segunda-feira, 8 de março de 2010

Uma análise SWOT - Ameaças

Por Ana Martins

Uma análise SWOT - Mais-valias
Uma análise SWOT - Fraquezas
Uma análise SWOT - Oportunidades




4. Ameaças

a) A saída de Pinto da Costa, por tudo o que isto acarreta do ponto de vista organizacional, de competência, de estrutura, de baluarte de reserva moral. Um mito que mete respeito. É raro ter um Presidente que tenha ganho mais títulos do que os jogadores ou treinadores que contrata e isso coloca o nível de expectativa muito lá em cima, o que é excelente para quem chega. Uma das ameaças consubstancia-se, portanto, no que uma liderança como a de PC costuma trazer a uma organização quando lá não está. Espera-se, então, que o modelo de governação adoptado seja capaz de dar resposta a esta ameaça.

2) Um país de tendência centrípeta e centrífuga, em que o que não é Lisboa não é valorizado na proporção devida. Enquanto durar a lenga lenga dos 6 milhões, as TV’s, as rádios e os jornais vão continuar a achar que dar mais airplay ao SLB/SCP do que a FCP. Isto corresponde a menor valor de sponsors, menos margem de manobra na negociação nos direitos televisivos, menor potencial de angariação de novos adeptos.

3) Um país com o modelo económico que tem - na conjectura económica/social/política que tem - com as debilidades estruturais que tem. Nunca teremos o mesmo mercado de Espanha, França ou Inglaterra, também porque não sabemos, como país ex-colonizador, saber rentabilizar a nossa ligação histórica a países emergentes como Angola e Cabo Verde (falo nos que apresentam taxas incríveis de crescimento PIB por ano; de fora deixo o maior exemplo, o Brasil, porque não estou a ver que receptividade terão eles ao futebol português). Nunca seremos, por conseguinte, uma grande potência do futebol mundial como entidade auto-suficiente do ponto de vista económico como o Man Utd, o Real Madrid, o Barça ou Inter/AC Milan. Mas temos conseguido sempre competir com eles ao mesmo nível desportivo, apesar desta ameaça que é viver num país demasiado pequeno para a nossa competência.

4) A Liga Portuguesa de Futebol Profissional. Neste domínio não me vou alargar, porque entendo que uma análise swot se deve dedicar àquilo que, pelo menos parcialmente, está dentro do controlo da própria organização. Sabemos, no entanto, com o que podemos contar: critérios desiguais, hidden agendas, castigos a la carte. Contra isso, nada podemos fazer. Apenas continuar a lutar para sermos os melhores, sempre, “contra tudo e contra todos”. E a vencer desde 1893.

Nota final: Em nome do 'Reflexão Portista', o nosso agradecimento à Ana Martins pela elaboração desta análise distribuída por quatro artigos. Algumas das opiniões são polémicas, o que é natural, mas a Ana Martins teve a coragem de as expressar publicamente, num blogue que no último mês foi lido diariamente por uma média de cerca de 1400 pessoas, assinando os artigos com o seu nome.

5 comentários:

SecretHell disse...

Por falar em ameaças a unica que me preocupa neste momento é aquela que o orelhas fez rematando que o recreativo iria dominar o futebol portugues nos proximos 3 ou 4 anos...isso é que me precoupa verdadeiramente pois temo a nossa incapacidade de potenciar os erros desta epoca em nosso proveito

José Rodrigues disse...

"Sabemos, no entanto, com o que podemos contar: critérios desiguais, hidden agendas, castigos a la carte. Contra isso, nada podemos fazer."

Não é verdade: quem lá está na Liga (começando pelo CD) só lá está porque os clubes da I e II Liga votaram neles (e o voto de um slb conta tanto directamente como o voto de um Beira Mar).

A direcção do FCP, de forma que me parece muito ingénua, afastou-se completamente das eleições na Liga aqui há uns anos (quando o R Costa foi lá colocado pela 1a vez) e em grande parte nas últimas eleições (há salvo erro 3 anos).

Isso foi um erro crasso, porque estou convencido que temos poder de influência suficiente para bloquear nomeações que nos sejam hostis (já para colocar quem bem nos apetecer não, não temos, mas tb não é preciso chegar a esse ponto). Não nos faltam clubes amigos ou pelo menos que nos escutem, até porque há que capitalizar nos imensos empréstimos que temos feito a outros clubes portugueses. E a grande maioria dos clubes na Liga (I e II) são do Norte (a proximidade geográfica só por si às vezes não quer dizer absolutamente nada, mas em média ajuda um bocadinho).

Muito em breve teremos eleições na Liga outra vez, e espero q desta vez nos saibamos "mexer" nos bastidores, começando por correr essa besta do R Costa lá de fora.

Sinceramente: em vez de andar a mandar bocas ao LFV por ter dito q o importante era as eleições na Liga, prefiro não ter de o fazer tendo antes uma Liga q não nos é hostil como esta (mesmo q tb não seja propriamente "amiga"). Anjinhos, não.

Anónimo disse...

+ AMEAÇAS

ESTUDIOSO DA BOLA, Algures. 08.03.2010 21:51
Vota | 0 votos in Publico

E sobejamente sabido que um jogo de futebol, (independentemente de haver um favorito, quando este não deixa dúvida que é superior ao seu adversário), se “RESOLVE” muitas vezes por pequenos detalhes; Há os detalhes que acontecem por acaso e são férteis em criar surpresa, PODE SER O CASO AMANHÃ) mas também os há “detalhes” quando devidamente programados; Reparem neste detalhe que se não o foi, até parece que foi mesmo. O SLB, ontem perante o Paços de Ferreira, viu toda a sua tarefa facilitada, ao encontrar todo o seu corredor esquerdo, (lado direito adversário) totalmente desprotegido; É certo que o defesa de ocasião estava lá, o DI MARIA também e em grande forma; Mas isto só, talvez não chegasse, vai daí entre o tal “DETALHE” que naturalmente não passou despercebido a “JJ”, como não passou os tais amarelos a DI Maria; E o tal detalhe é que o único homem o Paços “TALHADO” para, pelo menos tentar parar DI MARIA, tal como fez com o HULK, com as consequências que são conhecidas e que marcaram negativamente toda a prestação deste campeonato por parte do FCP; pois esse homem, Filipe Anunciação, simplesmente foi arrumado no jogo anterior do Paços, de forma a não estar presente na luz. Resultado; Zé Manel viu-se grego e Ulisses quando viu que o tal “detalhe” afinal estava a dar resultados nefastos para a sua equipa, ainda tentou fazer algo, mas já era tarde, o resultado, mercê desse “detalhe” (programado ou não) já nem interessa e, a excelente forma do Benfica, já tinha dado os seus frutos.

quem é q expulsou o Anunciação?

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Antonio Silva disse...

Ó Templo do Dragão, isso já é paranóia. Detesto dizer isto mas a merda merece estar à frente, e pior que isso, merece os 11 pontos de avanço em relação ao Porto.

É triste mas estamos a fazer uma época à Benfica. Só nos falta um Chalana no fim dum jogo todo contente por não ter sido goleado.