sexta-feira, 12 de março de 2010

Está encontrado o culpado!

Saiu hoje a convocatória para o jogo de Domingo em Coimbra:

- Guarda-redes: Beto e Nuno.
- Defesas: Miguel Lopes, Alvaro Pereira, David Addy, Rolando, Bruno Alves e Nuno André Coelho.
- Médios: Ruben Micael, Valeri, Tomás Costa, Guarín, Raul Meireles e Belluschi.
- Avançados: Cristian Rodriguez, Falcao, Mariano Gonzalez e Varela.

Fucile e Helton não estão convocados sendo que o guarda-redes apresenta problemas físicos (dor no cotovelo direito) e o uruguaio... está fora por opção.
in OJOGO, notícias na hora

Está finalmente encontrado o culpado pela derrota copiosa em Londres. O lado direito da defesa foi um autêntico buraco mas, em minha opinião, Bruno Alves, Rolando e Pereira não lhe ficaram atrás. A equipa esteve mal no geral não sendo necessário estar a individualizar. Os líderes fracos tendem a procurar um culpado para o fraco desempenho colectivo de forma a se aliviarem das responsabilidades.

Dá vontade de perguntar se o Professor não pode também ficar fora da convocatória...

32 comentários:

Jorge disse...

Desta vez não concordo contigo. Fucile esteve muito mal em Londres e creio que a não-convocação tem a ver mais com motivos psicológicos do que com a forma do jogador. é preciso descansar o corpo mas também a mente...

Jorge
http://porta19.blogspot.com

Luís Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Lourenço Pereira disse...

Fucile foi o pior dos piores. Mas nenhum jogador, exceptuando Falcao e Helton, estiveram bem. Mas, como bem dizes, lideres fracos tendem sempre a limpar para debaixo do tapete os reais problemas.

No entanto nestes casos lembro-me sempre da historia que contava o John Toshack dos "11 filhos da mãe". Dizia o gales depois de um jogo que tinha vontade de mudar a equipa toda. Às terças, no treino, lá dizia a si mesmo que havia 2 ou 3 que se aproveitavam. Quinta feira já eram 7 ou 8 porque os suplentes nao mostravam ser melhores. E no domingo lá acabavam por jogar sempre os mesmos 11 filhos da mãe. O FCP está um pouco assim, por baixo e sem grandes opções de melhoria com este plantel curto,desequilibrado e sem espirito.

um abraço

Luís Carvalho disse...

Mas que espécie de liderança vem a ser esta?

Quer queimar um único jogador porquê e para quê?

De cabeça perdida, seguramente.

José Correia disse...

Miguel Pereira disse...
«O FCP está um pouco assim, por baixo e sem grandes opções de melhoria com este plantel curto, desequilibrado e sem espírito»

Assino por baixo.

Unknown disse...

Absolutamente de acordo. Não é gestão psicológica, é queimar um jogador.

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Nuno Nunes disse...

Jorge Porta 19 disse...
Desta vez não concordo contigo. Fucile esteve muito mal em Londres e creio que a não-convocação tem a ver mais com motivos psicológicos do que com a forma do jogador. é preciso descansar o corpo mas também a mente...

É mesmo. Com o descanso a que teve direito no jogo com o Olhanense e agora com este descanso para o jogo com a Académica o Fucile vai ficar bem descansadinho. Fisica e psicologicamente. Estará em óptimas condições para a final da Taça da Liga na próxima semana.

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Miguel Teixeira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Miguel Teixeira disse...

Sobre a não convocação do Fucile, diria apenas que o Jesualdo está de cabeça perdida. Temos visto jogadores que correm metade do uruguaio e nada lhes acontece. Depois como quer controlar o balneário? Tomás Costa que o diga, deu a outra face e agora está na bancada.

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
André disse...

que o fucile esteve mal é inegável, mas que apoio teve do lado direito onde estava hulk? nada, zero.
o iniesta ou o messi após uma longa paragem quando voltam vão para o banco, porque em primeiro vem a equipa, sucede que no porto, o hulk joga por decreto.

(repito, o fucile esteve mal, mas não é somente o fucile que abriu a via verde do lado direito)

eumargotdasilva disse...

e chamam a isto reflexão portista? este tipo de posts são de uma total ireflexão. isto é querer tirar conclusões e "bater no ceguinho"...ok! está obviamente no seu direito. mas que o pensamento é curto em reflexão, lá isso é...

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...

Jogador banal que nunca fez nada de especial.
Depois há o Hulk e os 354 argentinos (tirando o Falcão) que pouco ou nada fazem.
E os Rolandos, Maicons, Pereiras, Rodriguez que prometem muito e são pouco mais do que normais.
O problema é que este ano houve 2 clubes (um com emprestados do FCP!!!) que jogam alguma coisa e por isso deu para ver a palhaçada que é esta equipa.

Duarte disse...

Claro, se o Jesualdo convoca um jogador que foi dos piores em campo no jogo anterior é porque é maluco e tal decisão é incompreensível, se não convoca é porque o quer queimar.

Vale a pena ler certas partes do artigo do Carlos Daniel no Record. Digo certas partes porque as outras são aquelas em que ele deixa transparecer o seu benfiquismo, mas vamos ao que interessa então. Como ele diz, e bem, o professor foi obrigado a fazer e a refazer a equipa inúmeras vezes e tal saiu-lhe sempre bem até esta época. Venceu três campeonatos nas três temporadas que completou, isto para além das campanhas europeias terem sido sempre positivas, fazendo esquecer o vexame a que nos submeteu Adriaanse, algo que até pode nem ter sido tão espampanante como os 5-0 infligidos pelo Arsenal esta temporada, mas foi incomparavelmente pior em termos desportivos ou financeiros, ou já não se lembram?

Não foi por culpa de Jesualdo que ano após ano foram vendidas as jóias da coroa e para o seu lugar foram contratados atletas quase sempre de qualidade insuficiente para o Porto. Também não foi Jesualdo, por muito que isto custe aos seus detractores, que escolheu a esmagadora maioria das aquisições feitas na sua era. Já digo há muito tempo que o Porto não se reforça como deve ser desde 2005/2006, salvo raríssimas excepções, e já passaram 4 anos desde essa altura. É muito, não há clube que resista a 4 anos consecutivos em que se vendem os melhores e se contratam quase sempre nulidades para os substituir.

Claro que o Jesualdo não é um líder nato e isso também está a pesar na situação actual do clube. Para além disso, também é óbvio que nem sempre tomou as melhores decisões. Não se percebe a persistência em Mariano, como em Guarin ou Tomás Costa. Também é contestável a titularidade indiscutível de Helton - que apesar de em Londres ter evitado que o descalabro fosse maior, já há muito devia ter perdido o lugar no onze - sobretudo quando se foi buscar um excelente guarda-redes como Beto. Isto tudo junto acabou por desgastar a imagem do nosso treinador, não aos olhos dos adeptos porque no caso da maioria desses, esta já estava desgastada mal ele chegou, mas aos olhos do plantel e até talvez da direcção.

Duarte disse...

Agora resta seguir em frente e começar um novo ciclo com um novo treinador, em princípio, também concordo com esta ideia. Digo em princípio porque se a direcção e nós adeptos achamos que o principal culpado do estado em que isto está é o treinador e que tal se resolve com a sua simples substituição, cometemos um erro de palmatória que nos vai custar outra época igual ou pior a esta. De nada vale achar um sucessor para o JF se este não estiver à altura das responsabilidades.

Claro que há boas alternativas e não duvido que o próximo treinador do nosso clube irá ser de uma competência extrema. Só que se a política de contratações não mudar, não valerá de nada mudar o treinador, nem que o próximo homem do leme fosse o Hiddink. E quando falo em mudança na estratégia de reforços, não estou a falar apenas uma maior aposta na formação. Já li e ouvi muitos portistas dizerem que esta é a melhor solução. Já sei que me vão trucidar, mas discordo em absoluto. Não, eu não gosto do Prediguer, do Tomás Costa, ou do Guarin. Mas não gosto não é por serem argentinos ou colombianos. Não gosto porque por e simplesmente não têm qualidade. Se fossem portugueses, isso não faria com que passasse a desgostar menos e, do mesmo modo, tal não iria servir para que os seus índices exibicionais subissem. Jogadores como Ukra e Castro farão, e ainda bem, parte da nossa próxima equipa, mas não será errado basear-nos apenas nesse estilo de jogadores que são jovens e cuja experiência na primeira liga é curta e feita em clubes menores, colocando-lhes em cima o peso do papel de salvadores da pátria?

Nesse aspecto assino integralmente o artigo do Rui Moreira no jornal A Bola. O próximo plantel terá de conjugar jogadores da "cantera" e da nossa liga com outros vindos do exterior. Para tal, será necessário recorrer a atletas que estejam sem lugar nos melhores clubes da Europa, como fez um clube que nós tão bem conhecemos. Claro que nesse caso alguns de nós terão que perder parte de um incompreensível orgulho porque lá por não servirem para eles não quer dizer que não caibam às mil maravilhas na nossa equipa.

Se isto acontecer terá de haver um grande investimento e aí entra a minha grande preocupação. O Porto está no top 50 dos clubes mais ricos do mundo, é por conseguinte o mais rico de Portugal. Hoje no jornal Record leio que não há crédito para grandes investimentos. Eu pergunto-me como é possível que isso aconteça. Sim, eu sei, a notícia é do Record, mas quem a assina é o André Viana, um jornalista que me merece total consideração. Como é possível que com os resultados financeiros apresentados, com as boas campanhas na liga milionária e com as vendas chorudas de jogadores todos anos, agora não haja dinheiro para investir em jogadores de créditos firmados, numa altura em que este clube precisa de jogadores reputados e à altura dos seus pergaminhos como de pão para a boca? Resta aguardar e esperar que a notícia se revele falsa, porque também já li o contrário há poucas semanas.

Traficante de pneus disse...

Será coincidencia todos as crónicas dos pasquins anti-porto defenderem Jesualdo?

No jornal abolha todo e qualquer cronista defende o Jesualdo. Isto significa que há que mudar as coisas...

José Rodrigues disse...

"Hoje no jornal Record leio que não há crédito para grandes investimentos. Eu pergunto-me como é possível que isso aconteça. Sim, eu sei, a notícia é do Record, mas quem a assina é o André Viana, um jornalista que me merece total consideração. Como é possível que com os resultados financeiros apresentados, com as boas campanhas na liga milionária e com as vendas chorudas de jogadores todos anos, agora não haja dinheiro para investir em jogadores de créditos firmados, numa altura em que este clube precisa de jogadores reputados e à altura dos seus pergaminhos como de pão para a boca? Resta aguardar e esperar que a notícia se revele falsa, porque também já li o contrário há poucas semanas."

É verdade sim senhor, e aqui no RP já escrevemos vários artigos a desmistificar isso (dica: clicar em "contas" na nuvem de links à direita para ler artigos sobre o assunto).

Muito simplesmente, gastamos muito em salários (não só de jogadores mas tb de dirigentes e outros funcionários), em FSE e ainda uma quantia bem considerável em contratações (a média deve andar nos 20 milhões/ano). E depois há ainda o serviço da dívida, q anda pelos 5 milhões anuais.

Só para ilustrar: se eventualmente não comprássemos ninguém nem vendêssemos ninguém esta época (de 1 de Julho a 30 de Junho), iríamos fazer para aí uns 25 a 30 milhões de prejuízo. Sendo assim a maior parte da receita das grandes vendas vai para "tapar o buraco", e o resto vai em novas contratações.

De qq forma estamos a desviar-nos muito do tópico, mas queria esclarecer o leitor q levantou a pergunta.

Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Duarte disse...

Então isso deixa-me preocupadíssimo. Não percebo nada de contas, mas não é possível inverter a situação com a venda de activos como o Bruno Alves e o Meireles e dispensando jogadores que auferem altos ordenados sem render nada? É que se é como dizes, caro José Rodrigues, não vejo onde é que na próxima época possamos recuperar a distância que nos separa dos lampiões.

Eu sei que nos desviamos do tema e até pressinto que irei repetir estes meus comentários num futuro próximo, só que não podia deixar de escrever isto porque só agora tive tempo e achei que não podia deixar de dar esta minha opinião.

Pedro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro disse...

Quanto a Fucile... totalmente de acordo com a sua não convocatória. Protege o jogador mas ao mesmo tempo castiga-o por uma exibição parva. Uma coisa é não correr, outra é fazer disparates inaceitáveis!

Quanto ás contas e ao investimento. Acredito 0% na noticia do Record. O FCP tem e terá dinheiro para investir. Como tem tido alias. O resto é treta.

Duarte disse...

Deus te ouça meu caro, se não, se não houver uma melhoria qualitativa acentuada no plantel - e este que lá temos não dá mais, não porque não queira, mas porque, na maior parte dos casos, não pode nem sabe para mais - a luta pelo título não passará de novo de uma miragem.

José Rodrigues disse...

Pedro disse: "O FCP tem e terá dinheiro para investir. Como tem tido alias. O resto é treta."

Bem, se conseguirem colocar (outro) empréstimo obrigacionista de dezenas de milhões de euros, até concordo que haverá dinheiro - a curto prazo. Mas nesse caso quem vier mais tarde que "pague o pato".

Quanto ao "como tem tido", só tem tido porque tem feito vendas milionárias. Ora pessoalmente não vejo candidatos a vendas de 20 ou 30 milhões neste momento (para mais tendo em conta que só temos parte do passe de vários dos melhores jogadores), e para além disso há que contar com uns 15 milhões a menos de receitas por ficarmos de fora da Liga dos Campeões.

Mais: mesmo que haja esses candidatos, não acho que desportivamente seja de aplaudir assistir à saída de um Falcao...

Mas sobre isto teremos a oportunidade de falar com direito a artigo no RP nas próximas semanas.

Orgulhoazulebranco disse...

Já não percebo é nada...
se o jogador joga mal e continua titular,o treinador é burro.Se o treinador não o convoca,é burro também.

Pah,sinceramente,acho que a última coisa que precisamos nesta fase são filmes.
Mas vocês sabem lá o que disse Jesualdo a Fucile???

paulop disse...

Tenha respeito pelo clube que lhe paga relegiosamente e principescamente todos os meses,as derrotas por 5-0 não doem um pouco, dilaceram a alma PORTISTA,não sacuda a culpa para cima dos outros quando você é um dos principais cculpados, a tática da fisga que o snr. chama pomposamente transições rápidas, já todos os adversários conhecem, quando procura uma variante é sempre uma catástrofe, queima jogadores como fósforos, só esta semana são dois NAC e Fucile, muito mais havia de dizer, como o snr. a nivel de preparação mental da equipa é um autêntico desastre, acho que já foi feito uma estatistica que quando jogamos contra uma equipa de top falha em 90% dos jogos, mas infelizmente o Snr. não é o único culpado, mais há com obrigação de assumirem o que de mal foi feito, Antero Henrique que consigo formatou a equipa, têm que arcar com a responsabilidade, como pessoas com honra devem dar lugar a outros na minha opinião. Mas há mais culpados, então há certos meninos que só pensam no mundial, deve ser a federação que lhes paga ao fim do mês.

Miguel Teixeira disse...

Para que não existam equívocos sobre a minha opinião, sublinho que sou contra a dispensa do JF . Apenas entendo que será ele a pagar as favas, apenas porque a nossa SAD nunca vai assumir a culpa da péssima gestão desportiva dos últimos anos - incluo aqui os anos em que vencemos a Liga.

A questão é que JF não pode fazer milagres todos os anos, e a avaliar pelo que aí vem, o melhor é mesmo o Professor fazer as malas, não vá alguém colocar uma tocha no seu automóvel...

O problema de fundo do FCP reside quase na sua totalidade a partir dos sinais que a SAD envia para o balneário. Defender o contrário é tentar encontrar um Cristo que pague as tais favas.

Para o ano vamos provavelmente ter maiores problemas e depois alguns vão se lembrar do HOMEM que deu o peito às balas em prol do Clube, enquanto o "deus" e os seus apóstolos se entretêm com as namoradas brasileiras e outros negócios de ocasião.

O Mourinho atrasou a queda, entretanto temos andado a viver do estatuto que ele nos deixou. Acabou, e agora que as vendas de 30M vão acabar, é ver os ratinhos de camarote a fazer as malas.

Se tudo correr bem - a bem do FCP - os portistas abrem os olhos e pode ser que ainda se vá a tempo de curar as feridas.


Para finalizar o assunto JF, só apoio a sua saída porque no lugar dele já tinha mandado os detractores à fava há muito tempo. Nunca na nossa história - fora Pedroto - tivemos um treinador que defendeu o Clube da forma que ele o fez. A questão é que passados 3 anos, é notório que JF já está de cabeça perdida. Já não tem peito para tanta bala. Ter dispensado o Fucile da convocatória, não o tendo feito a outras vedetas, é a maior prova disso mesmo.

Afinal, a prova que até os heróis podem perder o rumo.

Paulo Marques disse...

Miguel, assino por baixo.

Zefansa disse...

José Rodrigues disse

Só para ilustrar: se eventualmente não comprássemos ninguém nem vendêssemos ninguém esta época (de 1 de Julho a 30 de Junho), iríamos fazer para aí uns 25 a 30 milhões de prejuízo. Sendo assim a maior parte da receita das grandes vendas vai para "tapar o buraco", e o resto vai em novas contratações.

--------------------------
José vai lá ao relatório semestral e vê o dinheiro gasto em compras e vendas... mas com olhos de ver e depois vem cá rever esses 25M a 30M que falas...

cump

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...

O problema do FCP não é o Jesualdo nem o Fucile.

São fracos, é verdade... mas isso é problema deles. O nosso problema é que exista gente que dirige o clube e que os contrata e os mantem no clube.

É bom que as pessoas percebam que em termos de números, até há 2 semanas (20ª Jornada) atrás a nossa época era melhor que a época passada. Com uma equipa mais fraca, sem Lucho e Lisandro, fomos conseguindo fazer melhor do que a época anterior.

Tinhamos mais um ponto e mais 8 golos marcados no campeonato. Chegamos à final da Carlsberg Cup e Meias-finais da Taça de Portugal, na liga dos Campeões tinhamos passado a fase de grupos com melhores resultados e com menos sobresaltos.

E tudo, volto a lembrar com uma equipa mais fraca. A equipa foi correndo sempre atrás de 2 equipas bem melhor estruturadas, com melhor futebol e com mais estabilidade. Foi correndo, correndo e correndo... e dava para notar que as forças se estavam a acabar.

Quando os concorrentes contrataram jogadores, logo veio o senhor presidente mandar bocas. Que o plantel estava bem construido, que não havia petroleo e outras palhaçadas. Quem acreditou nele é quem é tapado. Quem nada percebe de futebol.

O certo é que semanas depois já nada disso era verdade... E lá se ia buscar milhões para ir buscar Kleber e Ruben Micael. O Kleber não veio num negócio que acabou por criar mais problemas do que os que ia solucionar. O Ruben Micael veio, mas é pouco e não faz esquecer Lucho nem as asneiras das contratações de Marianos, Pedrigers, Valeri ou Belluschi.

Com a chegada do Madeirense a equipa fez bons resultados, ganhou um pouco de alma... mas não jogava por aí além... e em Alvalade deu o estoiro.

Contra um sporting banal, que joga com um sistema de equipa que luta para descer, levamos 3...

Contra um Olhanense, cheio de emprestados nossos melhores que os argentinos que andam pelo Dragão, só fomos capazes de empatar no último minuto.

E no Emirates? Só foi vergonha para quem andava de olhos tapados. A Equipa a perder por 3 ou 4 e quem é que sai do banco? 2 dos maiores erros de casting de sempre no Porto: Guarin e Mariano. Incrível como não fazem nada durante jogos e jogos e jogos e continuam a ser opção.

A gestão de Pinto da Costa e seus pares tem os dias contados. Assentou sempre num Benfica fraco, e em alianças com outros clubes (Boavista, Sporting, Guimarães e Braga) para lhes dar os segundos lugares da liga.

Mas o Benfica reorganizou-se e apostou forte. Gastou milhões que não tinha em Aimar, Saviola, Ramirez, Javi Garcia, etc... é verdade. Que é o mesmo que nós fizemos com os Valeris, os Marianos, os Tomás Costas, os Predigers, os Belluschis.

Olhem para como eles pressiona a bola, como eles conseguem trocar a bola, como têm jogadores que desiquilibram, como marcam. E nós continuamos a jogar um futebol sem raça, sem pressão, a falhar passes e perder bolas como ninguém.

Eu sei que muitos culpam a vergonha do Túnel da Luz... mas será que o Hulk faz alguma falta? Já se esqueceram do que ele (NÃO) fez durante o início da época do rapaz?

Eu tenho medo do futuro... a Liga dos Campeões 2010/2011 é mentira. Jogadores para vender por muitos milhões não há... e por isso não sei onde se vai buscar dinheiro para investir.

Um novo treinador? Sim, só um novo Mourinho mas mesmo assim lembrem-se que vamos lutar contra um Braga, um Benfica e um Sporting muito mais fortes do que em 2002/2003.

Bom fim de semana.

José Rodrigues disse...

Ze disse: "José vai lá ao relatório semestral e vê o dinheiro gasto em compras e vendas... mas com olhos de ver e depois vem cá rever esses 25M a 30M que falas..."

Já o tinha feito com "olhos de ver"...mas tinha-me de facto escapado alguns detalhes, nomeadamente q o investimento em jogadores foi bem maior do q eu pensava (31 milhões dos quais 26 em Falcao, 50% Belluschi, Prediger, 50% Guarin, 30% Fernando, 25% T Costa, “encargos” ?? na renovação de contrato com Hulk – sem % extra de passe).
Assinalo q o relatório semestral só por si não chega para tirar a conclusão de q falo, é preciso tb determinar o resultado esperado do 2o semestre, e para isso é preciso olhar o relatório e contas do ano anterior (entre outras coisas, como por ex o orçamento).

Quanto aos investimentos feitos em jogadores esta época, assinalo q os 31 milhões (excluindo Rúben) são amortizados ao longo de vários anos. Tendo em conta q a duração média dos contratos assinados a ser amortizados em média é de 4 anos (= duração média dos contratos assinados), o impacto nas contas do 1º semestre será de uns 3 milhões, valor a subtrair dos 12 milhões de amortizações do período – por outro lado, teríamos 1 milhão extra se o Lisandro não tivesse sido vendido).

Concluindo, volto a reafirmar q o resultado deste ano se não houvesse compras ou vendas iria situar-se nuns 25 milhões negativos (um pouco mais baixo do q pensava já q gastámos mais em jogadores do q eu tinha pensado). Já agora, vamos poupar - infelizmente - uns poucos milhões em bónus entre administradores, treinadores e jogadores devido ao 3o lugar no campeonato.
Até pode ser q seja UM POUCO melhor, se houver surpresas positivas no 2º semestre em rubricas variáveis como FSE (nas receitas só se for surpresas negativas, como bilheteira).

Em jeito de comparação, na época passada o valor correspondente andou ligeiramente acima dos 30 milhões negativos.

Para a px época, pode-se descontar à partida uns 15 milhões devido a ficarmos de fora da LC (já presumindo q vamos relativamente longe na Liga Europa).

Se o Zé não concorda com os 25 milhões negativos, agradecia q colocasse aqui o valor q considera correcto com o cálculo a q lá chegou.