terça-feira, 9 de março de 2010

Humilhados!


O FC Porto foi esta noite humilhado em Londres. É difícil admiti-lo até porque estamos pouco habituados a estas andanças e derrotas, mas vimos jogar o Arsenal praticamente todo o encontro. E quando esboçamos uma pequena tentativa de recuperação, bastou a Arsene Wenger colocar Eboué e o Porto nunca mais se levantou.

Nuno André Coelho a titular e a trinco não é aposta nem para ganhar nem para perder. Não é nada! Nem sei se Tomás Costa era opção ou não, mas ainda haveria outros que podiam ser opção antes de Nuno A. Coelho. Nem as suas características defensivas compensam a opção de colocar um jogador na 2ª mão dos oitavos de final da Champions, em casa do adversário que era só o Arsenal, que ainda não foi titular no campeonato ou na Europa e numa posição para a qual não está minimamente rotinado.

A partir daqui pouco interessa falar sobre o jogo. Num jogo de risco, em que o adversário ia entrar forte e o FC Porto poderia muito provavelmente ficar na situação de ter de recuperar o resultado caseiro, colocar o Nuno André Coelho só podia dar numa coisa: sofrer um golo e ter de o substituir, pois se o FC Porto com três avançados e três médios já ia ter dificuldades, o que dizer das nossas hipóteses com um meio campo composto por dois médios e um defesa central.

Pelo meio deixa-se a ideia aos jogadores e adversários que se vai defender até onde der, que temos medo e que vamos tentar num golpe de sorte chegar à baliza do Arsenal. Restou Falcão a vencer o duelo contra os centrais do Arsenal e Helton que adiou a goleada por mais uns minutos.


No final do jogo, Raul Meireles disse que era preciso levantarem a cabeça e concentrarem-se nos três troféus que havia para ganhar. Primeiro, Raul Meireles equivocou-se assim como Helton o tinha feito após a derrota em Alvalade. E segundo, não é a cabeça que se tem de levantar, mas sim o pé que tem que se meter sempre à bola, concentrando-se no presente e esquecendo a competição de Junho. E é preciso encostar quem tem de ser encostado, seja ele quem for. Antes era assim, agora vai-se permitindo excepções, birras e vedetismos.

A culpa não é exclusiva do treinador. O Futebol Clube do Porto é um clube e uma equipa e é em equipa que todos falham, uns mais que os outros. Há muito mais para além das más opções tácticas numa época em que falhámos praticamente a toda a linha. Mas hoje, como ao longo de toda a época, Jesualdo voltou a errar redondamente, estendeu a passadeira de “equipa pequena” e os jogadores seguiram-lhe os passos. Resultado: 5-0 para o Arsenal e uma saída humilhante.

38 comentários:

ricardo disse...

resultado normal e esperado...

apenas uma nota para o jesualdo..depois de ouvir as declaraçoes dele...mas pensa que os adeptos são burros ou quer fazer deles burros?

o lado do futebol disse...

Mão cheia de desilusão.

Veja:
http://oladodofutebolquenuncaviram.blogspot.com/2010/03/mao-cheia-de-desilusao.html

Abraço

pc disse...

Antes do jogo:
Caça ao Golo e "gosto dos árbitros da champions" in o Jogo d'hoje.

Quando nos "esticamos sai sempre (mas mesmo sempre!)"tiro pela culatra" HUMILDADE precisa-se!

lembrei-me o dia todo do discurso (atirar as responsabilidades para o adversário) do Mourinho "antes destes jogos": "A champions não é para clubes Portugueses"

André disse...

O parágrafo abaixo da foto resume bem o que tem acontecido nos últimos tempos com a nossa equipa.Há 2 "vedetas" que parece que só estão interessados naquela competição de junho e esquecem-se que são capitães da instituição que lhes paga os ordenados e não daquele conjunto de jogadores que vai jogar uma competição em junho.Por mim esses meninos não jogavam mais este ano já que estão tão interessados em poupanças...

Zero disse...

Se Jesuasno tivesse um pingo de vergonha na cara, já há muito que se tinha demitido.

Assim continuamos, de vergonha em vergonha, caladinhos como ratos, até nada restar do FC Porto que eu conheço.

Perder, não gosto mas admite-se. Agora perder sem tentar, sem lutar, sem brio, sem orgulho, sem NADA, só vi o FC Porto fazer com alguns jogos de Fernando Santinhos e SISTEMATICAMENTE com Jesuasno.

Mas que estão à espera para mandar o mouro para o **** que o ***? Quão duradouros terão de ser os danos para o futuro do clube?

Fernando disse...

Meus amigos, o que temo é que isto seja apenas o início de uma longa travessia no deserto...

Anónimo disse...

Pelo menos camelos na paisagem há muitos...

ricardo disse...

o problema principal nao e falta de atitude...a equipa por vezes até tem atitude, até corre, vê-se que querem lutar contra a adversidade mas não conseguem...mas é assim...quando não há qualidade, não há atitude que valha

ricardo disse...

ah...e quando me lembro que esta equipa é o maior orçamento de sempre do FCP não consigo deixar de esboçar um enorme sorriso amarelo

Wilk disse...

acho que FCPorto deveria fazer ja as malas ao Jesualdo estes resultados não aceita se. Isto já me faz lembrar o tempo em que Octavio Machado treinou o Porto.Jesualdo foi campeão, porque tinha uma equipa ja feita. Nota se claramente a equipa toda partida em campo(principalmente meio campo), atrapalham se uns aos outros,passes absurdos,um ponta de lança que tem que vir atrás fazer o trabalho dos outros(meio campo). acho que copo esta transbordar de erros.depois nota se que bruno alves, e raul meireles estão fazer frete.

Metz disse...

"apenas uma nota para o jesualdo..depois de ouvir as declaraçoes dele...mas pensa que os adeptos são burros ou quer fazer deles burros?"

mas há duvidas?? Ele jogadores e sad!! E o problema é que há muitos e pagamos por esses... Vão continuar a justificar tudo com os túneis, o azar e afins... Vassourada!

Cumpz

RS disse...

Para fazer esta figura mais valia ter recorrido ao sistema "muralha da China" com 4 centrais que o Ivic criou para aquele memorável jogo contra o Feyenoord onde tb era necessário defender 1 golo de vantagem da 1ª mão.
No final de contas, o que se viu não andou mto longe desta realidade... equipa encolhida lá atrás e o Falcao que se amanhe sozinho na frente.

Custa-me dizer isto, mas a jogar assim talvez seja melhor nem comparecer na Final da Cerveja... sempre asseguramos que não somos goleados...

Jorge Mota disse...

UMA VERGONHA

Mário Magalhães disse...

Depois deste desastre tem que haver consequencias,tem que obrigatoriamente rolar cabeças, porque o que se passou foi mau demais...
É humilhante, vergonhoso, adeus Jesualdo...

Pedro disse...

Nas horas das derrotas é isto. Adeptos que querem mudar tudo, SAD, treinadores, jogadores, roupeiros, enfermeiros, cadeiras do estádio.

O futebol é feito de ciclos, os quais não dominamos sempre. E o FCP não é o Sporting nem o Benfica. Nós não sabemos estar no meio termo. Quando não ganhamos ou estamos em 1º a equipa desintegra-se. Não somos clube para jogar para o 2º lugar.

Mas no fim dos ciclos deve surgir uma reacção. Devemos assumir que no próximo ano o objectivo é o campeonato e a Liga Europa. Para ganhar. Devemos fazer poucas, mas valiosas contratações e fazer regressar 1 ou 2 jogadores da cantera (Ukra e Castro talvez).

Devemos contratar um treinador com provas dadas no plano táctico e psicologico. Tenho muitas dúvidas que algum Português disponivel o consiga fazer.

Mas acima de tudo o clube tem de voltar a criar empatia com os adeptos. Mesmo com todos os truques baixos de este ano contra nós... vi uma massa associativa pouco motivada.

E devemos... vender todos os jogadores que já percebemos que não vão render no FCP. Guarin, Tomas Costa, Sapunaru etc. E sim, vender de uma vez o Bruno Alves e o Rolando. Peço desculpa mas os nossos centrais são fracos. Uns porque o são, outros porque são mimados.

PS: Honra e louvor ao Helton e Falcao. Grandes em todos os aspectos. No jogo de hoje consegui sentir orgulho no empenho do Colombiano.

Trolley de dois andares disse...

Há coisas que têm acontecido ultimamente que não se explicam, esta falta de atitude , de brio e de mais não sei o quê...
Às vezes parece que há jogadores que querem "fazer a folha" ao Jesualdo, apesar de tudo e se for isso que está a acontecer, acho de uma tremenda injustiça para com ele e para com o clube e os adeptos. E depois de uma humilhação destas...
Apesar de este ano não estar a correr como devia, tenho pena que o Jesualdo venha a saír pela porta pequena, seria muito injusto mesmo, uma daquelas cenas de litígio tipica do clube dos pardais.
Acho que algo de explosivo vai ter que acontecer brevemete, e não poderá ser para pior.

DJ Louro disse...

O treinador devia demitir-se no final da temporada.
No entanto deve pegar nos melhores jogadores fisicamente e psicologicamente e tentar conquistar as duas taças.
Não lhe peço mais porque foi Tricampeão, mas a realidade é que já estou farto dele..muito por causa das suas invenções pardalianas.
Nuno coelho não joga uma temporada inteira e é lançado ás feras contra o Arsenal -Isto é de Loucos!
Agora que dizer do fucile que foi culpado em 4 dos 5 golos sofridos?Será pq foi poupado frente á Olhanense e não tinha ritmo?
E o 1º golo do Arsenal que esta 2 metros fora de jogo?
E o facto de em tres jogos frente ao Arsenal (em Inglaterra) termos um score de 0-9, Mr.Jesualdo?
Estamos de rastos, professor, mas os seus comentarios apos o jogo , foi do tipo:" no pasa nada "
deixam-me ainda mais preocupado!

DJ Louro disse...

Corrijo: 0 marcados e 11 sofridos!

Paulo Marques disse...

Hélton, Falcao e jogando com menos 9, contra um árbitro que parece português.
Tou farto. Até para o ano. Com sorte. Por mim, pagavam todos o bilhete de avião de volta, se quisessem voltar. A equipa técnica, essa, escusava de voltar, que já nem na taça vão ganhar.
E depois de um lado temos os bafientos milhafres, que são campeões por sucessões de faltas e suspensões convenientes, do outro os portistas a dizer que com o Ibson, o Vieirinha, o André Vilas Boas e outros que tais é que era. Não há paciência nem para uns nem para outros, nem para o resto da época.
Fiquem bem.

Carrela disse...

Sou dos que andou sempre a defender a equipa, jogadores e treinador em particular, mas... neste momento a vergonha que sinto depois deste resultado impede-me de defender seja o que for... Quando ouvi o 11 inicial, como o Nuno André Coelho a "trinco"... sem palavras...
Tudo demasiado vergonhoso e ridículo...

Nuno Nunes disse...

Aconteceu aquilo que eu já esperava, uma goleada. É futebol a mais para nós há que concordar. Ainda por cima com aquele episódio infeliz do Nuno André Coelho que não tem culpa nenhuma.

Depois deste jogo todos estarão de acordo que finalmente o ciclo de Jesualdo no FC Porto terá acabado. E com uma época de atraso para mal dos nossos pecados. Precisamos de um treinador que ponha esta equipa e estes jogadores a jogar à Porto. Não sei quem será mas sei que Jesualdo não conseguirá de certeza.

Há que arrumar a casa, devolver os cochos à procedência, contratar pouco e bem e trazer os jovens que justifiquem. E um treinador novo claro. Há tantos em Portugal a praticar futebol melhor que o de Jesualdo que não será difícil: Domingos, Villas-Boas, Jesus, Paulo Sérgio.

fallengod disse...

Apesar de ainda haver 2 taças para ganhar esta época, espero que a próxima já esteja a ser preparada. Se possível com um treinador novo, que não tenha medo e que não se lembre de inventar nos momentos menos oportunos. Alguns jogadores devem sair no final e se não houver dinheiro para boas contratações vale mais a pena apostar em alguns jovens da formação.
Uma nota para o Nuno A. Coelho, que não teve culpa nenhuma em ser posto a jogar numa posição que não é dele, com muitos poucos minutos nas pernas, e que poderá acabar por afectar um jovem, da casa, com potencial.

José Rodrigues disse...

Bem, ontem um leitor do blog acusava-me de ser muito pessimista e até mesmo "bota abaixo" por ter tido a lata de dizer q achava q "só" tínhamos 25% de probabilidade de passar...

Se calhar foi por causa de ter tido essa opinião q perdemos 5-0, não digo nada.

Se calhar é por minha culpa q o Lucho foi vendido, q só temos 1 trinco no plantel (apesar de termos 2 trincos q juntos custaram 10 milhões emprestados, mais outros jovens promissores), ou q a equipa não sabe tapar os caminhos para a baliza (as nossas alas defensivas na 1a parte pareciam uma auto-estrada, q só melhorou na 2a parte pq os laterais do Arsenal satisfeitos com o resultado passaram a poupar-se e tomar menos riscos). Tb terá sido por minha culpa q se lança um jovem pela 1a vez a titular num jogo destes, e ainda por cima fora de posição.

Enfim, penso q é tempo de lamber as feridas, de fazer introspeção (e não é pouca), deixando a poeira assentar, e começar a pensar no px jogo.

Luís Carvalho disse...

Esta não foi uma mera derrota de nos darmos ao luxo de "começar a pensar no próximo jogo".
Há que começar a pensar muto para além disso.

Não se trata de pensar num mero "próximo jogo" mas sim no próprio futuro do nosso clube.
Esta derrota, culminar de outras recentes, irá marcar-nos por muito tempo.
Demasiado tempo, se calhar.

A nossa hegemonia interna, garantida nos últimos 25 anos, corre sérios riscos de ser perdida.
Estamos a falar de coisas muito sérias aqui.

Mefistófeles disse...

Pois eu concordo inteiramente com o Pedro.

E acho que é preciso calma, que até parece que vamos entrar numa qualquer Idade das Trevas. Como se fossemos assim tão maus e os outros assim tão bons.

Acho que se está a instalar uma espécie de histeria colectiva que não nos leva a lado nenhum.

Nem tanto ao mar, nem tanto à terra, saberemos reagir como sempre soubemos. A ver vamos.

PMF disse...

Realmente, concordoi com isto:

"A culpa não é exclusiva do treinador. O Futebol Clube do Porto é um clube e uma equipa e é em equipa que todos falham, uns mais que os outros. Há muito mais para além das más opções tácticas numa época em que falhámos praticamente a toda a linha"

Só para ilustrar, vejo, depois, o comentário, supra, do Ricardo, supra:

"ah...e quando me lembro que esta equipa é o maior orçamento de sempre do FCP não consigo deixar de esboçar um enorme sorriso amarelo"

Acho que está (quase tudo) dito!

Não sei se haverá, ou não, travessia do deserto. Fim de um ciclo, sem dúvida. Já acabou e espera-se que haja capacidade de aprender com os erros (tácticos, de liderança da equipa, de prospecção e de contratações, de ânsia de negócios e de muito dormir no ponto, habituados que estávamos (estavam alguns responsáveis) a que os nossos adversários continuassem "sem norte"!

SecretHell disse...

Eu prevejo e ja disse aqui que o recreativo vai dominar o futebol portugues nos proximos anos principlamente agora com poker :poços de petroleo , Liga de clubes,CS e JJ que é um treinador que ao menos trabalha...
Portanto as trevas sao inevitaveis e nao podemos esquecer da desvalorizaçao dos nossos jogadores esta epoca que em conjunto com a lnao ida á CL irá causar danos irreparaveis...
Sao precisos grandes remedios e ja hoje deveria ser anunciada a primeira dose...

SecretHell disse...

Eu prevejo e ja disse aqui que o recreativo vai dominar o futebol portugues nos proximos anos principlamente agora com poker :poços de petroleo , Liga de clubes,CS e JJ que é um treinador que ao menos trabalha...
Portanto as trevas sao inevitaveis e nao podemos esquecer da desvalorizaçao dos nossos jogadores esta epoca que em conjunto com a lnao ida á CL irá causar danos irreparaveis...
Sao precisos grandes remedios e ja hoje deveria ser anunciada a primeira dose...

José Rodrigues disse...

L Carvalho disse:

"Esta não foi uma mera derrota de nos darmos ao luxo de "começar a pensar no próximo jogo".
Há que começar a pensar muto para além disso."

Quando escrevi isso fi-lo na perspectiva do treinador e jogadores. Esses devem concentrar-se no próximo jogo, e mais nada.

Já no q diz respeito a SAD, sócios e adeptos, não há qq dúvida q temos q pensar a médio e longo prazo. E se não incluo o treinador neste lote, é porque não acho q ele deva continuar para além do fim desta época. Para mim até lá é deixá-lo concentrar-se a 100% nos jogos q se avizinham, e deixar o planeamento da px época para... outros.

Anónimo disse...

Pois, o nosso amigo Pedro, a quem criticava o que se passava, dizia que as contas se fazem no fim. Eu acho que é melhor fazê-las já, pois no fim nem quero pensar que contas teremos pela frente!

Essa teoria do "fim de ciclo" não me convence e só pode iludir os ingénuos. Diz-se isso quando uma determina equipa, baseada em determinada estrutura-base, deu o que tinha a dar e há que partir para outra. Não é isso que se passa: o que se passa é que todos os anos fazemos mudanças importantes na estrutura da equipa, pelo que quase poderia dizer-se que todos os anos temos um novo ciclo.

O factor decisivo para esta péssima época esteve na venda precipitada do Lucho González, e aí não podemos culpar o treinador. Muito tem ele feito, quando todos os anos lhe levam alguns dos melhores jogadores e os substitutos vêm sendo progressivamente piores.

No início da época anunciou-se com estrondo que tínhamos o maior orçamento de sempre do futebol português. Para quem gosta muito de falar de orçamentos, aí está a prova de que maiores orçamentos não significam necessariamente melhores equipas.

Há um ciclo que chegou ao fim, há, mas esse toda a gente se recusa a admiti-lo, e quem ousar fazê-lo será logo acusado de traidor, benfiquista e outros mimos que tais. É o ciclo daqueles que, instalados comodamente no poder e principescamente pagos, se julgam donos do clube. É o ciclo dos contratadores de Benitez, Mareque, Guarin, Prediger, Renteria, Lino e Ezequias. Chegou ao fim, sim, mas infelizmente apenas no sentido de já nada haver a esperar deles.

A fraqueza dos nossos adversários internos tem criado em nós uma falsa sensação de força, e as nossas consecutivas vitórias fizeram-nos crer que eramos imbatíveis. Voltámos aos tempos Fernando Santos/Octávio Machado, mas desta vez temo que não haja alguém como o Mourinho para pôr as coisas nos eixos.

PS Nunca pensei que o nosso prestígio fosse depender da "Taça Lucílio Baptista".

PedroBM disse...

Ha alguns dias vim aqui dizer que nao havia provas para dizer que Jesualdo era o melhor potenciadores de talento em Portugal...

Agora venho pedir desculpas... A prova esta dada... Era dificil encontrar um treinador que conseguisse fazer o que o Jesualdo fez ontem em relacao ao Helton... a cotacao do Helton deve estar em alta clara devido a grande exibicao e esta nao seria possivel se Jesualdo nao fosse o incompetente que foi a desmoronar o resto da equipa - por isso claramente mais uma grande vitoria de Jesualdo, o heroi que ganhou inumeros campeonatos quando os adversarios jogavam ao nivel do Tirsense....

RS disse...

Também acho que não é necessário dramatizar tanto. O FCP tem-nos habituado a ciclos vitoriosos que duram entre 2 a 4 anos. Só excepcionalmente conseguimos uma vez o penta. E lá no fundo (pelo menos falo por mim) não me parece que houvesse aquela fé inabalável de que este ano repetiríamos o feito. Primeiro, porque contrariando à tradição, o Prof. JF permaneceu ao comando do leme. Segundo, porque tivemos o azar de apanhar com um adversário que tem jogado como ninguém dentro e fora das quatro linhas.

Tb não acredito que vá começar uma era de domínio do recreativo. Há que perceber em que circunstâncias eles conseguiram chegar ao patamar em que estão. Não vejo grande futuro naquele tipo de gestão. Se o fair-play financeiro for mesmo em frente, será o fim dos campeões a crédito e o recreativo é um exemplo acabado de um campeão a crédito.

Resumindo... Este ano as coisas têm corrido mal mas ainda há duas competições em disputa e embora conquistá-las não vá salvar a época, torna-se mais do que nunca imperioso fazê-lo. O gigante pode ter tombado mas estou certo que se re-erguerá, aliás como sempre aconteceu. O FCP não vive das memórias do passado mas da ambição de vencer sempre e cada vez mais. Isto é o FCP...

Anónimo disse...

RS disse: "Também acho que não é necessário dramatizar tanto. O FCP tem-nos habituado a ciclos vitoriosos que duram entre 2 a 4 anos. Só excepcionalmente conseguimos uma vez o penta."

De acordo, caro RS, ninguém espera que se ganhe sempre. Mas não é isso que está em causa. O que está em causa é a maneira ignóbil como não vamos ganhar este ano, é o estarmos, por exemplo, a 8 pontos do Braga. Poderíamos não ganhar, mas era exigível que nos batessemos pelo título até ao fim, coisa que até na negra época de 2004/05 fizemos.

Pueeertô! disse...

Fim de ciclo, todos de acordo!
Agora, travessia do deserto porque?

Vamos ter calma, e para a próxima época corrigir o que está mal sem deitar tudo abaixo. Nem tudo foi mal feito, e há qualidade no plantel, faltam uns acertos e outra atitude.

Quando o Octavio esteve cá tb era o fim do mundo e demos a volta (bem) por cima. Alguém se lembra?

Força Porto!

Paulo Marques disse...

Segundo, porque tivemos o azar de apanhar com um adversário que tem jogado como ninguém dentro e fora das quatro linhas.

Quem? O terceiro lugar do campeonato inglês? O quarto do campeonato nacional? O Olhanense?
Só para saber.
Se a equipa não acredita em nenhum jogo desta época, eu também não. Se eles não querem jogar, eu também não quero perder preciosas horas do meu tempo livre a vê-los a correr feito dodos.

Luís Carvalho disse...

"Se o fair-play financeiro for mesmo em frente, será o fim dos campeões a crédito e o recreativo é um exemplo acabado de um campeão a crédito.".

O problema é que o Mundo inteiro vive hoje a crédito (e não falo apenas do futebol).

Nada nos garante o fim dos "campeões a crédito".
Da forma como hoje em dia se fazem as coisas, pode-se viver assim (e ganhando), durante anos e anos.

E, se um dia tudo rebentar mesmo, o "campeão a crédito" pode ainda contar com uma ajudinha do estado.

Não entremos por aí.

Miguel Lourenço Pereira disse...

O Benfica fez o "homework" todinho. Um treinador trabalhador e ambicioso (nao gosto do gajo mas é preciso assumi-lo) ao contrário do que foi sempre o Paulo Bento no Sporting. Gastou o que tinham e principalmente o que nao tinham inspirados em nós: agora se conseguirem vender (e vao conseguir) o D. Luiz e o Di Maria, vao simplesmente imitar o nosso modelo de gestao, com a diferença de que em vez de gastarem em pacotes de argentinos pagam o que devem que lhes permitiu ter recambios para cada posiçao. E mexeram-se no submundo como só o benfas sabe, com a escolinha toda de décadas de roubos. Aí, deram-nos um baile como há muito nao se via o PdC apanhar.

Mas o Benfica nao estava ontem em Londres. Nem jogou contra o Olhanense, Maritimo, Belenenses, Braga e afins. O FCP deu os tiros todos que precisava nos pés. Há muito tempo já. Que tenhamos quase os mesmos pontos que sempre tivemos agora, e que até o Braga (a ganhar 1-0 a sofrer) vá à frente, é a prova viva de quem sempre disse que todos os titulos de Jesualdo eram resultado de uma boa dose de falta de rivais (e mesmo assim perdendo os jogos chave). E nao me venham com o Domingos, Jorge Costa e Vilas-Boas para o futuro. O primeiro é organizado. O segundo nunca fez nada de relevante. E o terceiro é marketing à portuguesa. Se é isso que querem para refundar o futebol do FCP (porque é preciso começar do zero, nao só falando do plantel, mas em sistema e rotina de jogo, cultura táctica, sistema táctico variável e coordenaçao com o futebol de formaçao que nos ultimos anos foram de 0) entao força. Guardiolas há poucos e, sinceramente, nao vejo que nenhum destes tenha a mesma estaleca. E tambem nao vejo nenhum Xavi, Messi ou Iniesta no Olival para ajudar.

Já sabemos que dinheiro de vendas nao vai haver (a nao ser que haja alguem realmente estupido para pagar pelo B. Alves, R. Meireles ou Hulk) e podem mesmo acabar por vender o Falcao, que é o unico que se salvou este ano realmente. E que livrar-se de jogadores da talha do Rolando, Maicon, Fucile, Prediguer, Mariano, Belluschi, Farias ou Rodriguez será lixado. Nem todos sao tao estupidos como nós. Nao é por acaso que temos 60 emprestados por esse Mundo fora. Lembro-me que o Mourinho montou um plantel de 22 jogadores com meia-duzia de tostoes e baseando-se em jogadores locais. Mas fenomenos definem-se por ser pontuais. Por isso esqueçam.

Mais do que o titulo do proximo ano, o que é preciso é reformular a politica desportiva do FCP. A tao propagada formaçao levada a sério, o final das contrataçoes por contentor e a criaçao de uma equipa com um sistema de jogo flexivel e dinamico. Podemos nem ganhar,mas sem isso ficaremos certamente largos anos a ver navios. É uma questao de escolher entre o imediato e o regresso do dominio azul a médio-longo prazo. Temo muito que os portistas - principalmente na SAD, porque ninguem os contesta - sejam de vistas curtas e isto se torne ainda pior.

um abraço

Miguel Lourenço Pereira
Em Jogo

Anónimo disse...

@ Luís Carvalho,

Bem visto. Essa do "fair-play" financeiro não passava de um eufemismo inventado pelo Platini,um típico francês com inveja dos ingleses, com o qual pensava ir pôr fim ao peso hegemónico dos clubes ingleses na Liga dos Campeões. Mas quando foi ver as coisas ao pormenor e reparou que, dos cinco clubes europeus com maiores passivos, apenas um, o Manchester United, era inglês, logo arrepiou caminho, e agora ninguém sabe que moldes revestirá esse "fair-play financeiro".

E, já agora, o nosso passivo também não se deve aos balúrdios que gastamos com jogadores?