terça-feira, 30 de março de 2010

A Grande Entrevista

Comecemos pelo final: Pinto da Costa quebrou o tabú, pelo menos publicamente, no que respeita à sua continuidade na liderança do FC Porto e anunciou que se irá recandidatar à presidência do clube. Como principais medidas para o novo mandato elegeu a construção de "um grande Museu" do FC Porto (há vários anos que ouvimos esta promessa nas AG's do clube) com o objectivo de que seja "o mais visitado na cidade do Porto" - Serralves que se cuide - e assegurou também que pretende construir uma equipa de futebol que vença novamente "não só cá como lá fora". Esta será uma boa notícia se não desatar a contratar a granel jogadores sul-americanos de qualidade duvidosa.



O caso das suspensões de Hulk e Sapunaru em consequência das acções cobardes do SLB também mereceram grande destaque nesta entrevista tendo Pinto da Costa garantido que o clube intentará acções de responsabilização contra a Liga e os seus dirigentes pelos danos causados ao clube. "Hulk é uma peça vital na equipa" e o seu afastamento influenciou decisivamente o desempenho do FC Porto em todas as competições. Quanto à indemnização em causa o presidente revelou que no ano passado o clube recebeu 17,5 M€ pela participação na Liga dos Campeões e portanto o montante exigível nunca será inferior a este. Referiu ainda que o clube obteve pareceres de três reputados especialistas em Direito Desportivo, os Prof. João Leal Amado, José Manuel Meirim e Manuel da Costa Andrade que são totalmente antagónicos à decisão da CD da Liga. Parece-me que no que respeita aos castigos absurdos aplicados ao Hulk e Sapunaru o clube fez o que lhe competia não sendo possível fazer mais com gente do calibre de um Ricardo Costa (que numa entrevista à SIC Notícias não confirmou nem desmentiu uma possível ligação à Benfica SAD no futuro) a presidir a um órgão que se quer independente e equidistante.


A questão da continuidade do treinador foi levantada por Judite de Sousa tendo Pinto da Costa fugido a uma resposta directa e objectiva dizendo apenas que Jesualdo Ferreira tem contrato por mais um ano mas que no final desta época irão conversar, como sempre o fazem no final de cada temporada. Conhecendo como se conhece Pinto da Costa facilmente se pode concluir que o Jesualdo não continuará na próxima época caso contrário a resposta teria sido pronta e lapidar.

De resto Judite de Sousa direccionou a entrevista para outros assuntos como a imagem com que o presidente saiu do caso Apito Dourado, as (não) relações pessoais com LFV e as eleições para a presidência da Liga tendo Pinto da Costa aproveitado a exposição mediática para abordar o escandaloso apoio financeiro da CML ao SLB e as declarações do presidente da instituição quando este afirmou que era mais importante conseguir lugares na Liga do que bons jogadores. Deste lote destaco o facto de Pinto da Costa ter reiterado que o FC Porto não apoiará nenhum dos candidatos à presidência da Liga de clubes e desse ser um ponto de honra na hora de voltar a vencer.

Em resumo pareceu-me um Pinto da Costa de regresso ao seu melhor nível, bem preparado, descontraído e decidido quanto ao futuro do clube e atento às manobras das brigadas vermelhas.

Uma pequena nota para as outras duas entrevistas:
- MST fez uma entrevista completamente desinteressante e não focou os pontos polémicos da forma tenaz que o caracteriza. Irreconhecível.
- O pavão da Liga deu voltas e voltas num emaranhado argumentativo pouco credível para tentar explicar o inexplicável. É um homem que sai ressentido com "a forma como algumas pessoas estão no futebol". Compreende-se. Algumas das afirmações que proferiu no final da entrevista poderão, quanto a mim, ser alvo de processos-crime por parte do FC Porto. Seria bom que o Dep. Jurídico do clube analisasse com particular atenção o teor desta peça.

15 comentários:

Hugo Roque disse...

Meus caros amigos portistas, deixem-me desde já dizer algo que sei pode ser algo polémico pois não parece ser a opinião de muitos de vós...eu quero o Paulo Bento para treinador do FCP. Por várias razões: modelo de jogo bem definido em 442, essencial para se ter sucesso na europa, aposta em jovens jogadores, grande capacidade de comunicação e de defender o clube nos momentos mais difíceis, experiência num clube grande, etc, etc

Penso também que o PC deu um sinal claro que Bruno Alves e Raul Meireles estão prontos a sair ao dizer que é necessário sangue novo na equipa no próximo ano...concordo em absoluto

Por tudo isto, espero que despachemos alguns jogadores que não tem lugar no FCP, casos de Tomás Costa, Valeri, Guarin, Mariano, Farias, com muita pena minha Bellushi e contratar com critério preferencialmente portugueses ou a actuar no campeonato português (fala-se no Sereno para central)...

Miguel Teixeira disse...

Nuno Nunes,

tem a certeza que viu a entrevista a PdC na RTP1, certo?

É que a avaliar pelo seu texto diria com elevado grau de certeza que o Nuno sintonizou na RTP Memória.

Claramente não vimos a mesma entrevista, contudo de uma coisa estou certo, mesmo que errado na minha análise sobre o discurso do Presidente, eu vi a RTP1.

9h45, o trabalho chama-me. Voltarei para complementar o meu comentário.

Unknown disse...

Claramente q o nosso timoneiro acusa o desgaste e as (minhas) expectativas sairam defraudadas...Arranque aos soluços com necessidade de cábulas (há uns tempos atrás issos sairia de cabeça e com a eficácia desejada, soando agora a desculpas preparadas e atabalhoadas...).
E nos pequenos detalhes chegou a ser confrangedor (o Falcao internacional paraguaiao??).
Também esperava que não se reduzisse o fracasso da nossa época desportiva aos túneis e liga, e que houvesse alguma humildade, mas nunca esteve no sangue da figura, e não seria agora...
Muitas fugas para a frente com piadas algo duvidosas (e gastas?) como ao do Conde Ferreira e pouca concretização numa altura que seria de dar um sinal forte perante as adversidades externas vividas.
Valha-nos o reiterado desejo de vencer novamente (e nesse eu acredito!), e o vislumbre do fechar de um ciclo de contratações duvidosas/granel e o bye bye Jesualdo.
A próxima época afigura-se decisiva para o futuro do nosso clube, pois ou se inverte alguns caminhos tomados (e aí a falta do dinheiro da Champions pode até ser saudável) ou então nem quero pensar num SLB em crescendo...
PS: mais uma vez referencio e dou os parabéns aos gestores deste espaço na blogosfera!

José Correia disse...

"O Jesualdo Ferreira tem contrato. Em três anos ganhou três títulos e sempre foi contestado. No final da época, como aconteceu nas anteriores, vamos conversar e ver o que vamos fazer. Não estou preocupado"

Parece-me evidente que o destino do professor Jesualdo Ferreira está traçado. Assim sendo, continuo sem perceber o porquê de no final da época passada o contrato ter sido renovado por mais duas épocas.

José Correia disse...

"O FC Porto tem direito a um pedido de indemnização. O valor? Depende. Vamos analisar. Se não formos à Liga dos Campeões, algo que, com o Hulk, não aconteceria, temos de ver quanto poderíamos receber. Este ano foram 17 milhões. O empresário do Hulk também já veio a público a dizer que tinha uma proposta pelo jogador."

Se a SAD admite pedir uma indemnização de 17 milhões de euros, é porque será este o valor que vai faltar nas receitas previstas no orçamento para a época 2010/11. Preocupante.

José Correia disse...

"E vou voltar a ganhar, não só cá como lá fora. E realizar o sonho de tornar o museu do clube no mais visitado da cidade do Porto"

Gostei destas promessas. Espero que as consiga cumprir.

Miguel Lourenço Pereira disse...

José,

Vi poucas vezes o PdC elogiar um treinador rival como o JJ. Cabe a possibilidade de o ter sondado o ano passado e este ter preferido o SLB e como resposta terem renovado o JF por dois anos, pensando que o podiam resgatar ao Benfica se as coisas corressem mal? Neste país parece que o JJ passou a ser o Mourinho e todos o querem agarrar...enfim.

Quanto ao dinheiro em causa, deve ser bastante mais. Os 17 milhões são um número aceitável para a prestaçao habitual do FCP na CL (os oitavos), mas já isso é sempre manifestamente insuficiente pelo que leva à constante venda de activos sempre por valores superiores aos 30 milhoes. Isso implica que o buraco esteja em valores bem altos, porque o passivo continua aí e vai-se reduzindo muito lentamente.

Será muito provavel que a ausencia na CL e a nao venda de activos por esse valor como o Hulk signifiquem um rombo de 50 milhoes no orçamento. Agora, alguém acredita que a Liga vai pagar 20 milhoes assim? Especialmente se lá estiver o amigo Fernando? Ou será uma exigencia que cai em saco roto assim que se garantir a sua eleiçao e que sirva agora como uma ameaça aos restantes candidatos (curiosamente todos com boa relaçao com o PdC)?

No minimo, curioso.

Uma entrevista a mostrar o grande que foi - ainda há rasgos de génio, aqui e ali - e aquilo em que se tornou. Atirando a culpa para o fácil, tornando o Hulk num "deus do futebol" quando estava a caminho do banco de suplentes pela má qualidade de jogo em Dezembro, e salvando a SAD de qualquer erro de gestao. Parece-me bem, muito corajoso de facto!

Um abraço

Nuno Nunes disse...

Miguel Teixeira disse...
tem a certeza que viu a entrevista a PdC na RTP1, certo?

É que a avaliar pelo seu texto diria com elevado grau de certeza que o Nuno sintonizou na RTP Memória.

Claramente não vimos a mesma entrevista, contudo de uma coisa estou certo, mesmo que errado na minha análise sobre o discurso do Presidente, eu vi a RTP1.


Se eu tivesse visto a RTP Memória estaria muito mais empolgado com a prestação de Pinto da Costa, não acha?

É óbvio que com o passar dos anos há certos pormenores que lhe escapam mas são coisas que nem sequer valorizo. No cômputo geral pareceu-me muito bem, bastante melhor do que na última aparição na SIC. Esteve descontraído e ainda acutilante direccinando os ataques para os alvos certos.

No entanto as opiniões sobre a prestação de PdC são mesmo isso... opiniões. Cada um fará a sua interpretação.

Pedro Azevedo disse...

Saliento positivamente o candidatar-se a novo mandato, não é homem para sair com o clube na mó de baixo. Espero que neste novo ciclo se prepare a sucessão de Pinto da Costa com Pinto da Costa garantindo uma continuidade no trabalho!

Miguel Teixeira disse...

@Nuno Nunes

não quero que pense que não respeito as opiniões diferenciadas, apenas me advogo no mesmo direito de todos de não concordar com o seu optimismo em relação à entrevista de PdC .

Para mim, foi mais uma desilusão, na linha das últimas entrevistas do Presidente. Promessas vãs, desculpas esfarrapadas - ainda que aqui e ali com lampejos de verdade - e muito, mas mesmo muita demagogia populista a fazer lembrar as entrevistas do seu antagonista "orelhudo". Falhas inexplicáveis como a da nacionalidade de Falcao e a constante busca de papéis para se lembrar das cábulas que lhe colocaram numa pasta SADica.

A de voltarmos a ganhar cá dentro mas sobretudo lá fora, pareceram-me propaganda populista.

A fuga na resposta sobre a ida do árbitro a sua casa, foram mais uma evidência de que PdC não sabe explicar moralmente o porquê disso ter acontecido. Faltou também explicar o porquê de PdC achar que é necessário "sangue novo" apesar de as contratações terem sido boas, se é notório que continua a trabalhar com um empresário que para além de ter falhado nas suas recomendações de jogadores, é também esse mesmo empresário o tal que lhe armou a tal visita que o colocou na berlinda das escutas. Devemos alguma coisa ao Araújo? Segundo a "fuga para a frente" do Presidente, parece que sim, que devemos algo a Araújo - quiçá o silêncio.

Se nas últimas entrevistas tinha prometido dossiers encarnados e revelações que iriam abalar o país, ontem mais uma vez ficamos todos à espera de as ouvir. Ainda estou sentado...

Ainda sobre o dossier encarnado, PdC enrola-se, pois se existem provas, e todos sabemos que existem, não é com uma capa de jornal sobre os negócios da CML que se avança nesse sentido. Claramente é tudo fogo de vista e as ameaças não passam disso mesmo - populismo e demagogia.

Recuou na questão do petróleo e eu sei porquê. As mesmas pessoas que precisam de "lavar" dinheiro em Lisboa, já devem ter dado conta da intenção de o fazerem também no Porto...

Os valores da indemnização são tão subjectivos que só não me fazem rir porque de piada não têm nada. Mais, se vão defender que Hulk era para ser vendido por 35M em Janeiro, então não existe argumento para defender que com o brasileiro estaríamos em posição de lutar pela entrada na LC da próxima época. Enfim...enrolar, confundir...em suma, não dizer nada de concreto.

Sobre a sua candidatura, nada de novo e inclusive referiu a sua saída para o seu 100º aniversário - ironia, talvez...

Jesualdo, Jesus, bom, em que ficamos sobre aquilo que PdC verdadeiramente quis fazer na época passada? Uma coisa foi LFV ter dito que desviou Jesus do FCP, outra bem diferente e nociva para o balneário portista foi PdC ter revelado que pensou/quis Jesus...

Talvez se explique a falta de garra deste ano através destes pequenos "por maiores".

Concluindo, vamos ter mais uns anos de PdC, e um autêntico deserto de alternativas ao poder. A resposta do Rui Moreira no Trio sobre a candidatura de PdC, diz muito sobre a este mesmo deserto - Moreira, prova aquilo a que já me tinha referido em comentários anteriores. Quem tem cu, tem medo, e desses, ao contrário do que já defendi, também não interessam ao nosso FCP. Raios parta os eucaliptos, que tudo secam...

PS. falta-me dar uma opinião mais sustentada sobre as eleições da Liga, mas para isso, terei a certeza que irá existir um "post" que me dará oportunidade de exprimir a minha opinião.

Paulo Marques disse...

Atirando a culpa para o fácil, tornando o Hulk num "deus do futebol" quando estava a caminho do banco de suplentes pela má qualidade de jogo em Dezembro, e salvando a SAD de qualquer erro de gestao. Parece-me bem, muito corajoso de facto!
Tá tudo dito. Ninguém nos respeita se não formos sérios. O Presidente não foi e adoptou a táctica encarnada de fuga para a frente. Que fique com ela, o meu dinheiro já não leva.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Miguel, Nightwish,

100% de acordo. Populismo barato, falta de seriedade a encarar os problemas e areia para os olhos.

Mesmo tendo razao em 90% das coisas que disse (quase todas para tinham a ver com o Benfica, falou mais deles do que do FCP) é a falta de coragem em avançar com ideias, politicas e acçoes que faz com que este PdC esteja a anos luz do que já foi.

E se vai haver mais lavagem de dinheiro no Dragao, mas empresários a lo Araujo e mais ameaças de cuspo, entao para isso nao precisa de sair para dar uma entrevista. É o que tem feito nos últimos anos.

Anónimo disse...

Miguel Teixeira comentou: «Faltou também explicar o porquê de PdC achar que é necessário "sangue novo"(...)»

Pois, ele achará que é preciso sangue novo, mas em toda a parte menos no lugar que ele ocupa e para cuja recandidatura até houve 20.000(!) mânfios a assinarem uma petição. Mas está tudo bem, ele até cumpre o que promete: este mandato era para fazer o pavilhão, o próximo é para o museu, o outro a seguir será para recolocar o busto do Pavão à vista de todos, o seguinte para inaugurar um novo parque de estacionamento, e por aí fora, sempre com o infatigável Cerqueira a recolher, no mínimo, 20.000 assinaturas.

O homem está muito desgastado, acho que ontem se viu bem isso, mas nunca mais de lá sai. E já nem sequer coloca a ressalva de que, para continuar, necessita do apoio dos sócios nas urnas. Já dá isso como garantido, pois nunca há-de aparecer uma candidatura contra ele. Quem diria que quem tanto fez pelo clube não seria capaz de um dia achar que estava na hora de dar o lugar a outros. Uma lástima.

Eu acho que a entrevista foi de uma pobreza franciscana, e o PdC está longe do brilhantismo e reposta pronta de outros tempos. Sempre à procura dos papéis, dizendo-se e desdizendo-se, fugindo com o rabo à seringa no caso da fruta e, finalmente, vindo com a patética história do museu.

Não pensem que sinto revolta. Sinto, isso sim, tristeza, muita tristeza.

Nuno Nunes disse...

@Miguel Teixeira,

Não acho de todo que tenha usado de "demagogia populista". É a sua forma de estar, sempre foi, e não seria agora que iria mudar o seu estilo. É importante que tenha aparecido no momento em que o clube atravessa uma crise de identidade.

Mas cuidado: PdC já nos habituou a gerir melhor na adversidade que na bonança. Pode vir aí um ciclo bem melhor que este que agora se fecha e podemos estar a ver as coisas de forma diferente daqui a um ano. Dou-lhe o benefício da dúvida acreditando que pode voltar a construir uma grande equipa composta maioritariamente por portugueses. A ver vamos.

Quanto ao comentário à atitude de Rui Moreira não creio minimamente que se trate de medo.

Mefistófeles disse...

Fico aguardando expectante pelo "pinhal" que impedirá o "eucaliptal" de continuar a "secar tudo à sua volta". Gosto imenso destas expressões.

Sobretudo quando foi o "eucaliptal" que deu "de comer" ao "pinhal" ao longo dos anos. ( Leia-se, títulos ! ) Se isto é "seca", vou ali e já venho. Queremos todos mais "secas" destas, sff.

Não, a sua entrevista não foi brilhante, concordo. Mas como poderia ser, com todos os circunstancialismos ? Perdoo-lhe alguns disparates, os mesmos que se fossem ditos por outros "pensadores" ( mesmo iletrados, como o rato orelhudo ), seriam loas à inteligência e sagacidade.

Gostaria de saber quantos, em
lugar de PdC, depois do que foi perseguido e acossado, ainda enfrentariam as câmeras ?

Sempre pensando como não incorrer em mais um processo por "dá cá aquela palha"... "não fui eu que disse, está aqui..." Eu faria exactamente a mesma coisa. Aliás, não me expunha sequer a uma entrevista mais neste país.

Tristeza ??? Tristeza é roubar !!! Tristeza é pertencer a um país para quem o combate à corrupção é pôr PdC num banco dos réus e deixar os outros ( governantes incluídos ) impunes, quando são os maiores ladrões ! Só porque o povo quer sangue, azul e branco, de preferência. Para entreter os papalvos.

Como PdC disse, e muito bem, ele saíu depois de julgado várias vezes...outros, se calhar não saíam: à primeira ! Nunca. E depois são os outros que têm a cabeça na areia... Está bem, estamos entendidos.

Venha a "Quercus" azul e branca que cá estarei para os apoiar. Se o souberem merecer.

Falar é fácil, fazer obra é um bocadinho ( só um bocadinho )mais difícil.

PdC: tens o meu apoio para seguires em frente e fazeres o que sempre fizeste: VENCER !

PS: Nojenta, a tentativa de reabilitação da credibilidade de R.Bosta na SIC(K). Vomitei.

Respeitosamente,