terça-feira, 9 de março de 2010

Hoje, não sei porquê, lembrei-me deste...

21 comentários:

Jorge Aragão disse...

E não é que somos dois???
Foi - felizmente - preciso esperar muitos anos para recordar o jogo com o PSV...

André disse...

eu lembrei-me do costa em manchester...(tirando que acho o Nuno André Coelho um excelente jogador- a defesa central)

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Unknown disse...

Não gostaria de ver Jesualdo transformado em bode expiatório. Estou à vontade porque nunca achei que JF como treinador tivesse dimensão para FCP. Mas, por uma questão de justiça tenho que reconhecer o quanto se empenhou em dar a cara em defesa do clube enquanto outros com mais responsabilidades se calavam. Estou grato por isso. As responsabilidades pelo fracasso da época não podem ser assacadas só ao treinador. Antes do treinador, a SAD e o seu Presidente têm que assumir as suas próprias responsabilidades. Lembro-mo que Antero Henrique, numa entrevista ao JOGO, disse que ia guardar para memória futura as criticas daqueles associados que entendiam que a SAD não deveria ter renovado com JF no fim da época passada. Já no início deste ano, Pinto da Costa veio dizer que não eram precisos reforços porque a época tinha sido planeada com inteligência ( não havia petróleo e o grande reforço de inverno era o Tomás Costa ) . Faço votos que a SAD não se refugie no treinador, mas que reconheça os seus erros no planeamento desta época e não os repita na próxima. É que os treinadores quando erram são despedidos, os jogadores dispensados, mas os responsáveis da SAD continuam e também não são assim tão mal remunerados para que não se lhes assaquem responsabilidades nos fracassos. Se é de inteira justiça lembra-los nas vitórias, também não devem ser esquecidos nas derrotas.
Saudações portistas

Hugo disse...

Concordo com o jorge. Era bom que se lembrassem dos contentores de sul-americanos.
Hoje em particular lembrei-me do Prediguer

Anti PORKOS CORRUPTOS!!!! disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
D.Liberal disse...

Sinceramente o que mete dó são as palavras de JF no final do jogo a dizer que foram «erros individuais que determinaram o resultado do jogo». Penso que diz tudo sobre as técnicas de motivação do professor. A culpa foi de alguns jogadores, suponho que o balneário fique mais unido depois destas declarações. Sabem como é que soube que o FCP ia apanhar forte e feio ontem? Foi só ver o 11 do jogo com o olhanense para perceber que o jogo de londres estava perdido.

Acho que nem o miserável Carvalhal fazia uma destas. O Prof. JF não aprende e pior queima jogadores a torto e a direito. O que é que o Tomas Costa foi fazer para Londres? Compras? Vassourada, rápido e em força pff para gente que nos trata como idiotas já basta o Sócrates!

RUA RUA RUA RUA RUA! Já.

SecretHell disse...

Tomas Costa o reforço de Pinto da Costa de inverno foi queimado de uma forma cobarde por Jesuasno no jogo com o Olhanense a 5 minutos do intervalo como nunca tinha visto...assim podemos entender que foi a Londres passear tal como o seu presidente e principal fan que foi com 1 ou 2 dias de antecedendia curtir com a brasileira do Dolce Vitta...só estes detalhes demonstram bem o que se passa no reino do dragao..e nao vale a pena rolarem cabeças , nem nada...está tudo optimo por aqueles lados...
eu penso que os socios deviam juntar-se e pedir uma AG urgente...

miguel87 disse...

NÃO ACHAM QUE JÁ PASSOU TODOS OS LIMITES???
LEVAMOS 4 EM LIVERPOOL; PERDEMOS "N" JOGOS COM O SPORTING; A UNICA FINAL GANHA FOI AO PAÇOS DE FERREIRA (DE FORMA SOFRIVEL); LEVAMOS 4 DO ARSENAL QUE PODIAM TER SIDO 5,6,7 OU 8; CHEGAMOS A UM JOGO EM CASA COM HIPOTESE DE PASSAR ÀS MEIAS FINAIS DA CHAMPIONS E APÓS SOFRER UM GOLO NOS MINUTOS INICIAS SOMOS INCAPAZES DE ESBOÇAR SEQUER UMA REAÇÃO; FIZEMOS O FAVOR AO MAN UTD E CHELSEA DE ACABARMOS COM UMA TRADIÇÃO DE INGLESES NÃO GANHAREM NA INVICTA; LEVAMOS 3 DO SPORTING; AGORA, INFELISMENTE "FOI SÓ MAIS UMA HUMILHAÇÃO"...

QUAL É A DÚVIDA?? FALTA O LUCHO?? A EQUIPA ESTÁ EM CONSTRUÇÃO??
ABRAM OS OLHOS!

Portistas, tenho só 30 anos e antes deste ferreirinha as humilhações clubisticas não chegavam a encher uma mão... ouvi falar de um tal de wrexham, tenho vaga ideia de um noite fria de uns 5 de eindhoven e recordo-me vivamente de um 0-4 no dragão numa época de excepção que confirmou a regra...
Agora, em pouco mais de 3 anos levo com este treinador mediocre, que no tempo todo em que esteve cá fez o bonito serviço que se vê... (e não, já disse isto quando ganhamos por isso estou á vontade para o dizer agora, não lhe reconheço mérito algum nos campeonatos que o Porto ganhou)

PMF disse...

Realmente, concordo com isto (dito no post antecedente):

"A culpa não é exclusiva do treinador. O Futebol Clube do Porto é um clube e uma equipa e é em equipa que todos falham, uns mais que os outros. Há muito mais para além das más opções tácticas numa época em que falhámos praticamente a toda a linha"

Só para ilustrar, vejo, depois, o comentário, supra, do Ricardo:

"ah...e quando me lembro que esta equipa é o maior orçamento de sempre do FCP não consigo deixar de esboçar um enorme sorriso amarelo"

Acho que está (quase tudo) dito!

Não sei se haverá, ou não, travessia do deserto. Fim de um ciclo, sem dúvida. Já acabou e espera-se que haja capacidade para se aprender com os erros tácticos, de liderança da equipa, de prospecção e de contratações, de ânsia de negócios e de muito dormir no ponto, habituados que estávamos (estavam alguns responsáveis) a que os nossos adversários continuassem "sem norte"!

Unknown disse...

Pois eu aho que o JF tem toda a razão em falar de erros individuais. Que me lembre o nosso defesa direito teve responsabilidade directa em 3 dos golos e por manifesta azelhice. As coisas são como são.

Miguel Teixeira disse...

Pinto da Costa viajou dois dias mais cedo para Londres. Ontem, a exemplo do que já acontecera com o Olhanense, sorriu perante os golos que o Arsenal insistia em oferecer ao FCP. A equipa regressou a Portugal, PdC preferiu continuar em Inglaterra, dizem, com a sua nova namorada brasileira. Acabou um ciclo, não para Jesualdo - este já estava a prazo - mas sobretudo para o Presidente. Já vai tarde.

fiona bacana disse...

Perder, sobretudo com goleadas, ninguém gosta.
Não acho que JF seja o mais competente dos treinadores, mas não creio - e acho 1 erro crasso fazê-lo - q seja o único e principal culpado da época portista.

Erros na gestão, erros nas escolhas. Lembro-me de ter sido trucidada aqui neste blog por ter visto que o q obedeceu à venda de lucho foi o prémiozinho para os gestores, pontualmente até 31 de Julho, não vá terem de ficar apenas com os salários bestiais q têm (mesmo os base). E agora, que dizem os meus consócios? Foi acertada a decisão de ficar com Bruno Alves e vender Lucho? (Já que de Licha nada havia a fazer). Foi acertado renovar com JF? O Antero Henrique pode guardar a memória futura num sítio que eu cá sei. Era bom que nenhum dos 2 fosse cobarde - PC e Antero - e dissessem o que têm a dizer aos sócios.

Não sendo o mais importante, devo dizer que se confirmou o que eu afirmei em Junho: com as vendas e a política desportiva que estávamos a seguir, este ano ia ser ZERO, razão pela qual me abstive de pagar quotas. Não compactuo com incompetentes. Na altura fizeram de mim a sócia anti-cristo. Gostava que esses consócios se dirigissem hoje a este espaço e defendessem o que foi feito esta época por PC e Antero. Só para ver até onde vai a cegueira.

Esta época acabou (eu quero lá saber da Taça de Portugal e da taça da cerveja) e há que planear o próximo ciclo de vitórias. Emendar a mão. Perceber q o tempo de JF terminou (a única vantagem desta derrota). Dispensas é fácil fazer 1 lista, mas o FCP tem de estar mto mal quando:
1) tem 1 Mariano González como 12º jogador
2)tem 1 Farias que amuou e anda com 1 mialgia há mês e meio
3) tem 1 rodriguez - jogador mais bem pago do plantel - a chegar lesionado de férias sem dar cavaco aos médicos;
4) O melhor 6 que pode ambicionar é 1 Fernando ou 1 Meireles em baixo de forma;
5) Quando Bruno Alves cai a pique na sua performance quando vê que não sai do FCP;
6) Temos 1 treinador cuja noção de desenvolvimento de equipa para níveis minimamente aceitáveis envolve 1 espaço temporal de, vá, 1 ano (jj fê-lo em 2 meses);
7) Quando ninguém percebe os critérios de contratação de jogadores sul-americanos (alguém acima disse, e bem, que foram pagos quase 10M€ por jogadores emprestados)

Eu só posso concluir que estamos em fim de ciclo. Isto faz parte da vida. Saibamos corrigir erros e seguir em frente. Mas não atirem areia para os olhos dos sócios. Porque estes meninos chegam de Londres, vêm com 1 grande melão, mas daqui a 2 dias no passa nada e olham para a conta bancária e para a sua vidinha e está tudo bem. Os sócios não. JF reforma-se e está tudo ok. Os da SAD recebem o seu $ e está tudo bem. Os únicos que sofrem sem contrapartidas somos nós. E eu não admito que gozem comigo: não me venham com túneis e CD da Liga como a principal causa de n termos ganho o campeonato. Acordem: estávamos a 4 pontos antes desse acontecimento & a jogar mal e porcamente.

Bom e fico por aqui.

Cumps

Unknown disse...

Está na altura de fechar o ciclo Jesualdo...
Como é q se tira o Tommy contra o Olhanense estando até a ser um dos únicos com clarividência...alguém se lembra do olhar/reacção do Tommy?? No balneário só pode ter havido m**** pois ontem nem se sentou no banco.
Jesualdo já perdeu todos os créditos e balneário está desfeito.
Depois temos 2 capitães q em nada dignificam a camisola q vestem e estão com a cabeça na África do Sul e com um papá sempre desejoso de fazer negócio...
Até tenho pena do Falcao q é um dos únicos q merece a minha admiração...O Ruben, Varela, Álvaro e CR10 não podem fazer mais com tácticas e colegas destes...
Este ano vale-nos tb helton q ainda n abriu a capoeira como é tradição.
Lembram-se do Fucile no inicio da época cheio de arrogância e dixzer q n via os jogos do slb? Pois é Fucile...tá na hora de abrir os olhos mas longe daqui onde a motivação deve ser apenas o fim do mês.
Sou sócio com lugar anual e n volto ao dragão enquanto n houver vassourada...
Este PORTO n é o meu PORTO...

Vitor Zenha disse...

Este Jesualdo, deitou por terra o prestígio que temos vindo a construir ao longo dos anos na Europa.

Mais uma vez inventou, mais uma vez sofremos na pele.

Ainda me lembro do tempo em que era impensável o FCP perder pontos em 2 jogos seguidos, quanto mais ser goleado consecutivamente.

Lembro-me de uma frase do Mourinho depois de perder um jogo: "alguém vai pagar as favas!!"... e esse alguém foi o Sporting na jornada seguinte.

É esta mentalidade de garra, de querer, que deixou de existir no FCP.

Já não há jogadores à Porto... Um João Pinto, um Fernando Couto, um Paulinho Santos, um Jorge Costa, um Vítor Baía... ´

Agora é só meninos ricos e vaidosos, mais preocupados com o gel no cabelo, ou as cores das chuteiras.

Estou mesmo frustrado com esta incompetência... e ainda há que lembrar que a continuar neste caminho vamos levar mais 3 ou 4 do Benfica na taça da cerveja!

Com este treinador só fomos campeões porque os outros foram muito piores!

Se o Domingos for contratado, pode ser que incuta algum do espírito à PORTO!

Abraço

Miguel Lourenço Pereira disse...

Ana, Miguel, André, Jorge e todos,

Concordo perfeitamente com cada uma palavra aqui escrita. Também eu escrevi em Julho que este ano tudo cheirava a podre. Que a maioria das ultimas ligas tinham sido ganhas com a inestimável ajuda do Benfica e Sporting (e duas delas com vitórias na ultima jornada) e que a politica desportiva da SAD pos-Mourinho era ainda pior do que quando o técnico chegou em Janeiro de 2002. Nao adianta agora atirar foguetes por ter-mos adivinhado o que era inevitável. Mas também eu acabei de receber a cartinha com a renovaçao de sócio e estou há dias com ela num canto, sem saber se deva responder. Porque este FCP há muito tempo que não é o meu FCP.

Há demasiada merda a limpar para se resolver tudo numa época. E sabem qual é o problema? O portista contenta-se com titulos. E o futebol é mais do que titulos. É atitude, raça e dignidade. Durante 4 anos os adeptos calaram-se porque eram campeoes. Nao queriam saber se a equipa jogava bem, se só uma vez passou os Oitavos da CL, se perdia quase todos os duelos com o Sporting e tinha dificuldades a ganhar ao pior SLB. Eram campeoes e por isso, intocaveis. O Jesualdo era o maior, o plantel de grande nivel, a SAD uma maravilha e o presidente um génio que nem o Apito calava.

Esses sao os mesmos que batem no ceguinho dos tuneis (o ano passado tambem houve um, serao ingenuos ou sou só eu?), da Liga e afins. Claro que isso destabiliza. Mas eu lembro-me de ser campeoes quando cada vez que o FCP chegava a um estádio era recebido a pedras. E que ganhar no Jamor significava ser insultado por tudo e todos sem falsos pudores. Hoje é as escondidas. Antes era ás claras. Ja deviamos estar habituados. Esses portistas crucificarão o JF porque é fácil, alguns jogadores porque é fácil e um que outro dirigente porque é fácil. E ponto final. E até podem ser campeoes para o ano se o SLB se concentrar (como é previsivel) na CL. Ou daqui a dois anos. E nao passa nada. E assim continuam.

O problema do FCP é de ADN. Este ADN nao é o do clube que eu conheci desde sempre. De luta, esforço, sacrificio e resistencia. Podemos nao ser os melhores em campo sempre, podemos nao ganhar sempre. Mas nunca saíamos com a cabeça baixa. Mesmo goleados eramos nós. Hoje ninguem pode dizer que o FCP é algo. Nao é nada. É claro que PdC é o principal responsável. É-o quando ganha, também é quando perde. E quando perde desta forma. Com ele está toda uma politica desportiva que há 10 anos mina o clube, entregue a empresários, putas e administradores que só querem o seu. O Mourinho tapou a hemorragia. Foi sair e viu-se a limpeza dos campeoes europeus e o que se seguiu. À Pinto da Costa.

Nao sei se é uma travessia no deserto ou nao. Sei que, seja o que for, nao é o FCP que eu aprendi a amar até à loucura de chorar por empatar. Até às noites debaixo de chuva intensa aos berros quando a equipa perdia. Este FCP pode ser o de muitos. Nao é o meu.

um abraço

Miguel Teixeira disse...

Nem mais Miguel Pereira!

Duvido é que os portistas em geral te entendam...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Viva Miguel,

Infelizmente de há muito tempo para cá os titulos calam os criticos. Já o dizia quando a equipa era campeã, por isso não me podem acusar de oportunismo, mas a verdade está aí para quem a quiser ver. Numa liga tão mediocre como a nossa, é perfeitamente concebivel que um FCP mediana seja campeao para o ano, como foi 4 vezes nos ultimos 5. E também é perfeitamente concebivel que nao o seja. Mas é isso que os portistas querem? Viver do rumo que leve o vento? Apenas em troca de titulos? Ou querem algo mais? É porque esta é a altura chave para definir posturas e traçar o caminho.

Mas tens razão, a maioria provavelmente contenta-se com mais uma liga por muito que isso custe um pedaço mais da identidade desportiva do maior clube de Portugal.

um abraço

Miguel Teixeira disse...

Miguel Pereira,

mais uma vez, estamos de acordo.

Haja coragem por parte dos adeptos para mudar este "estado de coisas", que afinal, nem são de "hoje" e que os títulos internos não mascararam.


Abraço

Miguel Lourenço Pereira disse...

Miguel,

Precisamente. Cabe acima de tudo aos sócios em Assembleia Geral e aos accionistas tomarem medidas. Sou sócio à distância mas sempre me recusei a sufragar a SAD. Gostava de pensar que há gente suficiente que esteja farta desta lenga-lenga que nos contam há demasiado tempo.

Haja coragem enfim porque, de contrário, as coisas podem piorar ainda mais. E nao falo em ficar 19 anos sem vencer. Neste Portugal tao pequenino isso é quase impossível. Falo de perder o respeito da Europa e o espirito das gentes que sempre apoiou o clube e se sente estafada.

Um abraço