domingo, 29 de agosto de 2010

Em directo no site oficial


Na véspera do FC Porto x Genk...
«Os adeptos do FC Porto que não puderem marcar presença no Estádio do Dragão para assistir ao jogo de amanhã com o Genk, poderão acompanhar as incidências da segunda mão dos «play offs» da UEFA Europa League em directo no site oficial. Não perca as emoções online!»
in site oficial, 25/08/2010


No dia seguinte ao jogo...
«Sem transmissão televisiva, os adeptos do FC Porto que não foram ao Dragão tentaram seguir tudo no site oficial do clube, que disponibilizava as imagens. Mas, segundo informações fornecidas pelos portistas, houve uma sobrecarga do sistema por causa dos quase cem mil acessos, facto que dificultou o acompanhamento com a qualidade e velocidade desejadas. Esta época, depois de já o terem experimentado na apresentação oficial da equipa, é a segunda vez que o FC Porto ensaia a transmissão de um jogo na internet, através da página oficial do clube, compensando o facto de não haver o directo televisivo.»
in ojogo.pt, 27/08/2010


Em finais de Julho, aquando da apresentação oficial da equipa, a tentativa de transmissão através do site já não tinha corrido lá muito bem, com a explicação, pouco aceitável, de que "devido a tanto tráfego registaram-se alguns problemas, sobretudo para quem se registou mais tarde".
Um mês depois os problemas técnicos repetiram-se e a desculpa voltou a ser a mesma: o número elevado de acessos. Ora, este tipo de "explicação" deixa-me perplexo. Mas então incentiva-se os sócios e adeptos, que não puderem/quiserem ir ao estádio, a assistir à transmissão no site oficial - Não perca as emoções online! - e depois não se criam as condições para que essa transmissão tenha a fiabilidade e qualidade mínima indispensáveis?

Tudo indica que a culpa desta situação é da Sportinveste Multimédia, entidade que desde 2002 gere o site oficial do FC Porto, mas se assim for compete aos dirigentes do FC Porto exigir-lhes responsabilidades. Aliás, à Sportinveste não deve interessar que estas transmissões online tenham grande sucesso porque, de certa maneira, são (seriam) um canal alternativo à SportTv.
Como há males que vêm por bem, espero que estes problemas, aparentemente "insolúveis", contribuam para acelerar o projecto de um canal FC Porto (a Dragões TV).

Quanto aos jogos da fase de grupos da Liga Europa, a SIC já tinha comprado os direitos televisivos (à UEFA), o que significa que desta vez não se irá repetir o que aconteceu em 2002/03, em que só uma escassa minoria dos adeptos portistas puderam assistir aos jogos da caminhada triunfal do FC Porto até Sevilha.

Nota: Os destaques a negrito são da minha responsabilidade.

17 comentários:

meirelesportuense disse...

Estive a ver o jogo via site do FCPorto sem grandes problemas até ao minuto 78/79, altura em que houve actualização e uma quebra de sinal...A partir daí nunca mais.
Já anteriormente a este jogo o tinha tentado e não conseguira.
Há uma notória incapacidade de resposta do site a uma procura mais intensa.E como já antes dissera, acredito que se a entidade que gere as transmissões televisivas, for a mesma que gere o site do Porto, então a garantia de um bom serviço prestado em Internet, é no máximo, muito reduzida...

Alexandre Burmester disse...

José Correia,

Posso estar a fazer confusão, mas tinha a ideia de que o único jogo da Taça UEFA nas Antas em 2002/03 que não foi transmitido foi a meia-final com a Lazio. Confirmas?

Jorge Mota disse...

Q comprem 1 servidor maior/melhor-ridiculo

Vi o jogo em 2 outros streams sem qqs problema

Amadorismo

Na UEFA fui ver todos jogos as Antas mas lembro me q o Porto-Lazio deu em diferido final jogo

Despachem se la com o canal!Mas metam no na ZON!!!

Pedro disse...

@Alexandre Burmester,

Eu pelo menos tenho ideia que o jogo com o Panathinaikos também não foi, e também não me recordo de ver o Lens e os polacos. Tenho ideia que ouvi relatos desses jogos...

Quanto ao site.. bem isso dava um post isolado. Desde quem o fez, passando pela qualidade técnica, às desculpas do servidor... desculpem mas isso é treta. Quem conhece a infraestrutura que suporta o site e os videos em directo sabe perfeitamente que a largura de banda podia ser duplicada sem grandes problemas. Parece-me muito mais desinteresse em ter muita gente a ver pelo site.

Alexandre Burmester disse...

Pedro,

Como vi os jogos todos nas Antas é-me difícil recordar quais os que deram ou não na tv.

Penso que essas não-transmissões nessa época tiveram como uma das causas o facto de o Boavista - também em prova, como se recordarão - ter negociado os seus jogos por valores para nós ridículos e que as tvs nos queriam impingir. O Porto não cedeu e acho que fez bem.

joao abel calais disse...

Caríssimos
Já em post anterior,deixei o m/desabafo(sentido),com esta merda toda, deste folclore ,que tem sido este ano: "as emoções on-line"!As TRÊS TENTATIVAS para ver o FCP,no site oficial,tiveram da parte do sapo verdoso e repelente,a mesma resposta: "De momento, não é possível aceder ao directo.Tente mais tarde:". Se este sapo manhoso,tivesse o mesmo "comportamento" com as gajas que leva p´rá cama( e dela sai),alardeando (elas e o sapo)um sorriso-"malino" de "dever" cumprido - como a publicidade de há uns tempos, nos fazia crer- estaríamos certamente, a salvo,de todo este imbróglio que tem sido mantido e que já toma foros de gozação na ...concorrência.
Um desaforo, a que a SAD -URGENTEMENTE!-tem de pôr cobro.
BFDS e FORÇA PORTO (em Vila do CONDE)
João Carreira

HULK 11M disse...

Nenhum jogo foi transmitido. O único que iria ser transmitido mas, que acabou por não o ser, foi o da meia final em Roma com a Lazio porque à ultima hora aconteceu o rebentar duma guerra qualquer e a RTP decidiu cancelar a transmissão. O jogo acabou por passar num canal secundário da RTP sem qualquer aviso.... Apanhei-o por mero acaso.

Aliás, nessa época, a claque "não oficial" do SLBosta desfraldava uma tarja nos estádios que dizia: "os jogos da Taça UEFA que ninguém vendam-nos à NTV"!!!

José Correia disse...

Alexandre, eu fui um dos privilegiados que pôde ver toda a caminhada do FC Porto até Sevilha - vi os jogos em casa nas Antas.
Contudo, se bem me lembro, nenhum desses jogos teve transmissão televisiva em directo.

Santiago Salas disse...

A propósito do "CONSEGUES OUVIR?" que está na imagem deste artigo, e completamente fora deste assunto, conseguiram ouvir e perceber a maneira como o treinador do vitoria de setubal, manuel fernandes, falou antes e depois do jogo de ontem contra o merdifica?
Antes do jogo ele já agourava a sua equipa e exaltava o adversário, embora de uma maneira "mansinha", como só poderia ser, depois do jogo notava-se uma satisfação na sua cara quando falava da vitória do merdifica e do rei dos frangos que entretanto é tratado como um preso politico libertado(tipo Paulo Pedroso).

Se calhar até tem este meu assunto a ver com o artigo. Porque dentro deste assunto posso também perguntar; Já repararam como a imprensa nacional, principalmente os canais de televisão, tomaram este assunto do rei dos frangos como se fosse um assunto de interesse nacional?
Ontem a rtp1 vai para intervalo do telejornal e (inconscientemente) mudo para a sic que por coincidência estava a voltar de intervalo e vejo ULTIMA HORA, pensei logo que seria algo do género grande incêndio numa terra qualquer está a "consumir" habitações, ou, Sócrates demite-se e vamos ter eleições antecipadas, ou até mesmo, Paulo Portas casou-se este fim de semana com Marcelo Rebelo de Sousa e o padrinho era Passos Coelho, mas não a ULTIMA HORA era roberto fica no banco e julinho entra para o substituir.
Sei bem que deste canal não é de estranhar tal comportamento mas mostra bem a máquina de propaganda gratuita que eles têm e que dificilmente o FC Porto alguma vez terá.
Ou talvez não... quem sabe?
Não queria nada um canal "fanático" como é a sic (ou merdifica2 tv como também pode ser denominada) mas realmente gostava que o FC Porto pusesse os olhos em todos nós Portistas que constantemente pedimos melhor politica de comunicação e sobretudo mais inteligência na maneira como se lida com certos grupos empresariais.

Daniel Gonçalves disse...

Relativamente aos jogos do Porto da Taça UEFA em 2002/2003, alguns deram na TV, mas os jogos no estrangeiro, lembro-me de ver o Panathinaikos-Porto em directo no canal 2 (?) da RTP, o jogo em Viena contra o Rapid também, o jogo do Lens também acho que sim. Na meia final deu em diferido o jogo contra a Lazio, pois eu cheguei a casa do estádio e estava a dar na RTP, a 2º mão também deu, pois estava a dar na RTP o Boavista no Bessa contra o Celtic e o Porto em Roma simultaneamente.

Rui disse...

Eu por acaso vi o jogo no Site sem problemas de maior, apenas encravou ao minuto penso que 80, voltei a clicar para iniciar e iniciou sem qualquer problema.

Mas transmitir jogos pela net, não é facil, basta acompanharem qualquer jogo por essa Europa fora que vão ver que todos dão pequenos problemas, e geralmente tem atraso de alguns minutos em relação ao tempo real.

Sendo que não se pode vender os jogos por tostões e não existindo uma Tv própria parece-me a única solução viável para os adeptos poderem ver os jogos que as Tvs não querem passar.

Quanto aos jogos da Taça UEFA de 2003, em directo só me lembro dos jogos da Lázio em Roma, os 2 jogos com o Panathinailkos e o jogo fora com o Autria de Viena.

E claro a final.

Filipe Costa Pinto disse...

A transmissão pela internet, com qualidade, implica servidores caros e despesas de manutenção bem elevadas.
Para uma empresa como o FC Porto só se pudesse fazer a transmissão de TODOS os jogos e a cobrar a quem quisesse ver é que poderia ser uma coisa a considerar. Embora que creio que a cobrança não seria nada de muito caro para quem pretendesse tal serviço, nunca justificaria sequer metade do preço de um bilhete.
Porém a velocidade a que se desenvolve a qualidade de ligação de internet e da maneira que cada vez mais se desenvolvem codecs e programas de visualização de streamings de ficheiros de áudio-visuais penso que poderá ser uma realidade dentro de 5 anos. Assim o clube queira e tenha possibilidades legais para o fazer.

Jota disse...

Caro José Correia, se me permite gostaria de lhe deixar a si e a todos os que tiveram problemas em visualizar o encontro desde o minuto 80, para que procedam da seguinte forma:
Depois de acederem à página do site onde vai ser transmitido o encontro, selecionem no endereço e acrecestem um "s" ao http://; assim passarão a ter https:// ou seja entrarão no servidor por outra via. O "s" significa "secure" e é utilizado essencialmente em sites de bancos, ou compras on-line, ou em sites onde existem transferências de informação pessoal e intransmissível, e vem normalmente associado ao simbolo de um cadeado. Ou seja, com este procedimento conseguimos aceder por outro canal ao mesmo servidor, sem estar sujeito ao enagarrafamento do mesmo. Aprendi isto com um amigo, e foi assim que consegui comprar bilhetes para os U2!

Penta disse...

caríssimo,

não posso estar mais de acordo consigo!

esta situação da (ineficiente) gestão do sítio oficial do Clube já cheira (muito) mal.
considero que é tempo de termos um canal próprio - e por muito que atente aos interesses instalados do Oliveirinha.
afianl, se "outros" se dão a res de rasgar contratos, porque é que nós temos sempre que ser os bonzinhos e os santinhos?
é tempo de escrever: BASTA!

saudações PENTAcampeãs!

Tomo I

José Correia disse...

@Joao
Obrigado pela dica, mas eu vi o FC Porto x Genk no estádio do Dragão.

meirelesportuense disse...

Boa João, estamos sempre a aprender...

meirelesportuense disse...

Os comentadores Sportinguistas estavam ontem ufanos pela vitória leonina...Estive a ver o jogo, os dois primeiros golos são ilegais.O primeiro é obtido a partir de um fora de jogo claríssimo do Liedson...O segundo num penaltie inexistente.
Falaram muito de uma bola no poste, o lance é também assente num fora de jogo do Liedson...
O resultado é assim falso!
Sem verificar melhor todas as possíveis incidências destes erros no resultados final, se descontarmos os golos que não deveriam ter sido, hoje leríamos, "um empate por 1-1"...
Mas não, os defensores da "verdade desportiva" fazem tábua rasa dessa ínvia realidade e gritam que o Sporting está no bom caminho...