domingo, 8 de agosto de 2010

Atitude

Para quem assobiou, gritou e protestou no Dragão em demasiados jogos da época passada percebe facilmente a simples diferença que este FC Porto apresentou esta noite em Aveiro. Embora com Sapunaru e Maicon a substituir Fucile e Bruno Alves, o onze apresentado por André Villas-Boas apenas tinha uma novidade e verdadeiro reforço: João Moutinho. Os restantes já eram caras conhecidas e regulares na época passada. Bastou a equipa mudar de atitude (tínhamos obtido um cheirinho no último jogo contra o SLB) para dominar o jogo e levar a 17ª Supertaça com inteira justiça. O FC Porto jogou com «técnica e intensidade» e foi assim uma equipa difícil «de segurar».

Jogar desde o primeiro minuto, não ficando na expectativa ou dando 45 minutos de avanço tem destas coisas. Aos 3 minutos de jogo, após perigosa jogada de Moutinho que Varela não conseguiu concretizar, Rolando abriu o marcador respondendo de cabeça a um canto bem marcado. Não há cá bolas bombeadas para segundo poste: tenso e para a pequena área onde o senhor 8 milhões anda aos papéis.

E a seguir não se voltou costas ao ataque. Procuramos dominar, pressionar, atacar e a colocar o Benfica em sentido. O jogo não foi táctica, não foi 4-3-3 ou 4-4-2, não foram processos assimilados ou por assimilar. Não foi ciência ou estudo, foi atitude à Futebol Clube do Porto: entrar, dominar e jogar para ganhar. Marcamos primeiro e isso deu tranquilidade e confiança à equipa.

Na segunda parte, os portistas geriram a vantagem, desmantelando facilmente qualquer tentativa de pressão benfiquista. E aos 67 minutos Falcão decidiu descansar a sobressaltada comunicação social. Bela abertura de Álvaro Pereira e Varela - um dos melhores em campo - com uma excelente jogada assiste Falcão que marca num estupendo remate. Estava selada o primeiro título de Villas-Boas, o 50º de Pinto da Costa e a 17ª Supertaça Cândido Oliveira do F. C. Porto.

Para quem assistiu ao jogo não supreendeu tanto o resultado, mas sim o facto do SLb ter acabado o jogo com onze jogadores. Ao contrário do que se esperava, a Jabulani não é a grande novidade desta época. A grande inovação para a época 2010/2011 é a possibilidade de um árbitro poder provocar um jogador para advertir com amarelo se este reagir à provocação. Belo!
A carreira de João Ferreira está em nítida ascensão, competindo a grande nível para ultrapassar Bruno Paixão no topo da incompetência e subserviência.

E justiça seja feita aos pessismistas, porque este FC Porto não se viu nem se pressentiu na pré-época. Já percebemos, estava escondido para os jogos a sério. Ainda bem! Resta continuar o trabalho, já que precisamos de melhorar em muitos aspectos e precisamos de alternativas: contamos com James (o Rrrrrraaaamés), Souza, Castro, Ukra e, caso Fucile deixe o clube, um reforço para o lado direito.

37 comentários:

6012 - Azul desde 1971- disse...

Boa análise! Concordo inteiramente. A arbitragem foi vergonhosa. Mas foi mesmo a ATITUDE que venceu este jogo! Pré-época? para o lado que dormi melhor. Venham mais pré épocas assim, que na hora H, o que conta é a eficácia (ironicamente, as palavras do sueco...)
O PORTO É GRANDE, FOI UM GRANDE JOGO!

Orgulhoazulebranco disse...

Quando se joga à PORTO...
tumbas...

nem sei muito mais o que dizer...quando fazem jus ao emblema que carregam ao peito desta forma,qualquer palavra que eu acrescente é inútil.

Foram excelentes do princípio ao fim.Não tremeram,não se intimidaram,não se encolheram,foram para cima deles com uma mistura perfeita de... Coração com Razão :)

joao abel calais disse...

...vi o mesmo. A n/célebre atitude...será essa a fazer a diferença e "mostrar" que nem os gajos de preto nos derrubam.A nível de fpf ,nomear um militar p'ró jogo da supertaça...´foi um gesto ostensivo de agradar aos seis milhões e um acto de "guerra" à N/capacidade de mobilização...Os ataques de barragem vão continuar...estejamos bem atentos.
O facto de termos ganho,não pode fazer-nos esquecer que há (ainda) falhas a nível de plantel,desiqilibrado que está na defesa (centro e lado direito).Urge que se estabilize...O futuro está aí, a começar já na Figueira da Foz...
Vivó FCP!
João Carreira

Jorge disse...

vens quase de encontro à minha crónica na Porta19. foi uma surpresa muito boa, com garra, fibra, vontade de vencer!!!
É ainda muito cedo para tirar conclusões acerca da forma como a época vai decorrer. Há picos de forma diferentes, lesões, castigos, jogadores que ainda vão sair e outros que ainda vão entrar. No entanto, a vitória neste primeiro jogo, particularmente por ser contra a equipa que é, uma equipa forte, dinâmica e aguerrida, que é campeã nacional em título, é um excelente resultado. É a prova que a força, a garra, a vontade de vencer e a inteligência que a equipa mostrou em campo está lá, está dentro dos jogadores. E todas estas qualidades foram trazidas cá para fora pelo treinador, tal como Jesualdo tinha conseguido no jogo do Dragão contra o Benfica no ano passado. É um triunfo moral para Villas-Boas, que já teve de aturar as bocas de muitos imbecis em três curtas semanas. Este resultado serve como bofetada de luva branca e é assim que temos de jogar em todos os jogos, em todos os estádios, se queremos voltar a ser campeões. Villas-Boas começa bem. Tem tudo para o terminar da mesma forma.

um abraço,
Jorge
http://porta19.blogspot.com

Pedro disse...

Muito treino, poucos jogos. Pré época indicada quando se mudam processos, e quando há muita gente nova.

Claro que todos aqueles que durante semanas criticaram os métodos de AVB, as escolhas dos jogos, o deram o exemplo magnifico do SLB a esta hora estarão a tentar perceber como poderão ter errado.

Não foi só uma questão de atitude, há trabalho táctico visivel, há uma nova forma de defender e atacar. E isso consegue-se com muito treino de pré-época.

Mas concerteza alguns autores deste blog falarão destas novas metodologias que lhes fazem tanta confusão... E que lhes fazem acusar os leitores de não darem argumentos.

PS: Esta vitória não garante, nem indica nada para o que resta da época. Mas mostrou aos portistas que é possivel lutar pelo campeonato de igual para igual. Isto se os árbitros forem sérios, e não como este merdas que apitou.

Anónimo disse...

Há dias num comentário meu, falei da classe operária do nosso FCP, que quando precisa não puxa dos galões, antes, veste o fato-macaco e vai à luta! E foi isso que se viu esta noite...
Mas não só, também se viu que "la piovra" está viva e de saúde. Precisamos urgentemente dum "Corrado Cattani" no nosso futebol...

Luis disse...

shame on you! Futebol Clube do Porto sempre!

Luis disse...

Chamem-me trogolita " again", por dizer que a onda negativa era prejudicial ao amado PORTO.
Gente que não tem fé, não vai connosco para a luta.
Cresçam e apareçam!

PORTO Sempre contigo até à morte!

Anónimo disse...

Senhora atitude. Contra tudo e contra todos.

Grande abraço!!!

http://fromporto.blogspot.com

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Não é obsessão e revolta! Hoje, só devíamos estar a falar do ressurgimento do nosso clube, da esperança confirmada da competência do nosso jovem técnico, na sensacional atitude competitiva da equipa, do extraordinário apoio dos nossos adeptos, na vitória irrepreensível sobre o clube da Dona Vitória. Mas há essa figura bélica, travestida de árbitro da escola setubalense do patrono Lucílio, a suscitar este sentimento de indignação que não pode ficar calado. Para além das expulsões perdoadas, fica esse gesto hipócrita de levar a mão à cara de um atleta para, a seguir, punir a sua natural reacção à rejeição do "carinho" do carrasco.
Incompetente!

José Rodrigues disse...

Carago, já não me dava tanto gozo ver uma exibição e vitória do FCP há bastante tempo! Atitude, um Porto mandão e acutilante como já não vi há bastante tempo - e contra um slm na mó de cima.

Nos últimos anos, após um golo aos 3mins (a acontecer) teríamos passado o resto do jogo encostados à defesa na expectativa. Ontem tivémos imensos remates e cruzamentos perigosos cortados in extremis, e isto sem q o adversário conseguisse criar calafrios na nossa defesa. O lugar comum de q "a melhor defesa é o ataque" muitas vezes é verdade!

Vi ontem algumas impressões anteriores confirmadas: do nosso lado, Varela (em condições físicas) é para mim o nosso melhor extremo, como se viu ontem; Rodriguez, se em boa forma, tira lugar a um Hulk q continua bastante guloso e inconsequente; Belluschi foi claramente desaproveitado por JF, fruto da sua falta de flexibilidade táctica; A Pereira é finalmente o def esquerdo q tanto procurámos durantes anos em imensas iterações (ainda mais do q Cissokho). Do lado do slm, R. Amorim é fraco e Roberto um elo fraco; e Ramires vai fazer-lhes falta.

Quanto à arbitragem, no plano disciplinar foi uma vergonha total, mas assim até dá mais gosto.

Concluindo, uma vitória e exibição extremamente saborosa que, sem entrar em quaisquer euforias, deixa indicações positivas para o resto da época. AVB passou este primeiro teste a sério com distinção, o q é um bom auspício.

Anónimo disse...

Grande vitória carago e grande exibição, com pressão sobre o adversário e procura do domínio do jogo, coisas de que há alguns anos andávamos afastados. Varela o maior, logo seguido de Belluschi. O slb devia ter chegado ao fom com 7 ou 8. Vergonhosa a tolerância do oficial do exército ontem destacado para arbitrar o jogo.

É lamentável que alguns talibans/trogloditas venham para aqui atacar outros portistas, como que a tirar desforço, como se todos os portistas não estivesem felizes com o resultado de ontem. Mostram bem o a massa de que são feitos, e depois acham-se no direito de virem para aqui dar lições de moral.

José Rodrigues disse...

Pedro disse: "Muito treino, poucos jogos. Pré época indicada quando se mudam processos, e quando há muita gente nova. [...]E isso consegue-se com muito treino de pré-época."

Bem, eu não me meti na discussão sobre este assunto (no artigo de ontem do J. Correia), mas ao ler a boca do Rui (perdão, Pedro) ao JC não consigo evitar de registar a ironia de ver... o Pedro a dar toda a razão ao J. Correia: nomeadamente, que este ano se pedia imenso treino de pré-época [sic] o q tem como consequência lógica que devíamos ter começado a pré-época MAIS CEDO para ter ainda mais treino (o ponto fundamental do artigo do JC).

Se quer aparecer por aqui acima de tudo para mandar bocas ao menos seja consistente, homem.

Santos disse...

Que gozo que hoje me deu ganhar aos lampiões. Para além do pessimismo da nação portista, andar a semana a ouvir os lampiões nos jornais, na rua e nos fóruns da SportTV a dizer "menos de 4 é derrota", "vão levar uma cabazada" e afins, estão hoje com o maior melão do mundo. Estes gajos não aprendem e é aqui que FCPorto e portistas seremos sempre diferentes deles. Estes gostam de inchar e pavonearem-se a torto e a direito. Lixaram-se com F grande!

O tribunal do jogo foi laminar na actuação do árbitro. Olhando para a opinião dos befiquistas, até eles acham que não deveriam ter acabado com 11 em campo. Nem assim, esta situação é minimamente mediatizada. Gostava que alguém tivesse dito com calma e eloquência, que, já agora, gostaríamos que os árbitros não permitissem que jogadores tenham entradas de partir as pernas sem que sejam punidos. E o slb fez pelo menos duas. NÃO PODE SER!

Para terminar, gostei muito de ver Porto, quer pela atitude quer pela forma calma e objectiva que neutralizou o seu maior adversário, mas, para mim, o importante é ver como é que a equipa joga contra adversários teoricamente mais fracos porque é aí é que se ganham e perdem campeonatos (como o do ano passado...). Contra as equipas que ficam na expectativa, vamos ter criatividade e boa troca de bola? Oportunidads de golo em barda? É já no próximo Sábado que veremos como estamos.

meirelesportuense disse...

Incontestável a nossa vitória, embelezada pelo prazer de ver todos os que estavam à espera da degola dos inocentes, engolir uma plêiade de sapos, sapinhos e sapões...Falo evidentemente dos jornalistas da TVI -Manha e Cª, havia lá um que fugia à corrente, está feito- e dos demais órgãos da CS afecta aos nossos adversários...
Confirmou-se aquilo que eu vira no Dragão, bons centro campistas -esperem pelo Souza- , bons alas e alguma fragilidade na defesa...Mas a fragilidade na defesa é sobretudo a falta de um bom DD e de um DC com voz de comando...Por isso eu falara na necessidade do BAlves ficar.Bruno Alves e Meireles.Se calhar aquela onda na defesa passa por aí, pelo sentimento de orfandade que desaparecerá com o tempo...
Mas ele quis ir, muito mais do que pensar em organizar definitivamente aqui, a sua vida.Contra estas vontades nada a fazer.
Estou satisfeito.
Verificou-se ontem, que afinal "eles" é que não têm estofo para lutar em condições normais...Aquela atitude do João Ferreira é inqualificável, se o Álvaro fez qualquer coisa de errado não podia ser contemplado, com aquele apertão na garganta, era o que mais faltava...O Porto tem que denunciar essa atitude!

Bernini disse...

AVB para já cala os críticos (comigo incluído). Mas este Porto mostrou a mesma atitude que havia mostrado há uns meses atrás no Dragão frente ao mesmo adversário! Grande atitude, grande jogo, um grande Belluschi, fantástico Varela, agora é preciso dar continuidade e é fundamental um arranque forte no campeonato. Hulk tem de mostrar muito mais. A defesa deu sinais evidentes de melhoria. Sobre a arbitragem já foi tudo dito, mas o lance David Luís-Sapunaru é de facto incrível.
Se nós perdemos Bruno Alves, eles perderam o Queniano, e é uma perda importantíssima para eles porque não vão encontrar um igual...

Jorge Mota disse...

MEL de ABELHINHA!!

Ja n tinha tanto gozo com 1a Vitoria-ESMAGADORA- do Meu Portinho ha mto tempo!!

Parecia 1a criancinha aos saltos!!

LINDO LINDO LINDO!!!!

o meu odio por aqueles cornos e infinito e insano!!

Miguel Ribeiro disse...

Deixo aqui a pergunta no ar, a arbitragem foi o que foi, e se em vez do FC Porto fosse um Paços de Ferreira ou um Nacional?

Com outra equipa que não o FC Porto, o Benfica ganharia... Só mesmo um Porto com atitude à Porto é que poderia contrariar todo um cenário negro que se formou.

Este Porto, foi aquele Porto que desde miúdo me habituei a ver jogar, com garra atitude e determinação. Contra tudo e contra todos, foi este FC Porto que me habituei a ver. Seráq que podemos contar com ele para o campeonato?

Abraços Portistas.

José Correia disse...

Gostei: Helton, Rolando, Álvaro Pereira, Fernando, Moutinho, Belluschi, Varela e Falcao

Não gostei: Hulk

José Correia disse...

Aspectos a melhorar:

i) Entrosamento da nova dupla de centrais, o que, naturalmente, só se conseguirá à medida que forem disputando mais jogos.

ii) Apoio ao defesa-direito (seja ele qual for). Este papel terá de ser desempenhado pelo médio que jogar do lado direito (Moutinho ou Belluschi), visto que Hulk não ajuda praticamente nada em termos defensivos.

iii) Integração de Hulk na equipa e neste novo modelo de AVB. Um jogador com o potencial de Hulk, tem de dar mais à equipa, quer em termos ofensivos, quer na pressão alta quando a equipa perde a bola.

José Correia disse...

Com Varela a jogar a este nível (elevadíssimo), na posição onde rende mais (ala esquerdo), que papel está reservado para Cristian Rodriguez e para James?

Unknown disse...

Para já, o Cristian e o James terão o mesmo papel que no início da época anterior cabia ao Varela e ao Mariano. E quer um quer outro podem fazer outros lugares que não o de extremo.

Uma exibição prometedora, mas não percebo quem diz que há muito tempo não via o Porto a jogar assim. Aliás, foi assim que jogou há 3 meses quando derrotou o regime por 3-1 e a jogar com 10.

O facto mais relevante deste jogo é sem dúvida a arbitragem. Atenção que o normal com arbitragens destas é perder, não é ganhar. E se uma equipa como o Porto tem qualidade e talento para ultrapassar estes desequilíbrios, já com as outras equipas da liga a história é diferente.

miguel.ca disse...

O AVB andava mesmo a preparar "isto" longe das câmaras de tv e dos reporters dos pasquins!!!

Para inicio da competição, nada mau. Deu uma lição táctica ao grande mestre das tácticas. Deixou-o a mascar, mascar, mascar, de olhos perdidos na imensidão da sua impotência para contrariar as ideias do catraio de 32 anos.

Ainda é cedo para afiançar seja o que for e a arbitragem do "pode ser" deixou-me assustado mas pareceu-me que com uma equipa técnica formada por portistas competentes e com este plantel temos mais do que condições para limpar este campeonato.

Muitos parabéns, André.

Dragaopentacampeao disse...

Um belo desempenho de uma equipa fustigada por algumas críticas e desconfianças, em função das fracas prestações da pré-época,que efectivamente provocaram algum desconforto em sectores de adeptos portistas e não só.

O FC Porto, com a atitude, a raça, a solidariedade e a ambição apresentada no relvado do Municipal de Aveiro, banalizou a publicitada força benfiquista, transformando-a numa equipa de papoilas saltitantes.

Sem necessitar de ser arrasador a equipa azul e branca dominou, controlou e marcou, perante um árbitro condescendente até dizer chega, poupando pelo menos três expulsões aos desnorteados jogadores (???) lampiónicos.

Foi um teste muito prometedor que AVB terá de fazer reverter no sentido de fortalecer a confiança e a ambição de todo o plantel para enfrentar todas as dificuldades que nos vão ser colocadas em todas as outras competições.

Não vai ser fácil tendo em conta que, como de costume, lutaremos contra tudo e contra todos, como foi visível neste jogo.

Um abraço

Anónimo disse...

Pensei que tinhas ido para o Sporting!

Assim possas falar no fim da época: apesar da petulância, será sinal de que ganhámos.

Jorge Mota disse...

Eu bem tinha dito q O AVB andava a preparar tudo em surdina!!

Parecia 1 jogo meio da epoca!!

GOSTO MUITO

meirelesportuense disse...

Meus caros:
Não dêm importância as estes lacrausitos...São mesmo tipo seita!...Não têm opinião própria, precisam que outros digam o que eles quereriam dizer, pois são mente-inaptos...Mas são chatos comó.caraças, com'as carraças, pulgas ou percevejos...São seres da criação.

Pedro Vale disse...

Grande jogo!
Espero que seja para manter, porque havendo espectáculo nos jogos, passa ser mais fácil encher o estádio e dá mais gozo a quem assiste...

Xavier, concordo consigo, no ano passado fizemos um jogo deste género. Foi pena o campeonato já estar perdido e não se ter repetido durante os quatro anos de JF.

Este ano podemos não ganhar mais nada, mas se esta atitude e estilo de jogo estiverem presentes, têm a minha "benção"!

AFC disse...

"É um triunfo moral para Villas-Boas, que já teve de aturar as bocas de muitos imbecis em três curtas semanas."

Ora é precisamente isto que eu penso. Para já todos os críticos de AVB meteram a viola no saco.

Unknown disse...

De acordo, e já agora a propósito de um post mais recente "o que eu queria" - pois bem, o que eu queria era escrever assim! Excelente análise.

Abraço

Foot-BlogClubdoPorto.blogspot.com
(aceitam-se comentários e sugestões)

Anónimo disse...

Para alguns portistas, pelos vistos, o mais importante não é o Porto ter ganho, é poderem manifestar o seu fel para com os "imbecis" e para com aqueles que manifestavam preocupações normais e naturais em qualquer pessoa sensata, equilibrada e não fanatizada.

meirelesportuense disse...

David.
São simples revanchistas, querem apenas vingança.
Eu sou optimista, mas muitos têm opinião diferente e essa opinião deve ser escutada, a não ser, que haja segundas intenções nessas opiniões.Estou evidentemente a falar em alguns indivíduos que nem sabemos bem quem são, que podem aproveitar este espaço para lançar a confusão entre portistas...Mas confio no bom senso dos administradores do blogue.

miguel disse...

Para que estava bastante céptico quanto ao desempenho do nosso PORTO, tenho a tirar o chapéu à maneira como o André Villas-Boas colocou a nossa equipa a jogar.
Quanto á arbitragem nada a que não estivéssemos habituados, pois se fosse ao contrário a comunicação social e os 6 milhões de cabeçudos iriam falar durante os próximos meses das não expulsões, enfim pobres coitados.

Mário Faria disse...

É sempre excelente ganhar ao SLB. Importante a vitória e o "gozo" de ganhar ao JJ e sus muchachos.
Gostei do FCP, com excepção de Hulk.
JF dizia que Hulk é um menino, e é bom que o seja na irreverência, no risco, na alegria, no prazer, no gozo de não se limitar a planos demasiado rígidos.
Mas, tudo tem um limite. Espero que AVB seja capaz de rendibilizar um jogador com tão enorme potencial. É um desperdício que temos de evitar.
Os próximos jogos vão ser diferentes. Estou mais tranquilo, embora o desafio não seja menor: são equipas que jogam na contenção, com o cronómetro, com as linhas muito juntas : todos ao ataque fechadinhos cá atrás, à procura das faltas para tirar partido das bolas paradas e com um ciclista, tipo sprinter, para desequilibrar as nossas linhas mais recuadas.
As despesas vão ser todas por nossa conta,. A próxima jornada é um novo teste, face a um adversário com um perfil bem diferente do SLB.
Força Porto.

José Correia disse...

Pedia a todos, crentes, descrentes, optimistas, pessimistas, pró-AVB, anti-AVB, etc., para acabarem com estas picardias. Não têm qualquer interesse, não contribuem para nada de positivo e transformam as caixas de comentários num espaço desinteressante.
O ‘Reflexão Portista’ foi criado há dois anos e meio para ser um espaço onde os portistas (e não só) possam ler textos directa ou indirectamente relacionados com o FC Porto e, se assim o entenderem, manifestar a sua opinião sobre os assuntos tratados. Isso é que interessa, os portistas formarem a sua opinião e, se quiserem, opinarem livremente sobre a vida do FC Porto, quer o tema seja mais ou menos polémico, quer estejam de acordo ou em desacordo com os textos publicados.

Zé_dopipo disse...

"Quando a esmola é grande, o pobre desconfia".

Só nos resta desejar que o pobre esteja enganado.

meirelesportuense disse...

O Joaquim esqueceu o que o irmão António passou há mais de um dezena de anos e passou apenas a olhar os cheques...Paraty, diz o Quim ao Vieira, aos Nobres nada mais que um Henriques de ninho na carola, e para todos os outros gostos, que não os nossos, fica o Coroado que também tem uma costela nobiliàrquica, mas é muito mais grosseiro e parvo...É a nossa triste sina, ninguém para nos defender, antes ainda se safava o Rosa Santos, mas era isento demais, portanto rua com o Rosa!...Entrem os novos figurantes, que o espectáculo vai começar.