quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Vinha mais um?

Agora que o Otamendi é uma realidade, acho que a questão é se vem ou não um terceiro ponta de lança, seja o Kléber ou outro.

Nunca vi este tal de Kléber jogar, não sei se é brinca na areia, se é um finalizador, se é um trabalhador, ... mas olhando para o plantel acho que essencialmente falta um jogador que domine o jogo aéreo, nomeadamente nas horas de aperto.

Na defesa, os laterais com excepção do Sapunaru não se metem muito nisso, e nos centrais com a vinda do Otamendi, previsivelmente só jogará um central alto, mas até agora nem Rolando nem Maicon se mostraram propriamente dominadores na área contrária.

No meio campo, com excepção do Souza, é tudo meia-lecas.

No ataque, o Falcao embora não seja propriamente uma estaca é um bom cabeceador, o C. Rodriguez também ganha umas bolas de cabeça nomeadamente em cantos, mas o Hulk nesse aspecto é uma lástima e o Varela também não é muito melhor. E o Walter com uma alcunha de bigorna não deve ter na impulsão a sua melhor qualidade.


Uma das poucas coisas que concordava com JF era a sua visão de querer jogadores altos - as características que diferenciariam um Bollati, Kazmierczak, ... daí acreditar que as características físicas do Souza mais cedo ou mais tarde vão ajudá-lo a impor-se como titular. E nessa altura, se calhar, poderá fazer o papel que Costinha fazia nas equipas de Mourinho - aquele 2º poste tinha sempre dono.

Ou seja, temos 3/4 cabeceadores que podem estar acima da média, mas não temos um Jardel, um Costinha ou um Bruno Alves, jogadores que em momentos diferentes e de forma diferente dominavam a área.

Se o homem que falta tiver essas características, problema resolvido, senão AVB terá de socorre-se da máxima quem não tem cão caça com gato, e nessa altura a questão é: quem vai ser a solução de recurso? Quem vai ser o Vinha do Ivic ou o João Manuel Pinto do Robson?

18 comentários:

BATCdC disse...

A escolha do Kleber está dentro dessa lógica.
Tem 1,87 (dados do zerozero), é alto apesar de ser algo franzino, e no final da época passada marcou vários golos de cabeça.
Agora parece é que não será ele a vir...
Chegou-se a falar do puto marfinense do Cluj Lacina Traoré. Este é que era: 2,03cm e 20 anitos...
Se não fosse grande coisa sempre podia jogar pela equipa de Basket:)

Força F.C.P.

miguel87 disse...

...Por falar um Bruno Alves, o homem este ano não vai jogar a champions, pode ser até que nos faça uma vizita na liga europa!
Quem diria, o Zenit, esse grande colosso fora da Champions! lol

Unknown disse...

Caro João Saraiva

Este é um blog que se intitula de “Reflexão”, contudo infelizmente quando o consulto, noto de que reflexão não tem nada.
Então o sr. Não conhece o Kleber? Mas para isso acha-se uma sumidade para discorrer na altura dos jogadores e daí retira consequências.
Sr. João Saraiva a linha média da equipa campeã europeia em 2004 incluindo Costinha(1,81m) será que não era meia leca?
Será que o Ricardo Carvalho(1,81m) e Pedro Emanuel(1,80m) são mais altos que Otamendi(1,83m)?
Será que Costinha é mais alto do que Fernando(1,83m)?
Espero muito sinceramente que quando se fizerem reflexões, no mínimo agradecia-se um pouca mais de pesquisa para não deixar no ar alguma frustração por algo que não se pode provar.
Saudações Portistas

José Rodrigues disse...

De facto um gajo (barato) q seja PDL clássico e alto como solução de recurso para o "chuveirinho" dava jeito.

Digo "barato" pq estamos muito bem servidos a titular, e a 2a alternativa não foi nada barata (Walter). Digamos, um gajo tipo Edgar (qdo veio há uns 3 anos), mas de preferência com mais utilidade.

De resto não sei como estão as coisas para as inscrições no campeonato, mas vindo mais outro gajo vamos ser obrigados a ter muitos gajos de fora das incrições na Liga Europa... um pormenor, sim, mas q convém não esquecer pq não é irrelevante.

Anónimo disse...

Grande Vinha! Tinha especial predilecção por marcar ao Benfica LOL! : -))

Se não me engano ainda apareceu a jogar pelo Salgueiros quando este clube ressurgiu nos distritais há dois anos.

Anónimo disse...

Uma coisa é certa: os futebolistas têm crescido, mormente em Portugal (acompanhando a população). De hoje em dia um jogador de futebol com 1,80 m já não é um jogador especialmente alto.

fiona bacana disse...

Remember Jankauskas e o qto ele foi útil...(estou a falar a sério)

cumps

miguel87 disse...

*visita (obviamente ainda não tinha sequer tomado café quando deixei o comentário!)

José Correia disse...

"Uma das poucas coisas que concordava com JF era a sua visão de querer jogadores altos"

Antes do Jesualdo, já o Mourinho falava na importância dos defesas serem altos e não só os centrais. Daí o ter querido defesas-laterais com mais do que 1,80m - Paulo Ferreira e Nuno Valente.

José Correia disse...

"No meio campo, com excepção do Souza, é tudo meia-lecas"

Tudo meia-lecas?!!!
Então o Guarin? É alto, fortíssimo fisicamente e, num meio-campo com 4 jogadores, já teve desempenhos muito interessantes.
Não me admirava nada que voltasse a ser um jogador útil quando o Inverno apertar e os relvados estiverem pesados.

Daniel Gonçalves disse...

Certamente que é necessário ter um avançado centro, ou até um que jogue noutra posição mas em situações aflitas vá para a área fazer a mesma função (como era o caso do João Manuel Pinto) com altura elevada, para ganhar bolas no ar; mas a altura só não chega, é preciso ter impulsão, pois, como já tinha dito anteriormente, existem jogadores com mais de 1,90 cm que mal conseguem levantar os pés do chão.
Um aparte que gostaria de partilhar: o Vinha morava na minha antiga rua (Padrão da Légua - Matosinhos), de manhã, quando eu saía de casa, algumas vezes via-o sair para os treinos, quando ele estava no Salgueiros utilizava um Volkswagen Golf, quando foi para o nosso Porto, começou a viajar de Mercedes. Um caso de ascensão social.
PS: ainda acredito que vai ser o Kleber a reforçar o nosso ataque.

fiona bacana disse...

Que coisa maravilhosa dita pelo Lobo Antunes (o escritor):

"Eu até percebo que se dispare contra um sócio do Porto, mas agora contra um do Benfica?"

http://memoriavirtual.net/2004/01/sociedade/lobo-antunes-e-o-benfica/

cumps

meirelesportuense disse...

O Fernando não deve ser muito baixo, ele até era central.Evidentemente que o Belluschi e Moutinho são baixos, o Micael tem, aparentemente, altura média e até o Castro, não é nada pequeno...
No meu tempo os médios -dizia-se- tinham que ser muito altos, para cortarem as bolas altas, agora que o conceito mudou -veja-se o Barcelona- e o jogo é feito de muita troca de bola rés-relva, esse pormenor já não é tão importante, conta muito mais a capacidade técnica, embora os médios defensivos tenham naturalmente que ter essa característica...Mas recordo o André -quantas vezes o vi a jogar no eixo da defesa-, o Rui Filipe, o Rui Barros...O Bandeirinha, o Deco, o Frasco, o Maniche, o Oliveira...

Santiago Salas disse...

@Ana Martins
A esse individuo nem se lhe deve dar importância.
Esse senhor é como diz o outro;
A entrevista foi feita antes ou depois do almoço?

Ele que deixe as bebidas espirituosas e "inspiradoras" senão nem deve durar mais que uma meia dúzia de anos. E que pena que será (not).

Já qualquer bêbedo dá entrevistas neste país.
Aconselho aos jornalistas que estejam interessados em fazer entrevistas a esse senhor que o façam em locais sem bebidas alcoólicas. Pior que ele só o Eusébio, que vi "mamar"(vi mesmo, ninguém me contou) uma garrafa de whisky como que bebe uma cervejita.

Pedro disse...

http://memoriavirtual.net/2004/01/sociedade/lobo-antunes-e-o-benfica/

Acho que qualquer um de nós já viu 1 ou 2 jogos do Kléber... foi uma das figuras do Maritimo na 2ª parte da temporada passada.

Faz algum sentido dar um tiro num sócio do Benfica?

Um tiro não, mas em alguns imbecis como o autor da frase talvez umas valentes bofetadas a ver se lhe curamos o alcoolismo.

Unknown disse...

@José Correia

Tudo meia-lecas?!!!
Então o Guarin?


Hum! Confesso que me esqueci do homem, mas sim pode ser "a solução de recurso"

Anónimo disse...

Esse é grande mas não é grande coisa!

Bruno Pinto disse...

Messi, Xavi, Iniesta, David Villa, Pedro, Puyol, Dani Alves. This rings me a bell. Ah! Já me lembro. É a melhor equipa do Mundo, cheia de 'meia-lecas'.