terça-feira, 2 de março de 2010

Uma análise SWOT - Oportunidades

Por Ana Martins

Uma análise SWOT - Mais-valias
Uma análise SWOT - Fraquezas




3. Oportunidades

a) Modelo de Governação. Com a saída de Pinto da Costa, que nestes últimos anos deu sinais contraditórios no que concerne a estrutura que quer deixar, não é clara nem a visão, nem a estratégia, nem os objectivos operacionais. Nunca ouvi falar de objectivos específicos, com a excepção das metas tangíveis do Projecto 611. PC pode repetir quantas vezes quiser que o FCP não é uma monarquia, mas é sua responsabilidade não deixar que o clube sofra pela sua liderança de tantos anos, como é tão característico em organizações com esta configuração. É, então, nestes momentos de transição que se perspectivam novos modelos de governação, mais claros e cristalinos. Os sistemas fechados caminham inexoravelmente para a entropia. E se no caso dos clubes da bola nem sempre será assim, o equilíbrio entre a transparência e a opacidade é possível… e necessário.

b) Solução futura: uma das grandes mais-valias é termos um Presidente que tanto percebe de gestão de pessoas como de gestão de activos – no caso, futebolistas. A grande diferença, para além de um notável sentido de estratégia, é que o homem consegue ver se aquele jogador é mesmo bom ou não. Ou seja, no nosso caso, faz todo o sentido que o Presidente seja o mesmo para clube e SAD. Mas e no futuro? Um Presidente Institucional como Vítor Baía ou Rui Moreira e um Presidente da SAD operacional, tipo Antero Henrique? Mais do que pessoas, está em causa um modelo. E este tem de ser equacionado. E a composição accionista? Alguma vez estaremos disponíveis para um Sr. Murdoch ou Abramovich?

c) Na sequência do que foi dito a propósito das lacunas a nível comunicacional, as já anacronicamente denominadas novas tecnologias podem suprir, com facilidade, algumas das debilidades e ameaças a este nível. Uma rádio ou canal TV na Web são ferramentas de baixo custo e com uma excelente relação custo-benefício. É preciso, apenas, pôr uma estrutura a mexer, que só dependa do clube. Não é absolutamente necessário uma Porto TV na Meo (embora já se fale em negociações). Por outro lado, uma presença eficaz e sólida na Web permitiria estabelecer ligação com os portistas que estão noutros países.

d) Um mundo inteiro por explorar! Há um português em todos os cantos do mundo. Já foram feitas tentativas anteriormente: tournées a Macau e ao Oriente e aos Estados Unidos. É curto. É preciso tornar estas presenças mais constantes e sólidas. E não é preciso mandar jogadores a meio da época. Temos um excelente Director de Relações Externas e um passado glorioso.

18 comentários:

SecretHell disse...

Com Rui Moreira corremos o risco de uma sportinguizaçao ... precisamos de alguem que seja um lutador com pulso firme na linha de Pinto da Costa...alguem que faça tremmer o sistema...

Tasqueiro Emigrante disse...

Para os lampiões que disseram que não houve provocação pelos gajos do Benfica ao Hulk e ao Sapunaru basta verem este video:

http://www.youtube.com/watch?v=F1r_mrWP4M4

E ainda dizem que são santinhos.

ana albuquerque disse...

Excelente texto, concordo em absoluto.
Peço desculpa mas não concordo com o Secret Hell acho o Rui Moreiura uma mais valia

Mefistófeles disse...

"E a composição accionista? Alguma vez estaremos disponíveis para um Sr. Murdoch ou Abramovich?"

Não creio, a liga portuguesa não vale um caracol.

Antonio Silva disse...

Ó Tasqueiro, valha-me Deus. Se isso é uma provocação vou ali e já venho. É futebol, é rivalidade, até que é saudável. Porra.

AFC disse...

“Com a saída de Pinto da Costa...”

Vai sair?! Eu não ouvi nada. Mas pegando nas suas palaras. E que tal um Presidente Institucional de nome Pinto da Costa e um Presidente de SAD mais operacional tipo Angelino Ferreira e/ou Fernando Gomes. Seria uma solução monarquicamente aceitável. E o facto de Angelino Ferreira ter voltado ao FCP indica que Pinto da Costa, se quiser, poderá convencer Fernando Gomes a voltar. Não hoje, nem amanhã. Mas daqui a uns anos.


“Um mundo inteiro por explorar... Já foram feitas tentativas anteriormente: tournées a Macau e ao Oriente e aos Estados Unidos. É curto.”

Não creio que o FCP esteja a descurar este aspecto. Aliás ainda esta pré-temporada participamos na Peace Cup na Andaluzia o que nos valeu uma boa arrecadação financeira na ordem dos 500 mil euros, pelo menos.

Unknown disse...

Não acredito que o Presidente vá sair nos próximos anos, por isso, estas discuções parecem-me estéreis neste momento

Em caso de saída não ficava triste com um Rui Moreira, desde que este soubesse aproveitar as mais valias de pessoal que existe na SAD, como é para mim o caso do Antero Henriques, não sei é se este aceitava continuar com outro presidente sem ser alguém da actual da SAD.

ana albuquerque disse...

Em príncipio se tudo correr bem com a sua saúde tambem não estou a ver o Presidente a ir embora mas âs vezes há surpresas e atendendo â sua idade tambem temos que convir que não é eterno, mas não deixa de ser uma boa altura para que pelo menos entre nós sócios e adeptos no se discuta e se diga o que gostariamos de ver o nosso clube ser no futuro e pode ainda ser muito melhor do que é agora, mesmo estando sediado neste país à beira mar plantado. E acho que é sempre bom que apareçam propostas, soluções.

Nuno Nunes disse...

SecretHell disse...
Com Rui Moreira corremos o risco de uma sportinguizaçao ... precisamos de alguem que seja um lutador com pulso firme na linha de Pinto da Costa...alguem que faça tremmer o sistema...

Realmente nos últimos anos PdC tem-se fartado de fazer o sistema tremer.

miguel.ca disse...

Já defendo há muito tempo a tese de que o tempo de Pinto da Costa já passou.
Pinto da Costa e o seu feitio peculiar foram preponderantes na batalha que foi desenvolvida nos anos oitenta e noventa para erguer o FCPorto ao patamar onde actualmente se encontra, para guerrilhar o sistema interno que declarava o benfica campeão por decreto e para permitir que o FCPorto dispusesse das mesmas armas que as meninas de Lisboa.
Fez um trabalho notável e respeitado por qualquer Portista que se preze.
Hoje em dia, parece-me um homem amarrado e amordaçado pelo peso das feridas de guerra e dos inimigos que foi criando pelo país benfiquista.
No entanto, nao há bela sem senão e infelizmente, Pinto da Costa, foi infeliz na forma como lidou com determinados assuntos deixando-se cair em esparrelas infantis e dando azo a que a concorrência dispusesse de uma panóplia infindável de factos concretos e de matéria de acusação que, a par de uma imprensa hostil foram borrando, ano após ano, a boa imagem do clube.

Penso que uma mudança total na administração da Sad começaria por ser, acima de tudo, uma lavagem de cara, um novo inicio livre de calunias, de escutas, de calores da noite, de arbitros em casa, de frutas, de chocolatinhos, quinhentinhos e tudo o resto.

Mais tarde ou mais cedo, terá mesmo de acontecer.

Miguel Teixeira disse...

Concordo com tudo o que escreveste Miguel.

fiona bacana disse...

Por alguns comentários que aqui vejo, parece que apenas será conveniente pensar o futuro do FCP só no dia em q PC sair do clube. Bestial. Não sei o que me preocupa mais, a saída de PC e o vazio que parece seguir-se, ou a atitude de alguns portistas. Pensamento a curto prazo? Parece que não aprenderam nada com o que se passou nos nossos rivais durante épocas a fio.

Eu não quero que PC saia. Não sou estúpida, nem ingrata e gosto de pensar que tenho 2 dedos de testa para constatar o fcp antes-pc e depois-pc. Mas 1 dia vai acontecer, e o futuro não se planeia a curto prazo.

Cumps & obgda pelos vossos comentários

miguel.ca disse...

Mas sabes uma coisa Miguel Teixeira?
Esta minha tese provocou a minha exclusão do Portistas de bancada. Quando tentei fazer com que o Zé Luís percebesse que o mal do FCPorto não residia na segunda circular, nem no edifício da liga mas sim dentro das suas próprias paredes com politicas de financiamento de credito ilimitado a alternadeiras e a empresários de origem duvidosa, a contentores de sul americanos de qualidade repudiável, na insistência num treinador sem calibre mental para levar este grande clube mais alem, os meus comentários naquele blog passaram a ir directamente para o caixote do lixo.
Sabes que mais? Ainda bem que isso aconteceu! Deu-me a oportunidade de conhecer um blog Portista muito, mas muito melhor... a Reflexão Portista. Aqui sinto-me mais livre.

Miguel Teixeira disse...

Miguel,

agora entendi o porquê do teu desaparecimento do Portistas de Bancada.

Ainda por lá comento, mas as restrições da caixa de comentários retiraram muita da vitalidade daquele espaço.

E tens razão, o Reflexão Portista é provavelmente o melhor blogue portista da actualidade. Também me tenho sentido bem aqui.

Sobre a nossa opinião sobre o actual FCP, é pena que não sejamos acompanhados por mais dragões. Esta fixação de só olhar para o mal dos outros é algo que nos vai trazer péssimos resultados.


Abraço!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Viva,

Subscrevo em absoluto.

O PdC continuará a ser o maior presidente da história do futebol portugues e isso é inequivoco. É um dos grandes nomes do futebol em Portugal sem nunca ter tocado numa bola. Mas há largos anos que é uma sombra do que foi e que o sucesso desportivo de uma liga desequilibrada lhe deu uma aura da qual não tem o mesmo mérito que conquistas prévias. Se a Champions de 87 se deveu muito a ele, a de 2004 já era bem menos de PdC. E as últimas ligas ganhas (e perdidas) pouco têm que ver com as ganhas entre 82 e 99.

E como tudo na vida, também o mandato presidencial (detesto falar em reinado) de PdC tem um fim. E aqui vivemos numa encruzilhada histórica. Todos nós. Sócios, acionistas, portistas. Estamos num desses momentos que definem o futuro de uma instituição. Da mesma forma que em Inglaterra, por exemplo, o final do Boot Room "matou" o Liverpool, ou o final do mandato de Busby mergulhou o Man Utd na segunda. Da mesma forma que o final da presidencia do primeiro Moratti atirou o Inter para meio da tabela e a morte de Bernabeu significou um longo hiato de titulos no R. Madrid. E penso que, pelo que vejo aqui, as pessoas não têm noção dessa dimensão.

Os erros de direcção desta administração estão quase todos nos comentários do Miguel_Canada e também como ele percebi que noutros espaços a questão é vista com os mesmos óculos deformados de que a culpa é sempre alheia. Não é. Fomos e seremos roubados dentro e fora do campo. Mas a culpa de ter um plantel débil, sem opções e de nao ter atitude competitiva é só nossa. E a gestao da SAD e do Clube são os responsáveis. Nao Jesualdo, nao os jogadores, nao os adeptos. Sao eles quem têm de decidir que técnico, que plantel e que politica querem. E falharam. Como noutras ocasioes foram certeiros.

O futuro do FCP tem de passar por um novo rumo. E nao vejo possivel isso com algum elemento da actual administraçao. O barco está cheio e corrumpido dos mesmos males. É preciso sangue novo, visoes de futuro e um pensamento a largo prazo e nao apenas em vencer a proxima liga e fazer uns trocos na Champions League. Quase todas as grandes equipas tiveram de passar por fases de profunda renovaçao antes de atingir os seus maiores triunfos. Lembrem-me de 2003 e do que havia antes. Agora poderá ser pior. E temos de nos preparar para isso. Mas se a renovaçao tiver os mesmos resultados, só temos a ganhar.

um abraço

Miguel

José Correia disse...

Concordo com diversas das críticas que foram feitas nos comentários a este artigo, mas convém não esquecer um facto importante: as últimas oito épocas (esta incluída, aconteça o que acontecer) foram anos de enorme sucesso desportivo.
Há aspectos a melhorar? Concerteza.
Há preocupações em relação ao futuro? Sem dúvida.
Mas não é por perdermos o campeonato esta época que vamos pôr tudo em causa.

victor sousa disse...

Rui Moreira é a evolução na continuidade... se descontarmos o "consulado" de Pinto da Costa.

victor sousa disse...

voltando ainda à política de comunicação, é de facto necessário, senão imprescindível, que se criem adequados canais de comunicação.
Desde já a mais evidente a da rádio, cujos relatos deixaram de existir. A menos que se entenda que essa pornografia lisboeta é credível.
Quanto aos canais televisivos, espero que não estejam à espera que integrar os "Meos" é satisfatório.
A mim não é isso que me levará a subscrever o serviço, mas talvez me induza a rejeitá-lo. Usem a cabeça e a internet, para criar verdadeiros canais de comunicação, libertos de amarras castradoras, que da capital os ares sempre foram inquinados.
Ainda há dias um desfile de moda foi transmitido para várias capitais do Mundo em 3D, pela internet.
Não precisamos de tanto. Só independência e seriedade. Não é com o "status" vigente que o conseguimos.