terça-feira, 3 de agosto de 2010

Optimistas "Porque Sim" e Pessimistas Inveterados

Alguém um dia disse que um pessimista não passa de um optimista bem informado. Nestas coisas do futebol, onde o indivíduo mais sensato e racional é capaz de se transformar num vesgo incorrigível, as coisas não são tanto assim.

Terminaram os jogos de pré-época do Futebol Clube do Porto e, francamente, vejo por aí uma onda de pessimismo que não pode estar fundada em qualquer avaliação racional do que até agora se passou. Eu nunca dei grande importância aos jogos de preparação e não era agora que ia começar a dá-la.

Claro que umas exibições bem conseguidas, com resultados a condizer, animam os adeptos e fazem-nos sonhar com grandes feitos na época que se avizinha. Mas quantas vezes a dura realidade da competição a sério não vem desmentir esses fogachos de pré-época. Nem tudo o que luz é ouro. Recordo, por exemplo, alguns espectaculares jogos de pré-época que o F.C. Porto fez em 2005/06 sob o comando de Co Adriaanse. Pois bem, todos nos recordamos que, assim que os jogos começaram a ser a doer, as coisas estiveram longe de ser brilhantes e só na segunda metade da época a equipa encarreirou. Por outro lado, também não é inédito uma equipa fazer umas pálidas exibições na pré-época e depois, paulatinamente, nas competições oficiais, ir levando a água ao seu moinho com segurança. Vem-me à memória, neste último caso, a pré-época de 1989/90, com Artur Jorge, subsequente à mãe de todas as limpezas de balneário, e em que os resultados foram confrangedores. O pessimismo grassava entre as hostes e a imprensa lisboeta, no seu papel de gato-pingado, fazia-nos o funeral. Todos sabemos o que a seguir se passou: essa equipa do F.C. Porto suplantou com mestria o Benfica de Eriksson Mark II.

Nesta pré-época as coisas não têm sido brilhantes. Tirando o jogo com a Sampdoria, tudo tem sido pouco eficaz e por vezes mesmo algo comprometedor. Às naturais reacções pessimistas tem sucedido aquilo a que poderia chamar-se de optimismo reactivo. Há indivíduos que acham que o portismo de cada um se mede pelo entusiasmo que demonstra, mesmo em alturas em que não há motivos aparentes para tal. Vai daí, quando vêem alguns seus correligionários a vaticinarem os piores dissabores, logo se empertigam e fazem profissão de fé na equipa e no técnico, enquanto vão mimoseando os pessimistas de "negativistas", "oposicionistas" (?) e até de "submarinos" (porventura uma subtil referência às famosas naves adquiridas pelo Estado Português). Estes são os optimistas "porque sim". Estão optimistas porque, no entender deles, é assim que um portista deve sempre comportar-se. Mas alguns deles vão dizendo que perder por poucos na Supertaça não será motivo de desalento. São os optimistas com seguro de vida.

Por sua vez, os pessimistas inveterados acham que de meia-dúzia de jogos com técnico novo (não falo dos jogadores novos, porque desses temos muitos todos os anos) pode concluir-se que o que aí vem não promete nada de bom. Ei-los a analisar minuciosamente as "transições" (pensei que estas tinham transitado para a Andaluzia), a "pressão alta" e o posicionamento defensivo nas bolas paradas. E a decretar a inutilidade ou pouca qualidade do reforço A ou B. Para estes, a Supertaça será coisa para levar quatro no lombo, e o Vilas Boas nem chegará ao Natal. Consideram que os optimistas são uns imberbes ingénuos que nada sabem da vida. Eles, os pessimistas - que passaram por jejuns e longas travessias do deserto, e ainda têm os sapatos cheios de areia - é que sabem como as coisas são, e nem se importam que essa gente travessa e irreflectida os apelide de "pipoqueiros".

Por minha parte - que também jejuei e atravessei o deserto, tendo visto muito camelo à minha volta - devo dizer que estou na expectativa, mas expectativa positiva. Uma equipa constrói-se com paciência e trabalho, e quando há mudança de treinador a pré-época assume um papel importante no mútuo conhecimento entre este e os jogadores e na experimentação táctica. Os resultados e as exibições são nesta fase ainda mais secundários do que de costume.

Ah, é claro que gostava de ganhar a Supertaça! Afinal é um velho hábito nosso, e o Benfica, convém não esquecer, é o adversário que mais vezes derrotámos nessa prova. Todos a Aveiro!

Na imagem: o Profeta Jeremias, do fresco de Michelangelo Buonarroti no tecto da Capela Sistina.

37 comentários:

BATCdC disse...

Muito bom post Alexandre!
Eu considero-me um optimista moderado, aí um meio-termo entre esses dois...

Força F.C.P.

Jorge Mota disse...

Eu,como Portista,mesmo nao estando sempre convicto da vitoria e da nossa superioridade, jamais o darei a entender.Mto menos ao adversario.

No dia em q baixarmos as armas sera o fim.

A minha missao e gritar Porto e cascar naqueles montes de esterco.

O ser Portista e 1 dos traços mais marcantes da minha personalidade.Amo o Porto sem condiçoes.

O Miguel Angelo era Portista!

HULK 11M disse...

Eu que já atravessei 2 desertos sinto-me também um autentico camelo!
Mas não estou pessimista nem optimista!
Duma coisa tenho a certeza: neste arranque da época é fundamental que os adeptos apoiem forte a equipa.É a altura em que somos chamados a "jogar" e a ajudar, porque depois, quando a máquina engrenar, os nossos aplausos deixarão de ser assim tão importantes.
Quanto aos novos jogadores não estou nada de acordo com as criticas que venho lendo. Sereno e Maicon estarão dando menos barracas que deram Fernando Couto, Pepe e Bruno Alves nos seus primeiros jogos a titulares??? Ou já estarão esquecidos??
Força Porto!

pois disse...

Sr. Alexandre

Confesso que pensei umas 100 vezes antes de começar a ler o seu post.
Não me apetecia nada discutir com portistas. Porque estamos no inicio, porque é Verão, porque sim e porque as derrotas chateiam-nos sempre - bons hábitos.
Mas confesso também que foi uma agradável leitura, é tudo mais fácil quando nos identificamos. Efectivamente nem sou optimista nem pessimista, mas tenho uma expectativa positiva, muito positiva. Precisavamos de mudar e mudamos, logo mais veremos se acertamos.
Saudações PORTISTAS

dragaovenenoso disse...

Pois as minhas expectativas para este ano são melhores que para o ano passado. escrevi em mais do que um blog, pelo que pode ser facilmente comprovado o que disse na altura.

Acho que o plantel é bom, excepto um ou outro que andam por lá e que já os discutimos por mais de uma vez. Este ano houve uma preocupação em reforçar o meio-campo, falhanço do ano anterior. Espero que os portugueses tenham oportunidade de jogar, embora não seja fácil, porque se pagou muito pelos estrangeiros e há que os vender a render. Por isso têm de jogar. Pessoalmente acho que é uma estratégia de caca, o investimento é muito e o retorno duvidoso. Mas como não sou quem está na SAD...

Finalmente parece que o Bruno Alves se vai embora. Desejo-lhe felicidades, embora achasse que se encaixava melhor no futebol inglês. Mas como é o $$ quem manda... Falta o Raúl Meireles, que não sabemos se fica ou vai. Se sair, penso que temos jogadores de qualidade semelhante e que necessitam de jogar para ganhar ritmo. É bom manter o Fucile, porque ainda não encontramos melhor que ele.

No resto, é ter paciência para o treinador implementar o que pretende. Claro que com tão poucos jogos de preparação, o necessário entrosamento fica a desejar, ainda para mais quando o benfas e o braga mantém a estrutura do ano anterior.

Espero que tenhamos um pouquinho mais de sorte naqueles momentos que decidem um jogo, como por exemplo, quando a bola bater na trave, que entre e não saia...

BATCdC disse...

Parece que não saíram lá muito amigos...
Mourinho em entrevista ao Record de hoje:

"R – Que comentário lhe merece o facto de o seu antigo adjunto, André Villas-Boas, ser o novo treinador do FC Porto?

JM – Costumo dizer que no futebol já nada me surpreende. Se o FC Porto achou que ele era o treinador indicado, porque não há de ser? Os resultados é que determinam sempre se as decisões tomadas são as mais ou as menos corretas. Muitos podem perguntar porque é que escolheram alguém que nunca foi treinador na vida, a não ser nestes dois ou três meses na Académica. Tudo vai depender dos jogos e dos resultados. Se ganhar tudo é o treinador perfeito. Agora não venham fazer comparações comigo, porque eu quando fui para o FC Porto já tinha trabalho de campo feito, o que é bastante diferente. E ainda assim puseram-me muitos pontos de interrogação. Os resultados que consegui é que acabaram por dar razão à opção feita pelo presidente do FC Porto."

Anónimo disse...

Aqui temos o Mourinho no auge da sua forma, mandando as bocas de mau gosto e de ingrata criatura sempre que quase sempre manda quando se fala do FCP.

O gajo quando chegou ao Porto tinha mais um jogo precisamente que o Vilas Boas. E será que o Vilas Boas não tem "trabalho de campo feito"?

Esperemos que o Barça que lhe apare a crista. Desampara aloja, ó Mourinho!

nelson barbosa disse...

Também sou dos que passaram pelo longo jejum. Não me considero optimista nem pessimista, mas estou relativamente apreensivo. Não necessáriamente com os resultados, também não lhes atribuo grande importância na pré-época, mas sobretudo com a não evolução da equipa. Excluindo a primeira parte contra a Sampedória, ainda não vislumbrei que equipa tipo vamos ter, que modelo de jogo, que sistema táctico, enfim... estamos em fase de reconstrução, mas que diabo, o próximo jogo já é a sério e logo contra quem!
Apesar de apreensivo sou sobretudo portista e como tal, Sábado lá estarei para apoiar e acreditando que com mais ou menos dificuldade venceremos.

Saudações portistas

Orgulhoazulebranco disse...

Volto a dizer(ah,espera,não sei se disse aqui,acho que não)que um dos meus maiores medos,se calhar mais até que entradas e saídas de plantel,é que,ao cabo de dois,três jogos menos conseguidos por parte da nossa equipa,se dê uma avalanche de críticas e previsões do Apocalipse e se peça a cabeça do treinador.

Bingo.

E ainda nem entramos na época oficial!

Haja paciência,por amor de Deus.Ah,no Dragão não há disso e adepto tem memória curta.

Uma coisa é achar que há muita coisa a melhorar e que a concorrência está forte,outra,completamente diferente,é condenar já a equipa ao fracasso com base em jogos de pré-época...


A Supertaça,como qualquer jogo em que o Porto entra,é para ganhar,mas,caso isso não aconteça,não é o fim do mundo nem muito menos presságio de uma época má...mas tenho a certeza que vêem logo as previsões apocalípticas e isso,como é evidente,não ajuda em nada a equipa.

Zemis disse...

e aqui temos o típico portuga (atenção: não confundir com português ou portista) invejoso do reconhecimento dos outros e da sua liberdade. acho que o senhor v. r. (?) devia ler outras entrevistas do mourinho já que ele reconhece a sua passagem pelo fc porto como gloriosa e diz que o pinto da costa foi o melhor presidente que teve...

enquanto portista temos que estar agradecidos a mourinho pelo feito que atingimos, tal como temos de estar a pinto da costa, josé maria pedroto ou artur jorge - em níveis diferentes de gratitude dependente dos feitos que cada um atingiu e da importância que nós lhe dermos.

agora desejar derrotas ao mourinho só porque ele já não treina o fcporto (ou porque saiu como saiu, mas, nesse caso, as culpas têm que ser repartidas com os super dragões) ou porque diz palavras menos que super elogiosas do nosso clube é tacanhez e falta de intelegência.

por outro lado, o mourinho tem a liberdade de dizer o que bem entende e nós a liberdade de concordamos ou não. eu, naquelas palavras, não noto qualquer "bocas de mau gosto e de ingrata criatura". noto sensatez, e no seguimento deste artigo, quem disser hoje que o villas-boas é o melhor treinador para o porto está a ser um optimista inconsciente (assim como quem disser que ele não tem qualidade suficiente está a ser um pessimista irreflectido); é preciso dar-lhe tempo, é preciso deixá-lo fazer 'trabalho de campo' e no fim (desta ou da próxima época) fazer-se-ão as contas. hoje não podemos fazer essas contas! apenas no sábado teremos o primeiro parcial desta longa caminhada da época 2010/11.

para terminar, voltando novamente ao comentário de cima, quando o mourinho chegou ao fcporto já tinha treinado, como treinador-principal, 3 meses o benfica (set a dez de 2000) e cerca de um ano a união de leiria (jan 2001 a jan 2002)... acho pouco provável que isto se resuma em apenas mais um jogo que o villas-boas. se a isto somarmos os anos como segundo adjunto então a diferença é inegável. mas, isto não quer dizer nada, pode ser que o villas-boas seja "o treinador perfeito". no fim saberemos!

Mário Faria disse...

Há quem pense que as críticas ou meras inquietações são próprias de aves agoirentas e que se destinam a incomodar e a dividir. O pessimismo, esse é, completamente, proibido porque atrai o azar.

Mas há pessimistas que acham, do alto da sua sabedoria, que são apenas realistas. Outros usam-no como forma de evitar o pior ou, até mesmo, de chegar ao melhor.

Uma espécie de teoria de caos, na sua forma mais benévola. Há que formular o caos seriamente, para impedir que aconteça.

O pessimismo pressupõe dúvida, incerteza, a maior parte das vezes por cepticismo relativamente á capacidade, nobreza, competência, empenhamento e qualidade de pessoas ou instituições, sejam estas políticas, económicas, culturais, religiosas ou desportivas.

Há ainda os velhos do Restelo que são aziagos à inovação, progresso e ao risco.

No lado oposto há os optimistas, por intuição, razão e porque sim. Acreditam porque confiam: por auto-convencimento, amizade, reconhecimento, gratidão, inércia, medo, tacticismo, interesse e não admitem a possibilidade de fracasso porque não convém, vai contra os seus desejos e contra a ordem que estabeleceram.

Relativamente ao futebol a dicotomia extrema-se e atende a haver uma certa radicalização : os que observam o FCP com pessimismo são mouros, os que confiam na estrutura e na sua capacidade, são pelo sistema e pintistas.

Há um terceiro grupo que exercita o benefício da dúvida, porque no futebol não há certezas e muito menos quando a procissão ainda nem ao adro chegou. Jogam na contenção.

Aliás, no desporto não há derrotados, apenas vencedores : uns mais do que outros. Assim, a modos como “vejo” a volta França e os heróis que nela participam, ainda que a maioria sejam “modestos” aguadeiros.

No futebol – como no desporto em geral – o espectáculo, a superação e o fair play deveriam enformar todos os demais critérios. Honra aos vencidos, glória para os vencedores : o importante é competir.

Todos estamos de acordo que seria bonito se fosse assim, mas não é. Todos reconhecemos que os resultados obtidos nos jogos particulares ( nomeadamente os da pré-época) não deveriam ser assim tão importantes, porque os jogos servem para dar continuidade ao trabalho desenvolvido nos treinos e a competição (nesse período) é o melhor aferidor da assimilação dos processos e dos ajustes a fazer.

Porém, os jogos particulares fazem-se e cada vez com mais frequência nesta fase, porque é muito importante para avaliar como os jogadores se comportam quando sujeitos ao stress competitivo e ao esforço físico. Tudo nesses jogos é importante, ou não fosse a pré-época um período determinante para o caminho a percorrer durante toda a época. E os resultados obtidos, neste período, não são despiciendos nessa caminhada.

Além do mais, o prestígio do clube, a confiança do grupo, a alegria dos adeptos, o reforço e o crescimento da sua base de apoio, também passam por aí.

Como ignorar os resultados e as exibições feitas em Paris ? Ou os 40.000 que estiveram no Dragão ou procuraram avidamente seguir esses jogos, via net.

Espero, para bem do FCP, que o AVB não desvalorize as causas do comportamento da equipa nos jogos de Paris, e atente bem nas suas fragilidades. E não trema : precisamos de um treinador competente e corajoso, nomeadamente na interlocução com a SAD.

Nota : tinha preparado este texto para apresentar na forma de artigo. Resolvi não duplicar o tema e apresentá-lo como comentário.

rbn disse...

Sinceramente, acho que a defesa vai entregar o ouro, sem Bruno Alves.Este é o maior problema, um substituto à altura.

Do meio campo prá frenta tá bom, tem muita opção.

A defesa, não importando quem vá jogar, com Sereno, Maicon ou Rolando(sem BA)não inspira, pelo menos a mim, a mínima confiança.

Já disse aqui que este Sereno é um Fernando Meira muitíssimo piorado(e olhe que FM passa muito longe de ser craque).Em primeiro lugar, tem cara de bom rapaz(o que é mau), e é um defesa que entrega o ouro muito fácil, ruim nas bolas altas e lento(que ele queime a minha língua).

Antes o Valdomiro do Guimarães.

Mefistófeles disse...

Excelente post, Alexandre. Excelente comentário, Mário.

Só me consigo lembrar daquela anedota: " é deixá-los poisar..."

Um grande abraço a todos. Vamos a eles !

Bernini disse...

O pessimismo não pode advir apenas dos resultados. É pelo facto de este Porto de inicio de época ser um regresso ao passado recente. Será que o novo treinador precisa assim de tanto tempo para as novas metodologias e nova forma de jogar? Por acaso não jogamos no 4-3-3 nas 3 últimas épocas? Será o 4-3-3 do Villas Boas assim tão diferente do de Jesualdo? Onde está a agressividade e a velocidade prometidas?

Não nos podemos concentrar apenas no jogo de sábado. Esse é um jogo de tripla, mesmo que porventura estivéssemos a atravessar um excelente momento. Tudo pode acontecer, são apenas 90 minutos. O problema é o inicio de campeonato. Aí é que precisamos de um Porto forte, uma entrada de rompante, uma dinâmica de vitória. Nesta altura seria de esperar um Porto motivador, com a tal velocidade e agressividade bem patentes...ou pelo menos um esboço delas... mas isso é apenas uma miragem...

Santos disse...

Quando a equipa não funciona, todos parecem ser coxos. Quando engrena, até coxos como o Amorim parecem bons... E é por isso que, neste momento me parece prematuro tirar ilacções se Maicon ou Sereno estão ou não à altura da camisola que envergam. Como muitos, têm agora a sua oportunidade e, ou se aplica o princípio de Peter e vão pregar para outra freguesia ou daqui a um ano estamos a tremer para que não os venham buscar.

Quando BAlves foi expulso há uns anos num FCP-SLB achava que era tudo menos o que precisávamos e a milhas do RCarvalho. Hoje acho-o preponderante na equipa e um grande desfalque na sua saída... A questão aqui é: quem virá? Seguramente alguém inferior, claro, se não o Zenit iria poupar uns tostões, certo?

Em relação ao pessimismo dos portistas acho que, infelizmente (e embora me custe reconhecê-lo) o maior problema não é o que andamos a fazer mas o que os outros, nomeadamente o slb, fazem. Estamos muito longe e se o ano passado era tudo a dizer "ah e tal, isto no Natal já passa..." agora já todos sabemos que não é bem assim e que o mais provável será o slb fazer uma época semelhante à anterior. Ou seja, no domínio das probabilidades (sem pessimismos ou optimismos) não teremos novo campeão no final da época. Mas... isso não torna as coisas um bocado interessantes para nós? Por uma vez, vamos andar nós a lutar contra as probabilidades!

Eu estou acima de tudo muito expectante (sem optimismo ou pessimismo) por isso, dêem lá tempo ao homem! As bancadas do Dragão têm enchido o que significa que não sou o único com expectativas.

PeidoMestre disse...

"I've got a feelling!!"

Anónimo disse...

"acho que o senhor v. r. (?) devia ler outras entrevistas do mourinho já que ele reconhece a sua passagem pelo fc porto como gloriosa e diz que o pinto da costa foi o melhor presidente que teve..."

Para sua informação, sr. Zemis, eu já ouvi demasiada bacorada e barbaridade da boca do Mourinho e dispenso os seus conselhos e o seu sarcasmo mal educado. E como não pretendo conspurcar este excelente blogue fico-me por aqui. Não é qualquer um que me vem dar lições de moral. Boa tarde e um queijo.

meirelesportuense disse...

Alexandre:
Eu que até sou um verdadeiro optimista, mas também muito objectivo, percebo quando as coisas não correm bem e digo-o, sem disparatar...Aqui, em casa ou no Estádio!
Se calhar os optimistas de conveniência mais ferrenhos -os que dizem sempre bem, se estiverem estranhos ao lado- no Estádio são os primeiros a chamar a mãezinha de alguns para a liça, se as coisas não lhes agradam num determinado momento...
Mas há outros, os "Inquisidores", que andam zelosamente a impor "Disciplina" no seu espaço e querem fazer o mesmo na casa dos outros..."Serventia da casa", "vê lá se tens juízo", "vais já para o caixote do lixo", "com que então andas com pedras no sapato", "já me disseram que eras assim ou que eras assado", "para a próxima já sabes", "eu não queria, mas sou obrigado a vir aqui puxar as orelhas dos meninos ladinos", são alguns dos epítetos introdutórios com que mimoseiam quem lança qualquer texto que incomoda o seu santo espírito de pretenso "Inquisidor-Mor"..."The Great Pretender", lembram-se?...
-Andam por aí todo o santo dia -pois não trabalham claro- a espreitar a blogosfera, à cuca dos "mal comportados", sempre dispostos a dar "umas sapatadas" em quem se porta mal ou os aborrece...
-Eu que sou pela Liberdade, sinto-me sinceramente incomodado com estes comportamentos próprios -e quem sabe porquê?- do "Ancien Regime" e de néscios puros...Acho que todos devem dizer o que pensam, sem titubeios, sem medo de desagradar a terceiros, sem receios de serem maltratados ou vilipendiados pelas más consciências, pelos castradores de mentalidades...
-Depois há os merdinha-secas, os bajuladores, os que gostam de tricas, os manipuladores, os amaciadores, os lambedores, os que inventam e contam segredinhos de polichinelo, os que se sentem ameaçados nas "suas propriedades", os que verdadeiramente escondem a mão e atiram a pedra...
-Tudo isto misturado, resulta de vez em quando nestas incidências explosivas, por vezes completamente incompreensíveis e aparentemente sem nenhuma lógica...Mas há sempre uma razão por detrás destas coisas, que mais não seja a pura e simples inveja, o ciúme, a incapacidade pessoal!
Acredito que "na discussão nasce a luz", não adianta escondermos os nossos receios, temos que os saber enfrentar discutindo-os e a razão trará à superfície a verdade, a descoberta da via mais correcta.
Não é com comportamentos castradores ou trauliteiros -tipo terceiro.mundistas- que avançamos no sentido correcto.
Só com a verdade encontraremos a solução!
Um abraço.

fallengod disse...

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou esta tarde que o árbitro para a Supertaça será o sr. João "pode ser o João" Ferreira.
Muda-se de temporada mas os velhos hábitos não...

Leceiro disse...

Bem, o João, pode ser o João é o árbitro eleito para a supertaça.

José Correia disse...

@meirelesportuense

Penso que percebi os desabafos que fez no seu último comentário, mas presumo que não eram dirigidos a nenhum dos co-autores deste blogue.

No 'Reflexão Portista' fazemos questão de publicar todas as opiniões de portistas (e não só), mesmo as contrárias à(s) nossa(s), desde que a fronteira da má educação não seja ultrapassada.
E também é habitual publicarmos críticas ao blogue ou aos autores do mesmo.

José Rodrigues disse...

Muito bom texto do Alexandre, pouco há a acrescentar sobre o tema, q considero oportuno (cada vez mais vejo pessoal q mede o portismo pelo grau de optimismo, o q me parece um disparate - até pq se formos a ver, os mais pessimistas devem concerteza ser os adeptos q mais vibram nas vitórias devido às baixas expectativas, LOL).

Eu para já estou muito mais na expectativa do q outra coisa qualquer, ainda é bastante cedo (lá para Setembro já terei alguns dados com um mínimo de substância para estar optimista ou pessimista). À partida a lógica ditaria q o slm é à partida mais favorito do q nós para esta época, mas ainda é muito cedo.

pois disse...

Pena que o nosso car Meireles ande há demasiado tempo a mastigar algo que nem engole nem cospe porque tal lhe está a tolher a redação.

Deixe lá isso meu caro e siga que de a andar de lado não se avança.

Já tenho saudades do discurso que lhe lia quando aqui vim ter da primeira vez

Luís Negroni disse...

Com as arbitragens que o clube do regime teve no torneio feito por medida para ele ganhar e ganhar moral à porta da supertaça (golos em fora de jogo e ostensivo, livres aos pontapés perto da área adversária e nenhum perto da própria), o Porto também tinha ganho com folga. Tivemos azar, apanhámos árbitros que só marcavam livres perto da área do Porto e só validavam golos irregulares às equipas francesas.

E por estes motivos, que parece serem de lana caprina e ser até de mau gosto falar neles para alguns portistas (para os adeptos do clube do regime não me admira nada que sejam), acho graça ao que dizem esses portistas: slb oitava maravilha blá blá blá, porto fraquito blá blá blá e quem não fizer coro com eles, é um irrealista, é um inconsciente, é um fanático com palas sempre a dizer ámen ao Pinto da Costa. Em suma, é quase um malandro.

Lamento, portistas sempre tão cépticos do Porto e tão optimistas do clube do regime + árbitros + túneis, mas este Porto é melhor que este slb e não me convencem do contrário. E os adeptos do clube do regime também sabem isso, por esse motivo é que já está nomeado o joão "pode ser" ferreira para o jogo da super taça. Como na época passada foram nomeados o lucílio e o olegário, dois artistas do mesmo calibre, com o 1º a conseguir os seus intentos e o 2º não.

Tenho a certeza de que o jogo do próximo sábado vai ser equilibrado, apesar do Porto já entrar desfalcado de uma peça essencial (Bruno Alves, ainda cá está não está?), cortesia do sócio proença. A minha dúvida está em saber se o Porto vai ser só melhor que o slb ou se vai conseguir ser melhor que o clube do regime + joão ferreira + árbitros auxiliares. Se for só melhor que o clube do regime, perderá, como aconteceu na época passada no jogo apitado por lucílio baptista. Se conseguir ser melhor que clube do regime + árbitros, vencerá, como aconteceu na época passada no jogo apitado por olegário benfiquença. É tão simples quanto isto.

meirelesportuense disse...

José Correia:
É por demais evidente que não me dirijo a ninguém deste blogue, aliás muitos sabem a quem verdadeiramente me dirijo...
Se vim até aqui foi exactamente porque noutros sítios me calaram a voz...E como "nesses sítios" se referiam à "ReflexãoPortista" como um local mal frequentado, decidi vir cá para fazer o meu próprio juízo e fui ficando...E espero continuar, se quiserem.

Quanto ao "amigo-pois":
"Pena que o nosso car Meireles ande há demasiado tempo a mastigar algo que nem engole nem cospe porque tal lhe está a tolher a redação.
Deixe lá isso meu caro e siga que de a andar de lado não se avança."

-Pois é amigo "pois", que não sei quem é, só espero que não seja clone de ninguém, se não é até parece e de clones estou farto, já se clonaram de mim próprio, portanto...Mas fique tranquilo, se lhe mandaram dar esse recado, não ando de lado, "de lado andam os cães", eu apenas estou a dizer coisas que me vão alma e me negaram o direito e a hipótese de as contar nos sítios certos e adequados...Como noutros lugares não o posso fazer, existe censura, aproveitei o facto de alguns "desses censores" virem aqui espreitar e exercer a sua "vocação natural", para lhes dizer algumas dessas verdades, espero que essas verdades não o atinjam a si também, "pois" não o conheço, portanto a si não me dirigia decerto, penso eu de que...Ou se calhar também, porque isto da camuflagem tem muito que se lhe diga...
Só uma adenda para corrigir a sua chamada de atenção: -Em vez de "car", deveria ser "caro", e em vez de "redação", talvez "redacção", não acha?...E "que de andar de lado", talvez "que a andar de lado", como acha que será melhor?...Porventura umas tantas visitas às aulas de Português lhe sejam suficientes!
Agora, até dão às aulas em pagamentos pós-pagos...
Com o maior respeito.

eumargotdasilva disse...

"Jeremias foi um crítico da conduta do seu povo e com os julgamentos que este sofreu, mediante uma visão de que Israel era a nação de Deus, vinculada a Ele por meio de um pacto e sujeita à sua Lei, o que eles violavam claramente naqueles dias praticando a idolatria, desrespeitando o descanso no dia do sábado e não libertando os escravos no Ano do Jubileu."

Anónimo disse...

Peço desculpa a alguns dos nossos leitores mas, ao tentar publicar alguns comentários, por lapso eliminei-os. Aqueles que derem pelsa ausência do seu comentário, podem repeti-lo.

Obrigado

pois disse...

Caro Meireles (isto à 2ª não é a mesma coisa, mas...)
Não sou clone de ninguém, se pensar bem recordar-se-à que nos cruzamos várias vezes no Dragão até à morte, onde sempre intercedi contra a censura a comentários como os seus (e como de um tal anónimo que me deliciava com histórias passadas). Mas isso já foi em Março, no Inverno e já estamos no Verão.
Recado??? Qual recado??? Nem lhe dou (nem ao sr. nem a ninguém) nenhum recado nem me mandam (mandam??) dar recados.
Quando lhe digo "andar de lado" usava a imagem de um carro de corrida, por exemplo, que quando "empandeira" não anda para a frente. Não sei de onde lhe veio a ideia dos cães mas não era uma ideia minha concerteza.
As suas verdades nunca me poderão atingir. Quanto muito poderão atingir o nosso PORTO, ideia essa óbvia e indiscutivelmente evitável.
Quanto aos erros, meu caro, são nítidos erros de digitação porque escrevo intuitivamente e sem segundas ou quaisquer outras intenções e, com excepção desta vez em "first take", sem revisão, mas vou tentar ser mais rigoroso e concentrado consigo que é sensível.
Com o maior respeito as suas opiniões são válidas e interessantes se "não andar de lado" permita-me.
Saudações PORISTAS

meirelesportuense disse...

Caro "pois":
O que mais há por aí na blogosfera são clones, eu não sei, nem posso, muitas vezes reconhecer os originais dos que são apenas remakes...
A si não o conheço, tive alguns comentários cruzados na blogosfera com alguém com um identificativo igual ao seu, mas pessoalmente não o conheço...Mas se era frequentador assíduo do Blogue que acima citou, sabe bem a quem me referi nas criticas que fiz nos comentários mais atrasados...Portanto não tinha o "meu caro pois" de vir aqui, dar-me um sermão, do que em nada lhe diz respeito!...
-A metáfora do "andar de lado" pode ter várias interpretações, mas as que eu conheço bem são as "do movimento anómalo devido a alguma pancada sofrida" -veja o que acontece com os carros batidos ou desalinhados, e com as pessoas que ficam magoadas nos seus membros inferiores- e evidentemente o movimento natural dos quadrúpedes...Qualquer animal com quatro patas anda de lado, é uma questão de os saber observar, convido-o a ir ao Zoo da Maia...
Eu, como não sou quadrúpede, não manco e não levei nenhuma pancada nos últimos tempos, não ando nada de lado como você diz...
Se sou sensível, claro que sou sensível, você também o é se não não vinha aqui responder-me...Os seres humanos são sensíveis por natureza, os animais também, os seres inanimados é que não!

"As suas verdades nunca me poderão atingir. Quanto muito poderão atingir o nosso PORTO, ideia essa óbvia e indiscutivelmente evitável."
-Aonde é que as minhas verdades podem atingir "o nosso Porto"?...Só se for naquilo que eu quero, um Porto de verdade e não um Porto feito de sofismas.
Já me viu criticar o Porto de forma destrutiva?...Se viu ou leu qualquer coisa desse tipo diga-o à vontade.
Não sou é adepto do silêncio quando as coisas correm mal ou precisam ser criticadas, alguns pensam assim, eu não, eu julgo que as coisas devem ser abertas e transparentes, não adianta tapar o sol com a peneira, a luz acaba sempre por se fazer sentir.
E nestes tempos mais próximos apenas tenho falado do caso da nossa defesa, especialmente dos centrais, que aparenta alguma fragilidade, especialmente sem ter lá -e pelos vistos não vai ter mais- o Bruno Alves.
Se confunde alguém com o nosso Porto eu respondo-lhe da seguinte forma e até não sou original, os ÚNICOS SÍMBOLOS DO PORTO que eu conheço são, a BANDEIRA, o HINO, o ESTÁDIO DO DRAGÂO, o DRAGÃOZINHO, o OLIVAL, a CONSTITUIÇÂO, a SEDE DO CLUBE, os seus exGRANDES JOGADORES, a Maria Amélia Canossa e Jorge Nuno Pinto da Costa!...
Tenha uma boa tarde.

pois disse...

Caro Meireles,

Não lhe dei nenhum sermão, - eu sermões ao sr. - bem pelo contrário fiz-lhe um pedido, que até noto (por coincidência concerteza) atendido nos comentários posteriores.
Queira acreditar que a metáfora nada tinha de negativo/depreciativo, mas vamos em frente.
E sim confundo JNPdC com o nosso PORTO.
Pena não ter estado no Jantar do 4 Aniversário do Bibo Porto e teriamos a possibilidade de nos encontrar lá.
Cumprimentos

meirelesportuense disse...

Pois:
-Não me trate por senhor, por favor, eu nunca me senti bem assim...
-Retomando a sua conversa e acreditando na sua boa vontade, se as coisas estivessem a decorrer normalmente provavelmente teria estado nesse jantar, até porque teria tido todo o prazer em conhecer directamente o Rodolfo, em rever pessoas amigas, mas nessa altura estava tudo muito quente...É que não se limitaram a aplicar apenas a censura simples, foi todo um comportamento execrável que incluiu SMSs, Emails e sérias ameaças...Por isso, eu não podia admitir que essa história passasse em branco, não se trata de esquecer momentos menos agradáveis, trata-se exactamente do contrário, até para que outros saibam com quem se estão a meter...Se reparar e estiver atento, no BibóPorto ainda há poucos dias aconteceu o mesmo, agora não comigo, mas com outros amigos a serem as vítimas...

Anónimo disse...

pois disse: "E sim confundo JNPdC com o nosso PORTO."

Não confunda, amigo "pois". Por maior que ele seja ou tenha sido, ninguém pode confundir-se com o clube. Isso não é portismo, isso é pura idolatria.

Anónimo disse...

Meireles e "pois",

Desculpem meter-me na vossa conversa, mas isso de que o Meireles fala é a pura fascização de certos sectores da massa adepta do FCP. É lamentável.

meirelesportuense disse...

Eu não confundo a massa adepta do FCPorto, com "alguns adeptos" que procedem assim...Mas que isto é intolerável e cria uma ambiente e uma tensão deploráveis, que nos fazem pensar se vale a pena continuar apoiar convictamente, certas causas...Já passei por muito, mas isto surpreendeu-me totalmente, não esperava que uma troca de opiniões redundasse num autêntico tumulto, que segundo alguns deveria ser resolvido à sapatada!...Mas é como diz o V.R., são reminiscências do Fascismo, um Fascismo encapotado, escondido por detrás de bandeiras estranhas...

pois disse...

Meus caros,

Pena que o Meireles não tivesse olhado para o jantar como uma oportunidade e o Rodolfo é simplesmente espectacular, cheguei já tarde mas há males que vêm por bem e o únco lugar que tinha era mesmo ao lado dele.

A história do Bibo Porto empolou-se a partir de duas afirmações a primeira do Blue mas que foi bastante bem aceite que foi:

"primeira nota prévia: parece que muitos e tantos, esperavam o primeiro desaire, para erguer o machado de guerra... e cá estão eles, por aqui."

A segunda de Vila Pouca que desencadeou uma troca de palavras inesperada e desnecessária que foi:

"Tem calma, agora já somos como o perú que morre de véspera? Já não temos hipótese de ganhar a Supertaça e pior, vamos levar três?"

Esta catapultou a discussão para níveis nada desejados entre Portistas e se acompanhou a coisa não foi VP a proferir as piores expressões.

Mas convenhamos é ou não descabido numa altura destas entrarmos em discursos catastróficos. Fomos Penta Campeões e vimos de um Tetra, algum adepto de outro clube saberá o que isso? Sabe já ouviu falar. E cá entre nós - sabendo que todos queremos ganhar - e se não ganharmos desta vez? Precisamos de matar alguém?

Estou convicto que se o PORTO fosse a super equipa que foi vendiada pela CS a todos na época passada e só fosse campeão na última jornada [e mesmo assim quando Ricardo Chaves marcou aquele golo cagaram-se (sim cagaram-se) todos] tinhamos apedrejado Jesualdo a equipe e a direcção.

Quanto à minha confusão está-me no sangue e não tenham dúvidas que é Portismo. Cresci a ouvir Pinto da Costa OLÉ.
Em pequeno confundia-a o PORTO com Fernando Gomes (obviamnete o Bi-Bota) mas foi-se para o scp e acabou a confusão. Mas PdC não há-de ir para o scp nem para lado nenhum, há-de ir e aí vai concerteza acabar a minha confusão. Pode ser confusão mas gosto dela assim, não é idolatria é uma ancora

Saudações PORTISTAS

José Correia disse...

Caros meirelesportuense e pois,

Está clara a vossa posição e, no essencial, penso que ambos estarão de acordo que todos os portistas têm direito à sua opinião e a expressá-la livremente. Assim sendo, pedia-vos que encerrassem esta discussão que, pelo que percebi, teve origem noutros espaços da blogosfera portista, mas a que o 'Reflexão Portista' é completamente alheio.

De resto, os vossos comentários e de todos os portistas são sempre bem vindos e, desde que não sejam insultuosos, serão publicados, mesmo que sejam pouco simpáticos para o 'Reflexão Portista' ou para os seus autores.

meirelesportuense disse...

José Correia:
Por mim no essencial está tudo dito, agradeço a vossa abertura.