que prováveis candidatos à venda.

Estas linhas mestras ou outras terão obrigatoriamente de ser traçadas o quanto antes para assegurar uma construção sólida da equipa para os próximos 3-5 anos. Sei que no Porto existe a cultura do planeamento e da preparação das épocas com bastante antecipação. Fora isso, lembro apenas que o Porto é a equipa portuguesa com melhor saúde financeira e que Benfica e Sporting andam agora a hipotecar os respectivos futuros para se equipararem com o FC Porto. Portanto, penso que o panorama competitivo a que assistimos agora será certamente diferente dentro de 1-2 anos.

Nota final: O 'Reflexão Portista' agradece ao Hugo a elaboração de mais este artigo.

31 comentários:

PedroBM disse...

Excelente artigo.

Concordo com a ideia geral mas gostava de deixar alguns pontos em que discordo (e so com discussao saudavel poderemos almejar a um Porto dominante novamente)

1- Jesualdo como potenciador de talentos - nao vejo provas nenhumas disto... considerar as vendas que o Porto tem feito nao e suficiente, ja que essas vendas tambem eram feitas antes. Pelo contrario, considero que ha demasiados jogadores que jogam o mesmo ou pior do que quando chegaram e que oscilacoes de forma tem mais impacto que Jesualdo.

2. Domingos - eu nao veria com maus olhos a sua vinda mas... Tenho um palpite que Vilas Boas era uma melhor aposta tambem para protagonizar a revolucao que precisa de ser feita nas compras, na atitude e no aproveitamento dos jovens. Devo dizer que nao gostei das mudancas que Domingos fez quando foi jogar ao Dragao, ja que errou da mesma maneira que Jesualdo erra sempre em jogos grandes, ao mudar a equipa por causa do opositor.
PS: 100% de acordo em nunca vir o Paulo Bento...

3. Jogadores a entrar - gostaria de ver mais dos nossos jovens no plantel - Castro definitivamente, mas tambem Sergio Oliveira, Alex, etc (para jogarem de vez em quando como Valeris ou Marianos mais valem os putos que sao baratos e querem se mostrar). Uma palavra especial para Yero - este sim deveria estar no plantel ja que oferece uma hipotese completamente diferente de Falcao e pode ser muito util contra equipas hiper-defensivas.

Isto ja vai longo, por isso deixo por aqui. Forca Porto!!

PedroBM disse...

Esqueci-me de referir outro jovem que tambem tem de pertencer ao plantel na proxima epoca: Ukra ate para potenciar a tal dupla tactica de que precisamos (e que Jesualdo nunca conseguiu implementar)

Unknown disse...

se ha coisa onde o porto comecou a perder o campeonato foi precisamente no mercado...
1º tinha de substituir lucho, o q é mt dificil.. a sad acabou por falhar...
2º "roubou" prediger ao benfica por 4.7 MILHOES! Repito 4.7 MILHOES.. e nao parece ser um jogador q va alem dos 300mil.. mas o q e isto? andamos a brincar c o dinheiro? e agora q nao vamos a champions? como e k é?
Endividamento à força? é o mais certo!
3º para o ano vao existir dois "portos" no campeonato.. a estrategia do porto tem sido ganhar e vender! ora, isto é precisamente o q o slb vai fazer este ano! vender david luiz e "negociar" Di maria, tal como PdCosta fez com o Quaresma.. mas desta vez, acho q ele sai pelos 40milhoes pedidos!
4º para piorar mais as coisas, o Slb tem substitutos tanto para o david luiz (sidnei, fabio faria) como para o di maria (coentrao)... custa-me a admitir, mas o benfica jogou bem cm o mercado e com as expectativas...

Acho melhor o fcporto, futebol - sad comecar a trabalhar seriamente, se nao kem vai renascer como nós em 1983 vai ser o benfica... era triste!

Kostadinov o Flecha disse...

Meus amigos.
O famoso morto ainda não morreu, e ainda tem hipóteses de chegar ao primeiro lugar.
Não o enterrem ainda vivo.
Quanto à próxima época, o que o Domingos fez no Dragão é o mesmo que o Jesualdo também faz quando joga contra o Arsenal ou o Benfas de Lisboa. A única diferença é a idade entre ambos. Qual o jovem que foi potenciado por Domingos?
Desculpem lá, mas eu ainda acredito que vamos vencer esta liga da taberna contra tudo e contra todos.

No jogo da selecção, não se viu aqueles famosos jogadores que nos enfiaram 3 e que corriam como loucos.
Porque seria?
Levaram foi uma monumental assobiadela do publico presente

Passem bem.

Uminho1 disse...

"Primeiro porque Jesualdo tem contrato até 2011, e depois porque é o melhor potenciador de talentos que existe em Portugal."

Provas? E já agora quem é o segundo e o terceiro e a que diferença?

Mário Magalhães disse...

Boas,

Meus parabens pelo post, embora concorde com muita coisa, existe outras que tenha opinião diferente.

Principalmente, para tomar certas opiniões relativamente a jogadores, temos que escolher um novo lider tecnico, para ele formar o plantel a sua imagem, um Paulo Sousa, André Vilas Boas, são as pessoas mais capazes para um novo ciclo.


Quanto a jogadores, defendo acima de tudo, a não contratação de estrangeiros duvidosos, e aposta em prata Portuguesa e da nossa formação.

Saudações

SecretHell disse...

Eu acho piada aos portistas que ainda sonham com o titulo...ate o meu primo de 6 anos que diz sempre que vamos ganhar 10-0 ao recreativo já pensa na proxima epoca...
Em relaçao ao treinador penso que Domingos(3 anos de 1º liga em crescendo) será o que acarreta menos risco: as boas epocas de AVB ou Paulo Sousa podem coincidir com a chamada sorte de principiante...
Quanto a reforços , a nossa politica de contrataçoes será fundamental...defendo a contrataçao de um guarda redes de nivel mundial , de um trinco melhor que o Fernando e nao para competir com ele e um avançado possante e rapido (yero precisa de rodar mais);mas de uam coisa tenho a certeza...para o ano a nossa equipa terá de jogar em funçao de Castro ...porque este nao engana ninguem...é o novo Deco...

v.a.s.c.o. disse...

O villas boas já está contratado pelo Sporting para a próxima época. E foi ele que pediu que não vendessem o Izmailov.

É pena, pois também era o meu favorito para o clube.

Pedro disse...

Bruno China???? Domingos???
Quem viu o jogo no Dragão do Braga, e aquela 1ª parte do Braga contra o Olhanense onde jogou em contra-ataque... terá percebido que Domingos está muito longe de ser um grande treinador. Precisa de mais alguns anos a ganhar estaleca, e a aprender a jogar ao ataque.

Quanto à sugestão do Bruno China eu nem sei o que dizer... não há argumentos sequer perante isto.

nobigdeal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
nobigdeal disse...

.
off-topic: artigo de opinião do prof. doutor Manuel da Costa Andrade

http://jornal.publico.clix.pt/noticia/04-03-2010/sapunarulk-elegia-pela-justica--e-proporcionalidade-perdidas-18923727.htm

nobigdeal disse...

p.s. e não, este ilustre professor não é dos que faz artigos ou elabora pareceres por mera encomenda

miguel87 disse...

Bom artigo de opinião, mas como é obvio cada um tem a sua e eu tambem não posso concordar com a ideia, não inédita mas quanto a mim completamente descabida, de que Jesualdo "é o melhor potenciador de talentos que existe em Portugal."

Longe disso, além dos jogadores com potencial e talento indiscutiveis, nunca vimos um jogador com mostras de margem de progressão evoluir sob o comando do profe, antes pelo contrário em alguns casos como o Rolando e o Fernando só para citar os mais flagrantes.

Para cumulo temos o caso dos jogadores da formação e penso que neste aspecto nem vale a pena dizer nada...

Acho normal haver ciclos e aceito que não ganhemos sempre, mas sejamos honestos, o ciclo deste treinador em termos qualitativos e apesar dos titulos, foi sempre nivelado por baixo. Prova disto é o facto de termos neste momento apenas menos 2 pontos do que no campeonato passado, o que mostra que estamos a manter a bitola e que no passado recente fomos os menos fracos e não os mais fortes.

Longe de lhe atribuir todas as culpas pelo insucesso deste ano, não posso deixar de maniefstar o meu alivio no dia em que ele for embora.

Quanto ao futuro, apesar de gostar muito de Domingos, também não tenho a certeza que seja a pessoa certa para o lugar.
Quanto ao Villas Boas, acredito que tenha capacidade para se impôr, e só espero que, por tudo aquilo que se tem vindo a falar/ouvir, não se venha a repetir um novo caso J.Jesus, desta vez pintado de verde...aí sim começava a ficar preocupado com a liderança do clube a nivel da direcção.

Não acredito em milagres para este ano e estou desde domingo á noite na expectativa sobre o futuro próximo da equipa de futebol.

Anónimo disse...

Eu acho que a preferência que alguns revelam pelo Domingos tem um compreensível elemento sentimental, mas estas decisões não podem basear-se em sentimentalismos.

Por mim, ia pelo pelo André Vilas Boas ou pelo Paulo Sousa. Já sei que há quem diga peremptoriamente que o Vilas Boas vai para o Sporting, mas como nem sequer a comunicação social fala disso, acho que podemos mantê-lo no lote dos possíveis treinadores do FCP para a próxima época.

Ah, e convém não esquecer que nenhum de nós sabe se o Prof. Jesualdo Ferreira sairá mesmo no fim da época

Zero disse...

"Fim de ciclo"? A mim vendem-me (e o vendedor de carros usados menos convincente é o tal "professor") todos os anos a ideia de que "estamos a construir uma equipa nova". Afinal parece que a equipa é nova e é velha ao mesmo tempo...

Muitos atentados ao couraçado que é o FC Porto foram feitos nos últimos anos por uma administração incompentente e um treinador inenarrável. Foi dando para disfarçar, mas abusou-se; agora o couraçado tem água a entrar pela casa das máquinas. Para o pôr outra vez em velocidade de cruzeiro, vai ser preciso um treinador muito bom. E uma limpeza de balneário dos maus jogadores - em que NÃO se incluem Bruno Alves nem Meireles. Mas incluir-se-ia Bruno China.

Preto no Branco disse...

"(Jesualdo) é o melhor potenciador de talentos que existe em Portugal"

Não faça rir, veja lá a lista que elaborou sobre os jogadores que sairam e diga-me quantos não lançou Adrianse. Poupe-me.

Gil Oliveira

Preto no Branco disse...

Quanto ao treinador, e porque há que cortar nas despesas, vinha o Adrianse. E vinha de borla, já que "nos" deve uma pipa de massa...

Gil Oliveira

Jorge Mota disse...

«Se fosse eu a mandar ia obviamente buscar o Domingos. É da casa e já demonstrou à saciedade que tem qualidade e estofo para assumir o comando técnico de qualquer clube que lute por títulos (pelo amor de Deus não contratem o Paulo Bento: para isso mais vale continuar com o Jesualdo). Vendia o Bruno Alves e o Raul Meireles e possivelmente o Hulk; Ia buscar um trinco decente para competir com o Fernando (Castro? Bruno China?), e devolvia o Guarín à Colômbia. Por fim apontava para um sistema de jogo a oscilar entre o 433 e o 442 consoante as características dos adversários»

sic

(contratava 1 director desportivo q desse 1as costas mto largas ao Dimanche e este apenas se tivesse preocupar com treinar.contratava Villas Boas para fazer TPC-claro q este ja n quer esse tipo tarefas)

Oporto disse...

Que tal a criação de uma petição on-line para pedir ao MST- Miguel Sousa Tavares para que convide publicamente o ricardo Bosta a estar presente no seu novo programa, SINAIS DE FOGO?

Depois de ter visto o Socrates e o Gonçalo Amaral, o pavão borrar-se-ia todo...

Azulantas disse...

Aceito todos os comentários com humildade, mas realmente acredito que neste momento não há treinador na Liga Sagres melhor do que Jesualdo para potenciar jogadores.

O problema são as expectativas. Por exemplo, até uma batata joga melhor que o Guarín, mas como JF é practicamente "obrigado" a potenciar este "jogador" de modo a justificar a sua aquisição (o mesmo aconteçe com Mariano, T.Costa, Rodriguez e Hulk) JF é que tem de assumir a despesa porque o bom do Guarín não dá mais.

O problema está a meu ver no (des)equilíbrio que deve haver na responsabilidade de quem forma o plantel. Tudo bem que a SAD tenha um papel importante e acima de tudo a palavra final em cada contratação, mas tenho para mim que no Porto esse papel é "abusado" ou seja, o que devia ser do foro técnico anda a ser gerido pelos "gravatas" da Torre das Antas.

Quanto ao Bruno China, e a todos os que troçam e desprezam este jogador, quero lembrar que a excelente primeira metade de campeonato que o Leixões fez na época passada se deveu em muito às exibições deste jogador. Comparem o Leixões desta época com o da época passada e perceberão o que estou a dizer.

Abraços

Pedro disse...

@hmocc

O Bruno China.... é excelente para o Leixões. Para um grande é lento, limitado, com muito pouca versatilidade. Nem para o Maiorca serviu. E a critica que recebeu do treinador foi... lentidão de processos.

Não importa o que fez no Leixões, que era uma equipa de contra-ataque. Importa a potencialidade que nele vemos. Para o FCP parece-me banal. Banalissimo. Tal como um tal de PRediger.

Anónimo disse...

Só mais uma nota: se é o próprio Jogo a dizer que Alves e Meireles poderão estar de saída, pode falar-se dessa possibilidade sem se correr o risco de ser acusado de "desestabilizador", "benfiquista disfarçado", "falso portista", "propagador de boatos da reacçao", "conspirador de blogue", etc., etc., etc. : -)

miguel.ca disse...

Eu sempre me resignei à ideia de que, infelizmente, todos os anos, vamos ter de ver partir alguem.
Só para falar dos tempos mais recentes, partiu-me o coração a saída do Jardel, do Ricardo Carvalho, do Deco, do Benni McCarthy e do Licha mas, fomo-nos habituando ao facto de que o FCPorto se reforçava sempre com qualidade. Vinha sempre o matreco da ordem mas soubemos sempre substituir com qualidade. Basta relembrar que substituímos o Ricardo pelo Pepe ou o Deco pelo Anderson.

O problema e que agora estamos a falhar demasiadamente e trazemos matrecos para o 11 titular!
Eu peço que me perdoem pela insistência mas, a não ser que eu esteja redondamente enganado, acho esta "joint venture" com este horripilante António Araújo, que trás árbitros a casa do Presidente, é uma cena muito esquisita que nos tem trazido resultados no mínimo pedantes.
Se eu não estou enganado, e se estiver por favor corrijam-me, o "entreposto Argentino" vem todo pelas mãos deste gajo!
Da-me impressão de que a certa altura este sujeito e mais alguns, tiveram a porta aberta para despejar um carradão de Argentinos e Colombianos num qualquer gabinete para "por a render" de onde só conseguimos tirar proveito desportivo do Falcão, do Lucho e do Licha.
O Renteria, o Bollati, o Prediguer, o Guarin, o Valeri, o Tomas Costa, o Mariano, o Belluchi, o Benitez e o Lucas Mareque foram autênticos desastres desportivos e a maioria, também financeiros.

Defendo uma política muito mais próxima à do Manchester, Arsenal e Liverpool. Vendemos dois craques por vinte milhões cada? Então dos quarenta milhões pegue-se em quinze e substituam-se os dois craques com dois jogadores de qualidade e potencial inegáveis de preferência provenientes do futebol nacional como foram o Varela e o Ruben Micael, por exemplo, e como alternativa, estrangeiros com uma folha de observações impecável. A isto deve-se juntar ao plantel, no minimo, dois jogadores da cantera.
O contentor de 10 para aproveitar 2 é que me parece demasiadamente arriscado e descabido nos dias de hoje.

Quanto ao treinador... Epá, nesta altura não nos podemos arriscar a um tiro no pé! Domingos e Vilas Boas são dois jovens e talentosos pilotos de aviões de 20 lugares e não sei se terão estofo mental para pilotar um boeing 747 com alguns pequenos problemas estruturais.

O Jesualdo potenciar jogadores...prefiro não comentar.
Deve, sem duvida sair.

Unknown disse...

miguel_canada disse:

Se eu não estou enganado, e se estiver por favor corrijam-me, o "entreposto Argentino" vem todo pelas mãos deste gajo!

Concordo com tudo o que anteriormente escreveste sobre o Araújo, mas o entreposto argentino não tem passado por ele. Ele é mais Maicon, Fernando, Yero, Ezequia, Leandro Lima, Cissokho, Pepe, Diego, Stepanov, Marcos António, Paulo Assunção, Ricardo Fernandes, Hugo Almeida, Rossato, Lino, Edson, Edgar, Serginho Baiano, Elias, Leandro, Ferreira, Zé Carlos, Deilson.
Mas o site do homem http://www.onsoccerinternational.com merece uma visita, dá para rir um bocado (já que tristezas não pagam dívidas)

O entreposto argentino é explorado por outros, nomeadamente um tal de Isidoro Gimenez que diz ser sócio do José Caldeira (irmão de Adelino Caldeira - e não estou a insinuar nada, só a constatar).
O Site http://www.forsoccer.pt/ está off.

miguel.ca disse...

Pois, é exactamente a essa negritude a que me refiro, João.
Chateia-me constatar de que no FCPorto se adquirem passes de jogadores sem o objectivo único de reforçar a equipa, só para dar tacho a alguém e para encher os bolsos a outrem.

Chateia-me que haja naquela SAD, e isto parece-me consensual, pessoas que se deixaram de importar com os resultados desportivos do FCPorto estando muito mais concentradas na movimentação de mercadoria, movimento de dinheiro, comissões, prémios, resultados líquidos e lucro... e de cheques a voar para off-shores!

Acho que quando as coisas chegam a este grau de aparente desinteresse pela grandeza que o clube tem de manter, pela paixão dos adeptos aos seus craques, aos seus guerreiros que suam a camisola, deve ser mesmo altura de mudar.

Acho que aquela equipa perdeu a paixão, está desactualizada, sem grande poder moral para defender o clube, e a aproveitar-se em demasia das "idas ao mercado".

miguel.ca disse...

...e a concorrência está a aproveitar-se, e de que maneira, com o apoio irracional e ilimitado dos pasquins e dos larápios da Liga, desta fragilidade institucional em que nos encontramos neste momento.

Vejam que o Pinto da Costa foi chamado a prestar depoimento sobre as afirmações que fez acerca do apito vermelho e calou-se! Remeteu-se ao direito de não prestar declarações e a Liga, a rir-se na cara dele arquivou o processo!

É esta a lideranca que temos neste momento!
Alguem reconhece este Jorge Nuno Pinto da Costa?
É a mesma pessoa que incendiou o pais futebolístico com a sua legião de dragões?
Que a meias com Pedroto abriu a estrada para o patamar onde estamos hoje?
Que com Artur Jorge, Bobby Robson, Carlos Alberto Silva, Oliveira e Mourinho, entre outros, tornou-se do Presidente mais titulado do mundo?

Agora, parece-me amordaçado e encostado! Depois aparece de repente e intempestivo a prometer o titulo ao Pedroto, depois senta-se novamente e dorme.

Mefistófeles disse...

miguel_canada disse: "Vejam que o Pinto da Costa foi chamado a prestar depoimento sobre as afirmações que fez acerca do apito vermelho e calou-se! Remeteu-se ao direito de não prestar declarações e a Liga, a rir-se na cara dele arquivou o processo!"

Eu, no lugar dele, também me calava. Ou acha que com esta Liga vale a pena dizer alguma coisa ? Talvez que, quem ri por último ria melhor.

Se tem algo para dizer ( e disse que sim ), que o diga no local certo na hora certa. É a minha opinião.

Contrariamente ao que muitos Portistas pensam, acredito que PdC ainda é e será o nosso melhor líder. Momentos difíceis há na vida de todos, mais difícil ainda foi ter vivido décadas dominadas por tons de vermelho. Eram 7 (!!!) os Campeonatos nacionais ganhos quando PdC chegou à liderança.

Com que direito se pede agora a sua cabeça ? Porque perdemos um título ? Feliz o clube que tem tais tão impiedoso adeptos. A mim, escapa-me à compreensão.

eduardo disse...

miguel_canada disse:

"Chateia-me que haja naquela SAD, e isto parece-me consensual, pessoas que se deixaram de importar com os resultados desportivos do FCPorto estando muito mais concentradas na movimentação de mercadoria, movimento de dinheiro, comissões, prémios, resultados líquidos e lucro... e de cheques a voar para off-shores!"

Uma pequena pergunta: quem são essas pessoas? Se há um consenso como afirma, essas pessoas da SAD são certamente conhecidas.

Há também uma contradição. No modelo de gestão do FC Porto, a vertente económica-financeira está dependente dos resultados desportivos. É o êxito desportivo que possibilita os grandes negócios. Toda a estratégia do clube está baseada no pressuposto de que o FC Porto continuará a ser um clube vencedor. É por isso que é uma gestão de risco.

miguel.ca disse...

O consenso não é sobre quem são as pessoas... há consenso relativamente ao facto de que há negócios feitos com jogadores que não tiveram o propósito de fortalecer a equipa de futebol.
Benitez era suplente no Lanus, uma equipa Argentina do meio-fundo da tabela.
Você acredita que a contratação deste jogador foi para reforçar a ala esquerda?
Já o comparou com o Álvaro, com o Sissokho, ou com o Fucile adaptado? Ou mesmo com o Marek Cech?
E o Valeri? Que fez uma boa época há dois anos, mas que no ultimo ano era suplente pouco utilizado no mesmo Lanus!

Poderá você dizer "é arriscado... nem sempre podemos acertar"...correcto. Tem razão, mas há erros que são difíceis de engolir.

Quem são as pessoas? Bem, lá quem forem, são obviamente as altas esferas da Sad. A equipa administrativa. PC e sus muchachos.
Quantos são eles? 5? Mais os patrocinadores, mais os grandes accionistas, mais uma data de Araújos, sei lá? Quantos são eles?

eduardo disse...

@ miguel_canada

Quando se acusa uma administração de gestão danosa ou de participação económica em negócio, a base da acusação deve estar fundamentada. Não bastam meras suposições, insinuações, probabilidades ou alegações vagas.

Com base em suposições, o Ministério Público envolveu o FC Porto no processo Apito Dourado com o resultado conhecido. Investiga há vários anos alegadas ilegalidades nas contas do clube relacionadas com transferências de jogadores. Está também a investigar eventuais contas bancárias de Pinto da Costa na Suíça. Que eu saiba, até hoje, nenhuma acusação foi proferida.

Benitez foi, de facto, uma má aquisição, mas isso não prova que os dirigentes estão a agir em benefício próprio.

Um conhecido portista formulou a questão da seguinte maneira:

"Tenho aquela deformação profissional, e incorrigível já, de ex-advogado, de entender que, quando se faz uma acusação ou se levanta uma suspeita e não se consegue prová-la, ou se desiste e pede desculpa ao acusado ou, quando se continua a insistir, entra-se no domínio da calúnia."

Miguel Sousa Tavares, em O Jogo 14/07/09

miguel.ca disse...

Ok, Eduardo... Então para não correr o risco de ser calunioso vou-me limitar a achar são uns burraldos inexperientes que chegaram agora ao futebol e que, ainda meio as apalpadelas lá vão descobrindo uns Luchos e uns Falcoes.
Os gajos do Lanús, no youtube, pareciam mesmo bons!!! Enganaram-nos bem!

Oh caro Eduardo, quantas mais "contratacoes", mais comissoes, mais premios, mais favores, mais dinheiro a rolar e a embrenhar-se na contabilidade.

Se puder, explique-me por exemplo o caso do Leandro, defesa esquerdo emprestado pela sexta epoca consecutiva a clubes Brasileiros e a quem renovaram o contrato ha um ou dois anos!
Empresta, re-empresta e sem uma oportunidade que seja de jogar no FCPorto, ultrapassado por Benitez e Mareque, renova-se-lhe o contrato outra vez?
Eta politica desportiva difícil de entender!