terça-feira, 30 de março de 2010

Clássico em entrevistas simultâneas


Na semana passada, após ser conhecida a decisão do CJ da FPF acerca do caso Hulk, a RTP anunciou que Pinto da Costa iria ser o convidado de Judite de Sousa, no programa "Grande Entrevista", a emitir hoje, a partir das 21h00.
É sabido que Pinto da Costa dá muito poucas entrevistas e esta é aguardada com alguma expectativa, não só devido às consequências do caso Hulk, mas também porque estão previstas eleições para o FC Porto em Abril/Maio e para a Liga de Clubes em Junho.

Porventura receando o impacto mediático das declarações do presidente do FC Porto, o lobby encarnado (assessores, jornalistas, agências de comunicação, etc.), que domina a seu belo prazer a comunicação social, pôs-se em campo e, em tempo recorde, conseguiu agendar não uma, mas duas entrevistas de reputados benfiquistas para o mesmo dia:
- Ricardo Costa, na SIC Notícias, às 22h00;
- Luís Filipe Vieira (LFV), na SIC, à mesma hora da entrevista de Pinto da Costa.

Os objectivos são claros. A entrevista (mais uma!) a LFV visa retirar audiência a Pinto da Costa, enquanto que a entrevista a Ricardo Costa tem por objectivo procurar dar resposta, e se calhar até comentar, os previsíveis ataques de Pinto da Costa ao ainda presidente da CD da Liga.

Seja como for, eu presumo que Miguel Sousa Tavares (MST) não terá aceite combinar as perguntas que vão ser feitas a LFV e, por isso, há algumas que eu nunca vi serem colocadas e que seriam muito interessantes. Exemplos:
- Como explica que o SLB não tenha descido de divisão, quando se provou que não teve a situação fiscal regularizada durante vários anos (no período de Vale e Azevedo)?
- Com que pessoas negociou o modelo que foi acordado com a Câmara de Lisboa para o financiamento do estádio da Luz?
- O que o fez mudar o apoio público do PSD (Santana Lopes / Durão Barroso) para o PS (António Costa / José Socrates)?
- Qual é o peso dos grupos BES, PT e Ongoing no Fundo de jogadores que o SLB lançou no ano passado?
- Existe algum tipo de negócios, ou participações em sociedades do universo benfiquista, de capital angolano, nomeadamente de Isabel dos Santos?
- Como é que explica o facto de, em menos de duas décadas, ter acumulado uma das maiores fortunas do país?

MST não costuma ter medo, nem ser subserviente. Espero, por isso, que a entrevista não se limite a perguntas banais, porque senão é melhor pôr lá uma entrevistadora de decote e mini-saia...

34 comentários:

Luís Carvalho disse...

Se calhar o melhor mesmo é não acalentar grandes expectativas. Especialmente para a entrevista de Pinto da Costa.

Rui Fonseca Photo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Paulo Marques disse...

Os pornográficos andam por aí...

O Mercenário Sousa Tavares? Nem me interessa... Gosta de se agarrar ao tacho, como muitos outros. Vai ser a propaganda do costume. Eu amanhã leio o resumo.

pois disse...

Eu penso que não existe grande coisa a dizer em entrevistas, no fundo é esclarecer o melhor possível o que o FCP vai fazer para que, na medida do possível, lhe sejam reparados os danos e sejam penalizados quem lhe causaram tais danos; gostava que anunciasse quais seriam na sua opinião os danos; e relativamente à preparação da nova época como é seu timbre e como é obvio nada deve dizer. Apenas que garante que está (ele pessoalmente) empenhado em prepara-la. E como é obvio falo apenas de Pinto da Costa, o outro que diga o que quiser. Quanto a RC vamos ouvi-lo com atenção e relembrando que tudo o que diga pode ser usado contra si.

fiona bacana disse...

Eu, por mim, não tenho grandes expectativas em relação à entrevista de PC. Vai dizer o q tem de dizer: se tivessemos o Hulk éramos campeões, o plantel foi mto bem escolhido, o JF é maravilhoso (qto à pergunta sacramental da continuidade JF, até tenho medo da resposta...).A culpa de n sermos campeões foi da Liga etc e tal. Bom, é o q ele tem de dizer. Espero q,para dentro, faça o inverso.

Qto a MST, sendo insuspeito, estrategicamente n pode ter o ónus de ser excessivamente agressivo como algumas perguntas - necessárias - o exigem.

cumps

fiona bacana disse...

Esqueci-me de comentar o óbvio: ainda bem q PC resolve dar 1 entrevista e terminar c este silêncio...ensurdecedor!

Jota disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pedro Reis disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Reis disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
André disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
tripeiro com orgulho disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Santiago Salas disse...

Deve ser feita uma correcção ao texto. Se calhar foi uma espécie de benesse para com o senhor,mas...
o Luís kadafi dos Pneus Orelhas de Pó não acumulou uma das maiores fortunas do país em duas décadas. Segundo revistas e jornais económicos deste nosso país foi em cerca de 6 ou 7 anos que passou de 50 milhões de euros para 400 milhões. Esses 6 ou 7 anos corresponde ao tempo(penso eu) que ele é presidente do clube do bairro de benfica, em lisboa.

quanto às entrevistas, só vejo o que vale a pena ser visto, ou seja o Pinto da Costa sempre faz rir um pouco com as suas ironias e espero ouvir algo de novo e de espirito de luta com a falsidade desportiva de esta época. Agora o Orelhinhas a falar é como um grunho, ou já sabe as perguntas e vai para lá ler as respostas ou vai ter com ele o tipo que lhe escreve os discursos a falar-lhe ao auricular senão é um fartote de riso com as calinadas do tipo. Nisso ele e o seu treinador são como um espelho. Estão bem juntos em todos os níveis, inteligência cultura e comportamento.
Só verei a porcaria da entrevista do MST se a sic depois puser na net o video ou se alguém a puser no youtube, quanto à do Rato Bosta digo aqui o que disse na página da sic com o nome de Nilton Castro Pontes:
Que estranho!!! Um dos canais benfica vai dar oportunidade ao hábil senhor para explicar por suas palavras o que toda a gente já percebeu pelas suas próprias cabeças?
Só perdia tempo a ver esse senhor se soubesse que ele levava uma pistola com ele para se suicidar em directo.

John Aarson disse...

antes de ler o post, só tenho uma observação rápida a fazer: a gaja da foto é bem boua! bem que podiam ter cortado o LFV :$

Anónimo disse...

Meus amigos,

Lamentavelmente há quem por aqui continue a dar troco aos vermelhuscos provocadores que de vez em quando por cá aparecem. Não vale a pena perderem o vosso tempo e o vosso latim: uns e outros comentários serão inapelavelmente apagados.

Obrigado pela vossa atenção.

Anónimo disse...

Nightwish,

Chamar mercenário ao MST, o homem que melhor nos tem defendido na comunicação social de há vários anos para cá, é uma enormidade. O gajo pode ter muitos defeitos, mas mercenário é coisa que ele não é.

Mas o MST sujeita-se a estes mimos por não dar os amens a tudo o que a SAD faz. Sabemos disso.

Rui Fonseca Photo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
fiona bacana disse...

@David
my thoughts exactly.
cumps

Pinto Moreira disse...

Sinceramente nao estou a ver o mst a atirar-se ao lfv como fez aos outros entrevistados senao era logo despedido pela benficatv2.
Quanto a entrevista do nosso presidente espero que ele mande alguma bomba que possa ensombrar ainda mais o campeonato dos vermelhos.
Saudaçoes PORTISTAS.

Pedro disse...

Existem 2 questões que eu gostaria que MST colocasse, até por ser um elemento dos media.

1- Questionar sobre a famosa carta enviada por LFV a chantagear J.Oliveira e a queixar-se das repetições da SportTv. Imaginem se o PC fizesse algo parecido, as crónicas e protestos que se veriam no dia a seguir.
2- Perguntar-lhe o que acha da atitude do FCP em não pedir a impugnação do campeonato, com o discurso do FCP a ser "não ganhar na secretaria o que perdemos no campo", em contraste com a palhaçada da questão Champions de há 2 anos.


De qualquer das formas não vou perder tempo com isto, a entrevista que importa é de PC. E ver qual o castigo que a Liga lhe vai impor dos dias seguintes...

Paulo Marques disse...

Um gajo que escreve n'A Bola para ver se engana os portistas a comprar aquela porcaria e faz um programa para a Sick, e que inevitavelmente se põe a jeito para estes fretes, é o quê senão um mercenário? Um jornalista a sério? Poupem-me. Acham que ele escreve n'A Bola pelo charme ou é por dar uns tiros (a maior parte deles na água) na direcção da SAD?
Jornalismo deste não preciso, obrigado, e ainda bem que vai morrer brevemente.

Anónimo disse...

Pois, Nightwish, eu logo vi onde te doía. Ah, se eu acertasse assim no euromilhões!! : -) Tudo numa boa!;-)

Quanto às bombas que o PdC volta e meia promete, ou revelações sensacionais, ou seja lá o que for, cada vez se assemelham mais a tiros de pólvora seca. Já cansa.E espero que não vá para a entrevista centrado nos túneis e na CD da Liga, pois isso cheirará a mau perder, por mais razão que possa ter. Não lhe ficaria nada mal assumir que foram cometidos sérios erros esta temporada no FCP. Mas infelizmente muitos portistas olham para estas entrevistas do PdC apenas como mais um episódio da guerrinha Porto-Benfica, e ele sabe-o bem.

Rui Fonseca Photo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
pois disse...

Pois, David
Como diz o Homer Simpson, "A culpa é minha e eu a deito em quem eu quiser"

José Correia disse...

Nightwish disse...
«Um gajo que escreve n'A Bola para ver se engana os portistas a comprar aquela porcaria»

Recordo que numa das últimas entrevistas que deu, se bem me lembro num telejornal da SIC, o Pinto da Costa recorreu a um dos artigos escritos pelo MST em A Bola para suportar e reforçar a sua argumentação.
Pelos vistos, os artigos do MST não servem apenas para atacar a SAD...

José Correia disse...

Nightwish disse...
«Um gajo que escreve n'A Bola (...) é o quê senão um mercenário?»

O MST pode ter muitos defeitos, mas não precisa de vender a sua consciência e/ou independência para viver como jornalista ou comentador. Como é sabido, como escritor já vendeu mais de um milhão de exemplares em Portugal, a que acrescem as traduções e os direitos de adaptação para filmes.

Paulo Marques disse...

Pois, Nightwish, eu logo vi onde te doía. Ah, se eu acertasse assim no euromilhões!! : -) Tudo numa boa!;-)
Ah, David, engana-se. Eu depois do jogo com os mouros disse que não voltava a dar, nem de longe, a mesma importância ao clube porque o clube não se dava ao respeito. Pode subsituir clube por SAD que vai dar ao mesmo local... Mas se formos falar em tiros, o Zé Luís da "concorrência" deste blog acerta muito mais do que o MST.

Paulo Marques disse...

É que das três, uma: ou o homem acha isto uma coisa muito natural e que não prejudica o jornalismo, já para não falar do clube do coração; ou não sabe negociar contractos para ter que aturar o frete; ou simplesmente se está a marimbar porque gosta de dinheiro ou protagonismo.
Nenhuma delas me inspira confiança.

fiona bacana disse...

Trigo limpo, farinha amparo: a culpa foi do castigo, do hulk e das lesões.

Implicitamente: JF vai embora e vai haver muita gente a ir embora. Pela expressão sangue novo, vai pelo menos Raul Meireles e talvez Bruno Alves.

Vem aí 1 catraifada de jogadores portugueses e estrangeiros adaptados à 1ª Liga.

Contente com a recandidatura dele, mas nem 1 palavra sobre o ressarcimento sobre os 6 pontos que nos retiraram erradamente. Já ficou arquivado abaixo da gaveta. Lamentavelmente.

fiona bacana disse...

E, o brinde da entrevista: o águia do graveto

http://www.cdgo.com/artigoDetalhe.php?idArtigo=3887466

"Por entre a história perpassa o dedo manipulador do
senhor F, um reputado empresário e dirigente desportivo, que nunca se dá a conhecer em discurso directo para preservar as aparências, mas que manipula todos os acontecimentos, em prol do graveto, que é o que o move."

Touché!

Jorge Mota disse...

1-este ricardo costa para alem de ser 1a besta tem tiques de «alegre»(gay)
esta a fazer 1a catarse absolutamente oleosa.OMG!!!!!!
gravata AZUL-MUI DIGNO
ps-ricky,n e sara lourenço,e ANA lourenço..seu malandro


2-na slmerda tv tem ls pivots mto flofys e cintados.nham nham.tb la tem 1s tolinhos q dao ar de estarem charrados/bebados quando falam.

3-MST E O MAIOR!Mais Portistas Superiores como ele e o disco tocava diferente.(ja agora..ele n precisa do futebol para nada)

miguel.ca disse...

Achei a entrevista ao PC a continuação de todas as outras que foi fazendo. Não gosto do estilo.
Empolga-se muito, recorre demasiadamente à papelada, e torna as respostas demasiadamente longas com comparações patetas como a do colega que esteve no Conde Ferreira.
Eu gosto muito mais do estilo de resposta simples, curta e directa.

Achei deprimente as constantes labaredas ao presidente do benfica dando-lhe uma importância que ele não merece.

Quanto às causas apontadas a uma má época nem vale a pena tecer grandes comentários.
Fez bem ao referir a aposta que fez em jovens valores nacionais como o varela e o Rúben mas esqueceu-se de Prediguer e Valeri assim como a manutenção de Mariano e Tomas Costa, jogadores sem um mínimo de categoria para representar o FCPorto.

Eu gostaria de ter ouvido falar de projectos de futuro, de como se vai corrigir os erros deste ano, se vai haver um contra-apito dourado, qual o plano b caso se falhe a participação na CL.

Mas não, apenas ficamos a saber de que vai haver(finalmente) um museu e de que se vai recandidatar!

Miguel Teixeira disse...

PdC pediu esta entrevista para claramente sacdudir a água do capote e fingir que não queria dizer que se ia candidatar novamente.

Surpresas do "carago"!


A entrevista foi mal conduzida pela Judite, que notoriamente não tem preparação técnica para encostar PdC às cordas - afinal aquilo que se pretende numa entrevista desta importancia.

Muita coisa por responder e poucas ou nenhumas perguntas realmente importantes para quem está preocupado positivamente com o futuro do FCP.


Pinto da Costa acabou. Aquela conversa não colhe e os erros de discurso são demasiados para os enumerar aqui - qualquer portista atento e sem palas nos olhos ou cera nos ouvidos, sabe admitir isto a que me refiro.


Em suma, estou mais do que nunca preocupado com o futuro estrutural do nosso CLUBE.

Paulo Marques disse...

Quero a minha hora de volta... Uma coisa é dizer que nunca ninguém saberá quem seria campeão se os árbitros fossem iguais e as suspensões fossem as normais.
Outra é dizer que perdemos o campeonato porque o Hulk não jogou.
Pior preparado só o Louçã contra o Sócrates. Sem fio de discurso, parecia um post (como os meus às vezes) a debitar informação sem saber onde quero chegar, com pontos forçados ao ridículo. E nada de novo...

Mefistófeles disse...

"Pinto da Costa acabou. Aquela conversa não colhe e os erros de discurso são demasiados para os enumerar aqui - qualquer portista atento e sem palas nos olhos ou cera nos ouvidos, sabe admitir isto a que me refiro."

"A entrevista foi mal conduzida pela Judite, que notoriamente não tem preparação técnica para encostar PdC às cordas - afinal aquilo que se pretende numa entrevista desta importancia."

Por acaso eu pensei que a do MST é que ficou aquém. Perspectivas.

Ok. Aguardo serenamente pela luz.

Cumprimentos.