quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Sherlock Holmes isto cheira a Esturro...


Anteontem dei aqui conta e fiz uns comentários a umas considerações de José Mourinho acerca da contratação de André Vilas Boas pelo F.C. Porto em entrevista ao Record. Entretanto fui alertado para o facto de na véspera, creio, também Rui Faria ter sido entrevistado pelo mesmo jornal. Referindo-se ao método de treino usado por ele e Mourinho, a certo ponto diz o Faria:

A nossa filosofia de trabalho e os métodos de treino estão definidos. A sua operacionalização é um processo natural, apesar de complexo e de difícil execução da parte de outros que tentem imitar ou copiar. Ou seja, quem cria sabe a melhor forma de operacionalizar.

Bem, eu não sou dado a teorias conspirativas, mas por outro lado também acho que raras vezes há coincidências. Num dia um fala de imitações dos seus métodos de treino, e no dia seguinte o outro refere-se a um ex-colega dos dois em termos deselegantes.


O meu amigo Dr. Watson, que consultei, não atingiu onde eu queria chegar, mas remeteu-me para o seu mestre, o incomparável Sherlock Holmes, assim uma espécie de Special One dos detectives (o Watson é o Faria). Sibilinamente Mr. Holmes disse-me: "I smell a rat", o que pode traduzir-se livremente em português como "Cheira-me a esturro".

Estejamos atentos a possíveis futuros episódios.

18 comentários:

pois disse...

Meu caro,

O mal estar na equipa de Mourinho com a emancipação de AVB é notório.
Como, profissionalmente, tenho JM e sua equipa em boa nota, presumo que alguma razão devem ter para o desassossego.
Que a sua irritação seja a nossa consagração.
Viva o PORTO

Pedro Reis disse...

Puxo para aqu io comentário que tinha deixado off-topic no post anterior...

Gostei bastante das declarações hoje do AVB, especialmente reagindo às alfinetadas do JM.
Mostrou personalidade!
E agora acrescento com dados do Mais Futebol que o Mourinho qd veio para o FCP tinha não 5 ou 6 jogos a mais como treinador q o AVB mas apenas 1. Não quer dizer nada, mas o JM perdeu uma boa oportunidade para ficar calado... oportunidade q o AVB não desperdicou!

P.S. Ganhar o jogo de sábado dava-me mesmo um gosto especial: fortalecia a posição do AVB e arrefecia duma só penada lampiões e o JM... :-)

Mario disse...

There's a rat in me kitchen what am I gonna do?
There's a rat in me kitchen what am I gonna go?
I'm gonna fix that rat thats what I'm gonna do,
I'm gonna fix that rat.

Bernini disse...

O Villas Boas devia era ter aprendido alguma coisa com o grande Bobby Robson! Então assim saberia como é que se coloca uma equipa a jogar em velocidade...

João Bastos disse...

Hoje gostei bastante de ouvir o AVB.
Conseguiu motivar toda a gente e ainda remeteu o Mourinho p'ró canto..xD
Só espero é que no sábado tenha as opções certas..

saudações portistas

José Rodrigues disse...

Que eles andam pegados, é óbvio. Não sei se é por o "mestre" ter ficado incomodado - vaidoso como é - quando o AVB disse q o Robson era a sua referência, mas sinceramente nem sequer interessa a verdadeira razão.

Eu só peço é q o AVB não se deixe distraír com estas quezílias e se focalize mas é a 101% no FCP neste momento. O resto são fait-divers.

pois disse...

Muito bem José Rodrigues:

"se focalize mas é a 101% no FCP" não caia na tentação de focalizar nos slb's. 101 % no PORTO

César disse...

Boas,
1- Quando Mourinho falou, penso que falou a favor de AVB e não contra. Está a retirar uma pressão irreal que colocaram no NOSSO treinador pelo facto de ter um injusto rótulo "Mourinho". Não sou daqueles cordeirinhos que venera tudo o que JM diz, mas penso que está a jogar a nosso favor nestas declarações...
2- Quanto a Rui Faria, não é a primeira vez que fala em imitadores, visto que publicamente Mourinho e sua equipa técnica são os inventores (e coloco em causa isto) da Periodização Táctica uma "nova metodologia" que tem sido imitada por diversos treinadores, ou pelo menos tentam, penso que Rui Faria não se estava a referir a AVB...

6012 - Azul desde 1971- disse...

Onde eu trabalho, costumámos dizer,quando temos dúvidas sobre algo que se tem patas e mia deve haver gato e portanto tratamos como tal. Extrapolando para este tema>>>se há rato, então é porque deve haver rato >>>extermine-se de uma vez por todas!
FORÇA AVB!

joao abel calais disse...

...Realmente, o que incomoda,assim tanto,essa iminência resingona e maldisposta que é o Sr....inho?...Agora ,tb vem o adjunto(zinho) a fazer coro c/ o chefe,a pôr-se em bicos de pés,a perorar sobre a "invenção" e metedologia do treino -que só com eles funciona!(Atenção Oh,Guardiola!-).OS GAJOS, SÃO MESMO SOBERBOS E INSUPORTÁVEIS!COMO DESEJAR -de boa e cristiana fé - SORTE E FELICIDADE A ESTA GENTINHA?...POR MIM ,QUE SE DANEM,NOS INFERNOS!
João Carreira

BATCdC disse...

O que me constou foi que, após a contratação do José Morais já tendo em conta a saída do AVB, o Mourinho pediu ao AVB para "orientar/ensinar" quais os seus métodos e forma de trabalhar/fazer relatórios.
Claro está que após a recusa do Mourinho em passá-lo para funções de campo, o AVB (e com toda a razão), disse-lhe que iria fazer o seu trabalho até ao fim da época mas que não ensinaria o Morais acerca da sua forma de trabalhar.
Daí este evidente picanço e mal-estar do Mourinho para o seu ex-colaborador...

Anónimo disse...

Filipe disse:

"1- Quando Mourinho falou, penso que falou a favor de AVB e não contra. Está a retirar uma pressão irreal que colocaram no NOSSO treinador pelo facto de ter um injusto rótulo "Mourinho". Não sou daqueles cordeirinhos que venera tudo o que JM diz, mas penso que está a jogar a nosso favor nestas declarações..."

O Mourinho até pode estar a retirar pressão ao Vilas Boas, caro Filipe, mas se o faz, fá-lo involuntariamente, pois se o seu objectivo fosse esse, não se lhe teria referido como alguém "que nunca foi treinador na vida".

Eu ambém não venero - longe disso - tudo o que o homem diz, mas também não vejo necessidade de se fazer "spin" com umas declarações tão claras como estas, e que vêm, aliás, na sequência de seis anos de indiferença e frieza do Mourinho para com o FCP. A não ser que você ache que quando ele mandou certas bocas a nós, estava a tentar retirar-nos a pressão.

Parece claro que a saída do Vilas Boas da equipa técnica não foi bem vista.

Quanto ao método de treino, os tipos (Mourinho e Faria) devem achar que têm algum direito de autor. Gostava de saber se o Mourinho nunca copiou nada dos vários treinadores de que foi tradutor e adjunto.

Ricardo, RSW disse...

Acho um gozo desgraçado o que tentam fazer com o AVB repetidamente apelidando-o de "observador" ou "tratador de dados informaticos".
Segundo me recordo, a Mourinho chamavam-no de "tradutor", alias são casos muito semelhantes, apenas com uma diferença, Andre Villas Boas esteve desde muito jovem ao serviço de Bobby Robson, que viu nele qualidades e conseguiu coloca-lo numa prestigiada escola de treinadores no Reino Unido, Villas Boas manteve-se durante esse periodo a serviço de Sir Bobby Robson e nunca mais saiu de junto deste, foi com ele para Barcelona, mais tarde regressou ao FC Porto com Mourinho, foi para o Chelsea e para o Inter de Milão, Villas Boas Tem de facto o curso de treinador, e experiencia de varios anos, pode não ter tanta experiencia de campo como seria desejavel, mas esteve como observador ao lado de enormes treinadores como Robson, Mourinho, Van Gaal.
De qualquer das formas, não acho de bom tom as criticas de Mourinho ao seu ex-membro do staff, acho natural a ambição de André Villas Boas em ser tecnico principal e Mourinho não deveria criticar essa ambição legitima, o Proprio Mourinho tambem abandonou a posição de adjunto de Van Gaal no Barcelona quando surgiu oportunidade de se tornar tecnico principal e não foi certamente criticado por isso.
Deixem-no trabalhar, é o tecnico do FC Porto e tem todo o meu apoio ate razões fortes em contrario.

José Correia disse...

Ao número 2 do Mourinho - Rui Faria -deve fazer confusão ver o número 3 ou 4 da equipa técnica - André Villas-Boas - ser treinador do FC Porto. Mas quem nasceu para ser número 2 dificilmente chega a número 1...

José Correia disse...

E a possibilidade de aos 33 anos o André Villas-Boas ser campeão nacional é algo que deve fazer uma confusão enorme em muitas cabeças.

Anónimo disse...

Ao número dois do Mourinho, caro José Correia, constou-me em tempos, mas não sei se com fundamento ou não, terá sido oferecido o lugar de treinador do Porto no fim da época de 2006/07. Não me disseram a razão de o convite - ou simples sondagem, já não me recordo bem - não se ter materializado, mas quem sabe que ele não estará agora a lastimar não ter agarrado a oportunidade, embora haja quem tenha nascido para nº 2 e se sinta bem aí toda a carreira. Cada um é como é, mas não devia desdenhar quem é diferente e tem outra ambição.

Tudo isto não surpreende quem, como nós todos, já conhece o Mourinho de gingeira, mas, tal como atrás disse o José Rodrigues, espero que o AVB não se distraia com estas coisas, até porque a comunicação social mourisca vai tentar alimentar esta rixa, até porque o Mourinho é uma das suas vacas sagradas.

meirelesportuense disse...

Se eles desdenham do Vilas-Boas é porque este lhes fez frente...E se lhes fez frente emancipou-se, o que é duro para quem gosta muito de manipular...Acredito muito no André e portanto, vamos em frente, o Mourinho que vá pentear macacos e se preocupe com a sua própria casa, cheira-me que ele se vai enterrar num destes dias, a sorte não dura sempre...

AFC disse...

Eu confesso que gostei das palavras de AVB embora achasse que o tom de voz deveria ser mais assertivo. Eu sei que poderá parecer "mariquice", mas estas coisas contam.

Guerras com Mourinho, infelizmente vão existir muitas mas creio que AVB é inteligente o suficiente para responder e para não se distrair, até porque os "mind games" devem ser obrigatoriamente dirigidos ao treinador do Benfica. Esse sim é o nosso rival directo e não José Mourinho. Fico à espera de algumas respostas a algumas declarações de Jorge Jesus.