terça-feira, 17 de agosto de 2010

Deixem vir a mim as crianças

Na recente entrevista de PdC ao Expresso:

Já é avô? Já 
(...) 
Já os trouxe ao estádio? Não porque o mais velho tem 11 anos, a rapariga quatro e só podem vir para a tribuna quando tiverem 16 anos. Não vou abrir excepções.

E eu que pensava que já nada se surpreendia nesta indústria do futebol. Na tribuna do estádio do Dragão só podem entrar maiores de 16 anos? Os VIP's não podem ser incomodados? Ou têm medo que os menores que ponham a beber champanhe e a fumar charutos? À beira disto os espectadores das pipocas são uma bênção.

Sendo certo que nas bancadas do povo, as restrições não chegam as estas absurdidades, longe vão os tempos em que os filhos acompanhavam os pais ao futebol - um sócio menor, hoje em dia, paga 8 a 20 ou 25 euros para acompanhar o pai, o tio ou o avô. Quem começou a ir às Antas há 20, 30, 40 ou 50 anos sabe bem daquilo que falo, a alegria que era ir de mão dada com o pai em direcção às Antas.

E quando um dos patrocinadores da liga, a Zon, e um dos principais patrocinadores dos 3 grandes a MEO, fazem campanhas a promover o futebol na TV, quando a SportTv "marca" a jornada de 6ª e 2ª e a horas tardias, às vezes dá-me a ideia que não querem mesmo espectadores nos estádios.

Continuem com estas restrições, continuem a dificultar a ida das famílias ao futebol e daqui a uns anos queixem-se.

30 comentários:

José Correia disse...

Eu sou do tempo em que havia uns miúdos à porta do estádio das Antas e que nos pediam: "Ó senhor, leve-me consigo".

Outros tempos, que recordo com saudade (estou a ficar um lamechas...)

Daniel Gonçalves disse...

Com todo o respeito pelo João Saraiva, este post era desnecessário, como afirmou o Pedro as regras não permitem a entrada de crianças na tribuna VIP, e isto não é só no nosso clube. De certeza que os netos do PDC já foram ao estádio, mas não à tribuna VIP, na entrevista PDC ter-se-à explicado mal.

DragoesJuntos disse...

Realmente o João Saraiva hoje tirou o dia....XIÇA!!!

Mario disse...

Eu sou do tempo em que era mesmo uma dessas crianças. A felicidade de "arranjar" alguém que nos levasse era tanta que nem consigo descrever. Bons tempos. Hoje já sou pai e ainda não consegui conciliar os horários dos jogos pra levar os meninos.

Homem Aranhão disse...

Ó João Saraiva, a Tribuna VIP é para pessoas crescidas.

meirelesportuense disse...

Realmente estes três post's do amigo João saraiva tem um traço comum: -Uma tentativa de ensaboadela de Jorge Nuno Pinto da Costa!...Eu diria que o CorreiodaManhã não faria melhor.
Então, quem determina, quem entra ou não entra na Tribuna, é o Presidente do Clube?...Quem considera, que um determinado valor para a aquisição de um atleta é ou não aceitável, também é o Presidente?...Quem decide o ordenado do Presidente é também o Presidente?...Não creio!...Para quem como eu -sendo crítico mas construtivo- é qualquer coisa de surpreendente, nem quis comentar -especialmente depois de um fim-de-semana tão positivo-, mas obriguei-me a fazê-lo a partir do momento em que percebi que o autor era o mesmo.
Sinceramente...

Unknown disse...

Eu acho que o João Saraiva, que deve ter um trauma com o PC, dedicou o dia a falar de coisas inúteis.

Não, não tenho nenhum trauma com PdC. Tinha uma admiração enorme por ele, e não tenho problema nenhum em reconhecer, que nos últimos anos esmoreceu.

E não, não dediquei o dia. O dia passei-o a trabalhar para ver se tenho dinheiro para pagar os impostos. Os artigos foram escritos no domingo e foram agendados para hoje (e já segue a explicação porque foram 3). Mas pelos vistos, tu passaste o dia a comentar coisas inúteis, não consegues arranjar nada mais útil para fazer? E se não queres ler coisas inúteis tens bom remédio, ninguém te obriga a ler o blog.

Talvez queira fazer um post sobre as regras de conduta de um estádio chamado Old Trafford. Duvido, mas duvido que as conheça, e aos casos que podem valer expulsão em pleno jogo. Depois venha-me falar de restrições ás familias....

Não, não quero. E sim, não conheço as regras de Old Trafford, como não conhecia até ler na entrevista esta regra no Dragão. Mas o que é o cú tem que ver com as calças?

Neste artigo só parti de uma frase de PdC, para realçar aquilo que são, hoje em dia e em Portugal, as restrições nos estádios de futebol e que não permitem que as famílias vão juntas ao futebol. Em que, a própria entidade máxima do clube - neste caso o presidente, ainda não levou os netos ao futebol porque na tribuna não são permitidos menores de 16 anos. Eu acho esta restrição absurda, porque não me revejo neste tipo de restrições - mas neste artigo isto é o menos importante. Mas não posso deixar de sublinhar que prefiro uma criança entusiasmada por ir ao futebol, por ver os seus ídolos em campo, que vibra com o jogo, ... do que VIPs que receberam o convite porque têm um primo na PT, na revigrés, ... e que vão para um jogo de futebol como quem vai para um cinema.

Outros não levam os filhos ou os netos, por causa dos preços e das horas impróprias - nomeadamente para quem é de fora do Porto, conheço quem queria levar o filho pela 1ª vez ao Dragão no próximo domingo, mas quando soube que o jogo era às 20:15, ou seja a acabar lá para as 23:00, com mais uma viagem de hora e meia a duas horas, e que teria de pagar no mínimo 30 euros, desistiu.

O futebol tem de arranjar forma de cativar as pessoas a irem aos estádios em vez de ficarem em casa a ver a Zon ou a Meo.

Este artigo é só sobre isto. Quero lá saber de Old Trafford, quero é que em Portugal e em particular no Dragão se criem condições para que mais pessoas possam ir ao futebol, e que nomeadamente se criem condições para que mais crianças acompanhem pais e avós.

E por isto é que separei os meus comentários à entrevista de PdC em três artigos, para tentar que não se juntasse tudo num bolo, e que se discutissem os assuntos per si. Mas como o nome Pinto da Costa, tem efeito hipnótico em muita gente, infelizmente a discussão é coisa impossível. Quem percebeu, percebeu, quem não percebeu, ...

meirelesportuense disse...

Olhem, quem esteve, esta noite, muito bem e sem dificuldades cognitivas, foi o nosso comentador no Trio, Miguel Guedes...Muita classe, desmontou completamente o Vasconcelos, fez uma verdadeira dissecação, com pinças!...Grande intervenção.
-O Rui Oliveira e Costa também gostou.
Quem me parece ter gostado menos, foi o Hugo...E o Vasconcelos. -Porque é que este apresentador, que até mora no Porto, gosta tanto de dar a mão ao APV?...Sinceramente.

Pedro disse...

Só um aparte, vai haver uma analise a coisas ditas na entrevista que sejam positivas?

É que isto parece o lápis azul... risca-se o que não interessa, releva-se o que interessa.

Ps: As tais regras de Old Trafford incluem "convidar a sair" miudos/gaudos barulhentos ou problemáticos, ou que se levantem em demasia.
Já em Liverpool 2 áreas do estádio são vedadas a menores de 12 anos. Isto sim é uma ode ao desporto de familia...

Pedro disse...

"e em particular no Dragão se criem condições para que mais pessoas possam ir ao futebol, e que nomeadamente se criem condições para que mais crianças acompanhem pais e avós"

- Desculpe lá... mas o senhor vai ao Dragão?? Eu vou ás Antas/Dragão desde os 6 anos de idade. Tenho 0 queixas. Confesso que alguns vidrinhos de cheiro se queixam de tudo e mais alguma coisa... E ainda há aqueles que dizem "há e tal os miudos entravam de borla". Quer dizer no tempo da pedra lascada é que era tudo bom! Peço desculpa, mas quem vai ver o jogo paga, com raras excepções, campanhas, convites, concursos, dias especificos.

Isto sim são dificuldades cognitivas. Percebeu, percebeu... não percebeu...

Pedro disse...

E se não queres ler coisas inúteis tens bom remédio, ninguém te obriga a ler o blog

É demasiado dificil rebater tal argumento do autor do post. Se não queres respostas inúteis e criticas... não as leias.

Catarina Pereira disse...

Estive para responder pelas 20horas e nessa altura isto tinha mais respostas. Algumas delas com ideias interessantes.

Aqui vai a minha perspectiva:

1- Não acredito que o Dragão não inspire confiança.
2- A tribuna em quase todos os estádios europeus têm regras muito rigidas, pergunto-me se isso foi considerado?
3- Fazendo parte do universo feminino nunca me senti inibida de ir ao estádio ou levar o meu irmão mais novo que tem 9 anos de idade.
4- Não entendo esta última reacção do João Saraiva. Li com muita atenção os seus 2 posts anteriores, que continham perguntas relevantes. Discordo de algumas delas, mas a discussão é importante. Mas este artigo de facto não é bem conseguido, e pela forma que foi escrito dá uma ideia se calhar errada de vendetta pessoal. Peço desculpa mas o seu texto não faz sentido, nem é justo. Além de que contextualiza mal o sentido da entrevista, e é sabido que os netos de PC se deslocam regularmente ao estádio do Dragão. Estão na bancada central, abaixo da tribuna.

Cumprimentos,

José Rodrigues disse...

Parece-me que o João aborda aqui assuntos distintos, que só estão ligados de forma bastante ténue.

Quanto à não admissão de miúdos na tribuna VIP, presumo que tal aconteça porque ter miúdos naquela zona é um incómodo / chatice para os VIPs, há q chamar os bois pelo nome. No entanto pode-se não gostar mas parece-me uma coisa perfeitamente aceitável até porque temos o resto inteiro do estádio onde eles podem ir – não é por aqui q não temos em geral mais miúdos no estádio.

Quanto ao ponto específico do PdC não levar para lá os netos, sinceramente até fico satisfeito q assim seja. E isso porque não gosto q PdC misture a vida privada com o clube; acho portanto muito bem q não leve para lá a família (mulher ou namorada incluídos, já agora). Eu também não ando com a minha família ao meu lado quando estou a trabalhar, e quando o PdC está a assistir a um jogo na tribuna VIP está em funções oficiais ou no mínimo oficiosas (tal como por ex quando leva a equipa de futebol a ver o Papa, já agora). Ele q lhes arranje bilhetes de borla noutro sítio no estádio à vontade, mas ao lado dele, não.

Quanto ao ponto do preço dos bilhetes para miúdos e aos horários dos jogos, concordo a 100% com o João. Acho q se podia fazer muito mais nesses pontos de forma a incentivar os miúdos a ir ao estádio, e já agora os adeptos em geral.

AFC disse...

Dois comentários:

1. O Expresso deve estar armado em Correio da Manhã ou 24 Horas, se não expliquem-me qual é a relevância do homem ser avô. Enfim Pinto da Costa teria respondido melhor assim: "próxima pergunta sff".

2. "quando a SportTv "marca" a jornada de 6ª e 2ª e a horas tardias": para mim esta é uma questão importantissima. Tenho várias dúvidas sobre esta matéria e uma saudade de jogos às 16h/17h da tarde. Será que os clubes portugueses aguentam sem as receitas das transmissões televisivas? Parece-me que não. Será que o FCP beneficia de uma confrontação com o monopolista dos direitos telivisivos e detentor de vários órgãos de comunicação social? Creio que não, mas gostava muito que um dia isso acontecesse.

HULK 11M disse...

Catarina: "Além de que contextualiza mal o sentido da entrevista, e é sabido que os netos de PC se deslocam regularmente ao estádio do Dragão."

Pois para mim o problema dessa entrevista de PdC e de quase todas as outras declarações dele nestes últimos anos tem sido esse. Longe vão os tempos em que nós, portistas, deliravamos com as entrevistas do nosso Presidente, que colocavam os cabelos em pé a toda a concorrência e não só!
E sempre usando uma ironia super inteligente que até essa mesma concorrencia admirava!
Enfim... sinal dos tempos???

miguel disse...

Eu fui daqueles que sentia uma alegria enorme ir de mão dada com o meu pai ao futebol aos domingos á tarde, depois com 12 anos comecei a ir com os meus amigos muitas vezes entravamos de borla, ou entravamos com pais de outros amigos, o futebol era uma festa.
Quanto à proibição de entrada na tribuna VIP a menores de 16 anos eu até entendo, dado ao tipo de pessoas que costumam frequentar essa zona, poderia comprometer a boa formação das nossas criancinhas..........lembram-se da Carolina Salgado........

Anónimo disse...

O que eu acho mais curioso nos comentários a este artigo do João é que há, pelos vitos, muito quem o interprete como sendo uma crítica ao severo avô PC que - não há direito! - não leva os netos à bola, quando qualquer leitor atento perceberá que o João lamenta as dificuldades que hoje em dia existem para as crianças irem ao futebol, nem sequer sendo PC o principal tema do artigo.

Ser-se criticado por quem discorda de nós é normal, mas sê-lo por quem não sabe ler o que escrevemos é fastidioso.

Anónimo disse...

Pedro disse: "Ps: As tais regras de Old Trafford incluem "convidar a sair" miudos/gaudos barulhentos ou problemáticos, ou que se levantem em demasia.
Já em Liverpool 2 áreas do estádio são vedadas a menores de 12 anos. Isto sim é uma ode ao desporto de familia..."

As "regras de Old Trafford" são basicamente regras de Inglaterra. Muita gente por lá se queixa de certos exageros nelas contidas, mas o contexto e génese dessas regras foi o hoologanismo, o que por cá se ignora. A severidade de certas medidas nos estádios ingleses tem como objectivo não dar o mínimo pretexto à criação de "confusão" entre os adeptos.

Anónimo disse...

Lapsus calami: "hooliganismo", claro.

Anónimo disse...

Pedro: «Lamentável, continua também a ser o "apagamento" de mensagens com visão contrária aos posts.

Revela falta de coragem e decência. Um sinal do caminho hipocrita que o blog tem seguido. Quando se critica é se criticado. E a ausência de linguagem imprópria nas mensagens apagadas revela o caracter de quem as apaga.

Se querem um amen perpétuo... então retirem a funcionalidade de comentários.»

Você nem merecia resposta, mas aqui vai, quanto mais não seja para benfício do resto dos leitores:

Nem um único comentário foi algum dia apagado neste blogue por simplesmente conter críticas a artigos nele publicados. Todos os comentários eliminados o foram por conterem grosserias e/ ou ofensas.

E assim continuará a ser.

Quem não gostar, que se queixe à ERC.

José Rodrigues disse...

Pedro disse: “Lamentável, continua também a ser o "apagamento" de mensagens com visão contrária aos posts. Revela falta de coragem e decência. Um sinal do caminho hipocrita que o blog tem seguido.”

Aqui toda a gente está à vontade para opinar SOBRE OS ASSUNTOS EM DISCUSSÃO NO ARTIGO, seja essa opinião qual for (i.e. se acham q o PdC devia ganhar ainda mais, se acham q os putos deviam ser totalmente proibidos de entrar no estádio, se acham q as contratações são todas excelentes, se acham q os dirigentes são todos excelentes e nunca erram ou vice-versa, etc etc - conforme o assunto respectivo tocado no artigo). Para isso estão plenamente à vontade, e nunca houve um ÚNICO comentário nesse sentido q não tivesse sido publicado.

O q não traz qq valor acrescentado e não é admissível é posts *sistemáticos* em q não se opina de todo sobre o assunto em questão, mas sim entra-se em ataques pessoais e ofensivos aos autores do blog ou aos comentadores (como já agora, este comentário do “Pedro” q por acaso até foi publicado, no seguimento de muitos do género). Um ou outro pontual ainda vá q não vá, mas por sistema NÃO.

Se querem fazer sugestões, pedir esclarecimentos ou simplesmente desabafar, estejam à vontade para enviar um email para reflexao.portista@gmail.com (ou no caso de um ou outro eventual leitor tb podem desabafar, sei lá, em fóruns ou... num “Labaredas” por exemplo; para bom entendedor meia palavra basta).

O q não vamos tolerar é q a caixa de comentários se torne um autêntico muro de lamentações (ou elogios, já agora) em q temos ZERO opiniões, argumentos e contra-argumentos sobre o assunto específico abordado no artigo (e volto a lembrar, a caixa existe precisamente para fomentar este último tipo de discussão). Para isso mais valia acabar com a caixa de comentários, mas felizmente já foi aqui demonstrado que esta pode ser uma grande mais-valia QUANDO se trocam argumentos e contra-argumentos sobre o assunto em discussão de uma forma civilizada e enriquecedora. Até hoje temos utilizado um critério largo, mas está visto que terá q ser apertado e aplicado à letra.

Para terminar: este tema não terá aqui qualquer seguimento, seja em q sentido fôr (ver parágrafo anterior), por isso qualquer comentário sobre este assunto não será publicado - como disse, estejam à vontade para enviar-nos um email se isto é assunto q por alguma razão vos desperte grandes paixões, seja em q sentido fôr. Obrigado pela colaboração.

Unknown disse...

Pedro disse:

E ainda há aqueles que dizem "há e tal os miudos entravam de borla". Quer dizer no tempo da pedra lascada é que era tudo bom! Peço desculpa, mas quem vai ver o jogo paga, com raras excepções, campanhas, convites, concursos, dias especificos.

Criar-se condições para que condições para que mais crianças acompanhem pais e avós, não é minimamente sinónimo de borlas.

Quem vai às Antas desde os 6 anos, sabe certamente que na passagem para o Dragão desapareceram os bilhetes para sócios menores e já agora também os de sócio-reformado.

Da mesma forma que aquando da passagem do futebol da FPF para a Liga, desapareceu o bilhete de cartão jovem.

Criar-se condições para que mais crianças acompanhem pais e avós, é por exemplo voltarem os bilhetes para sócio menor e haver flexibilidade para que os pais ou avós possam trocar por um jogo o seu lugar anual.
Sim, há sempre o problema de um adulto comprar o bilhete para o filho, deixá-lo em casa e entrar com o bilhete (mais barato) do filho. Obviamente que há sempre esse risco, mas também há formas de os minorar.

Criar-se condições é por exemplo permitir que num jogo da taça um sócio com lugar anual possa comprar bilhete para outra zona do estádio.

Há muita coisa que se pode fazer para promover a ida ao futebol, sejam específicas do Dragão sejam mais aplicáveis a todo o futebol português, sem entrar em borlas.

Obviamente que num estádio com taxa de ocupação a 100% ou perto disso, as preocupações são outras.

Miguel Magalhães disse...

Alguns comentários/opiniões:

1. A entrevista do PdC é péssima, de qualidade muito inferior ao que era o estilo dele nos anos "áureos". Vazia, não diz nada de novo e quando procura ter piada ou ser cínico, fica-se sem se perceber se está a brincar ou a falar a sério e se está a falar para os adeptos do Porto ou para a plateia anti-Porto

2. Tal como alguém que por aqui escreveu, eu também vou às Antas/Dragão bem antes dos 6 anos, com o meu pai e a minha avó. Vi todos os títulos do pós-25 de Abril ao vivo e a cores, ao sol ou à chuva e, regra geral a horas decentes. Lembro-me dos tempos em que se almoçava ao domigo à pressa para ir para a bola, em que se chegava 2 horas antes do começo do jogo, dos tempos em que se via os jogos em pé, à chuva e com a goteira do guarda-chuva do parceiro de trás a escorrer pelas nossas costas abaixo. E lembro-me de se rebaixar o relvado das Antas para aumentar a lotação de 70 mil para 90 mil espectadores!!
Agora, temos um estádio fantástico, chegamos 5 minutos antes, nunca apanhamos chuva, etc, etc.
Vou ver os jogos no Dragão desde que esteja no Porto, o que acontece quase sempre. Tenho 3 filhos entre os 12 e os 6 anos, todos sócios desde o dia em que nasceram e com um lugar anual para ser utilizado por eles à vez cada um.
Pois, apesar de tudo isto, eu com 12 anos tinha visto muito mais jogos nas Antas do que eles todos juntos viram até hoje nas Antas/Dragão.
E porquê? experimentem ir a casa a correr buscar os miúdos para um jogo à 2ª ou à 6ª às 20h00 ou para um jogo ao domingo à noite às 21h15.
Continuem a vender o jogo aos horários televisivos e matam o público ao vivo a médio prazo.

José Rodrigues disse...

Bem, no cômputo geral eu achei a entrevista interessante, mas a qualificá-la diria q foi "mais ou menos".

Uma coisa é certa, o estilo muito "witty" continua lá, há uma ou outra "pérola".

Novidades só em fait-divers (já agora gostei da novidade do telefonema do Mourinho após a vitória na LC); nada q viesse dar um alento extra para os adeptos.

No q diz respeito ao Pito Dourado teve saídas excelentes (gostei das bocas ao H Loureiro) - se bem q ou é de mim ou contradisse-se um bocadinho na questão da visita do A Duarte a sua casa vs o q tinha dito antes - mas em outras coisas esteve mal ou assim-assim.

Na explicação para a demissão de Jesualdo não esteve bem ("saiu pq já não estava a ser capaz de empolgar os sócios”): mas afinal o clube agora é gerido de fora para dentro, é isso?? Acho q devia ter dito muito simplesmente q não atingiu os objectivos propostos... Mas de uma ou de outra forma ficou por explicar pq é renovou o contrato com ele por 2 anos e não 1, um ano antes (até pq não me parece de todo q na altura da renovação os adeptos estivessem "extremamente empolgados" com o Jesualdo...).

Na questão do salário esteve muito mal. A intenção podia não ter sido essa, mas o q ele disse e como disse foi basicamente uma grande falta de sensibilidade para quem tem dificuldades financeiras (= a maioria dos adeptos). Disso já aqui falamos, nada a acrescentar.

Não gostei de vê-lo a defender o Pidá, dizendo q é "muito boa pessoa" e q "só Deus sabe se é culpado". A não ser q ele saiba os pormenores das provas (ou ausência delas) q a acusação tem sobre o Pidá, acho q devia ter sido muito mais reservado neste assunto.

Tb não gostei de vê-lo a menosprezar as esperas dos ultras a treinadores (Co), dizendo q "acontece em todo o lado", como se o q aconteceu não fosse nada de mais. Q elogie os ultras pelo apoio nos estádios acho muito bem, mas devia tb ter dito q essas tais esperas não são admissíveis.

Falou (e bem) muito de leve sobre a arbitragem, podia ter sido muito mais contundente nisso. Aliás, no cômputo geral pareceu-me uma entrevista muito mais à defesa do q outra coisa, gostava de tê-lo visto a defender-se menos e a atacar mais (o slm e arbitragens).

Finalmente, como de costume foi muito vago na questão da sua saída ou sucessão (tb não esperava outra coisa, diga-se de passagem). "se houver alguém para continuar o projecto pode ser q pense em sair [...] "... bem, o q é isso do "projecto" ao certo? Qual é o critério para determinar se um candidato qualquer está na linha de "continuar o projecto" ou não, aos olhos dele?

Ficamos sem resposta, mas sinceramente parece-me q o PdC vai escolher o seu candidato preferido primeiro e só depois é q define (retroactivamente) o tal critério...

Anónimo disse...

Sim, José Rodrigues, essa parte da defesa de um assassino condenado em tribunal é lá com ele mas não lhe ficou nada bem, tal como a contemporização com alguns actos mais selváticos das claques (por falar nisso: alguém chegou a ir a tribunal por causa dessa cena com o Adriaanse? Se calhar também eram todos muito boas pessoas). E como é que o PC conhece assim tão bem o tal Pidá para dizer que ele é "muito boa pessoa"?

JOSE LIMA disse...

Gostava de saber quantos dos "autores" deste blogue estiveram, como eu, sentados no saibro do velhinho Campo das Covas em Torres Vedras a assistir à tentativa do maior roubo de que há memória do futebol português e, a aguardar que o sr. Inocêncio Calabote se dignasse terminar o jogo Benfica X Cuf.
Se, só lá estiveram 2 ou 3, dos que aqui costumam criticar o nosso Clube, é melhor desistirem. Não sabem nada sobre o Futebol Clube do Porto.
PS - O Senhor Pinto da Costa esteve lá.

Unknown disse...

«Oh senhor, deixe-me entrar consigo!», e lá ia, os putos não pagavam e os adultos podiam entrar com um acompanhante. Não havia stewarts nem pipocas e assim vi eu muitos jogos nas antas, incluindo míticas noites europeias.

É verdade que perdeu um pouco da piada que tinha, mas o pessoal aqui anda muito embirrento!

Jorge Mota disse...

Ha o Cidadao Jorge Nuno e ha o Presidente Jorge Nuno..

Se o cidadao quer defender homicidas bandalhos shame on him mas n passa disso..

Qto as criancinhas acho mto bem.A culpa das criancinhas fazerem barulho e xiqueiro n e delas,e dos pais delas.Ha o recreio e ha as tribunas..

Anónimo disse...

Não há nada disso, são a mesma pessoa, mas mesmo que houvesse, quem deu esta entrevista ao Expresso foi o Presidente. O cidadão PC ninguém o conhece. Como não queres criticar o gajo para não "deleitar os mouros", recorres a essa divisão.

Jorge Mota disse...

David, anda feito cao de fila com o «user» Jorge Mota??!!

Esta a castrar a minha vertente opinativa.

Se eu acho q e diferente e pq eu acho q e diferente.

Ja agora..

(sim sim,pertenco a essa vil horda chamada «optimistas»)