sábado, 14 de agosto de 2010

Acto I - Superado

Nota prévia: Estando eu com para esta época e como estava farto do conceito de futebol de Jesualdo Ferreira, admito desde já que caso ainda fosse JF o treinador (vade retro) a análise que se segue era certamente diferente.

Como é evidente não podemos dar 45 minutos de avanço.

Como é evidente, e tal como aconteceu a semana passada, temos de partir para cima desde o 1º minuto. O espírito tem de ser sempre esse.

Não o fizemos, tivemos algumas desconcentrações como o atraso de cabeça do Alvaro para o Helton, que não podem obviamente acontecer mas deu para realçar uma impressão (pelo menos para mim), seja por ostentar a braçadeira ou não, o Helton parece muito mais concentrado no jogo. E quando tal acontece só nos resta esperar que finalmente demonstre todo o potencial que sempre pareceu ter, mas que nem sempre expressou em campo.


Fazendo um parêntesis no jogo, interessante o facto de agora ninguém se insurgir com o facto de o capitão ser o guarda-redes, onde estão todos aqueles que concordavam com o Co Adriaanse quando este tirou a braçadeira ao Baía?

Voltando ao jogo, não foram 45 minutos iniciais decentes mas deu para ver que há ali trabalho nos lances de bola parada, desde os lançamentos de bola longos, passando pelo o facto de haver rotatividade na marcação de livres, e acabando na existência notória de lances estudados. Para os dias em que as coisas não correm tão bem é sempre importante que haja desbloqueadores de jogos e estou em crer que este ano vamos ter mais descanso graças a isto.

Mas além do trabalho nas bolas paradas, também temos, à 1º jornada, uma equipa que não sabe jogar só num sistema, que conseguiu mexer na estrutura e ter resultados com isso.

Foto gamada no Record

E a qualidade dos jogadores tem de fazer a diferença, como fez. E se ontem foi o Varela, hoje foi o Hulk e amanhã será o Falcao, e um dia deste o Walter ou o James.

Fazendo mais um  parêntesis, como é que chegamos à 1ª jornada só com um ponta de lança inscrito? A culpa é do e-mail, dos pombos correios, dos carteiros, das máquinas de escrever, dos telexes ou dos cheques?

É verdade que o golo foi de grande penalidade, mas o importante é que não caiu do céu, foi fruto da pressão e o resultado da melhoria de jogo na 2ª parte - e o Guarin quando não joga a trinco até parece menos tosco. Vá lá perceber-se como é que alguém viu nele um trinco.

Correu bem, as coisas estão no bom caminho mas o jogo tem muita coisa para a equipa reflectir, prá semana quero massacre e goleada!


Para fechar, já não me lembrava de ouvir uma conferência de imprensa do treinador do Porto e ter prazer em ouvi-la. Ouvir falar de futebol sem ter medo de explicar opções e de falar sobre elas, é toda uma diferença.

25 comentários:

José Correia disse...

A primeira parte do jogo de hoje esteve ao nível do que de pior a equipa fez na época passada.
Meia-dúzia de remates (se tanto) e quase todos na sequência de lances de bola parada.

José Correia disse...

Na 2ª parte vimos um bom Porto, nomeadamente a partir da altura em que o Guarin entrou (que ironia!) e o FC Porto passou a jogar em 4-4-2 (o modelo adoptado com sucesso nos últimos 10-11 jogos da época passada).
Só não percebo porque razão o AVB esteve até aos 60 minutos para mexer na equipa (nesse aspecto fez lembrar o Jesualdo).

Daniel Gonçalves disse...

Penso que é os panaltys devem ser marcados por alguém com mais concentração e calma, o Moutinho por exemplo, o Hulk enviou uma bomba que tanto podiar entrar como ir para à bancada. O Hulk não me parece o jogador indicado para os penaltys, o Falcão falhou alguns o ano passado mas tem mais calma, o Moutinho marcava no Sporting e não se dava mal, o Ruben Micael também os marcava no Nacional. A pensar.

José Correia disse...

Quanto ao lance do penalty, que por ter sido a favor do FC Porto irá dar muito que falar, na minha opinião o árbitro esteve bem, porque o jogador da Naval domina e desvia a bola com o braço direito.

Na primeira parte, houve duas situações de bola na mão dos jogadores da Naval dentro da grande área. A primeira após um alivio defensivo e a segunda num cruzamento do Álvaro Pereira. Em ambas as situações pareceu-me que o árbitro esteve bem ao não assinalar penalty a favor do FC Porto.

José Correia disse...

Ainda não vi ninguém falar de mais duas entradas a matar sobre jogadores do FC Porto.
O Moutinho levou uma patada na cabeça, depois de ter disputado uma bola, e foi obrigado a sair porque ficou a sangrar;
O Guarin sofreu uma entrada arrepiante, que o inutilizou para o que faltava do jogo (felizmente eram poucos minutos) e vamos ver para os próximos jogos.

José Correia disse...

Concordo com a apreciação do João Saraiva acerca do Helton. Já tinha estado bem contra o slb e neste jogo voltou a estar muito bem.
Quando está concentrado e unicamente focado nos jogos, o Helton é um guarda-redes de top e, claramente, o melhor a actuar no futebol português.

Daniel Gonçalves disse...

AO AVB já mostra em campo e no banco uma vantagem, relativamente ao Jesualdo, quando o jogo não está a correr de feição: mudar o sistema táctico, a entrada de Guarin e a posição que ocupou é sinal disso. AVB sabe ler o jogo, não se limita a fazer sempre as mesmas substituições, as da "praxe", e esperar que o jogo se resolva por si. Já é uma grande melhoria relativamente ao (s) ano(s) passado(s), embora haja outras. Penso estarmos no bom caminho.

Pedro disse...

2 notas:

- Não gostei do Helton no lance que quase deu golo á Naval na 2ª parte. Ficou colado á baliza a recuar... De resto fez uma excelente exibição, muito mais activo nos cruzamentos, não falhou um.

- 10 breves minutos deixam-mem muito curioso com um tal de Souza. Parece-me um excelente médio, espero que tenha oportunidades para jogar. Até porque parece mais versátil que o Fernando, quando a equipa jogar em 4-4-2... é uma excelente solução.

meirelesportuense disse...

Sim o André tem um discurso bem construído e cristalino, de quem sabe muito bem o que faz...Até a minha filha gostou...E sabe mexer na equipa, não tem medo de tomar decisões.
-O jogo não foi bom, foi sofrido, intenso, mas o resultado sim e foi Penalti, se não fosse mão, os Navalistas, Navalenses ou Navabos Figueirenses, até comiam o árbitro...Claro que vão dizer que há dúvidas, convém-lhes mas foi, e o defesa do Naval, já tinha distribuído morcelada à tripa forra, coitado do Moutinho e do Guarin...Duas entradas mais destemidas dos nossos jogadores dois amarelos, Moutinho e Álvaro Pereira...À terceira mão dentro da área deles, lá foi marcada, vai ser assim, em cada três teremos direito a uma...
Não fiquei muito agradado, mas a determinada altura considerei que era um jogo para lutadores e vencemos.

José Correia disse...

De acordo com o jornalista que fez o resumo do jogo para a SportTv, nenhuma imagem mostra o jogador da Naval a tocar com o braço na bola e conclui dizendo que a vitória do FC Porto foi polémica.

José Correia disse...

Ao rever as imagens fiquei sem qualquer dúvida de que é mesmo penalty. Inclusivamente, após o jogador da Naval tocar na bola com o braço direito, vê-se a bola a cair quase a pique, trajectória que seria impossível se não tivesse havido esse contacto.

Luis disse...

Graças a: - " será o pope? " a todos os Portistas, ganhámos o primeiro jogo a valer para este campeonato.
O resto é conversa da treta!!!
PORTO SEMPRE CAMPEÃO!
INVICTA SEMPRE!

José Correia disse...

Opinião do Tribunal de O Jogo no lance do penalty.

Jorge Coroado: "Aceito a decisão do árbitro. O jogador da Naval fez braço firme quando se apercebeu que a bola lhe fugia. O cartão amarelo é que não se justificava, atendendo a que não cortou qualquer jogada prometedora ou linha de passe."

Pedro Henriques: "Jonathas toca a bola com o braço (encontra-se fora do plano do corpo) de forma deliberada. Grande penalidade bem assinalada e cartão amarelo enquadrado no comportamento antidesportivo (jogar a bola com a mão)."

Paulo Paraty: "É uma boa decisão. Haveria sempre controvérsia qualquer que fosse a decisão do árbitro, mas penso que o jogador da Naval tem o braço numa posição que não é natural, causando volumetria e impedindo que a bola passasse. O cartão amarelo parece-me desnecessário."

Ou seja, acerca deste lance, há unanimidade nas opiniões destes três ex-árbitros.

José Correia disse...

Opinião do Tribunal de O Jogo acerca do lance em que Moutinho levou uma patada na cabeça.

Jorge Coroado: "O jogador da Naval foi objectivo e deliberado no gesto efectuado. O cartão vermelho impunha-se por nítida agressão."

Pedro Henriques: "Jonathas agride João Moutinho com a sola da bota, de forma deliberada. Seria expulso por falta grosseira. Contudo, o lance é de difícil análise."

Paulo Paraty: "Se é intencional só o jogador o pode dizer. Aceito a decisão do árbitro, embora fique com a sensação que Jonathas poderia ter evitado o contacto."

Perante um lance claro, reparem na ginástica argumentativa do Paulo Paraty para fugir ao óbvio ("se é intencional", "aceito a decisão do árbitro", "fico com a sensação"). Que artista!

Ultrasfcporto disse...

Saudações Portistas,
este jogo não foi um brilharete uma coisa é certa mas os 3 pontos foram conquistados, esse é o objectivo principal e venha o próximo jogo que este já faz parte do passado.

Cumprimentos,
ultrasfcportomatosinhos

Ricardo Rocha disse...

Nao pude ver o jogo com o SLB e depois de todos os elogios, apos a primeira parte estava no limite da depressao - igual igual 'as "transicoes rapidas" das ultimas epocas, pressao nem ve-la. Mesmo com o vento contra nao se justifica tanta passividade.
A segunda parte mostrou uma equipa que pressiona e deixa brilhar quem pode - se nao houver uma comissao de disciplina que os ponha fora. Antecipa uma boa epoca, mas vai ter que ser assim o jogo todo. Mesmo com esforco nao me consigo lembrar do ultimo jogo que vi em que as substituicoes fizeram sentido - muito, muito bem a ler o jogo.
Pela negativa o Belluschi. Inconsequente, displicente... muito melhor o Guarin quando entrou.

nelson barbosa disse...

Uma pequena nota apenas. Acho engraçado que muitos adeptos continuem a analizar cada partida actual um função do Jesualdo Ferreira. O homem era mesmo detestado! E no entanto....!

Quanto ao jogo, não gostei nada da primeira parte. Muitos passes errados, poucas segundas bolas ganhas, um meio campo completamente "abafado" pelo da Naval.
Na segunda parte as coisas melhoraram, em especial após a entrada do Guarin e a vitória foi tão indiscutível quanto sofrida.
Individualmente gostei do Helton, teve mais trabalho do que estaria à espera. Embora não tenha efectuado defesas espectaculares, esteve perfeito em tudo o que fez. A defesa não esteve mal, mas necessita de melhorar a qualidade de passe, com o Álvaro Pereira a distinguir-se pela velocidade que imprime pelo lado esquerdo. No centro do terreno faltou eficácia, com Moutinho aquém daquilo que se espera e é capaz.
Na frente, Varela esteve inconsequente, Falcao lutador mas pouco inspirado, sobrou o Hulk do costume, fantástico de força, muito bom quando consegue jogar colectivamente e enervante sempre que exagera nas iniciativas individuais.
Em suma, ganhamos e isso é que importa.

Dragaopentacampeao disse...

As dificuldades habituais frente a equipas de segundo plano, concentradas num esquema defensivo, onde o espaço tem de ser conquistado com inteligência, criatividade e rapidez de execução.

O FC Porto não foi capaz de pôr em prática estas qualidade na primeira parte, originando um futebol cinzento e sem perigo.

Corrigiu no segundo tempo e os resultados foram evidentes: Mais domínio, mais controlo e mais ocasiões de golo. Pena a pontaria continuar desafinada. Potentes remates foram desperdiçados por falta de direcção.

Vitória justa onde não fomos bestas nem bestiais.

Um abraço

miguel.ca disse...

NEGATIVO:

- A quantidade inacreditável de passes falhados. Isto não pode continuar a acontecer. O Rolando e o Fernando tem de aumentar os seus níveis de concentração. Foram os principais autores de passes anormais.

- O FCPorto não pode continuar a por a alma em campo só contra o Benfica! Se querem ser campeões têm de deixar a pele nos jogos todos. Incluindo com a Naval, com o Setúbal, Beira Mar, Desportivo de Argoncilhe, etc.

- Belluschi. Parece-me outro Mariano. Do 80 ao 8 numa semana.

- Varela. De qualidade indiscutível mas também não pode desaparecer desta forma.

POSITIVO:

- Apesar de ter demorado um bocadinho,(eu teria mudado as coisas ao intervalo), AVB diagnosticou bem o problema que nos impedia de jogar e corrigiu-o (ainda) a tempo.

- Hélton. Parece que a braçadeira tem efeitos mágicos. Resultou com Mariano e está a resultar com Hélton. Super atento e concentrado. Rapidíssimo a reagir aos disparates dos colegas. Parece-me mais seguro do que nunca.

- O resultado. Valeu-nos aqueles 20 minutos finais e o golo que já soou a milagroso.

DragoesJuntos disse...

Caro José Correia, pior que o jogo conta o Marítimo na Madeira o ano passado é quase impossível!!! Mesmo assim esta primeira parte foi bem melhor, apesar de medíocre!

DragoesJuntos disse...

Daniel Gonçalves,

Já vi o Moutinho a falhar penaltis...um por acaso no Dragão!

DragoesJuntos disse...

Pedro,

O Helton só não saiu da baliza pela simples razão que o Álvaro Pereira vinha a recuperar a posição, e com isso fez com que o avançado da Naval se fosse aproximando da baliza até que quando ia rematar já lá estava o Álvaro. Na minha opinião esteve bem, quantas vezes já não vimos GR a saírem sem qualquer justificação da baliza (Sr. 8 milhões e meio p.ex)...

joao abel calais disse...

Caríssimos
O que a mim,ainda não me convence é tanta loa ao AVB...Como já alguém aqui(ou ali) disse, é que só mexeu na equipa aos ...60 minutos!Jogadores que só começam a jogar,já (quase) com o rabo- a- arder,será que justificam os milhões que ganham ?Penaliza-os ou será anti natura, "praticarem" 90 (NOVENTA!) minutos de trabalho árduo e profícuo?Cadé a tal atitude?Quem lhes "mete" na cabecinha (dourada) que jogam duas vezes (no máximo) por semana,os bilhetes são caríssimos,quem se desloca,paga caro a gasolina,o farnel,as filas no trânsito e "na Hora": a que é que temos direito ?15/20 minutos de "pressão"?!o golito arrancado a ferros?!
"mas-o-que-é-que-você-quer?...ópera?" -como se diz,por aqui-. Claro que QUERO ÓPERA! PORQUE - NÃO?!...lÁ volto ao mesmo: contas feitas (e tão "preocupados" andámos, aqui há dias,qto ao que, afinal, o tcosta tinha custado aos cofres da SAD...) esses noventa minutos de "opereta" e /ou de, "subversão" da arte do tango,em qto. nos fica?...As irritações que um "gajo"( o tal adepto...) apanha no estádio,no bar do café,no sofá,no alto-mar,na Net,no cú do mundo(onde as hertzianas,não chegam...)deviam ser mais bem apreendidas e incutidas no espírito dos "artistas"...por alguém, que lhes fizesse ver e sentir tudo isso -porque não, o ...AVB?!Um conselho e um pedido ao mesmo:pelo que tenho ouvido,você parece ser "diferente" do discurso arrepiantemente amorfo,difuso,mal falado,displicente,imbecil e imbecilóide,dê você, AVB ,o pontapé de saída,no "corte" com a mediocridade reinante, não só na maneira dos "artistas" encararem o jogo como um espectáculo a que, cá o pagode, tem direito,mas tb.num discurso lúcido e verdadeiro. (Aproveite e às perguntas(?) tipo das- cláudias-ramos- cá do sítio fique-se pelo silêncio eloquente...e,sorria.). Se,depois,conseguir, que no estádio e/ou na tv(HD) a malta possa assistir à "Madame Butterfly"/"Nabucco"/"Guilherme Tell" (... ... ...) "interpretados pelos Falcao/Hulk & Cia então é porque TEMOS HOMEM (e Maestro).
Desculpas,pela prosa, precisava desabafar...

Saudações Portistas
João Carreira

Pedro disse...

@ricardompr

Tecnicamente falando o recuo para a linha de baliza pelo G.R aumenta a facilidade de remate e a diminuição do angulo coberto. A posição do A.Pereira não era tão clara que justificasse o recuo absoluto do Helton.

A sorte foi que o jogador da Naval hesitou e foi lento a rematar.

Não comprometendo uma excelente exibição do Helton, não percebo como se pode considerar que foi uma boa decisão.

eumargotdasilva disse...

Desculpem, mas o jogo foi mau, e o Guarin fez muita porcaria...de baliza aberta atirou para as núvens...entre outras..trapalhão, a dar porrada, enfim... lá porque tacticamente a ideia de o colocar foi boa, e porque o AVB soube explicar tudo direitinho no final - e o mais importante ganhámos - não vamos contar mentiras...o jogo foi mau, o campo miserável, os jogadores da naval são muito maus, mesmo...então um tal Carlitos é uma nódoa...a arbitragem também foi péssima, não só porque bastava um jogador da naval atirar-se para o chão e era falta contra o porto, e eles fizeram-no inúmeras vezes, como mais uma vez valeu dar porrada...- a entrada sobre o Guarin doeu à distância e o Moutinho levou uma patada de boi...
enfim, hoje a académica e ontem o paços fizeram a coisa bem feita, e estamos entre os primeiros...mas bem espero que joguemos mais!