terça-feira, 9 de março de 2010

A lebre e a tartaruga

Por Filipe Sousa


De todas as diferenças que separam as equipas do Porto e do Arsenal, para lá dos orçamentos, e da qualidade dos jogadores, é diferença de “andamento” que mais dificilmente se esbate dentro de campo. O ritmo, a intensidade com que os jogadores de equipas de topo, nestas fases mais avançadas da Liga dos Campeões, imprimem ao jogo, são tais que dão ideia de que os nossos jogadores ficam cansados de ver os outros jogar. É, em suma, em jogos como estes que se percebe o quão miserável é o campeonato português. É a 10ª liga mundial ou coisa do género, mas a diferença para qualquer outro campeonato, mesmo o francês – e na retina ficou, por exemplo o Marselha x Porto de 2003/04 - ou o holandês, é brutal. Por cá temos jogos com esta intensidade (ou assim parece…), não 4 ou 5x por época - os jogos contra os outros grandes - mas 4 ou 5x por década - o último foi o Porto x SCP para a Taça - porque a maioria dos jogos contra os outros grandes são uma pasmaceira, jogos “muito tácticos” – um eufemismo dos comentadores para descrever jogos completamente desinteressantes - e com 30 e muitas faltas pelo meio e outros tantos "casos" de arbitragem. Uma curiosidade: o último Clube do Regime x Porto é, até ao momento, o jogo com menos tempo útil da corrente edição da Liga. Sintomático. (E mais uma prova do génio de Jorge Jesus; tivesse o Porto vencido esse jogo, e todo o país futebolístico criticaria o anti-jogo, a “manhosice” da equipa azul-e-branca.)

De facto, mais dos que orçamentos chorudos, é preciso uma extraordinária conjugação de factores, seja um conjunto de jogadores fora-de-série ou simples sorte, para que o Porto consiga ultrapassar estes “tubarões”, de tão habituado está a jogar contra equipas que de futebol têm muito pouco, e que vivem felizes com empates. Nem que para tal seja preciso fingir lesões de 5 em 5 minutos – esbatendo a diferença entre um jogador de futebol e um actor. Assim, quando aparece um Arsenal ou um Liverpool, é sempre uma aflição. Não é de estranhar portanto que a SportTv transmita jogos, à partida de interesse duvidoso, como o Getafe x Rayo Vallecano ou coisa que o valha – vê-se decerto mais futebol do que na maioria do jogos por cá.

Posto isto, mesmo em vantagem na eliminatória, poderá não chegar ao Porto jogar muito bem para ultrapassar definitivamente o Arsenal. Uma excelente exibição para os padrões locais, pode não chegar para evitar uma derrota. Se vencermos o desafio, o nosso futebol agradece, mas não vai abdicar de nos empatar na primeira oportunidade.

Nota final: O 'Reflexão Portista' agradece ao Filipe Sousa a elaboração deste artigo.

36 comentários:

Capitão Bacalhau disse...

Saudações!

Até parece que ao Arsenal vai ser suficiente comparecer para ganhar o jogo.

Sinceramente não sei o que esta equipa do FCP pode fazer...já nos surpreendeu mtas vezes, pela positiva e mtas mais pela negativa.

Agora, atirar já a toalha ao chão...

Continue a ver o Getafe e lembre-se que os segundo noticias recentes os clubes da liga inglesa estão enterrados até ao pescoço e a seguir estão os espanhois...
http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=Liga-Inglesa-enterrada-em-dividas.rtp&article=321910&visual=16&layout=55&tm=47

Se é para ficar a dever tb podiamos ter outro tipo de jogadores, veja o caso das galinhas da Luz.

SecretHell disse...

Esta eleminatoria decidir-se-á nos primeiros 15 minutos como o ano passado em Manchester...se conseguirmos impor algum respeito podemos ter alguma hipotese...agora se começarmos a jogar como em Braga , Alvalade ou Luz aí menos que 3 ja nao é mau...de qualquer forma olhando para o nosso onze e para os momentos de forma de Bruno Alves, Meireles , Hulk , Micael e Helton sinceramente só por milagre como na primeria mao...

Carrela disse...

É claro que olhando friamente o mais certo seria não passar, até pq este FCP anda com um desacerto defensivo de meter fastio! Seja como for, acredito sempre, e acredito que o Alves vai fazer um grande jogo, tal como o Meireles.
Sinceramente acho que é essencialmente isso que falta ao FCP, a "Alma" do capitão!! Aquele lidere em campo com a capacidade de mostrar o caminho.

Força Porto!

José Rodrigues disse...

Penso q o FCP terá uns 25% de probabilidade de passar. Mas prefiro encarar isso de uma forma optimista do q pessimista: basicamente, acho q temos uma clara hipótese de passar (embora bastante menos q o Arsenal) e temos q dar tudo por tudo para q tal aconteça.

Receio um FCP demasiado cauteloso (como tem sido o caso em outros jogos em Inglaterra com JF), descaracterizando um pouco o fio de jogo (se é q o temos...) e acima de tudo dando demasiada posse de bola ao Arsenal perto da nossa grande-área, o q com esta equipa pode ser extremamente perigoso.

Mas como já foi dito muito vai depender do início do jogo... se o FCP se for aguentando os niveis de confianca podem aumentar; no diametro oposto ceder um golo madrugador pode tornar-se numa sentenca antecipada.

miguel87 disse...

Eu tambem acredito, e acredito em tudo: goleada, golos para os 2 lados e até empate (por esta mesma ordem).
O que é mais dificil de acreditar, é que passados 3 anos e meio o treinador abdique da sua filosofia, ou seja, defesa baixa, equipa a fechar pelo meio e sem pressionar, e assim sendo é mais de meio caminho andado para o Arsenal, jogando em casa e fazendo a bola circular entre os seus atacantes, facturar.
Vamos ver como corre...

Paulo Marques disse...

O que vale é que o optimismo nunca deixou este blog, que nunca aproveitou para deitar abaixo a equipa desde o primeiro minuto da jornada.
Imagino o que seria se fosse assim....

Anónimo disse...

"Se é para ficar a dever tb podiamos ter outro tipo de jogadores, veja o caso das galinhas da Luz."

Ó Capitão Bacalhau, e então qual é a origem do nosso passivo? Não me diga que é tudo por causa da rubrica F&SE?

Anónimo disse...

Exactamente, Nightwish, optimismo é coisa que nunca nos falta. Por exemplo, eu estava convicto de que os comentários ou críticas ao blogue seriam sempre construtivos.

RS disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
AFC disse...

Boas,

Orçamentos diferentes, armas diferentes e nem sempre o futebol é justo. Leaim o seguinte link. Os empréstimos obrigacionistas não são exclusivos de Portugal, embora quando o FCP faz um, por vezes cai o carmo e a trindade:

http://www.futebolfinance.com/o-plano-de-aquisicao-do-manchester-united-pelos-red-knights

Capitão Bacalhau disse...

Saudações.

Ó Alexandre Burmester, é obvio que tecnicamente a frase não é feliz mas como não estamos numa reunião do conselho de administração penso que podemos ser ligeiros, eu posso a menos que o blog tenha novas regras, e como tal acho que se entende perfeitamente o sentido.

Contudo aconselho a revisão de pelo menos os seguintes posts do José Correia.
http://reflexaoportista.blogspot.com/2008/02/dicionrio-do-sistema-impostos-slb-i.html

http://reflexaoportista.blogspot.com/2008/02/dicionrio-do-sistema-impostos-slb-ii.html

De qualquer forma obrigado pela observação. Talvez até seja uma boa oportunidade para o Alexandre escrever um artigo sobre a verdade desportiva relacionando com a saúde (ou não) financeira dos clubes e explicava-nos a todos o que são F&SE.

Anónimo disse...

Já que fala em orçamentos, caro AFC, nunca é de mais recordar que a diferença em termos proporcionais entre os orçamentos do FCP e o do Braga é bem maior que a que se verifica entre o orçamento do Arsenal e o do Porto. E o orçamento do Olhanense, esse então é melhor nem falar!

O passivo do Man. U. deve-se ao facto de os Glazers terem imputado ao clube os empréstimos que contraíram para o adquirir, e não à compra de jogadores. É esse o problema do Man. U., que gozava de pujante saúde financeira antes da aquisição. Situação semelhante passa-se com o Liverpool. E os clubes ingleses não beneficiam da "bondade" da banca que contempla o Barcelona e o Real Madrid.

Anónimo disse...

Capitão Bacalhau,

Para explicar o que são F&SE não preciso de screver um artigo, mas agradeço a sugestão.

F&SE (Fornecedores & Serviços Externos) é a rubrica contabilísitca que se refere à aquisição de bens ou serviços.

Anónimo disse...

Correcção: Fornecimentos & Serviços Externos. Assim é que é, penso eu (de que).

Luís Carvalho disse...

"(...)decidir-se-á nos primeiros 15 minutos como o ano passado em Manchester...se conseguirmos impor algum respeito podemos ter alguma hipotese...agora se começarmos a jogar como em Braga, Alvalade ou Luz aí menos que 3 já nao é mau"

Está tudo aqui. Síntese perfeita.

Luís Carvalho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Filipe Sousa disse...

Parece-me que mais do que as diferenças orçamentais, o artigo procura evidenciar as limitaçoes que o campeonato portugues, com o seu futebol de empatas e autocarros, impoe ao Porto (e a outras equipas portuguesas) nas competiçoes europeias, e como isso, mais que os nomes ou os orçamentos, impede mais e melhores campanhas nas euro-taças.

Anónimo disse...

Exactamente, caro mente. Aquilo que descreve é a principal causa das dificuldades das equipas portuguesas na Europa, e desviar a conversa para os orçamentos é desvirtuar o conteúdo do artigo.

E mesmo as diferenças de orçamento não são uma coisa linear: o Ricardo Carvalho ganha no Chelsea provavelmente 5 ou 6 vezes mais do que ganhava no Porto, mas é o mesmo jogador, não passou a ser melhor por jogar num clube de maior orçamento. Ou seja, jogadores de igual categoria ganham muito mais em Inglaterra que em Portugal, o que logo à partida causa diferenças orçamentais.

José Rodrigues disse...

É a questão do futebol de empatas e autocarros, mas é mais do q isso: é mesmo a questão do ritmo q as equipas dão ao jogo (grandes, e FCP, incluídos).

Há por aí portistas q devem estar convencidos q os jogadores das equipas inglesas (e não só) andam sempre todos dopados, tal a forma como insinuam isso sobre os nossos adversários (nacionais) sempre q não ganhamos... :-D

SecretHell disse...

Ja agora ha 2 detalhea estatitiscos interessantes: Nós nunca passamos dos oitavos de final 2 vezes seguidas e nunca ganhamos em Inglaterra...vamos la ver se temos a sorte do MU do ano passado...

Anónimo disse...

Também até ao ano passado nunca perderamos em casa com ingleses e agora já levamos duas no lombo. Algum dia ganharemos em Inglaterra, mas hoje nem é preciso ganhar, até podemos perder por 3-2 ou 4-3.

Luís Carvalho disse...

Outro "detalhe" meramente estatístico: o Arsenal não dá a volta a um resultado desfavoravel, trazido da primeira-mão, desde a longinqua época de 1977/78 (contra o Hajduk Split).

Miguel Teixeira disse...

1X2

Silvestre disse...

Boas

fdaaaasss vou-me agarrar a essa dos bifes já não virarem uma eliminatória desde 77/78 !!!!!

Unknown disse...

Onzes oficiais

http://www.uefa.com/uefachampionsleague/matches/season=2010/live/index.html?matchday=8&day=1&match=2000470

Fernando disse...

é um pesadelo ... quando estavamos perto do céu à duas semanas...
o que se terá passado?

DragoesJuntos disse...

Infelismente, na minha modesta opinião, o Jesualdo voltou a inventar...a primeira parte foi um sofrimento.
Quando finalmente colocou a equipa "base" a jogar, foi totalmente diferente. Depois o 3-0 e 4-0 foram normais, tendo em conta a eficacia do Arsenal.

Para o ano há mais...na Liga Europa :(

D.Liberal disse...

até quando vamos ter que levar com o jesualdo e as invenções do professor pardal? basta, é uma tristeza e uma vergonha a forma como o fcp se arrasta pelos relvados! Vassourada! JÁ!

DL

Sócio 61100

giovani disse...

Vergonha. Jesualdo e Pinto da Costa, dois idosos que tiveram o seu tempo. São claramente os responsáveis assim como os visionários que andaram a contratar jogadores banais desta vergonha. É preciso renovar e de alto a baixo. Depois do Olhanense isto era mais que previsível. Tanto dinheiro para onde foi?

André disse...

Então é isto que os lampiões e lagartos sentem nestes últimos anos!?!!

cumprimentos portistas
Que Vergonha!

Duarte disse...

O Antero Henrique estava no banco a ver o jogo. Ainda bem, assim viu bem de perto a porcaria de jogadores que nos anda a trazer

Unknown disse...

O porto nao esta bem! nao se ve jogar ao primeiro toque, nao se ganha lances ao primeiro poste, nao se consegue roubar bolas eficientemente, nao se tem 3 linhas de passe para onde va a bola, nao ha pressao imediata de 3 jogadores qd a equipa perde a bola (o benfica, por acaso, tem isto muito bem treinado)... é um desastre! o que andou este treinador a fazer na pré-época? se calhar ensinou tudo bem, os jogadores é q nao sao de qualidade. Se assim for, q se venda os jogadores! nao tinhamos tanto necessidade de "receitas extraordinarias"?

O que os dirigentes do porto se esquecem é q só vendem a peso de ouro os excelentes jogadores, e q é dificílimo encontrar jogadores do mm nivel... entretanto, vai se apostando nos jogadores argentinos, desconhecidos, baratos, à espera q algum deles seja excelente para ser vendido! Com tantas apostas falhadas (vejam o artigo q tem os jogadores emprestados da sad) é obvio q as receitas de venda nao chegam para sermos o clube super rico q toda a gente pensa q somos!

Ao longo destes anos, parece q os jogadores entram no porto ja com a cabeça noutro "grande" europeu! Vejamos o BAlves... como o DLuiz goza na cara dele! e tem apenas 22anos... enfim..

Este ano resume-se: "Muito discurso, pouco trabalho. desde a sad ate ao cozinheiro." os resultados estao ai... a vista de todos!

Mas n me esqueço quem somos, o q representamos, aind tou ctg porto! a prova é q v ver o jogo a Coimbra.. Quero mostrar o amor ao clube! a força q nao nos pode faltar! força presidente, equipa, estrutura, adeptos, socios, accionistas!!! NÓS SOMOS O PORTO, já se esqueceram??

Unknown disse...

de forma a completar o meu artigo, nao se esquecam q nao é so o custo de aquisiçao de um jogador q conta... ele assina um contrato, recebe um ordenado, tem as suas dificuldades de deslocaçao, empresario atras a zelar pelos seus interesses, etc...

Comprar jogadores é caro e mante-los também!
A sad q va poupando o dinheiro pq ele deixar de entrar, mais tarde ou mais cedo!

Direct Free Kick disse...

Por amor de Deus... Despeçam já o Jesualdo Ferreira e comecem a construir uma equipa para a próxima época já!

Jorge Mota disse...

SINTO ME HUMILHADO

NAO LHES PERDOO

FILHOS DA GANDA P

TODOS menos Falcao

Vou deixar de me chatear k a merda do futebol de 1a x por todas

FCP CLUBE SIM

FCP SAD-JA CHEGA DE CRIAR NOVOS RICOS

MAIS 1A X:

PA GANDA P Q OS PARIU

Duarte disse...

Faço anos amanhã. Por muitos erros que possa ter cometido, não merecia uma coisa destas. Não estou em Portugal, se estivesse a minha vontade era ir ao aeroporto dizer umas verdades àquelas primas-donas.