domingo, 21 de março de 2010

Para reflexão

Podia escrever aqui sobre momentos decisivos, sobre sorte ou azar, sobre querer ou saber, sobre ter ou não ter, sobre planear ou não planear, sobre curar ou deixar andar, sobre ver ou telefonar, sobre motivar, sobre agir e berrar, sobre isto ou aquilo, mas como diz a canção*:

Agora não, que me dói a barriga…
Agora não, dizem que vai chover…
e eu tenho mais que fazer…

Agora não, que é hora do jantar…
Agora não, que eu acho que não posso…
Amanhã vou trabalhar…

E que quem de direito reflicta o que tiver a reflectir, para que possamos voltar à parte boa da canção*:

Agora sim, damos a volta a isto!
Agora sim, há pernas para andar!
Agora sim, eu sinto o optimismo!
Vamos em frente, ninguém nos vais parar!

Agora sim, temos a força toda!
Agora sim, há fé neste querer!
Agora sim, só vejo gente boa!
Vamos em frente e havemos de vencer!

Agora sim, eu sinto a união!
Vamos em frente, é esta a direcção!


* Movimento Perpétuo Associativo - Deolinda

52 comentários:

portodocrime disse...

Amigo joão saraiva.

desculpe.

deolinda?

é pá.
penso eu que infelizmente essa é uma letra muito para o adepto benfas.
(ouça bem as letras desses rapazes e raparigas)

desculpe.

Abraço

Unknown disse...

ja o disse aqui várias vezes, o sucesso trabalha.se!

Este ano o fcporto futebol SAD, treinador, jogadores, olheiros, dirigentes foram incompetentes! sim incompetentes! podiamos ja nao ouvir desta palavra ha muito tempo, mas o "túnel da luz", contrataçoes, fraco desempenho desportivo, má gestao financeira e mau planeamento é fruto de pouco trabalho e falta de saber.

Quem tem cargos executivos no fcporto que se assuma e começe a trabalhar... queremos reputaçao, boas relaçoes desportivas e com empresarios, permanencia positiva na uefa, jogadores de qualidade, futebol de luxo, estadio cheio, conhecimento dos varios mercados de futebol, formaçao desportiva, uma estrutura (ainda) melhor montada e transparencia. chega de desculpas! quem nao esta connosco que saia por favor!

A derrota na Taça da Liga para os lampiões foi a gota de água!

Unknown disse...

@portodocrime

É verdade que a letra tem por lá no meio uma referência ao clube das gayvotas, mas o espírito da mesma não é minimamente o futebol, é muito mais um estado de espírito nacional e mais transversal que o futebol.

miguel.ca disse...

Quando aqui há dias disse que Jesualdo devia ter ido embora logo após o jogo do Arsenal, era para evitar assistir a espectáculos deprimentes como o de hoje no Algarve.

Já nem falo na qualidade de jogo que essa, infelizmente foi decaindo à medida das saídas de grandes jogadores, lesões e das armadilhas tunelares.

Falo da postura dos jogadores em campo...uma tristeza.
Bruno Alves anda de cabeça perdida trazendo à memória os infelizes episódios do Paulinho Santos e os restantes não manifestam qualquer acção de reacção à crise de identidade instalada.
Varela, antes da lesão vinha a decair de qualidade de uma forma evidente e Rúben Micael está irreconhecível.
Neste jogo, mais uma vez, vi os jogadores Portistas constantemente a gritarem uns com os outros, a falharem recepções de bola incríveis, passes ridículos, pontapé para a frente e cruzamentos à toa em busca do milagre com 1.70 entre centrais de quase 2 metros.

Eu não defendo a saída imediata do treinador por duvidar das suas capacidades técnicas mas sim pela falta evidente de capacidade para acalmar o grupo e de lhe incutir auto-disciplina táctica e mental.

Não me parece, sinceramente, que Jesualdo possa melhorar a disposição geral e possa almejar o alcance ao Braga ou mesmo proteger o terceiro lugar.

Na minha modesta opinião, entregava a equipa ao Rui Barros ou ao Luís Castro com o objectivo único de, através da mudança, acalmar o espírito e trazer a tranquilidade suficiente para, pelo menos, sonharmos com um final de época minimamente digno dos nossos pergaminhos.

portodocrime disse...

joão saraiva.
Tens toda a razão.
não era por aí que eu queria ir.
a mensagem é boa.
Não gosto é de referençias de simbolos que não são os meus.

abraço

Anónimo disse...

Neste momento, depois da derrota da taça da cerveja, vi um filme que não me apetecia ter visto...
Agora não devo acrescentar nada que todos não sintamos... Por isso, para desanuviar, apenas digo que coloquei um artigo no meu blogzito de distração

http://www.longara.blogspot.com/

a tentar retemperar o ânimo de quem melhor conheço. Estava para ser, dentro do mesmo tema, mas de outro modo e feitio. Assim vistas as coisas, teve de ser como foi e é...
Agora, nem sei o que dizer mais.
Um abraço

Metz disse...

Abandonar o clube numa fase ma é uma atitude lamentável, mas infelizmente adeptos da festa há em todo o lado.

Concordo com o comentário do Gustavo a 100%.

É preciso que os adeptos não virem a cara aos poucos que ainda lhes merecem respeito!

PORTO SEMPRE!!!!!

giovani disse...

Vergonha e nojo, repito - vergonha. As derrotas pesadas a tornar-se uma rotina enquanto o homem que devia pensar no clube se passeia com a neta brasileira,fazendo triste figura e não percebendo que o seu tempo passou e assim vai sair pela porta pequena. Vergonha ao ouvir de novo as justificações esfarrapadas do treinador favorito dos benfiquistas para o FCP sobre lesões, isto e aquilo! O homem ainda não percebeu, com a idade que tem, da relação directa entre a qualidade dos treinos e as lesões? Será que treinam? Chega! Começa a cheirar mal a mediocridade total que é patente contra qualquer equipa, seja do topo ou do fundo da tabela... e de pensar nos milhões que este ano foram estoirados. A quem aproveita isto tudo? Até quando vamos aguentar este vexame? Viva o FCP!

Pedro disse...

Lamentável que adeptos questionem o ser sócio ou não com isto. É um insulto à nossa história.

O meu pai foi sócio toda a vida, mesmo durante a ditadura, mesmo durante 30 anos em que nada ganhavamos. O ser sócio ou simpatizante é uma questão de cultura, não morre com resultados. E se assim acontecer então é porque nunca realmente fomos de um determinado clube.

Quanto ao jogo, sem Varela, sem Hulk, sem Mariano, e agora sem Rodriguez... há pouco a fazer. O mal que já se assistia está potenciado. No entanto a equipa jogou bem nos primeiros 30 minutos. E foi a única a criar perigo. Traida por um frango inaceitável (alguém percebe que numa final não se coloquem os melhores por filosofia?). E mesmo o 2º golo.. desculpem-me mas é um frango também. E depois veio ao de cima o nervosismo.

Nota positiva para o Fernando, muita falta nos fez em Londres e em Alvalade, e para um Falcão que... joga sempre sozinho.

miguel.ca disse...

nightwish, isso não, meu caro. Somos Portistas até morrer. Para o bem e para o mal, para a gloria e para a desgraça, o sangue correrá sempre azul e branco.

Cascar no Nuno agora é fácil mas há erros que são inadmissíveis, inaceitáveis em quaisquer circunstancias e é um facto que o guarda redes deveria ter sido o Beto. Uma final contra o Benfica que nos permitiria conquistar um dos dois únicos troféus que nos restava, o onze deveria ter sido feito com os onze melhores disponíveis e o Beto é muito melhor do que 0 Nuno. Mais um erro grosseiro do Professor que lhe custou muito caro...mais um.

Aquele frango monumental foi o principio do fim. Matamos ali as poucas hipóteses que tínhamos de ganhar.

Fica a questão: Que Porto até ao final da época? Este, de Jesualdo?

André Oliveira disse...

Vejam lá isto por favor..

http://misticadodragao.blogspot.com/2010/03/comecou-logo-mal.html

Peço desculpa de estar aqui a fazer "publicidade" ao meu Blog, mas penso que é por uma "boa causa"...

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Miguel Lourenço Pereira disse...

Acho que há uma diferença muito grande em ser portista e suportar esta equipa. Ser portista é um sentimento, é amor a um clube, uma instituição, uma forma de estar. Somos portistas a perder ou a ganhar, isso não está em causa. Como clube.

Agora esta equipa é um episódio na longa vida do clube. Como foram outras equipas muito fracas no passado e serão também outras no futuro. O futebol faz-se de perder ou ganhar e no final sobrevive quem ganha mais. Nós ganhamos mais e anos como este podem passar incólumes quando são antecedidos e seguidos por vitórias. Mas esta equipa é um buraco negro na história do clube. E isso é preciso analisar com cuidado para não repetir erros.

Acho que estamos todos de acordo com os erros de palmatória da SAD. Eles têm a responsabilidade da época. A nivel de planteamento, de gestão e do abandono a que vetaram o técnico e o plante nos momentos mais complicados do ano.

A equipa técnica é responsável pela péssima pré-época que se reflecte nas constantes lesões, na rigidez táctica, incapaz de mudar um jogo com um golpe de rins do banco. É também notória a falta de controlo do balneário e de atitude competitiva. Jogar com o 3 guarda-redes, numa final, é uma mensagem clara de falta de ambiçao. Trocar ao intervalo de lateral-direito, por este ter amarelo, quando quem entra, jogou como jogou em Londres e rapidamente se viu amarelado, é outra.

Os jogadores, por arrasto, espelham tudo o que vêm na cadeira hierárquica de cima para baixo. Os estrangeiros, acomodados, sem esforço e sem vontade de fazer algo melhor. Os da "casa", de cabeça perdida, como o Meireles e principalmente o B. Alves, em gestos e atitudes inadmissiveis, mas que infelizmente, por serem contra o Benfica, uns ainda acreditam ser os ultimos sobreviventes do "espirto à Porto". Não o são.

Para o ano começar do zero. A todos os niveis. Nao só porque se quebra um ciclo de victórias. Mas porque se quebra um ciclo de mentalidade que se vinha desintegrando há anos. A nova vaga, seja composta por jogadores actuais ou por caras novas, terá, antes do aspecto fisico ou táctico, de moldar a mentalidade. Foi isso que fez a diferença este ano no Benfica. Foi isso, por exemplo, que transformou um Barcelona decrépito com o Rikjaard com a equipa maravilha do Guardiola. Ás vezes os mesmos jogadores podem oferecer duas caras. Com esta gestão só vemos a triste.

Esperemos que para o ano se veja a outra cara de muitos outros que ontem voltaram a desiludir. E muito!

um abraço

José Rodrigues disse...

:-((

Nem sequer nos podemos queixar do infortúnio das lesões quando o adversário faz descansar 4 titulares (Ramires, J Garcia, Saviola, Cardozo).

Pior do q o resultado é ainda verificar q, estando nós em desvantagem, não obrigámos o Quim a fazer uma única defesa na 2a parte. Inaceitável.

"A partir de hoje, o meu interesse pelo futebol e pelo FCP passa a ser puramente académico."

Cada um é como é, mas acho q não devemos deixar q o desânimo se apodere de nós de forma extrema. Até aceito q um sócio deixe de o ser, q um detentor de lugar anual não renove; mas a paixão (e interesse) pelo clube não se desvanesce nunca.

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Miguel disse...

Sem me querer alongar muito, limito-me a reproduzir aqui o que disse noutro espaço:

Aos portistas:
Já o Porto, sem o Lisandro, mas sobretudo sem o Lucho, realmente perdeu-se quase tudo. A diferença é como do dia para a noite. Não jogam nada. Neste momento, claro. Os jogos do Porto entristecem-me, pela falta de ideias, garra, clarividência e qualidade. O Rúben entrou e teve um bom período, tal como toda a equipa, mas também já caiu no mesmo marasmo e está, à imagem de quase todos os outros, inconsequente. A minha esperança é que se deite ao lixo o lixo que existe na equipa, se venda quem não quer lá estar, se mantenha o (pouco) que tem qualidade e se reconstrua um plantel digno do Porto. Ah, e que o Professor se retire de uma vez por todas, porque estamos todos um pouco fartos de olhar para as ventas dele...


Aos benfiquistas:
Parabéns.

A jogar contra uma "equipa" que não consegue fazer mais do que três passes certos seguidos ou uma jogada com princípio, meio e fim, a coisa tornou-se fácil.

Podia procurar desculpar-me (ou desculpá-los) com as ausências do Hulk ou do Farías, mas não o vou fazer. Esta exibição não tem desculpa. Mas sobre o Porto falo daqui a dois parágrafos.

O vosso iletrado veio aproveitar o facto de ter ganho contra uma equipa em cacos para dizer que "vem aí um novo ciclo". Se continuarem a acreditar nisso, é o vosso fim.
Leiam-me bem, para ver se vos fica na memória: o benfica jamais voltará a ter hegemonia no futebol português. Se não apanhar um Porto decente, apanha o Sporting.
A única coisa que conseguirão é ter sucesso desportivo este ano. Mas a que custo? E com que concorrência? A do Braga? É certo que o Porto também arrecadou alguns
títulos em parte porque não havia concorrência à altura.
De qualquer forma, andam a hipotecar o vosso futuro só para serem campeões uma vez. Parabéns, querem-no tanto, vão consegui-lo, e vão juntar a isso uma Taça da Liga ganha contra um Porto que vale um décimo do que valia há bem pouco. O que isto tem de novidade não é o Porto, que tem anos maus e geralmente não demora mais do que um ano a reconstruir-se, mas sim que quem aproveita isso é o benfica e não o Sporting. Há muito tempo que as coisas não se conjugavam desta forma e confesso que a sensação é nova para mim. E o benfica aproveita também porque, como disse o Manuel Machado, se baseia em jogadores "que custaram os olhos da cara". É natural que a contrair sucessivos empréstimos, todos os anos, chegue algum ano em que, caramba, finalmente se há-de ganhar alguma coisa.
Disfrutem então da primeira Taça da Liga honesta que ganharam ontem, e com o calendário complicado que vão ter até ao final do vosso ano de consagração, e preparem-se para serem comidos no Dragão na penúltima jornada, porque aí o jogo será noutro ambiente, com Hulk e sem pressões do lado do Porto. É a única coisa que interessa para o que resta de época: vingar isto que aconteceu, já no Dragão, e lavar a cara.
A Taça nem sequer me interessa. Contra o Rio Ave e a Naval podem ganhar quantas vezes quiserem. Contra o benfica, o Sporting e equipas estrangeiras de gabarito, o Porto do Jesualdo baqueou quase sempre, por isso
ganhem ao Rio Ave e à Naval quantas vezes quiserem e tirar-lhes taças, que nós ficamos na mesma, porque não estamos habituados a contentar-nos com isso.

Mário Magalhães disse...

Saudações,

Depois de mais de 12 horas do triste jogo que tivemos e mais calmo, esperava acordar hoje sem o treinador, mas a politica de silencio e risinhos continua, é triste mas é a mais pura verdade.

Á muito que não vou ao estadio, e assim vou continuar, sou PORTISTA e amo este clube, mas neste momento sintome triste revoltado, porque vejo pessoas que não tem o minimo de vergonha e não colocam o lugar a disposição (Jesualdo, Antero), gastam milhões em jogadores duvidosos, porque não gastar na rescisão do treinador e do director geral, certamente teriamos num futuro próximo, mais lucro.

Até Breve

Paulo Marques disse...

A minha "crise" não é de resultados, é de falta de respeito por quem não se dá ao respeito. Foram muitas as noites em que nem conseguia falar com ninguém porque me sentia humilhado pela falta de esforço da equipa. Nem as más arbitragens disfarçam a apatia da SAD e da equipa.
Quanto a desilusões sucessivas, só dou esse beneficio à familia... Um clube de futebol é apenas mais uma empresa na qual investi demasiadas emoções. É complicado ter um botão para desligar quando a SAD não se importa e ligá-lo quando a SAD se importa.
Enfim... carry on.

SecretHell disse...

Eu ja tinha referido aqui que o Jesuasno deveria ter saido no dia 23 de Dezembro e fui criticado por todos...agora a meia duzia de jogos do final ele está muito bem onde está...
Espero ver as seguintes saidas no final da epoca: Valeri,Bellushi,Nuno,Guarin,Farias,Fucile,Mariano,Orlando Sá, Rodriguez, Bruno Alves, Meireles e Ruben Micael, Jesuasno, Jose Gomes, Antero Henrique , Adelino Caldeira e Reinaldo Teles...com esta limpeza teremos nova esperança...

HaxaxinTripas disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Mefistófeles disse...

Pois eu lembro-me aqui de outra canção: " p'ra melhor, está bem está bem, p'ra pior já basta assim !"

Entre SCP, SLBosta e Arsenal, encaixámos 11 e marcámos 0 ! Notável capacidade para sofrer golos e não fazer nenhum.

Acho que já batemos no fundo.

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pedro disse...

Ganhamos 4 anos seguidos, humilhamos o SLB vezes sem conta, continuamos o nosso dominio no futebol português. E pronto chegou o final de ciclo. Tem de ser assim, sabiamos que esta época chegaria. Ninguém ganha para sempre.

Não esperava que fosse uma época tão má, mas sejamos justos, as lesões e os castigos ajudaram á festa. Goste-se ou não o Hulk faz muita falta, e as lesões do Mariano e Varela nada têm a ver com prés-temporadas ou má preparação fisica. Alémd e tudo isto o ciclo Jesualdo terminou, os adversários sabem como jogamos e nós nunca mudamos o estilo de jogo.

Mais do que achar que o mundo acabou temos de fazer o mesmo que fizemos naquele ciclo de 3 temporadas sem ganhar o campeonato. Criar uma nova equipa, um grupo forte, e ter os adeptos a apoiar. Eu até ao final da época não vou falhar nenhum jogo no Dragão. Porque gosto de futebol, porque gosto de ir ao futebol, e porque sou portista até ao tutano.

PS: Pena que num ano em que as modalidades amadoras estão em grande não consigamos acompanhar no futebol. Mas temos uma taça de portugal a ganhar, e quem sabe... na 29ª jornada não tiramos o titulo aos aldabrões do regime.

JRP disse...

A crise do Porto não é só da SAD, do treinador ou dos jogadores, mas também dos adeptos.
Na verdade, lendo grande parte destes comentários, o que me surpreende é que com estes adeptos foleiros esta equipa seja tetracampeã, que com este presidente o Porto tenha conseguido ser duas vezes campeão europeu e conseguido um pentacampeonato e que com este treinador a equipa tenha sido campeã nos últimos 3 anos com presenças consecutivas nos oitavos de final da Liga dos campeões.
O que nos distingue dos animais é sobretudo a capacidade de criarmos uma memória colectiva. Quando a nossa memória é isto, estamos mais próximos da besta do que do humano.
Assim sendo, parece-me que já muito faz este clube com os adeptos foleiros que tem, com as perseguições constantes que sofre e com a marginalização que lhe é feita pelos media.
Épocas más todos fazem, só que uns fazem muitas e O Porto, nos últimos 30 anos, terá feito umas 5 ou 6 apenas.
Já que falam em limpeza de balneário, e de SAD e por aí fora, não se esqueçam de limpar também alguns sócios que apenas servem para assobiar ou deitar abaixo. Fazem cá tanta falta como o Guarin.

Sobre a derrota de ontem, tudo começou com o Nuno. Dirão alguns que é a resposta simplista para o que aconteceu. Será, mas é o princípio de tudo. Um treinador entrou para ganhar e colocou os que achava que eram os melhores. O outro resolveu dar um prémio a um redes que já em 2004 (conjuntamente com o Lucílio Baptista) tinha dado uma taça de Portugal ao Benfica e, no ano passado, teve responsabilidades nas derrotas contra o Leixões, contra o Kiev em casa e contra a Naval fora. Mas a culpa não é dele, é de quem o lá pôs.

José Rodrigues disse...

"Não esperava que fosse uma época tão má, mas sejamos justos, as lesões e os castigos ajudaram á festa."

Mas aí viu-se a diferença entre slm e FCP no acerto nas contratações, por muito q me custe admiti-lo.

Enquanto eles se puderam dar ao luxo de deixar 4 titulares no banco contra nós sem se ressentirem, nós gastamos 45M€ em passes sem q isso se note: pode-se dizer q acertámos no A Pereira e acima de tudo Falcao e Varela, mas é pouco para tal investimento - daí q nos ressentimos qdo há um par ou mais de impedimentos.

Para não falar em termos apenas um trinco no plantel desde Dezembro (e tb já sofremos por isso...). Por falta de dinheiro para investir não foi de certeza...

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Pedro,

Temo bem que essa expressão "fim de ciclo" já esteja a tornar-se um chavão. Claro que há ciclos, sim senhor, mas não há nenhuma lei ou princípio determinista que diga que eles são inevitáveis. E uma coisa é um "fim de ciclo", outra coisa é uma equipa ser humilhada três vezes em tão pouco tempo. Não há "fim de ciclo" que justifique ou explique isso. Mas pode perguntar-se: "fim de ciclo" para quem? Para o treinador? Mas então esse fim de ciclo não estava previsto, pois até se lhe renovou o contrato por duas épocas. Fim de ciclo de alguns jogadores no clube? Com isso sou capaz de estar de acordo, mas então poderia perguntar-se por que se não evitou a permanência mais uma época de jogadores que, pelos vistos, queriam sair, enquanto que se despachou alegremente pelo menos um que não se importava de ficar.

E não haverá mais ninguém em "fim de ciclo", ou isso só toca aos treinadores e aos plantéis?

E agora que venham os adeptos perfeitos, aqueles para quem há intocáveis na famosa e infalível "estrutura", acusar os outros de serem adeptos foleiros!

Há muito tempo que não eramos consecutivamente achincalhados em campo (e fora dele, já agora) desta maneira consecutiva. A fraqueza dos nossos adversários em épocas anteriores fez-nos crer que eramos imbatíveis. Agora, que um deles está claramente mais forte que nós, falamos em "fim de ciclo", nova maneira de meter a cabeça na areia.

Uma limpea de alto a abaixo é o que há muito é preciso. Mas infelizmente, quando a bola vai entrando na baliza, os adeptos não foleiros não querem saber de mais nada.

miguel87 disse...

Infelizmente constato que não estava errado em verificar que este futebol do Porto nas últimas épocas era inocuo e obsoleto e que vivia á custa da mediocridade alheia! Querem continuar a desmentir isto e dizer que o treinador teve algum mérito?? Se para ganhar precisa de ter os melhores jogadores do campeonato e que as outras equipas estejam de rastos, então sim, teve um grande mérito!
Agora que perdeu essas benesses, está á vista o mérito dele...

Entrar em campo contra adversários directos á espera de perdermos por poucos e dividir favoritismo e resultado em todos os jogos com adversários inferiores é inédito no meu tempo de vida como Portista.

Este treinador foi ao tapete e para cumulo acomodou-se ao tapete e passa a impressão de que toda a situação é normalissima, ou é por lesões, cansaço, castigos ou falta de sorte! As lesões e cansaço advêm em larga paret da preparação fisica - quem é o responsavel?? os castigos sempre os sofremos ao longo dos anos e quase sempre fomos superiores a eles. A sorte não se espera por ela, procura-se!

A equipa não tem fio de jogo, não tem ideias, não tem reacção e a atitude assemelha-se ao estrebuchar de um morto. Está completamente perdida.

Bem sei que as correcções passam pela direcção e pela redefinição da estratégia global para o futebol, mas o prazo de validade para a mudança em campo (afinal aquela que mais urge e que mais vincada tem que ser) já foi há muito ultrapassado.

Penta disse...

lastimo muito o que vou escrever a seguir: fiz 1200 km para trazer uma desilusão maior do que a distância percorrida. mas - e pior! - é trazer a sensação de que há muito "jogador" naquele plantel que apesar de alguma "classe" não tem a categoria para envergar aquela mística camisola - e recuso-me a citar nomes. quem é Portista sabe bem a quem me refiro.

por último, cada vez mais sinto que o Professor está a prazo, que ele sabe disso, e que já não consegue controlar aquele balneário. talvez seja tempo de a Direcção do Clube - que também anda (demasiado) "ausente" - colocar uma Glória do Clube à frente daquela manta de retalhos antes que seja tarde demais - entenda-se: antes que fiquemos só com a conquista da Supertaça esta época.

saudações PENTACAMPEÃS!

José Rodrigues disse...

JRP: "Na verdade, lendo grande parte destes comentários, o que me surpreende é que com estes adeptos foleiros esta equipa seja tetracampeã"

Bem, não são os adeptos que escalam a equipa, treinam a equipa, orientam a equipa, decidem contratações e dispensas. Sendo assim a sua influência é muito limitada, e acima de tudo pela positiva.

E pela positiva na generalidade porque só temos o orçamento q temos devido às centenas de milhar ou milhões de consumidores portistas: pagando quotas, comprando lugares anuais (ou bilhetes individuais), comprando merchandising, consumindo indirectamente produtos FCP (por ex transmissões televisivas), etc.

Finalmente, os adeptos tb contribuem ao deixarem a SAD e treinador decidirem sossegados, regral geral: ao re-eleger uns de forma fiel e quase automática, e ao fazerem demonstrações à porta da SAD ou do Olival (com raríssimas excepções).

O único ponto em que os adeptos não cumprem bem é no apoio à equipa no estádio, em q eu diria apenas razoável, podia ser melhor. Mas no cômputo geral chamar-lhes de "foleiros" é como ter um cão a morder a mão de quem o alimenta...

José Rodrigues disse...

Errata: como deve ter sido óbvio, falta um "não" antes de "[...]fazer demonstrações".

Mas já agora, só para acrescentar: se os adeptos normalmente "saem da frente", é perfeitamente normal e até mesmo desejável que tenham um mínimo de cultura de exigência e manifestem insatisfação (de forma civilizada) quando a situação o pede - como agora, por exemplo.

O contrário seria alimentar uma cultura de des-responsabilização e complacência relaxada, q nunca fez bem a ninguém.

Miguel Lourenço Pereira disse...

"O único ponto em que os adeptos não cumprem bem é no apoio à equipa no estádio, em q eu diria apenas razoável, podia ser melhor. Mas no cômputo geral chamar-lhes de "foleiros" é como ter um cão a morder a mão de quem o alimenta..."

José,

Totalmente de acordo. Lembro-me demasiado bem nos jogos nas Antas para ver no publico do Dragao um traço similar. Nao sei se sao os preços proibitivos de muitos lugares, se da natureza do proprio estádio...vivi épocas desportivas dificeis nas Antas mas o publico era muito mais interveniente no apoio e na critica. Agora está amorfo, como toda a estrutura à volta do clube.

Criticar os adeptos por queixarem-se de um ano perdido é, no minimo, peregrino. Especialmente porque há aqui criticos que já se faziam ouvir quando tudo ia bem. Há claramente um erro este ano na politica desportiva da SAD. E isso condicionou tudo o resto. O pior é que este erro é recorrente, só que desportivamente os titulos já nao podem tapar buracos. Tirando o ano em que a equipa menos mexeu nas entradas e saidas (2007-2008), com uma equipa base onde estavam Helton, Bosingwa, B. Alves, P. Emanuel, Quaresma, Assunçao, Lucho, Meireles e Lisandro, o que se passou este ano foi simplesmente um episódio em consequência das últimas épocas. Só que correu mal porque houve concorrencia interna real, o nivel do plantel era baixo demais (mesmo em comparaçao com os restantes anos) e na Europa fomos vulgarizados por uma noite onde a atitude e os erros tacticos foram demasiados.

Desportivamente nos últimos 4 anos por uma vez passamos dos Oitavos da CL. Temos uma média de pontos aproximados em todas as épocas de Jesualdo. Foi a primeira vez que fomos à final da Taça da Liga e estamos, como é habito, nas Meias da Taça. Como bem diz em cima o Miguel, tudo está ligeiramente similar. Porquê a catástrofe? Porque se descubriu que tudo isto era um logro que os titulos tapavam bem.

Agora que há um Benfica forte, um Braga resultadista, um Sporting a melhorar a olhos vistos e um Arsenal que não brincou com tantas facilidades (até iamos a ganhar para a segunda mão, algo inédito nas anteriores eliminatórias), fica tudo a nú.

Meus caros, quando uma equipa vai vendendo os aneis todos os anos e gastando o que ganha em jogadores de terceira. Quando renova por dois anos um técnico que tacticamente é rigido e como motivador (perante o grupo e os adeptos) é uma nulidade. Quando estagna quando os outros evoluem, que mais poderiamos esperar? Parar é morrer. O FCP parou há quatro anos. Foi o tempo que demorou até que se notara que esta ideologia desportiva está morta. Se há quem prefira contar titulos na corrida ao SLB, força. Para mim, contentam-se com muito pouco!

um abraço

RS disse...

"Acho que já batemos no fundo."

Eu acho que não... Bater no fundo será não ganhar a Taça de Portugal, ser humilhado no Dragão pelo clube do regime (com direito a festa do título na nossa própria casa) e perder o 3ºlugar que, diga-se, está longe de estar seguro.

Parece o pior dos pesadelo mas pelo andar da carruagem...

JRP disse...

"E agora que venham os adeptos perfeitos, aqueles para quem há intocáveis na famosa e infalível "estrutura", acusar os outros de serem adeptos foleiros! (...) Uma limpeza de alto a abaixo é o que há muito é preciso. Mas infelizmente, quando a bola vai entrando na baliza, os adeptos não foleiros não querem saber de mais nada.
" - David

Meu caro,

eu chamei a muitos adeptos de foleiros, e insisto que há muitos deles a escrever nesta caixa de comentários e que continuam a ir assobiar para o Dragão. Agora, o que o David não pode seguramente dizer é que para mim existam intocáveis ou hajam infalíveis. Não há nem eu nunca escrevi isso. Mas o que eu não defendo também é uma limpeza de alto a baixo que segundo diz, devia ter acontecido há muito tempo. Lamento, mas não esqueço o tetracampeonato e os bons resultados das últimas épocas (que pelos vistos para si são apenas umas bolas que vão entrando na baliza) só porque esta época correu mal.
ALiás, se ler com atenção o que eu escrevi, verá que eu também critiquei o treinador e, se ler outros textos meus anteriores, eu também critico a SAD. Isso é normal e saudável.
Eu acho que são foleiros aqueles que querem arrebentar com tudo apenas porque uma época corre mal, aqueles que insultam os que tantas alegrias nos deram, aqueles que após uma má época acham que é tudo para deitar abaixo e nada serve, aqueles que até já dizem que deixarão de ser adeptos do Porto. Foleiros.

JRP disse...

"E pela positiva na generalidade porque só temos o orçamento q temos devido às centenas de milhar ou milhões de consumidores portistas: pagando quotas, comprando lugares anuais (ou bilhetes individuais), comprando merchandising, consumindo indirectamente produtos FCP (por ex transmissões televisivas), etc." - José Rodrigues

Não é verdade. O orçamento deriva muito também das boas compras e vendas que se fizeram no passado recente precisamente por aqueles que agora são vistos como o demónio.

"O único ponto em que os adeptos não cumprem bem é no apoio à equipa no estádio, em q eu diria apenas razoável, podia ser melhor. Mas no cômputo geral chamar-lhes de "foleiros" é como ter um cão a morder a mão de quem o alimenta..."

Que fique claro que eu não pertenço à SAD. Por isso, não são eles que chamam foleiros aos adeptos. Sou eu, também adepto. Portanto no limite é um cão a morder-se a si próprio.
O que me incomoda é esta visão catastrofista só porque uma época correu mal. Têm assim tanta razão de queixa dos últimos 30 anos em que foram aproxidamente os mesmos que comandaram este navio? Se não têm, pelo menos tenham calma na análise e na interpretação do que aconteceu.
É claro que há coisas que correram mal. É claro que há coisas a mudar. Mas não pensem que é à bomba nuclear dizimando tudo que isto vai lá. Isso foi a táctica dos nossos adversários durante os 30 anos de que falei, com os brilhantes resultados que vocês conhecem.
O uso da expressão foleiros foi para vos espicaçar. Não acham que eu tenho um mínimo de razão em pedir prudência? Não vos parece que este FCP dos últimos 30 anos merece credibilidade, mesmo depois de uma época como esta?

Pedro disse...

@David,

Não é chavão. E sim os fins de ciclo são inevitáveis. E quando surgem em equipas ganhadoras são brutos e poderosos. Não existe meio termo para equipas como o FCP.

É evidente que o fim de ciclo não pode ser só do treinador, ou de alguns jogadores. Deve atingir a SAD também. Senão em trocas pelo menos em espirito, e em filosofia. Mas eu pergunto, não foi esta SAD que forjou um projecto vencedor que nos levou à conquista dum penta, duma champions, duma UEFA, dum Tetra? E isto não chega para lhes dar o beneficio da dúvida?

Existe mais algum clube europeu com tanto sucesso como nós? E isso não chega?

Não acho que os adeptos do FCP sejam foleiros, mas alguém nega que nos últimos 5 anos ficaram demasiado convencidos e sossegados? É por acaso comparável o ambiente dos jogos nas Antas com o Dragão?

Por tudo isto, acho que a culpa duma época falhada é de todos. Todos mesmo. Não é só a SAD que tem de reajir e mudar.

Não percebo como a critica é tão leve. Imagino como seriam os portistas em qualquer outro clube do mundo.

@Miguel87,

Peço desculpa, mas alguém que acha que 3 titulos seguidos não têm mão de um treinador... é alguém que percebe 0 de futebol. Aprende a distinguir a decadência de um modelo de jogo, com as competências passadas de um treinador que foi Tri, em pleno Apito Dourado. E claro, será que Jesualdo teve peso nas decisões do plantel? Não creio, creio que foi mal aconselhado, e tramou-se por não ter um pulso mais forte.

Mesmo assim, e relembrando o gesto do B.Alves ontem... Somos Tetra. E se é necessária uma crise para iniciarmos novo ciclo de vitórias... venha ela.

Anónimo disse...

Caro JRP,

Tal como eu extrapolei dos seus comentários, também o meu caro amigo extrapolou dos meus, pois em lado nenhum eu disse que não era importante a bola entrar na baliza.

No mais,a minha opinião é a de que, nos últimos anos, o rei ia nu, situação que passava a muitos despercebida por causa das fraquezas dos nossos adversários, especialmente o Benfica.

É que para mim, meu caro, nos últimos anos não ganhámos devido à excelência das decisões de quem dirige a SAD, mas apesar de muitas dessas decisões. Faço-lhe a justiça de não o incluir nas fileiras daqueles que diziam que, se tinhamos sido campeões, então isso era a prova de que as contratações do Benitez e do Guarin - entre outros marretas - tinham sido acertadas, mas o facto é que a constante e progressiva deterioração da qualidade do plantel não poderia conduzir a nada de bom. É que, essencialmente, temos vindo a vender qualidade e a comprar quantidade.

Quanto aos 30 anos, nenhum dos actuais dirigentes lá estava há 30 anos, e mesmo desde o primeiro mandato de PdC só ele próprio resta.

Isto que agora digo, venho-o dizendo há anos, mas claro que você não tem obrigação de conhecer as minhas opiniões. Não falo agora por as coisas estarem no estado miserável em que estão.

JRP disse...

"Porquê a catástrofe? Porque se descubriu que tudo isto era um logro que os titulos tapavam bem.

Agora que há um Benfica forte, um Braga resultadista, um Sporting a melhorar a olhos vistos e um Arsenal que não brincou com tantas facilidades (até iamos a ganhar para a segunda mão, algo inédito nas anteriores eliminatórias), fica tudo a nú." - Miguel Pereira

Este comentário é sensacional. Com que então o tetracampeonato foi um logro?
E o Sporting melhora a olhos vistos?

Sinceramente eu percebo que devemos ser exigentes, mas estes adeptos baralham-me. Internamente limpamos quatro campeonatos, fomos sempre aos oitavos da liga e uma vez aos quartos pondo em respeito o Manchester, finalista vencido. Tudo um logro...

E arrisco a dizer mais, fosse outro o treinador e tivessemos nós controlado a liga como outros fizeram, e o "logro" duraria pelo menos mais um ano que eu não estou nada convencido da aparente falta de qualidade de alguns no plantel (ainda vamos ver outros bollatis que aqui também não prestavam a brilhar noutras paragens) e de muitos emprestados (Castro e Ukra, por exemplo).
Haja paciência para adeptos que julgam que nós não temos adversários que também podem melhorar (nem que seja uma vez de quinze em quinze anos), ou que nós não podemos uma vez por outra falhar (ainda que sejam apenas 5 ou 6 vezes em cada 30 anos) ou que no meio de alguns erros nossos.
Tivessemos tido a audácia de jogar para ganhar na luz aquando do maldito 1 a 0 do túnel, e provavelmente estavamos aqui a celebrar uma grande época.
Estes mancos todos que agora têm de ser corrido, foram os mesmos que espetaram 5 a Braga e Sporting, passaram a 1.º fase da Liga dos Campeões e ganharam em casa ao Arsenal. Convém não esquecer e talvez encontrar as razões para a súbita e impressionante queda que se deu depois.

Anónimo disse...

Caro Pedro,

Queira desculpar-me, mas além do "fim de ciclo" também o "benefício da dúvida" entrou no glossário de clichés de certos adeptos do FCP. Só fala aí a "gratidão".

Eu já não dou qualquer benefício de dúvida a quem, ano após ano, vende os melhores e compra a granel. Um único acto inspirado devemos à SAD nos últimos dez anos: a contratação de Mourinho. Sem isso, e com a consequente inversão de uma trajectória de decadência que já então iniciáramos, aquilo que agora estamos a viver já se teria passado.

Mas, Mourinho tendo partido, voltou-se ao anterior regabofe, com o clube transformado em entreposto de jogadores e sem um treinador capaz de dizer não a certas imposições. Repito que a fraqueza alheia muito ajudou a disfarçar o que de mal por cá se passava. E a inacreditável venda de Lucho Gonzalez no Verão passado foi um típico acto de soberba de quem se acha infalível. Depois, claro, com decisões destas, os ciclos chegam ao fim.

Anónimo disse...

Correcção: "só FALTA aí a gratidão".

miguel87 disse...

@ Pedro

O que eu percebo de futebol é o que vejo pelos meus olhos, e o futebol do porto que vejo há 4 anos tem sido igual. Igual na filosofia de jogo, na qualidade exibicional, na atitude dos jogadores e treinador. A diferença? os numeros não mentem e a nivel de pontos conquistados e golos marcados/sofridos as diferenças são minimas.
Logo não é dificil assumir que a maior mudança se deu no nivel dos adversários.

Estou á vontade para criticar, porque quando ganhamos com este treinador me insurgi contra o baixo nivel de jogo da equipa, por isso não é agora com essa evidência aos olhos de toda a gente que vou calar a critica.

E não ignorei as competências de um treinador tri, repito o que disse:
Se para ganhar precisa de ter os melhores jogadores do campeonato e que as outras equipas estejam de rastos, então sim, teve um grande mérito!

Anónimo disse...

Caro JRP,

Muito bem. Qual é então, segundo a sua opinião, o nosso mal neste momento, e quais as medidas que sugeriria para a sua correcção? Porque não acredito que ache que, só porque se não pode ganhar sempre, devemos aceitar com complacência esta miserável época que vimos fazendo.

RS disse...

@JRP
"Estes mancos todos que agora têm de ser corrido, foram os mesmos que espetaram 5 a Braga e Sporting, passaram a 1.º fase da Liga dos Campeões e ganharam em casa ao Arsenal. Convém não esquecer e talvez encontrar as razões para a súbita e impressionante queda que se deu depois."

Totalmente de acordo. O jogo de Alvalade marcou a viragem pela negativa e o mais grave é que na altura nada fazia prever que assim fosse acontecer. O FCP até estava a jogar bom futebol após a chegada do Ruben Micael mas de um momento para o outro tudo e todos se eclipsaram. Muito estranho...

Anónimo disse...

Deve ter sido bruxedo congeminado pelo Rui Costa e pelo Orelhas. Só pode!

José Rodrigues disse...

JRP disse: "Não é verdade. O orçamento deriva muito também das boas compras e vendas que se fizeram no passado recente "

Parei logo no "também" :-)

Sim, concordo: também. Mas não só.

De resto concordo que há adeptos que reagem às adversidades com uma atitude extrema: "mude-se tudo e mais alguma coisa, nada presta", basicamente. Da mesma forma que há adeptos no campo oposto para quem está sempre tudo bem.

Admito que se possa chamar a ambos os tipos de, digamos... "foleiros", mas sinceramente parece-me contra-produtivo andar a pôr etiquetas nos adeptos, sejam eles quem forem. Discutamos os jogadores, treinadores e dirigentes, q o resto é um fait-divers.

Abraços a todos

JRP disse...

"Muito bem. Qual é então, segundo a sua opinião, o nosso mal neste momento, e quais as medidas que sugeriria para a sua correcção? Porque não acredito que ache que, só porque se não pode ganhar sempre, devemos aceitar com complacência esta miserável época que vimos fazendo?"

Meu caro,

Acima de tudo, calma. No meu entender é preciso deixar a poeira assentar, aprender com o passado e cerrar fileiras. Não é complacência, é prudência.
Não tenho soluções mágicas ao contrário de um conjunto de visionários que já sabem tudo e viram tudo e resolviam tudo facilmente.
Penso que precisamos de:

- alterar o treinador, para alguém com um perfil mais audaz, um discurso mais forte e com um conhecimento das características do clube.

- Fazer regressar dois ou três jogadores que conheçam bem o clube desde a sua formação e que sejam capazes de corporizar essa ideia de "morrer em campo" ou "antes quebrar que torcer". Não defendo a obsessão sportinguista da academia, longe disso, mas há bons jogadores que podem e devem ser os continuadores de uma lógica que vem de trás. Refiro-me na aposta em Castro, em Uka ou em Nuno André Coelho, por exemplo.

- Colocar alguém (director desportivo, adjunto, treinador?) que consiga antever cenários e ter uma influência positiva junto dos atletas para que se possa lidar com a brutal pressão que é ser jogador do FCP e evitar casos como os do túnel ou os da gestão dos castigos dentro do campo, entre tantas outras armadilhas que nos vão acontecendo jogo após jogo.

- Será obviamente necessário comprar dois ou três bons jogadores mas, ao contrário da maioria que sabe sempre tudo de antemão, sei bem de como é difícil fazer apostas seguras, porque no futebol basta uma lesão ou uma má adaptação para que um bom jogador se transforme numa besta.

Mas estas medidas que eu aponto, julgo que todos ou quase todos concordam (sem ser preciso ser foleiro).

Penta disse...

@ David e JRP

peço desculpa por me intrometer na vossa questão - «Qual é então, segundo a sua opinião, o nosso mal neste momento, e quais as medidas que sugeriria para a sua correcção?» - , mas considero-a pertinente para qualquer Portista.

concordo, em parte, com a resposta de JRP às 18:04. a esta acrescentaria:

1) de acordo com o perfil de treinador traçado estará a pensar em Domingos e/ou Jorge Costa?
eu considero que qualquer um desses nomes dará sempre um óptimo adjunto no FCP actual, e que a sua inclusão numa futura equipa técnica poderá ser a "rampa de lançamento" para ocupar o cargo de treinador principal a médio prazo, pelo que defendo a contratação de um treinador estrangeiro e de renome - com a respectiva inclusão daqueles nomes na equipa técnica. qualquer um deles será sempre melhor do que o treinador adjunto José Gomes.

2) no seguimento da ideia do ponto anterior e da sua afirmação da necessidade de haver alguém «que consiga antever cenários e ter uma influência positiva junto dos atletas», depreendo que só poderá que ser uma Glória do clube a desenvolver tal actividade. assim sendo, os nomes de Domingos e/ou Jorge Costa fazem todo o sentido - e com o devido respeito para os de Rui Barros e de João Pinto, actuais adjuntos de Jesualdo. há a necessidade de alguém capaz de dar um murro na mesa e não ter medo de a quebrar.

3) concordo com a sua ideia de que o futuro treinador terá que encarar seriamente a aposta na formação do Clube. aliás, se ela existe é para ser rentabilizada, principalmente numa época que se antevê de "vacas magras". e o projecto "Visão 6/11" já tem alguns frutos - os nomes são conhecidos, pelo que não os vou citar.
de facto, este é um aspecto negativo da gestão do plantel por parte de Jesualdo Ferreira: se tem jovens talentos e o plantel começa a ficar curto (com as lesões e os castigos) há que ser audaz e lançar esses jovens talentos "às feras". foi essa audácia que trouxe alguns nomes para a ribalta na década de '90, com os resultados conhecidos.

4) antes da compra de jogadores há a necessidade de se reformular a equipa técnica - e convém lembrar que o Professor tem mais um ano de contrato - e proceder à necessária dispensa de muitos dos actuais jogadores do plantel azul-e-branco. e esta medida tem custos.
assim sendo, penso que não iremos assistir à vinda em quantidade de novos jogadores e, também, que a Qualidade pretendida será a da aquisição de alguns valores do nosso campeonato.

5) por último e não menos importante, será necessário incutir o espírito de "jogador à Porto" no futuro plantel. é que os actuais, por muito que falem desse estado de espírito, desconhecem-no em absoluto - a principiar pelo seu capitão, cujo número que enverga o deveria fazer serenar bem mais "when the shit hits the fan", ao invés de invectivar contra tudo e todos.
para mim, a camisola do FC Porto só poderá ser envergada por quem conheça a História do Clube e que saiba como forma conquistados os títulos do Clube e que nos orgulham a todos: a comer a relva, se tal for necessário.
e para quem tem dúvidas e/ou não saiba do que se fala, basta (re)ver a final de Sevilha para o compreender e apreender.

saudações PENTACAMPEÃS! para todas(os)

Paulo Marques disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Paulo Marques disse...

Aqui o foleiro não deixa de ser portista. Portista é uma raça, não é uma escolha.
Mas digo e repito que só posso dar respeito ao clube quando ele se der respeito a si próprio. Nem sequer é preciso um projecto para ganhar as competições todas. Basta olhar para o brilhante jogo do capitão ontem para ver que estar de cabeça perdida não é assim tão estranho, e que se calhar tinha razão depois do jogo do Arsenal em não acreditar em mais nenhuma vitória que não fosse a ferros. Não assobio a equipa, mesmo que soubesse como assobiar. Deixei de ir muito aos jogos por motivos pessoais, e o clube não me convenceu a fazer um esforço com as suas labaredazecas, com o jogo pachorrento e demasiado táctico, com o "tá-se bem, somos os maiores do mundo", etc etc etc.

condor disse...

Cá na minha modesta opinião a malta está a fazer uma tempestade num copo de água!
Esta época estava programada para ser assim!Sim,para dar animo á concorrência,para que acreditem que um novo ciclo se abre!Quando se derem conta têm mas é um triciclo ou um quadriciclo!
Nós não podemos ganhar sempre senão os gajos qualquer dia desistem e quem paga é o futebol!
Velam o exemplo do oquei em patins!É sempre o mesmo a ganhar,e o que acontece?Ninguem liga puto ao oquei!Só nós!Para o ano o melhor serviço que o nosso enorme clube podia prestar ao oquei em patins era perder o campeonato e tudo o resto!
Estou na tanga malta!Ou não?

Miguel Magalhães disse...

"Em casa onde não há pão, toda a gente ralha e ninguém tem razão", já diz o ditado e é bem verdade.

Campeonatos/Taças dos últimos 30 anos:
- 17 / 10 Porto
- 8 / 9 Benfica
- 4 / 5 Sporting
- 1 / 2 Boavista

Nos 30 anos anteriores, o Porto tinha ganho 4 campeonatos e 4 taças...

Com 3 anos comecei a ir às Antas com o meu pai (imagine-se que nessa altura ele só tinha visto o Porto ser campeão 2 vezes...). Cresci a ouvir dizer que eramos roubados mal atravessavamos a ponte, que isto e que aquilo. Tinha 9 anos quando assisti ao vivo à conquista do primeiro campeonato da minha existência e tinha 10 anos quando assisti ao 1º jogo europeu ao vivo (ganhamos 4-1 ao AEK depois de termos levado 6-1 em Atenas). Nessa altura, passar duas eliminatórias na UEFA já era muito bom e foram históricas aquelas eliminações, p.ex., do Colónia e do Manchester em 78.
Depois disso, estive em Basileia, em Viena, em Amesterdão, em Sevilha e em Gelsenkirchen. Só não estive em Tóquio e no Mónaco.
Vou ver todos os jogos ao Dragão, não assobio nem assobiarei a equipa (nem naqueles 0-4 com o Nacional), e já faz tempo que levo os meus filhos comigo para que eles sintam que ser portista é acima de tudo uma forma diferente de estar na vida.

Não crucifico treinadores, não idolatro dirigentes, apenas espero que todos comam a relva, dêem o melhor de si e dignifiquem a camisola que têm a honra de vestir. Se o fizerem, têm o meu apoio incondicional ; se não o fizerem, podem seguir a vida deles noutro lado.

Este ano foi mau? não, foi péssimo! acima de tudo faltou atitude à equipa. Faltou também organização (da equipa e da estrutura de apoio), faltaram pernas e faltou sorte.

O mundo acabou? não, não acabou. Para o ano haverá mais e é para ganhar.

Com Jesualdo ou com outro, com estes jogadores ou com outros, o Porto será sempre o Porto se eles comerem a relva e derem tudo pelo clube. E se os adeptos forem críticos mas racionais, exigentes quanto à postura da equipa mas incondicionais no seu apoio.

Sobrevivemos a coisas bem piores nestas últimas 30 épocas e continuamos a ganhar porque nunca nos esquecemos de quem somos e como somos. E continuo a achar que ainda somos diferentes pois no dia em que nos "aburguesarmos" e acharmos que as camisolas e a história ganham jogos sozinhas, seremos iguais ao Benfica e ao Sporting e nesse caso, de facto, o mundo acaba aí.

Paulo Marques disse...

Pessimismo ou não, o Rodriguez também está de fora da taça.