terça-feira, 16 de março de 2010

O diktat do Politburo encarnado


De acordo com uma notícia do Diário Económico, Luís Filipe Vieira enviou, nos primeiros dias de Janeiro, uma carta ameaçadora a Joaquim Oliveira, porque não terá ficado satisfeito com o número de repetições, o ângulo das câmaras, as opções dos realizadores e os comentários feitos no decorrer de diversas partidas transmitidas pela SportTv. Por isso, nessa carta, Vieira avisa o presidente do conselho de administração da Sportinvest, que a atitude do canal desportivo será tida em conta quando chegar o momento de renegociar os contratos dos direitos televisivos (o contrato actual com os encarnados termina na temporada de 2012/13).

Li esta notícia e nem queria acreditar. Desde quando é que o SLB tem a mínima razão de queixa da comunicação social?

Uma coisa é certa, comparativamente com este ex-negociante de pneus, os governantes do PSD e do PS que, nos últimos 30 anos, tentaram condicionar e controlar a comunicação social, não passam de meros aprendizes.

19 comentários:

bailarino disse...

Não é da comunicação social, é da Sporttv.

Sérginho disse...

Acredito que o Sr. dos pneus deve querer meter uma cunha para um determinado realizador, para que comece a realizar os jogos de futebol do clube do regime! :)

José Correia disse...

De facto, se o padrão de isenção pretendido pelo Vieira é o da Benfica TV ou do jornal A Bola, compreendo que os critérios da SportTv não sejam satisfatórios...

Anónimo disse...

O pior não será até a carta do Vieira, mas sim a possibilidade de lhe serem dados ouvidos, não pelo risco que isso poderia representar para a objectividade dos comentários da SportTV - que é coisa que não existe - mas pelo que significaria de submissão de um canal de televisão aos caprichos de um clube.

Luis disse...

Caro alexandre, acho estranho esta noticia, não pelas motivos que pensam mas pelos que irei apresentar de seguida.

se a memória nao me atraiçoa, o dono da sportv é o mesmo do jornal o OJOGO.
este jornal no ultimo ano tornou-se mais vermelho, já lá vai o tempo em que todos o diziam azul.

este ano o jornal é capas e capas e capas vermelhas.

o sr. oliveira á algum tempo que anda a preparar a renovação de contrato com o benfica.

pelo que esta situação na sportv, sendo ela do mesmo dono não tem razão de ser.


vejo com regularidade a sportv e não vejo qualquer tipo de descriminação de qual o lfv fala, vejo sim um normal jornalismo portuguÊs a pensar sempre vfermelho.

Agora claro comparativamente com a SIC está a anos luz.

abraços.
luis vieira
infelizmente o mesmo nome

Miguel Lourenço Pereira disse...

É o espelho de um ego imenso num cerebro pequeno que se sente numa posição de força. De há varios meses para cá que o grupo Controlinveste tem feito de tudo menos ser objectivo com o SLB, especialmente o JN e Jogo, antigos bastiões de portismo na imprensa.

Esta "ameaça" não tem efeitos práticos realmente. Mas quer transparecer a pseudo-posição de força do Benfica. Pura propaganda. Não que em Portugal exista qualquer objectividade no relato e reportagens de jogos onde entre o Benfica.

um abraço

José Correia disse...

O que os benfiquistas gostariam, é que os penalties, ou golos precedidos de fora-de-jogo, de que têm beneficiado abundantemente neste campeonato, não fossem mostrados pelas televisões.
Aliás, o que eles realmente queriam, é que nem houvesse televisões a transmitir os jogos, e os relatos dos desafios fossem feitos apenas por jornalistas de A Bola, como o Alfredo Farinha ou o Aurélio Márcio.
Ó tempo, volta para trás...

Santiago Salas disse...

Esta missiva do orelhas não é uma ameaça a ninguém, estão enganados. Trata-se apenas de um lembrete do que foi congeminado e acertado no inicio desta época. São vários os organismos e entidades empresariais que de conluio com o benfica acertaram um acordo de palavra para tornar o benfica campeão à força toda. Não ponho em causa o bom futebol praticado por essa equipa da zona do bairro de benfica, em lisboa, mas todos sabemos o que tem sido o "empurrar para a frente" por parte de muita da comunicação social e passar depressa para outros assuntos e esquecendo os erros favoráveis ao benfica por parte de arbitragem, por parte da Policia e do Ministério Público, com droga e armas e acesso aos NN bois, por parte do Luís, ao estádio e até ao jantar com chefes da PSP para facilitar a vida aos seus "Boys", e o andarem calados os credores e etc e tal.
Esse acordo foi feito com a garantia de ganhos financeiros para todos o que fossem favoráveis ao benfica. Ou pensam que o Portista Joaquim Oliveira é mais Portista que "Dinheirista"? Não se enganem, pois ele é daqueles que tem no coração o clube do cifrão.
O jornal O Jogo está vermelho que até mete nojo, os restantes jornais dele até passam mal os dias em que não desancam no Pinto da Costa e no FC Porto. A Sportv se é Portista eu sou adepto do belenses (que espero que este ano finalmente desça, mas parece-me que mais uma vez vão mandar outro no lugar do bele... e mais uma vez estes caralhos ficam na 1º liga).
O Joaquim, não esquecendo esse grande Port.. Dinheirista, tem também em vista, para além do dinheiro, meter o irmão no clube aos poucos no mesmo ritmo em que vai minando o Pinto da Costa. Não são inteligentes nem espertos estes tipos, só que em terra de cegos quem tem um olho é rei. Não é por acaso que cada vez mais se vêem Portistas a porem em causa o nosso Presidente e tudo o que ele fez e faz pelo clube, a opinião "jornaleira" leva muitos "carneiros" a esquecer os resultados conseguidos pelo melhor presidente de futebol do mundo.
E assim vai a vida em Portugal.

Zé Luís disse...

José Correia, há muito venho dizendo/escrevendo: à beira da influência e manipulação, sem contraditório e com muitos arautos paineleiros em nome do regime em tudo o que rádio e tv, mailos jornais, que o Benfica exerce (e quem está em Lisboa sabe bem disso), a capacidade de o Governo controlar a CS é infantil, porque há mais variedade de comentário político, mais tribunas abertas a outros quadrantes, onde se faz um contraditório efectivo - as pessoas podem não ver, mas há e é patente em política e economia. No futebol tá tudo minado.

Por exemplo, tens aqui um marmelo sem identificação mas com o nick de sempre que goza com isto à brava e parece conseguir passar despercebido. Afinal, como muitos na CS.

É natural essa pressão dos direitos do Benfica que, por muito que queira fugir ao "amigo Joaquim", nunca conseguirá das tv's as receitas que pretende ou julga poder conseguir no exíguo mercado televisivo tuga. O Jaqim, sim, precisa do benfas e não quer perdê-lo, tem de engolir sapos e, como é bem dito aqui, tem o cifrão no coração (e não, não é portista, mas sportinguista). Como é uma questão de negócio, o Jaqim cede para obter o melhor para ele, o resto é letra que só o PdC ouviu e a ele se entregou. Até nisto o Vieira tem melhor estratégia do que PdC. Nisto, da TV, e na comunicação e manipulação informativa em todo o lado, mais ou menos subrepticiamente, sendo a Bimbo TV uma mera formalidade para a questão das amadoras - ou pensam que vão passar a dar os jogos de futebol do Benfica no canal dos bimbos?

portodocrime disse...

off topic
ou seja
num tem nada a bêre.

Bámos lá a bêre du qe num gósto du centralismu lisvoeta
1.num góstu du rui "brilhátina" sántus.
2núm góstu da telebizõm l´s de lisvoa.a rêtêpê.
3.núm góstu da xic.
4núm góstu da tbi.
5núm góstu du curreio da máma.
6núm gostu du govérne.
7núm góstu du mãozinhas.
8num gótu du 24hóras.
9núm góstu du i.
10num góstu dus centralistas.

ús 10 mándamentos dum purtista i purtuense.

Uvrigadus

BIBA O FCPORTO

Miguel Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Teixeira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Teixeira disse...

O Adolfo Dias até disse umas verdades. Perde-se é no fim quando acha que alguns portistas só "desancam" no PdC e na SAD porque estão intoxicados pela CS. É que neste ponto, temos de ver com muita atenção, quem é que realmente anda intoxicado, ou no mínimo, coloca a cabeça debaixo da areia.

Eu perguntaria ao Adolfo Dias - quem é que meteu o Oliveira no FCP. Mais! Quem é que ofereceu ao preço do tremoço com ranço, todo o mercado multimédia do FCP, e também quem trouxe os "amigos" espanhóis e outros que me abstenho de referir para o interior da SAD.

Se acertou na resposta, então não sei o que é que o Adolfo anda a defender. É que o FC Porto, não é de certeza absoluta, ainda que eu acredite que o Adolfo acredita que sim...

Vá, agora tire a cabeça debaixo da areia e vamos lá arrepiar caminho, porque o nosso pior inimigo já há muitos anos que se agarrou às acções do FCP. E existem mais "cartas"...mas dessas não me atrevo a escrever, nem aqui, nem em lado nenhum.


Cumprimentos e não leve a mal o tom de sarcasmo. Não o conseguiria escrever de outra forma, tudo para aligeirar estas pequenas pinceladas de uma MAIOR verdade.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Zé Luis,

Correctissimo. O Benfica, mesmo nas piores horas, nunca deixou de ter um controlo apertado da CS, que lhe permitiu branquear muito do lixo que por lá foi escorrendo. Hoje a situação é mais clara do que nunca porque, como bem dizes, souberam uma vez mais antecipar-se e manobrar os cordelinhos como o FCP nao soube. Recordo-me bem ainda da época em que, qualquer programa com o PdC em entrevista era lider máximo de audiencia. O país ficava em sentido para ver o que ele tinha para dizer, estava pendente da nossa postura e politica. Hoje o FCP entra mudo e sai calado. Nao há uma postura, nao ha uma voz. E a imprensa aproveita-se desse vazio para o preencher com..."mais benfica".

O Oliveira é um sportinguista de longa data e sempre os tentou apoiar (desde os dias do Joao Rocha e do irmao treinador-jogador) mas acima de tudo, é dele mesmo. E sabe que num país como Portugal, o Benfica é chave a nivel comercial. Perder o Benfica é perder 2/3 do negocio. Esta-se a marimbar para a verdade desportiva ou a isençao e imparcialidade. Quer manter o Benfica a todo custo e fará o que for preciso.

Miguel,

Tal qual, mais uma vez estamos de acordo. O primeiro problema do FCP é ele próprio e a gestão actual a nivel institucional e desportivo. Mas a SAD aproveita-se deste clima para "vitimizar-se" e assim evita dar explicações. É triste pensar que para muitos homens da SAD casos como os dos tuneis e os roubos de igreja lhes sejam favoráveis, apesar de prejudicarem gravemente o clube. Se nao, nunca se entenderia esta postura.

um abraço

Mefistófeles disse...

Alexandre Burmester disse: "O pior não será até a carta do Vieira, mas sim a possibilidade de lhe serem dados ouvidos..."

Justamente. Justamente. É que só em Portugal é que dão importância ao que diz este labrego. Ao que ele diz, não ao que ele fez ou faz. Porque isso não interessa nada investigar.

José Correia disse...

«O resultado que o Benfica vier a receber sobre o grau da satisfação de sócios e adeptos relativamente às transmissões da Sport TV que envolvem os jogos dos encarnados, terá um peso substancial na decisão de Luís Filipe Vieira vir a renegociar, ou não, os contratos dos direitos televisivos com a operadora de Joaquim Oliveira - que expiram em 2012/13.

Muito insatisfeito com o tratamento editorial dado a quatro jogos recentes do Benfica, o líder do clube escreveu uma carta ao presidente da Sportinvest exigindo imparcialidade à Sport TV, naquilo que parece constituir uma ameaça à ligação comercial existente. Vieira, de 60 anos, vai mais longe: já tem em preparação a encomenda de um estudo a uma credenciada empresa de consultoria para aferir, com o maior rigor possível, o grau de satisfação de sócios e adeptos com o trabalho realizado pelo canal temático nos jogos do Benfica.

Na origem do descontentamento estão, pelo menos, quatro jogos realizados esta temporada. No documento que os encarnados fizeram chegar às mãos de Joaquim Oliveira são apontados vários casos que merecem "total reprovação" do clube da Luz - a começar pela forma como um golo de Cardozo no Restelo foi tratado por quem assegurava o controlo da transmissão.

No lance, o paraguaio parece estar adiantado em relação à linha da bola no momento da assistência de Saviola. É então que, numa das repetições, surge uma "linha virtual" erradamente apresentada e que, dessa forma, colocava Cardozo em posição irregular. Só depois veio uma nova repetição que já colocava a "linha virtual" noutra posição e que, assim, atestava a legalidade do golo dos encarnados.

Contudo, é o tratamento dado pela Sport TV ao Benfica-FCPorto que ocupa mais espaço na carta de Vieira. Após a exposição dos lances que suscitaram polémica nesse jogo de 20 de dezembro, faz-se a contabilidade ao número de repetições e condena-se o respetivo critério. Joaquim Oliveira já respondeu ao presidente do Benfica, não reconhecendo razão na reclamação.»

in record.pt
17 Março de 2010 - 8:19

Zé Luís disse...

É engraçado como o labrego se dispõe a escrever (?) cartas, estando muitas vezes na tribuna sentado ao lado do amigo Quim...

Os pategos dão uma importância danada a estes golpes de bastidores...até o rascord. Estes lambem-se todos por umas migalhas do poder mafioso da Luz, baixam as calças e despedem até colaboradores mais críticos e pouco "convencidos" do título abominável de 2005...

eumargotdasilva disse...

ora tretas! 2012-13! quando lá se chegar o mais provável é que não exista benfica nenhum... é como aquela história do cão e dos abutres: -deixa-os pousar, deixa-os pousar!...
o orelhas é um tosco absoluto cujo cérebro diminuiu ano a ano e como parolo que é logo que o benfas começou a ganhar, já acha que é deus, e como tal não resistiu à tentação...; o joaquim é dos tais que mata a mãe para ir ao baile dos órfãos! vai mesmo estar a incomodar-se com o orelhas!
a razão para a vermelhidão é simples: as pessoas, na sua maioria, gostam de andar com os famosos e com os que estão na mó de cima... vejam o brilhantina, era só orgasmos até ser óbvio que o marselha não ia ser vencido por dá cá aquela palha, aí o lucho já era um grande jogador, que obviamente deixou de ser quando o benfica marcou, e voltou a ser quando o marselha igualou!...