quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Tesouraria com "falta de ar"


Não adianta continuar a atirar as culpas do atraso na inscrição de James Rodríguez na FPF para as "situações burocráticas" do clube vendedor (Banfield), da AFA (Associação Argentina de Futebol) ou dos Bancos intervenientes. Já se percebeu, até pelas notícias que chegam do lado de lá do Atlântico, que o Certificado Internacional de James não foi enviado por falta de pagamento do FC Porto. É uma evidência confirmada pelo próprio presidente do Banfield. A falta de liquidez temporária não é drama nenhum, até porque todas as sociedades empresariais passam por situações semelhantes numa qualquer fase da sua vida. O único ponto que suscita curiosidade é o facto de ser a primeira vez, que me lembre, que isto se passa na FC Porto, Futebol, SAD.

O jogador chegou a Portugal a 5 de Julho para assinar contrato de 4 anos e, ontem, 17 de Agosto, o dinheiro correspondente à primeira tranche dos 5,1 M€ ainda não tinha chegado à conta do Banfield na Argentina.

"O negócio, consumado há pouco mais de um mês - foi comunicado pelos dragões à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários no dia 6 de Julho -, traduz-se em 5,1 milhões de euros por 70 por cento dos direitos económicos do atacante, verba, por sinal, a pagar de forma faseada pela SAD azul e branca. Nesta altura, o Banfield esperava estar já na posse da primeira tranche, mas o que surgiu foi... a voz do presidente do emblema argentino, Carlos Portell a dizer inicialmente, a meio da tarde, que “o dinheiro não chegou à conta do clube”."



O mesmo problema pode ter estado também na origem do atraso do recebimento do Certificado Internacional do jogador brasileiro Walter, apesar das versões oficiosas apontarem a "burocracia" como a causa do problema. O jornal OJOGO publicou ontem a cronologia deste caso, a saber:

26 de Junho
Há alguns dias apontado como alvo do FC Porto, Walter abandona os treinos do Internacional de Porto Alegre e refugia-se em casa, alegando que não tem condições psicológicas para continuar a trabalhar com os companheiros.

16 de Julho
Depois de vários avanços e recuos nas negociações, o avançado aterra no Aeroporto de Francisco Sá Carneiro, onde é recebido por dois funcionários do FC Porto. O JOGO testemunha o momento. O acordo entre os dois clubes estaria fechado, faltando acertar com o jogador os termos do contrato. Porém, não é apresentado aos sócios.

28 de Julho
Ao fim de 12 dias na Invicta, Walter é, finalmente, oficializado como reforço do FC Porto. Em comunicado à CMVM, a SAD informa que adquiriu ao Rentistas, clube ligado ao empresário Juan Figger - que detinha metade do passe do atleta - 75 por cento do passe por 6 milhões de euros e que o jogador assinou por cinco temporadas

31 de Julho
Estreia com a camisola do FC Porto, no Torneio de Paris. Fez os minutos finais do encontro com o PSG e, no dia seguinte, foi titular diante do Bordéus. Marcou um golo e deixou boas indicações a Villas-Boas.

7 de Agosto
Fica de fora dos convocados para o primeiro jogo oficial da época, a Supertaça Cândido de Oliveira. O FC Porto informa que o avançado ainda não está inscrito na Federação Portuguesa de Futebol.

10 de Agosto
É incluído na lista de jogadores inscritos para a Liga Europa, num claro sinal de que a conclusão do processo está para breve

16 de Agosto
Um mês depois do jogador, chega o certificado internacional que permite concluir o processo de inscrição na Federação Portuguesa de Futebol. Walter já pode jogar.


O FC Porto perdeu a oportunidade de utilizar estes dois atletas na final da Supertaça e na 1ª jornada da Liga (embora estes 2 jogos se tenham saldado em vitórias) e é provável que ainda não possa utilizar James na primeira mão da pré-eliminatória para a Liga Europa contra o Genk e na 2ª jornada da Liga contra o Beira-Mar. Entende-se que em ano de Mundial de Futebol as aquisições e alienações da pré-época se atrasem mas seria útil que no futuro a FC Porto, Futebol, SAD acautelasse os negócios e as inscrições de jogadores para que o treinador possa contar com todo o plantel para o primeiro jogo oficial da época.

52 comentários:

Santos disse...

Não faço ideia se este impasse (que teve/tem implicações negativas na vertente desportiva) foi por mera estratégia financeira se por problemas efectivos de tesouraria, mas não é naturalmente um sinal muito bom. Bem, pode até ser que a opção seja fugir a mais endividametos para manter o barco bem acima da tona...

De qualquer forma, parece-me que face a este cenário poderemos ter dificuldades nas negociações/contratação do novo central necessário.

PS: NAC não esteve muito bem no jogo com o Paços, tendo até o golo sido numa falha de marcação dele. Um 'alívio' para os portistas?

Pedro disse...

o James tambem nao esta' inscrito na liga europa.

Penta disse...

@ Nuno Nunes,

peço-lhe desculpa, desde já, pelas seguintes palavras de desagrado pelo teor do seu 'post', tendo em conta que não nos conhecemos de lado algum. mas não me consegui conter.

1) as regras do bom jornalismo referem sempre a necessidade do contraditório - ou seja, ouvir as duas partes interessadas na mesma notícia

2) o teor do seu 'post' só refere notícias tendo por sustento a Comunicação Social sediada na Capital do Império - com a agravante de se basear em fundamentos do pasquim da Travessa da Queimada (órgão de comunicação oficial daquele clube cujo nome não se deve pronunciar)

3) o nosso clube do coração ainda não se pronunciou - o que está errado, na minha opinião. mas, e a bem da Verdade, esta é uma posição que deveremos respeitar, pelo que desconhecemos se realmente houve «falta de ar»

4) lastimo, assim, que haja portistas que, por não terem tido acesso ao contraditório (que se impunha nessa notícia) e se terem subjugado à Comunicação social sediada na Capital do Império, já se tenham precipitado ao escreverem algo como «tesouraria com "falta de ar"».

não leve a mal este desabafo - pois trata-se disso mesmo -, mas acho que não estaremos assim tão mal de finanças. e não temos os petrodólares de Angola!

sudações PENTAcampeãs!

Tomo I

pc disse...

caro A@Burmester está a faltar à verdade dizendo que nenhum comentário foi censurado "apenas por críticas".

Só se comparar um bloguista(que teve ontem os seus 15 minutos de fama graças ao Sr PdC) que se revelou tão preocupado com "o insensível milionário","o amigo interesseiro" ou "o avô tirano"(é dose!), com idênticas preocupações da Srª Pinhão for considerado grosseria ou ofensa?

Ou, o meu comentário, terá sido censurado por: "não sabe ler o que escrevemos ?

Anónimo disse...

caro pc,

Se o seu comentário se limitasse a fazer a comparação que refere, teria sido publicado, embora seja de lamentar que por vezes, em lugar de comentarem os artigos, os leitores prefiram fazer comentários às pessoas dos articulistas.

Por não saber ler o que escrevemos não foi decerto o seu comentário eliminado, pois desses publicamos muitos, como decerto pode apreciar.

José Rodrigues disse...

Repito o q escrevi na caixa de comentários ao artigo anterior, q espero poder esclarecer algumas dúvidas:

Aqui toda a gente está à vontade para opinar SOBRE OS ASSUNTOS EM DISCUSSÃO NO ARTIGO, seja essa opinião qual for (i.e. se acham q o PdC devia ganhar ainda mais, se acham q os putos deviam ser totalmente proibidos de entrar no estádio, se acham q as contratações são todas excelentes, se acham q os dirigentes são todos excelentes e nunca erram ou vice-versa, etc etc - conforme o assunto respectivo tocado no artigo). Para isso estão plenamente à vontade, e nunca houve um ÚNICO comentário nesse sentido q não tivesse sido publicado.

O q não traz qq valor acrescentado e não é admissível é posts *sistemáticos* em q não se opina de todo sobre o assunto em questão, mas sim entra-se em ataques pessoais e ofensivos aos autores do blog ou aos comentadores. Um ou outro pontual ainda vá q não vá, mas por sistema NÃO.

Se querem fazer sugestões, pedir esclarecimentos ou simplesmente desabafar, estejam à vontade para enviar um email para reflexao.portista@gmail.com (ou no caso de um ou outro eventual leitor tb podem desabafar, sei lá, em fóruns ou... num “Labaredas” por exemplo; para bom entendedor meia palavra basta).

O q não vamos tolerar é q a caixa de comentários se torne um autêntico muro de lamentações (ou elogios, já agora) em q temos ZERO opiniões, argumentos e contra-argumentos sobre o assunto específico abordado no artigo (e volto a lembrar, a caixa existe precisamente para fomentar este último tipo de discussão). Para isso mais valia acabar com a caixa de comentários, mas felizmente já foi aqui demonstrado que esta pode ser uma grande mais-valia QUANDO se trocam argumentos e contra-argumentos sobre o assunto em discussão de uma forma civilizada e enriquecedora. Até hoje temos utilizado um critério largo, mas está visto que terá q ser apertado e aplicado à letra.

Para terminar: este tema não terá aqui qualquer seguimento, seja em q sentido fôr (ver parágrafo anterior), por isso qualquer comentário sobre este assunto não será publicado - como disse, estejam à vontade para enviar-nos um email se isto é assunto q vos desperte grandes paixões, seja em q sentido fôr. Obrigado pela colaboração.

Daniel Gonçalves disse...

Tudo aponta que a "falta de liquidez temporária" seja a principal razão para o atraso no envio dos certificados internacionais, de acordo com a imprensa (pois ninguém,tirando os jornalistas que noticiaram, viu "in loco" o Presidente do clube vendedor a justificar a situação) o Porto ainda não teria pago o jogador James. Mas penso que aquilo que mais explica toda esta situação, assim como a do Kléber, é uma certa falta de "diplomacia" negocial por parte dos dirigentes do clube, ou seja, negociar melhor os prazos de pagamento e garantias bancárias e toda a questão financeira nestas situações. Penso que está a faltar algum "saber" e estratégia económica por parte da SAD do nosso clube.

José Correia disse...

penta1975 disse...
"o teor do seu 'post' só refere notícias tendo por sustento a Comunicação Social sediada na Capital do Império - com a agravante de se basear em fundamentos do pasquim da Travessa da Queimada"

No início desta semana, o presidente do Banfield, Carlos Portell, afirmou o seguinte:
"O FC Porto enviou-nos agora um comprovativo de transferência do montante relativo à primeira tranche da transferência. O problema é que hoje é feriado na Argentina, por isso os bancos estão fechados e os serviços não funcionam. Temos de esperar.
As transferências internacionais costumam demorar dois dias. Quando o dinheiro estiver disponível na conta, não haverá problema nenhum."

José Correia disse...

Que eu tenha ouvido ou lido, nenhum dirigente do FC Porto desmentiu o presidente do Banfield, nas razões por este apresentadas para o certificado do James ter demorado um mês e meio a ser enviado.

José Correia disse...

Ao contrário do que que alguns leitores escreveram em comentários a outros artigos, de que o atraso no envio do certificado do James se devia a processos burocráticos que todos os clubes europeus sofrem quando compram jogadores da América do Sul, é hoje claro (com base nos factos conhecidos) que a razão pelo atraso no envio do certificado do James foi o pagamento da primeira tranche da transferência ter sido feita apenas no início desta semana.

Offshore disse...

Eu ouvi o presidente do Banfield confirmar que tinha recebido o comprovativo da transferencia mas que não registava o respectivo na conta

para haver comprovativo de transferencia e porque havia dinheiro

joao abel calais disse...

Caríssimos
Ainda bem que a "coisa" só foi uma temporária"falta de ar" e NÃO... "UM AR-QUE-LHE-DEU"...Sendo assim,demos de barato que houve um "atraso" e como o jovem-james,já cá estava desde 5 de Julho...,oficializou-se a 6(de Julho)-junto da CMVM- e a 17 de AGOSTO a "falta de ar" se ...mantinha,(coincidente com um feriado na Argentina)...a N/Sad,deu o(s)flanco(s) MAIS UMA VEZ ,p'rá malta ter que ouvir dos mouros e não só, o que não gosta...e, "não havia necessidade"(como diria o herman).
Esperemos que o "episódio" não passe disso, e que a 31 p.f., o plantel esteja definitivamente montado e estruturado para que as Alegrias que se desejam,possam eclodir nos n/peitos (plenos de...AR ).
Saudações Portistas
João Carreira

Penta disse...

@ caro José Correia,

acima de tudo, desconheço os trâmites do negócio. não estive presente, pelo que não sei em que condições foi negociada a aquisição do passe do James. só quem lá esteve é que o poderá explicar. e a verdade é que, até à data de hoje, só o presidente do clube argentino é que se pronunciou.
(in)felizmente, a actual política de comunicação do nosso clube é o que se sabe, pelo que, deste lado, está tudo no segredo dos deuses.

assim se justifica o meu comentário anterior: não há o contraditório; só a opinião de um dos lados do negócio.

no fundamental: confiemos em quem gere os destinos do clube e tenhamos uma atitude crítica - com certeza - mas de forma construtiva.

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

José Correia disse...

@penta1975

O Nuno Nunes (autor do artigo) dirá de sua justiça, mas não me pareceu correcto o seu comentário anterior, quando afirmou que o "'post' só refere notícias tendo por sustento a Comunicação Social sediada na Capital do Império".
Ora, há declarações públicas do presidente do Banfield, que não foram desmentidas pelos dirigentes do FC Porto (pelo menos que eu tenha conhecimento).

José Correia disse...

Como o próprio Nuno Nunes refere no artigo, a falta de liquidez temporária não é drama nenhum, até porque todas as sociedades empresariais passam por situações semelhantes.
O que me preocupa, e penso que deve preocupar os portistas, é se esta situação - falta de liquidez - não for apenas um problema pontual.

paulop disse...

Descobriram a pólvora seca, este blog faz sempre a "reflexão negativa".
O 1º pagagamento do JAMES esteve sempre programado para esta data, pois nem foi inscrito para a eliminatória da LE, pois deve ter a haver com fluxos de tesouraria, só agora disponiveis. Ainda bem que não foi preciso recorrer a fundos esquesitos sediados em algum offshore nas caraíbas ou ao ouro negro de territórios ocupados, assim normalmente quando vendemos os direitos desportivos dum jogador nosso por milhões não ficamos com migalhas, como outros que com o que receberam não conseguem substitutos para esses lugares, têm que recorrer a jogadores emprestados de clubes de 2ª linha espanhola.
Não duvido do vosso PORTISMO, mas há um enfoque enorme da vossa parte, num ou noutro aspecto sempre pela negativa, que tal remar todos para o mesmo lado neste arranque de época.
VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

José Correia disse...

@paulop

Não sei se o 1º pagamento do James estava ou não programado para esta semana. O paulop tem elementos concretos sobre este assunto que queira partilhar connosco?

E também não me parece que o James seja, nesta altura, um jogador essencial, cuja ausência se transforme numa grande dor de cabeça para o AVB.

Espero é que esta falta de liquidez temporária não seja um sintoma de um problema mais profundo.

Catarina Pereira disse...

Espero é que esta falta de liquidez temporária não seja um sintoma de um problema mais profundo.

O José Correia tem algum elemento que prove essa afirmação?

Já ouvi as duas versões, falta de liquidez Vs problemas do Presidente com os intermediários ( e que o pagamento estaria agendado para a passada sexta-feira )

Se não tem mais elementos do que algumas frases dos jornais.. porque razão a sua teoria é mais válida que a do paulop?

José Correia disse...

@Catarina

Mas qual teoria? A falta de liquidez temporária não existiu?
Óptimo! A Catarina sabe mais alguma coisa sobre este assunto, para além do que veio nos jornais?

Por aquilo que o presidente do Banfield deu a entender, estava a contar com o dinheiro da primeira tranche da transferência mais cedo.

Santiago Salas disse...

O palop desenvolve um a teoria e é lhe logo perguntado por provas que sustentem o que ele diz. A Catarina devolve a pergunta e é logo a sua afirmação virada ao contrário e pedem-lhe que prove o que diz.
Então e o blogue prova as afirmções que faz?
Sustenta os artigos com que provas?
O que uns dizem precisa de provas e o que dizem outros não está sujeito a confirmação e nem pode estar sujeito a desconfianças.

Pergunto eu:
ONDE ESTÁ A PROVA DO QUER QUE SEJA QUE TENHA SIDO AQUI AFIRMADO.
Teorias e opiniões são livres e de igual importância, pelo menos neste caso.

paulop disse...

@José Correia
Os elementos que tenho, são os que saem todos os dias na imprensa "CRISE ECONÓMICA MUNDIAL",espero que tenha reparado ainda que as grandes transferências no futebol este ano foram por valores muito mais baixos, tendo nós feito uma das maiores transferências, as ligas grandes da europa estão em contenção, clubes como o BARÇA, madrid, munited, chelsea etc etc. Fazem aquisições que demoram semanas ou meses a concluir, porque raio havemos de nos armar em ricos, talvez haja pontualmente dificuldades de tesouraria,mas não recorremos a subterfúgios para comprar jogadores, como o clubezeco das papoilas saltitantes.
Caro Snr. mesmo em crise na minha modesta opinião, fizemos GRANDES CONTRATAÇÕES e ainda não acabaram, estou bastante optimista com a época que agora começou,

VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

José Correia disse...

@João...Calabote

Facto 1: A contratação do James foi comunicada à CMVM em 6 de Julho.

Facto 2: James foi utilizado por AVB em vários jogos particulares.

Facto 3: James não pôde jogar nos dois primeiros jogos oficiais do FC Porto, devido ao certificado internacional não ter sido enviado pela AFA.

Facto 4: Declarações de Carlos Portell, presidente do Banfield, em 16/08/2010
"O FC Porto enviou-nos agora um comprovativo de transferência do montante relativo à primeira tranche da transferência. O problema é que hoje é feriado na Argentina, por isso os bancos estão fechados e os serviços não funcionam. Temos de esperar. As transferências internacionais costumam demorar dois dias. Quando o dinheiro estiver disponível na conta, não haverá problema nenhum."

Facto 5: Nenhum dirigente do FC Porto reagiu publicamente (que eu saiba) às declarações do presidente do Banfield.

José Correia disse...

@paulop

Ao contrário do que afirmou num comentário anterior eu, e presumo que a maior parte dos portistas, não sabemos se o 1º pagamento do James estava ou não programado para esta semana. Pelo seu último comentário, presumo que também não saiba.

Quanto a estar optimista ou pessimista, embora nada tenha a ver com o assunto em discussão, eu também estou esperançado que possamos fazer um campeonato melhor do que o da época passada.

paulop disse...

@José Correia
É evidente se não foi inscrito para a eliminatória da LE, as inscrições foram no mês passado, que só agora se regularizava a transferência, foi tudo uma questão de optimização de tesouraria, para mim tudo bem, o Snr. pensa que está mal. É como o copo meio cheio, gosta de ver as coisas pelo lado negativo, pela minha parte fim de discussão, que a vitória nos sorria amanhã,

VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Santiago Salas disse...

@José Correia

Os 3 primeiros factos são mesmo factos e indesmentíveis mas o 4º é a palavra de um tipo que até diz a certa altura (não li, ouvi) que nos últimos dias não tinha visto a conta mas (e foi no Domingo que foi entrevistado) no dia a seguir ia ser feriado e só Terça é que poderia confirmar o comprovativo enviado pelo FC Porto.
Ou seja, o dinheiro podia lá estar e ele nem saber de tal facto e por tal "acontecimento" há esta conversa toda.
Quanto ao facto 5, também gostava que a politica de comunicação do FC Porto fosse mais activa mas neste caso seria apenas para empolar mais as interpretações e discussões pois ao falar sobre o assunto o FC Porto teria de revelar a sua estratégia (ou parte dela) acerca das transferências e da importância de certos jogadores para o clube.

José Correia disse...

@paulop
Não se trata de ver as coisas pelo lado negativo ou positivo. Trata-se de analisar factos.
Contudo, o que me preocupa não é a indisponibilidade do James até agora, mas sim se este facto decorrer de falta de liquidez da SAD.

paulop disse...

@José Correia
O copo para si está quase vazio, para mim falta pouco para estar cheio.
Fim.

VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Nuno Nunes disse...

@penta1975:

1- Não é possível ouvir a outra parte interessada porque o FC Porto, para o bem e para o mal, normalmente não reage a notícias da imprensa e quando o faz é através de sumárias comunicações ao mercado. Neste caso não o fez.

2- Era o que faltava só poder referir notícias de órgãos de comunicação social que não tivessem a sua sede em Lisboa. Além disso, está tudo lá, incluindo aqueles que são controlados por Joaquim Oliveira.

3- Em qualquer negócio avultado é natural que os pagamentos sejam faseados sendo também usual que a "mercadoria" seja acompanhada de um sinal. Pelas afirmações do presidente do Banfield percebe-se que este esperava o envio da 1ª tranche para libertar o Certificado do atleta. O Certificado não chegou porque o dinheiro não entrou na conta. Isto em mês e meio. Se não é falta de liquidez é o quê? Só mesmo a SAD poderá esclarecer a situação.

4- Realmente é lastimável. É lastimável que utilize termos como "subjugação à comunicação social da capital do império". A opinião aqui é livre e a minha opinião é esta.

Nem o Reflexão Portista nem nenhum dos seus autores estão limitados ou coagidos por interesses, grupos de interesses, "agendas" ou órgãos de comunicação social. Não sei se outros fóruns e blogues portistas poderão dizer o mesmo. Escrevemos sobre aquilo que pensamos e vivemos da realidade portista. E é assim que vamos continuar.

Obrigado pela sua opinião.
Saudações Portistas,

Nuno Nunes

Anónimo disse...

Em minha opinião o atraso só pode dever-se mesmo a "falta de ar" na tesouraria, até porque a alternativa (que implicaria haver dinheiro disponível) significaria que o FCP não cumpre os seus compromissos a tempo e horas podendo fazê-lo, o que é impossível porque a SAD é gerida por gente de bem, como todos concordarão.

meirelesportuense disse...

O que eu acho é que estes casos não são virgens, recordo há uns anitos -não muitos- uma célebre situação com o Bollatti...Meteu Tribunais e Juízes, Direcções para trás e para diante, etc...Parece-me que de vez em quando estes Presidentes de Clube, arrependem-se dos negócios que realizam e dão "algumas na ferradura", a ver se conseguem fazer render o peixe ou passarem por durões -assim como o actual Presidente do Marítimo-, e não estranhava nada que alguns dos nossos adversários, estivessem nas sombras destas manigâncias. Também não me repugna que haja por vezes alguma falta de liquidez, se se lembrarem do troféu da Liga de há duas épocas, só chegou no final da última, será que foi só o troféu ou também o prémio veio devagarinho?...E o da última época, foi entregue de imediato.
Não temos a SIC nem o Berardo por detrás a sustentarem-nos...E as nossas cotas não serão suficientes, se por outro lado seguirmos os passos de um comentador de há uns dias, que sugere que aqueles que ainda pagam sigam a sua prática, de nunca pagar...Acho que quem demonstra grande prurido e insatisfação pela demora nestes pagamentos, só tem que fazer uma coisa, adiantar-se à Direcção do Porto e resolver o assunto, o Clube agradece.

Santiago Salas disse...

mas qual falta de ar qual carapuça?
então o FC Porto desvia Salvio de Lisboa para o Porto e pretende comprar mais um central dando preferência a Otamendi e... tem falta de ar?
Tivesse eu o mesmo problema respiratório que tem o FC Porto.

Gestão, já alguém ouviu falar de tal coisa por aqui?

urtigao disse...

Tirando o milagre financeiro do clube do regime, parece-me que a grande maioria dos clubes vive com grandes dificuldades de tesouraria,o que não impede a grande maioria das equipas de adquirir novos activos, no intuito do reforçar os seus planteis.

Visto a liquidez ser diminuta,os prazos negociados das diversas tranches passam também ai a ser determinantes.

No entanto é difícil entender de como se comunica a aquisição do passe do atleta a 06-07-2010 e a 15-08-2010 este mesmo treinando não pode ajudar o seu novo clube, representando-o oficialmente.

Neste caso concreto, penso que existiu "amadorismo" da profissional estrutura do nosso clube, porque atletas que se encontram vinculados ao clube, não poderem jogar por falta do certificado internacional, por não terem sido respeitadas as cláusulas do acordo previamente estabelecido por ambas as partes para a transferência dos atletas mencionados.

Não esquecer que por causa deste pequeno "detalhe", ambos já perderam 2 jogos oficiais...( ainda bem que conseguimos a vitoria em ambos ), porque caso assim não o tivéssemos conseguido, não ficariam nada bem na fotografia...( que ficaria para memoria futura)...

Quanto ao silencio do clube perante os factos ocorridos, penso que desta vez optaram bem, porque até o labaredas teria dificuldade em explicar...mas pode ser que me engane.

Miguel Magalhães disse...

Os certificados do James e do Walter atrasaram, o Faria nunca mais rescindia porque faltavam resolver pequenos pormenores.
O Bruno é vendido e tudo se começa a desbloquear.
Provavelmente foram apenas coincidências. Para mim, chama-se falta de ar, falta de guito, aquilo com se pagam os jogadores, as comissões dos empresários e os eventuais prémios em atraso.
Foi temporário? possivelmente que sim. Mas sem petrodólares, sem receitas da Champions, com o orçamento que temos e com um sem número de contratações que fizemos, é natural que ainda esteja tudo à espera das botijas de ar chamadas Meireles e Fucile para respirar na próxima época.
Já agora, copio um link de um site alemão sobre o mercado de transferências de jogadores. Vai directo para a página o "deve e haver" do Porto nos últimos anos. Dá para comprovar que este ano estamos com falta de ar, se comparado com as outras épocas (excepto 2003/2004 em que seguramos as principais vedetas para atacar a Champions).

Miguel Magalhães disse...

Faltou o link...

http://www.transfermarkt.de/en/fc-porto/transferbilanz/verein_720.html

meirelesportuense disse...

Só vou dar um cheirinho...A Segurança Social atrasa deliberadamente os seus pagamentos aos beneficiários, por vezes dois meses...Altera datas de pagamento e de processamento, tudo porque se calhar, tem excesso de liquidez?...
Nós queremos -não somos nada modestos- que o FCdoPorto funcione como o Fundo Monetário Internacional?...Somos mesmo muito exigentes.Grande Cidade e Clube que dá origem a sócios destes.

José Rodrigues disse...

Respondendo à pergunta do Meireles "queremos q o FCP seja o FMI?", eu digo q só quero q o FCP não seja prejudicado desportivamente por causa de eventuais atrasos em pagamentos.

Neste caso específico, e para ser consistente com o q já disse em outros lados, não estou sinceramente preocupado: eu acho q o James não fazia falta no plantel, logo tb não acho q faça falta neste momento (em q temos os outros 4 extremos disponíveis).

Mais preocupado estou eu com a "redoma" em q colocaram o Fucile, ele q podia dar bem jeito nestes jogos (espero q hoje não faça falta); e de só contar com um PDL nas convocatórias (Falcao).

Anónimo disse...

Não percebo o seu raciocínio, meirelesportuense. Eu quero apenas que o meu clube não dê azo a cenas destas que em nada o prestigiam por mais ginástica que se faça (e há quem faça muita) e que acrescentam à reputação internacional de caloteiros que nós portugueses temos; e, principalmente, quando se tratar de jogadores fundamentais, pela posição em que jogam e pela sua qualidade, que estes "pormenores" sejam devidamente acautelados (porque neste caso, e concordo com o José Rodrigues, até estamos a falar de um jogador de que não necessitávamos).

Noutro comentário já abordei o assunto nesta perspectiva, mas olhemos para ele com olhos ainda mais frios e lógicos:

- Ou o pagamento não foi feito por falta de ar ou, pelo contrário, há dinheiro em caixa mas, simplesmente, a administração da SAD é composta de caloteiros. Ora, como esta segunda hipótese é não só inverosímil e impossível, como até altamente ofensiva, a conclusão de um portista que não ache que a administração é composta por caloteiros só pode ser a de que o pagamento se não fez por falta daquilo com que se compra os melões.

Respondendo ao comentário do estimado leitor senhor Azevedo Calabote: vamos a ver quando cá chegam os certificados internacionais desses dois melros!

JOSE LIMA disse...

Aos comentadores que alegam a "falta de confirmação das notícias de falta de liquidez" eu só digo, e tenho conhecimento do que estou a dizer:
A Administração da SAD está perfeitamente a marimbar-se para as opiniões dos pasquineiros, blogueiros e ofícios correlativos mesmo quando, aparentemente, eles são portistas.
Quando o senhor Pinto da Costa, um dia, esperemos que daqui por muitos anos, desaparecer, vamos ver se estes "artistas do teclado" vão para lá.

Anónimo disse...

Acredito que a administração da SAD se marimbe em "pasquineiros e blogueiros", mesmo sendo "aparentemente" portistas, aliás por vezes até dá a ideia de se marimbar completamente nos portistas, mesmo os que não são "pasquineiros e blogueiros". Só é pena não se pode dizer o mesmo de alguns indefectíveis da SAD, que aqui aparecem como sete cães a um osso cada vez que não lhes agrada o que os "blogueiros" do RP escrevem.

Unknown disse...

Jose Lima
"A Administração da SAD está perfeitamente a marimbar-se ... mesmo quando, aparentemente, eles são portistas."
Isso é que é grave. Se isso for verdade é de uma prepotencia tamanha que so conhecia la para os lados da lampionagem.
E não nos podemos esquecer que o Porto é uma SAD e os atos de gestão tem de ser explicados...

meirelesportuense disse...

@David:
"Não percebo o seu raciocínio, meirelesportuense. Eu quero apenas que o meu clube não dê azo a cenas destas que em nada o prestigiam por mais ginástica que se faça (e há quem faça muita) e que acrescentam à reputação internacional de caloteiros que nós portugueses temos; e, principalmente, quando se tratar de jogadores fundamentais, pela posição em que jogam e pela sua qualidade, que estes "pormenores" sejam devidamente acautelados (porque neste caso, e concordo com o José Rodrigues, até estamos a falar de um jogador de que não necessitávamos)."

-Mas se somos nós a empolar estas situações, como pode achar que estamos assim a defender o bom nome do Clube?...Nestes momentos devemos colocar-mo-nos como "membros de família" e esperar os desenvolvimentos...Agora acrescentar barulho, a todo o ruído produzido noutros centros emissores, é mesmo de quem não percebe que estamos a ajudar quem não merece...
Vejam por exemplo esta novela do Sálvio e tentem decifrar os sinais.

meirelesportuense disse...

Há "uma coisa simples" que ninguém ainda abordou e que me parece muito importante:-O contrato estabelecido entre as partes!...
A partir do momento em que as duas partes assinam um contrato só têm que zelar pelo seu cumprimento.Isto é, no momento em que os Clubes do Walter e do James aceitaram os termos dos contratos estabelecidos só tinham que disponibilizar os seus passes...Que é o que irão fazer agora -no cumprimento de uma 1ª ou 2ª tranches- porque depois, chapéu, nunca mais vão ter controle sobre os passes dos jogadores...Isto é, recebem um ou dois pagamentos, e ficam a partir daí, sem os passes dos jogadores e depois, podendo nunca mais receber nenhum, o que é que eles fazem?...Para mim, há má fé dos presidentes envolvidos e nada mais, até porque nos contratos deverão existir garantias bancárias apresentadas pelo FCdoPorto, que os outros aceitaram, para assim assinarem!
Imaginem que vou comprar uma casa e depois de assinada a escritura, vejo negada a posse das chaves...Os que eles querem é dinheiro vivo e depressa, pois se calhar também eles têm "problemas de tesouraria" de outra maneira como se perceberia, que vendessem os seus anéis de ouro mais glamourosos...E fazem destas chantagens sujas, sabendo que estas coisas, têm reflexos na imagem dos Clubes intervenientes.
Mais bonito seria, estipularem logo há partida, um montante entregue no acto da escritura e pronto, assunto arrumado.Agora assinam, depois vão embora para tratarem das suas partes nos contratos e na hora de o executarem, fazem novas exigências...
Eu acho que é mais isto o que está a acontecer, o que faz com que no futuro o Porto não queira mais dialogar com gente desta.
São exemplos de verdadeiro Terceiro Mundo.
E nós temos que saber ler estas situações, mais do que criticar -que é uma coisa salutar- temos que saber estar ao lado dos nossos, pois é nos momentos mais difíceis que isso é necessário.
Não devemos enveredar pelo posicionamento mais cómodo e mesquinho.

José Rodrigues disse...

É nítido q a SAD (e direcção do clube, q é quase as mesmas pessoas) é um bocado autista no q diz respeito aos sócios e adeptos em geral... isso vê-se perfeitamente nas AGs do clube (ou até mesmo da SAD), por exemplo, mas tb se vê em muitas outras coisas.

Dito isto, é irónico verificar o número de visitas que temos no blog a partir de instalações da SAD, segundo o Google Analytics. Para quem se está a marimbar para os "blogueiros", é de admirar q percam tempo em nos visitar (se calhar têm muitos momentos mortos no trabalho, não sei) :-)

De qq forma até acho muito bem q na SAD tenham em certa medida uma "thick skin", isso tem as suas vantagens (nomeadamente de não gerir treinadores e 11 titulares em função de consensos populares, o q não é desejável) - mas só até certo ponto, e como disse acho q a situação não está muito longe do "autismo", metaforicamente falando.

JOSE LIMA disse...

Caro ZEP
Tem que ser "explicados", no seu devido lugar, num é num blogue.
Cumprimentos

Anónimo disse...

meirelesportuense disse:

"Mas se somos nós a empolar estas situações, como pode achar que estamos assim a defender o bom nome do Clube?...Nestes momentos devemos colocar-mo-nos como "membros de família" e esperar os desenvolvimentos...Agora acrescentar barulho, a todo o ruído produzido noutros centros emissores, é mesmo de quem não percebe que estamos a ajudar quem não merece...
Vejam por exemplo esta novela do Sálvio e tentem decifrar os sinais."

........

Não posso de modo algum concordar com o que diz, caro meirelesportuense. Aquilo que as suas palavras sugerem é que nos devemos calar, demitirmo-nos de ter opinião, e confiar cegamente em quem manda. A pior coisa para quem manda é não haver quem critique, quem esteja atento. O poder sem contrapesos é um perigo a evitar. Além disso, não é meia-dúzia de gatos pingados, como nós, com o devido respeito pelos bloguistas do RP (ou "blogueiros";-)) e pelos outros comentadores, que põe em perigo essa fachada de família unida. E olhe, se o PC tivesse ido por aí, nunca provavelmente teria chegado a presidente, porque só tinha que acatar o que decidia o Américo Sá e colocar-se como "membro de família".

Quanto à novela Sávio, eu não decifro sinais nenhuns (não tenho grande queda para teorias conspirativas), a não ser que, mais uma vez, tentámos sacar um jogador que ia para o Benfica. Ainda bem que os gajos compraram aquele grande guarda-redes com discrição, senão, às tantas, a esta hora estava no Dragão! : -)))

Unknown disse...

Caro José Lima
Os blogues servem para as pessoas expressarem as suas opiniões, por mais obtusas que sejam e ninguem pediu para que a SAD viesse para aqui explicar o que quer que fosse aqui no blog.
So disse que se a SAD, a ser verdade o que disse, estaria a borrigar para a opinião até de Portistas era uma atitude de prepotência.
Agora é estranho que saiam notícias na comunicação social mesmo sendo lampiónica)de falta de liquidez no nosso clube e nao haja um esclarecimento da SAD é estranho, pois é uma empresa cotada em bolsa e deve esclarecimentos aos investidores.

meirelesportuense disse...

Não, não sugiro que se calem, que aceitem o poder sem contestação, o que eu peço é clarividência, sentido de oportunidade e uma maior atenção ao entorno...O que eu quero dizer com "sentimento de família" é algo entre o "sentimento de pertença" e a capacidade de "saber defender o que é nosso"!
Olhem, hoje ganhamos na Bélgica, ganhamos pela primeira vez na Bélgica, e o Sporting perdeu pela primeira vez em casa, com Dinamarqueses...Se isto não é importante, então não sei o que é importante para os Portistas, será que é saber exactamente quanto ganha o Presidente, se ele leva consigo os netos para a Tribuna -se calhar alguns levá-los-iam para lá contra as regras e de borla- ou se o Porto conseguiu entregar, as transferências bancárias na data em que o ex-Presidente do James pretendia...É preciso ter sentido de oportunidade.
O David diz que vai às eleições sabendo que há apenas uma lista só para a poder riscar, isso não é dar uma noção de quase-ódio ao Clube, melhor, a quem dirige o Clube?...Para isso eu não ia lá.
Para isso, eu riscava todas as listas que me foram aparecendo para votar ao longo da vida...Houve até uma vez, em que me esqueci de votar em mim mesmo...E fui muito criticado.
E sabem porque é que eu não votei? -Porque para mim o meu voto não contava -eu estava lá na lista para ajudar e não para ajudar-me-, esperava sim, saber quais eram as reacções dos outros e em quem maioritariamente votavam, o que pensavam de mim e da lista em que eu aparecia.
O resto não me interessava.Não estava desesperado por vencer.

Anónimo disse...

"O David diz que vai às eleições sabendo que há apenas uma lista só para a poder riscar, isso não é dar uma noção de quase-ódio ao Clube, melhor, a quem dirige o Clube?."

Lá estão vocês a confundir certas pessoas com o clube. Eu não faço dessas confusões. E nunca risquei o nome do "mais velho", isso nunca faria.

Jorge Mota disse...

Jose Correia:

«Como o próprio Nuno Nunes refere no artigo, a falta de liquidez temporária não é drama nenhum, até porque todas as sociedades empresariais passam por situações semelhantes.»


Entao se todas têm n ha problema.


«O que me preocupa, e penso que deve preocupar os portistas, é se esta situação - falta de liquidez - não for apenas um problema pontual.»


se..?entao estamos a conjecturar.vale o q vale.

Eu se fosse mouro deleitava me com estas duvidas dos socios FCP em relaçao proprio Clube.Alias e o q eu faço-vou para os blogues daqueles ursos insanos a procura das «duvidas».

Anónimo disse...

Mais um apelo à auto-censura da parte dos apoiantes do regime.

Pois, os portistas têm todos de pensar da mesma maneira, e os que não pensarem da maneira certa não devem expressar os seus pontos de vista para não deleitar os mouros.

Já Salazar falava assim, não devíamos criticá-lo para não deleitar "os comunistas".

Eu quero ver, no futuro, quando o PC puser os chineles e se reformar, se este pessoal agora tão piedoso vai apoiar da mesma maneira quem quer que seja que suceda a esta tropa. Eu quero ver!

Jorge Mota disse...

O David escreve como socio/simpatizante FCPORTO ou como opositor do regime q fez do FCPORTO campeao do mundo 2as xs?

Deixa eu opinar??Deleito me qdo opino!!

A unica coisa q me incomoda(se o user se sente incomodado nao venha ao blogue-o user sabe disso) e o debitar permanente de aprioris e haver por ai parti pris q me ultrapassam..

PORTO SEMPRE

Anónimo disse...

Escrevo como sócio/simpatizante do FCP, com um número bem baixo, diga-se, e como tal opino, sem nunca vender a alma ao diabo nem adorar bezerros de ouro enquanto Moisés sobe ao Sinai, nem vacas ssgradas como se estivessemos nas ruas de Calcutá.

Faça favor de opinar, que o seu opinar tem graça!;-)

Saudações portistas!