sábado, 28 de agosto de 2010

Ainda não há confirmação, mas...

No site da CMVM ainda não há confirmação da transferência de Raul Meireles para o Liverpool, e muito menos dos valores envolvidos na mesma, mas no site do Liverpool há uma notícia reproduzida do Daily Telegraph, que não representa a posição do clube inglês (it does not necessarily represent the position of Liverpool Football Club), mas que traduz a visão inglesa da situação e que vale a pena ser lida. Também recomendo uma vista de olhos às dezenas de comentários associados a esta notícia.

28 comentários:

Santiago Salas disse...

Coincidência incrível.
Acabo de ler o artigo directamente no site do Liverpool e venho ao RP e vejo-o outra vez. Até pensei que tinha ocorrido um erro qualquer e o browser tinha aberto outra vez a ultima página visualizada.

Chamo a atenção que mais uma vez os valores atirados ao ar pela imprensa portuguesa podem não estar assim muito certos, como vocês (RP) também chamam a atenção.

Quanto aos comentários nessa página do Daily T, que são na maioria se não mesmo a totalidade, de contentamento por parte dos adeptos do Liverpool, lembro-me de ontem assim que vi a noticia ter encontrado um fórum sobre esta possível compra por parte do Liver e onde ~ 40% dos comentários eram de regozijo pela contratação do Meireles, 15% eram de insatisfação pela contratação dizendo que o não acham suficientemente bom para jogar na equipa deles e os outros 45% dos comentários eram de pessoas que diziam que nem nunca tinham ouvido falar nele.

Mais uma vez se vê como os britishs são(Assim como os americanos. Aliás, terá sido herança deixada pela antiga colónia).
Têm a mania que eles é que são bons e o resto do mundo é apenas algo adjacente às terras de sua majestade.

Aguarda-se comunicado oficial mas mesmo assim se for como diz o O Jogo, 13 milhões com possibilidades de chegar aos 15, já está dentro do espectável e não choca ninguém, nem por excesso nem por defeito.
Se for pelos valores desta noticia então é super bem vendido e mais um excelente negócio "à lá FC Porto".

Alexandre Burmester disse...

"40% dos comentários eram de regozijo pela contratação do Meireles, 15% eram de insatisfação pela contratação dizendo que o não acham suficientemente bom para jogar na equipa deles e os outros 45% dos comentários eram de pessoas que diziam que nem nunca tinham ouvido falar nele.

Mais uma vez se vê como os britishs são(Assim como os americanos. Aliás, terá sido herança deixada pela antiga colónia). "

Você pega em 15% de uma amostra aleatória e generaliza logo para os "british" todos? :-) O inglês das docas (e em Liverpool há importantes docas:-)) tem a mania que eles são os maiores, isso é um facto, mas o inglês médio é em Portugal vítima de estereótipos muitas vezes filhos da ignorância ou do preconceito (não será certamente o seu caso).

Posto isto, eu sempre achei que uma venda entre os 10M e os 15M seria um bom negócio. Mas chegar aos £ 17 M (mais de € 20 M ) custa-me a crer (possivelmente há confusão de moedas nesta notícia do Telegraph). E se esses "objectivos" incluirem a conquista de títulos e taças pelo Liverpool, bem podemos esperar sentados.

José Correia disse...

A confirmar-se o negócio e os 13 milhões de euros anunciados hoje pela comunicação social portuguesa, considero uma boa venda (mais uma) feita pela SAD.
E também ficarei satisfeito pelo facto do Meireles ir jogar para um grande clube do futebol inglês.

Santiago Salas disse...

A minha generalização é um pecadilho que muita gente comete e em diversas situações do dia a dia, todos nós o fazemos. Não tive intenção de insultar ninguém, de forma alguma.
Mas há que reconhecer (Eles reconhecem-no tantas vezes. Vejo muitos programas britânicos e ouço-os muitas vezes eles se criticaram a eles próprios nesse aspecto) que eles assim como alemães, franceses e americanos são dos povos mais convencidos que há.
No que toca a futebol, música e automóveis(fabrico, não tanto na competição) então são fanáticos.

E já agora dizer que o numero que o Alexandre devia ter "pegado" era o 45 e não o 15 (ou o somatório dos dois » 60%), pois ~45% é que diziam que nem conhecem Raul Meireles, que já foi por pelo menos duas vezes elogiado por Drogba, mas lá está, o Drogba não é inglês logo não teve tanto interesse para os ingleses os seus alogios ao médio português como se fosse o Beckham a faze-los, pois se tivesse sido este ultimo a ter dito o que disse o costa-marfinense já o Raul era conhecido e desejado há muito por todos os que o desconheciam até ontem.
E estamos a falar de adeptos de futebol e não da generalidade dos ingleses.
Equivaleria a um fórum português com 60% de comentários negativos e/ou de desconhecimento em relação ao jogador numa possível compra de Lampard por um clube português. Isso não é possivel pois os portugueses nesse aspecto até são ao contrario dos britânicos: tudo sabemos sobre os outros e achamos sempre que os outros são melhores.

Voltei a generalizar, mas desta vez inclui-me, por isso... e peço desculpa aos que estando incluídos acham que estão excluídos.

Santiago Salas disse...

E também acho que se houver clausulas de rendimento desportivo (da equipa) ligadas ao pagamento extra de verbas bem podemos dar esse dinheiro como perdido, pois também me parece a mim que este ano será mais um ano de fraca "colheita" para o Liverpool.
Os adversários de Manchester e de Londres não me parece que lhes vão dar hipóteses algumas esta época.

Alexandre Burmester disse...

João Calabote, acho a sua comparação entre a notoriedade internacional do Frank Lampard e do Raul Meireles desajustada.

Quanto ao resto, todos sabemos que há opiniões e "opiniães", cada um com a sua, e há em toda a parte generalizações mais ou menos correctas e outras que o não são. E,s e calhar, ao dizer "em toda a parte" eu estou a generalizar abusivamente.

"Eles reconhecem-no tantas vezes. Vejo muitos programas britânicos e ouço-os muitas vezes eles se criticaram a eles próprios nesse aspecto) que eles assim como alemães, franceses e americanos são dos povos mais convencidos que há."

Ora aí está: dificilmente verá os franceses ou os alemães a admitirem isso de si próprios.

meirelesportuense disse...

Se forem dezassete milhões de Libras será uma venda excepcional, na casa dos 21 milhões de Euros.Se forem apenas 17 milhões de Euros, considero mesmo assim, um valor extraordinário.
A serem verdadeiras estas possibilidades, não fico triste nem pelo Porto, nem pelo Raul.

Hoje assisti a uma verdadeira peça de Teatro de Comédia...Palco: -Estádio da Luz!

Alexandre Burmester disse...

@ João Calabote

Aqui está o Liverpool Echo rendido à categoria do Meireles:

"But it is the swoop for Meireles that excites most; a combative player with excellent repertoire of passing, the 27-year-old has been courted by a host of Europe’s top clubs.

Capped 38 times by his country, Meireles will cost Liverpool £10.7m and his move will be made official once he has completed the formalities of passing a medical and agreeing personal terms."

Alexandre Burmester disse...

@ Meireles

O Jogo falou em € 13 M e o Liverpool Echo em £ 10,7 M, sensivelmente a mesma coisa. O resto - a haver - será por objectivos que desconhecemos.

Já agora o link para o Echo que me esqueci de colocar no meu anterior comentário:

http://www.liverpoolecho.co.uk/liverpool-fc/liverpool-fc-news/2010/08/28/liverpool-fc-in-double-swoop-for-meireles-and-konchesky-100252-27156727/

Azulantas disse...

Dos comentários que tenho lido nalguns forums Reds o sentimento geral é de incredulidade e super satisfação em relação à contratação do Meireles que a maior parte dos adeptos-foristas consideram um dos melhores médios-centro europeus, um "finished article", e também pelos valores envolvidos já que no ano passado deram £20 milhões de Libras pelo passe do Aquilani (entretanto emprestado à Juventus).

meirelesportuense disse...

Se forem os 10,7 milhões de Libras falados pelo Burmester, acho pouco.

Santiago Salas disse...

A comparação entre a notoriedade internacional do Frank Lampard e do Raul Meireles seria desajustada sim se fosse nesse sentido a minha comparação mas eu estava a compara-los mais no sentido de importância nas suas selecções e clube.

Porque, lá está, nós vemos as outras equipas e selecções a jogar e conhecemos a maior parte dos jogadores que vemos e alguns são de países bem longínquos e de pouca importância no panorama mundial futebolístico mas os britânicos nem um Meireles, que tão bem jogou o recente Mundial na África do Sul, são capazes de reconhecer.
E ele jogava no nosso clube, que eles conhecem de certeza, e numa selecção onde joga um tipo que eles lá tinham a jogar em Inglaterra quando foi escolhido como melhor jogador do ano e que foi a mais cara transferência de sempre.

Lembrei-me agora e nem a propósito, o mesmo se passou com os comentadores britânicos que hoje relatavam o jogo do Chelsea quando Ramirez entrou. Diziam eles; "vamos lá ver o que vale este jogador que veio de Portugal e se valorizou tanto de uma ano para o outro mas que apesar de rotulado de bom jogador e de ser seleccionado muitas vezes para os jogos do Brasil teve dificuldades com a transferência devido ao numero de internacionalizações."
Ou seja, profissionais da área do futebol, britânicos, a dizerem aos microfones que iam hoje pela 1ª vez apreciar as qualidades do Ramirez.
Em Portugal, isto nem com sub-21 ou sub-16 quanto mais com jogadores de 1ª equipa de selecções de renome.

Alexandre Burmester disse...

"mas os britânicos nem um Meireles, que tão bem jogou o recente Mundial na África do Sul, são capazes de reconhecer."

Há de tudo, João Calabote, mais uma vez. Por exemplo, no artigo do Liverpool Echo que já citei eles enaltecem a qualidade do Meireles e reconhecem o seu excelente mundial:

"That is most certainly the case as Mierles, one of Portugal’s stand out performers at the World Cup finals, will plug the gap left by Mascherano’s departure (...)"

E depois, com a Premier League, onde actuam muitos jogadores estrangeiros de elevada qualidade, é natural que eles nem saibam quem é o Ramires. Eu também nunca tinha ouvido falar dele antes de ele vir para o Benfica. Nem nunca tinha ouvido falar do Falcao, nem do James Rodriguez, nem do Otamendi antes do Mundial. Será que eu só me concentro na fabulosa Liga Sagres?

Alexandre Burmester disse...

Entretanto, o Liverpool já confirmou a contratação, por € 14 M.

"Liverpool have completed the signing of Portuguese midfielder Raul Meireles on a four-year contract.

The Reds have paid 14 million euros for the services of the 27-year-old midfielder, who has won four titles with Porto and been capped 38 times by Portugal, including in all four of his country's games in this summer's World Cup."

http://www.liverpoolfc.tv/news/latest-news/reds-complete-meireles-deal

Santiago Salas disse...

Sim já li isso e outros elogios e enaltecimentos às qualidades dele e até das tatuagens, e já ontem no tal fórum que eu encontrei e de onde fiz a tal estatística, na parte final e quando estava para fechar a página, já os mais informados tinham posto os desatentos a par do gabarito de Meireles e já as opiniões tinham começado a mudar e a ajustarem-se à realidade e à qualidade do jogador mas os primeiros e foram muitos perguntavam quem era e diziam que não valia nada e lembro-me até de um que perguntava se era mais um foreigner, que depois de lhe dizerem que era português que jogava no FC Porto e na selecção portuguesa, ironizou dizendo; great i was worried it was an english player, cause we have so much of those.

"Será que eu só me concentro na fabulosa Liga Sagres?
De certeza que não, temos o maisfutebol e o zerozero, entre outros, que mesmo que não queiramos saber de outros campeonatos e outros jogadores e de tantas "vedetas" que por aí "nascem", eles não deixam.
Nisso (e noutras coisas) somos bons.
A saber e a conhecer "coisas" estrangeiras.
E o saber não ocupa lugar, como tantas vezes se diz e... não sei se é verdade. Mas isso agora também não interessa nada e está na hora de outros afazeres.
Aguardemos o obrigatório comunicado, se as negociações chegarem a bom porto.

Alexandre Burmester disse...

"great i was worried it was an english player, cause we have so much of those."

Isso não é mais que um desabafo pela invasão de estrangeiros na Premier League em geral e no Liverpool em particular. É um comentário mais que natural num campeonato pejado de estrangeiros. Também nós lamentarmos (eu pelo menos lamento) o FCP ter poucos jogadores portugueses.

Não se deve partir com o preconceito de ler tiques de superioridade em comentários desse tipo, pois pode chegar-se a conclusões erróneas, meu caro..

Pedro disse...

O FCP já comunicou à CMVM.

13 milhões + pagamentos eventuais decorrentes da performance desportiva.

Pedro disse...

Há de tudo, João Calabote, mais uma vez. Por exemplo, no artigo do Liverpool Echo que já citei eles enaltecem a qualidade do Meireles e reconhecem o seu excelente mundial:

"That is most certainly the case as Mierles, one of Portugal’s stand out performers at the World Cup finals, will plug the gap left by Mascherano’s departure (...)"

Alexandre Burmester, se este foi o britânico mais bem informado que encontrou a falar do Raul Meireles, realmente tenho de concordar com o Inocêncio Calabote. Se a malta de Liverpool está à espera que o Meireles substitua o Mascherano vão ter uma grande surpresa e sem dúvida nunca o viram jogar...

rbn disse...

Sr Burmeister, sou brasileiro, Fluminense de coração e portista de adoção.Se jogarem Flu e Porto, sou Flu, fora isto, sempre Porto.

Se Raul for, ótimo, entram mais 13 milhões no bolso.Se Raul ficar, melhor, pois é sempre uma excelente opção no plantel.

Como a época é longa, haverão lesões, suspensões e viagens, de modos que Raul é sempre uma mais-valia.Em qualquer plantel.

A respeito da cidade do Cavern Club, McCartney é realmente Everton, mas Lennon era Liverpool.Porque no dia de sua morte em 1980, o Globoesporte, programa de esportes da TV Globo, fez uma sentida homenagem e mostrou alguns desenhos feitos por Jonh quando criança, onde em todos estavam os heróis de sua infância do Liverpool.

Nunca me esqueci disto e o "clássico" Lennon x McCartney era mesmo REAL na Inglaterra dos 60's.

Também em uma entrevista de Peter Best(1º baterista dos Beatles), há frases do moço a dizer que Paul, George e seu desafeto e usurpador das baquetas Ringo eram Everton, e John era o "galinho do estúdio" em dia de derby em Merseyside.

Mas voltando ao Raul, que ele seja feliz, mesmo que continue no FCP, porque infeliz, não o quero lá.E penso que ninguém o quer lá infeliz.O engraçado é que Raul ganha numa semana o que muitos não ganham o ano todo, e o gajo tá infeliz????

Quem dera eu...

meirelesportuense disse...

-Devem ser mesmo 13 milhões de Euros, embora haja pequenas discrepâncias entre os valores anunciados pelo Porto e o Liverpool.Acredito no Porto.Acho pouco mas aceito."Que remédio"...
-Fico com a consciência que o Meireles forçou a saída e não é agradável.
Vamos botar o barco para a frente!

meirelesportuense disse...

Alexandre, compreendo esses desabafos dos adeptos ingleses, são na linha dos que lemos e ouvimos todos os dias em Portugal.
"-Mais estrangeiros para quê?..."

Alexandre Burmester disse...

Pedro disse: "Alexandre Burmester, se este foi o britânico mais bem informado que encontrou a falar do Raul Meireles, realmente tenho de concordar com o Inocêncio Calabote."

Mas você acha que eu ia fazer uma pesquisa exaustiva da net só para trocar umas linhas aqui na caixa de comentários? Citei o Loverpool Echo por ser um dos jornais da cidade "de destino" do Meireles, nada mais.

Alexandre Burmester disse...

caro rbn,

Obrigado pela longa explicação acerca da filiação clubística dos Beatles, das mais detalhadas que já li. Nunca me interessei a sério pelo assunto, mas sempre me disseram em Liverpool que os 4 eram do Everton, mas a presença do Lennon na tal final de 66 pode ter ajudado a criar confusão. Provavelmente só foi para fazer companhia ao McCartney!;-)

Uma vez que o menciona, também tenho realmente ideia de já ter ouvido uma referência aos desenhos de infância do Lennon com temas do Liverpool F. C.

Mas basicamente só um "ranhoso" dentro da banda era pelo "red shite", portanto!;-)

Algumas pessoas ficam muito admiradas com isso, mas não têm noção de que o Liverpool até meados dos anos 70 tinha menos projecção que o Everton (aliás, o Everton é mais antigo e o Liverpool provém de uma cisão).

Abraço

Alexandre Burmester disse...

Se o Porto fala em € 13 M e o Liverpool em € 14 M, isso deve-se provavelmente a diferenças e arredondamentos cambiais.

Alexandre Burmester disse...

"Citei o Loverpool Echo" - Liverpool Echo, obviamente!:-)

Jorge Mota disse...

Ja vais tarde..

Belo negocio!!!

(n digam mal dos Ingleses!!!respeitem os apelidos!)

Costa disse...

13M vs 14M...

Podem estar os dois correctos:
-Porto fala em 13M pois é o dinheiro que vai receber;

- O Liverpool fala em 14M pois será o valor que vai pagar, ou seja, aqueles direitos para o Boavista e Aves serem por conta do Liverpool...

José Correia disse...

«Mais se informa que o acordo relativo a esta transferência envolve pagamentos eventuais futuros, dependentes da performance desportiva do clube que o atleta irá representar.»
in Comunicado à CMVM

Se a performance desportiva for o apuramento do Liverpool para a Liga dos Campeões, penso que temos boas hipóteses.