terça-feira, 31 de agosto de 2010

Às 18.00 fecha a Janela


E pronto. Chegou o dia 31 de Agosto, o termo do período de transferências do defeso, a que os ingleses chamam transfer window (em Janeiro haverá outra...).

Desde que a UEFA (ou a FIFA, ou lá quem foi) estabeleceu estes períodos de transferências a actividade febril de jornalistas, bloguistas e quejandos acerca deste tema redobrou de ritmo, especialmente nos últimos dias de cada período. Um site de adeptos de um clube inglês até descreve bem-humoradamente a secção onde trata deste assunto como "especulação, conjecturas, sussurros, meias-verdades e disparates completos".

Alguns treinadores nacionais e estrangeiros, o nosso incluído, têm lamentado a extensão deste período, e de facto parece haver bons argumentos para que encerre mais cedo, dando estabilidade aos clubes e plantéis logo que a competição se inicia. Por outro lado, em Inglaterra, antes da aparição destas janelas, as transferências decorriam quase toda a época, só encerrando na primeira 5ª feira de Março, e portanto permitindo a qualquer altura ajustes nos plantéis e evitando esta febre dos últimos dias de Agosto e Janeiro (a febre era no princípio de Março...). Só nas taças os jogadores estavam impedidos de alinhar por mais de um clube por época. Não sei se não seria melhor.

E quanto a nós, F.C. Porto? Que nos reserva ainda o dia de hoje? No campo das saídas, e resolvidos que estão, e bem, os casos Bruno Alves e Raul Meireles, só me parece poder haver movimentações em duas frentes: a frente Jorge Fucile (altamente improvável) e a frente Tomás Costa (problemática, ao que parece). Mas o campo das entradas tem ainda aparentemente uma forte possibilidade: a de um ponta-de-lança, elemento que o próprio André Vilas Boas tem dito interessar-lhe (não sei se pensa num "pinheiro", como parece ser a preferência do treinador do Sporting, ou se prefere carvalhos ou eucaliptos). Os jornais têm falado na hipótese de esse jogador vir do mercado nacional. Se virá do nacional ou do estrangeiro, ou se virá de todo, é caso para ficar esclarecido até às 18.00 horas, hora de Verão de Londres, Dublin e Lisboa (e, já agora, do Porto).

No dia 31 de Janeiro, até às 18.00 (nessa altura do ano T.M.G.) voltará a febre.

Ah, uma nota importante: até ao momento temos um saldo positivo de uns € 6 M entre compras e vendas.

Na foto: Alexander Hleb, um jogador em foco nos últimos dias do período de transferências

8 comentários:

Rui Pedro disse...

Quem é o Diego Fucile? E eu a pensar que o gajo da TVI dizia mal o nome do moço...
(Desculpem, mas não resisti...) Um abraço

Alexandre Burmester disse...

Tem razão;-). Foi do adiantado da hora a que o artigo foi escrito!: -) Já corrigi.

Ou, se calhar, fui influenciado por aquela suspeita de barriguinha que o Fucile agora evidencia e que faz lembrar um outro Diego que agora se faz passar por treinador.;-)

Daniel Gonçalves disse...

Ainda faltam umas horas para as 24, portanto ainda estou à espera de alguma comunicação do Porto a anunciar a contratação de um jogador, avançado, o Kleber ou outro qualquer, porque vamos precisar de mais alguém para o ataque. Senão mais valia ter ficado o Farias, já estou a imaginar a ira de alguns leitores a ler o nome daquele jogador, mas a verdade é que ele marcava golos e "desbloqueava" jogos difíceis.

Alexandre Burmester disse...

Mas por cá as inscrições fecham à meia-noite ou às 18? Eu sei que não é igual em toda a parte (na Escócia, por exemplo, o fecho é à meia-noite), mas creio que por cá é mesmo às 18.00

Daniel Gonçalves disse...

Sinceramente não sei se é às 18 ou às 24, quando falam em dia 31 assumo que é às 24 horas do mesmo, mas pode ser à hora institucional/de trabalho ou seja, as 18, agora estou baralhado, mas é provável que o Alexandre tenha razão. Fiquei na dúvida das 24, porque lembro-me de anos anteriores os clubes enviarem os faxes durante a noite para a inscrição de jogadores.

Daniel Gonçalves disse...

Ouvi agora no noticiário da TVI que o fecho das transferências é às 24:00, ou às 0:00, portanto esperemos, podem surgir surpresas.

Alexandre Burmester disse...

Obrigado, Daniel. Pode ser que ainda chegue um p-d-l.

meirelesportuense disse...

Segundo o "maisfutebol", Miguel Lopes foi para o Bétis e Tomás Costa para o Cluij...A serem verdadeiras estas informações -só amanhã se confirmarão-, são duas boas soluções na gestão do plantel.