sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Espectáculo vs. Resultados

Vou cometer uma heresia...
Este ano não quero saber dos resultados do FC Porto!


Não estou com isto a dizer que não vou seguir a equipa e ver os jogos, bem pelo contrário.
Ao longo dos anos, apesar de gostar de bom futebol, tenho vindo a achar que o FC Porto deve pôr o resultado à frente do espectáculo, mas hoje acho que eu (e os restantes portistas) merecemos uma folga depois de 4 anos de futebol a apostar no resultado.

Este ano, não quero saber se somos campeões, se conquistamos mais algum troféu, se vamos longe na segunda divisão das competições europeias. Também não estou a desresponsabilizar os jogadores, a equipa técnica ou os dirigentes. Eles terão os seus objectivos, e para mim vai continuar a existir o único e mínimo objectivo de apuramento para a Liga dos Campeões!

O jogo do passado sábado abriu-me o apetite para um prazer que eu há muito pensava estar reservado para as outras equipas: o espectáculo que é o futebol. Quero todos os jogos assim, com garra, vontade, bom espectáculo, e sobretudo aquela atitude dominadora e vencedora.

Que gozo caros (des)portistas, que gozo de jogo!

Se perdermos, paciência, ao menos vimos bom futebol e "tiramos a barriga de misérias". Há sempre o ano seguinte para me preocupar outra vez com os resultados!
Com este futebol, ficava com a "barriga cheia de espectáculo", pronto para mais uns aninhos de futebol de transições rápidas...

Mais do que o fim-de-semana ou as férias que ainda não chegaram, sinto-me um homem novo, mais leve, mais contente! Vi futebol... Que saudades!

11 comentários:

Jorge disse...

o objectivo é esse, mas a razão nem tanto. este ano não podemos ser resultadistas sob pena de estragar o trabalho de reabilitação da equipa perante os sócios. mais uma vez incido o foco sobre a paciência que temos de ter perante uma equipa em reconstrução, com treinador novo e ideias diferentes. jogar bom futebol é sempre um objectivo mas o principal objectivo (mínimo) é mesmo o segundo lugar, para garantir a pré-eliminatória da Champions...
agora se todos os Portistas pensassem como tu em vez de estarem preocupados com as contratações do Benfica, isso é que era...

RCBC disse...

Estas são duas questões que não podem ser separadas...
Para mim, é óbvio que jogar bem é o melhor caminho para se marcar golos e não sofrê-los, logo é a melhor forma de se ganhar jogos, a principal causa de se vencerem competições...

A minha teoria é de que quem joga melhor nem sempre ganha, mas ganha mais vezes que os outros...

O campeonato do ano passado foi disso exemplo, o FC Porto com exibições cinzentas e sem ideias acabou por perder a maior parte dos pontos com equipas miseráveis… e nos jogos com Belenenses, Leixões e afins é preciso jogar bem para ultrapassar as barreiras defensivas que são só possíveis de ultrapassar com magia! E o nosso adversário, por mais túneis que possa ter havido, foi quem mais espectáculo deu, mais golos marcou e por consequência mais vitórias obteve…
São, por isso, duas questões umbilicalmente relacionadas… Há que jogar bem… as vitórias aparecem naturalmente… aliás, como vimos no jogo de sábado!

Anónimo disse...

Eu, na modesta qualidade de comentador residente nas caixas de comentários do Reflexão Portista, acho que o leitor médio, residente ou não, o entendeu muito bem, caro Pedro Vale. Tão fartos de mediania estamos que o que nós queremos é ver umas jogatanas à Bobby Robson. Mas olhe que o Robson era um vencedor nato.

E essa sua abordagem tem também a vantagem de permitir encarar filosoficamente as bárbaras decisões dos homens do apito.

Pedro Vale disse...

Claro que o Robson foi considerado um grande treinador, por aliar o espectáculo com os resultados.

Apenas desejo o mesmo ao AVB.

Mas como disseram, jogar bom futebol é mais do que meio caminho andado para haver resultados, não tenho dúvidas nenhumas disso!

Mas o que eu queria com este artigo, não era dizer que não me interessam os resultados, porque isso é indissociável do facto de se gostar de futebol, mas sim demonstrar que este ano, dou primazia ao prazer de ver "a bola".

No fim da época, se estiver de barriga cheia de bom futebol, perdoo os maus resultados...

meirelesportuense disse...

Pedro essa é uma visão utópica, ninguém que sofra como nós sofremos com os nossos Clubes, consegue desligar-se dos resultados...O jogo do passado Sábado foi um 2 em 1...Eu diria mais, foi um 3 em 1:-Vimos um bom jogo do Porto, tivemos um excelente resultado e ainda humilhámos os nossos mais directos adversários, arbitragem e Comunicação Social incluída.
A culpa desse sentimento actual de euforia, podemos atribuí-la ao Prof e ao seu "futebol de contenção".Foram quatro anos de sensaboria, um pouco de sal e EUREKA!...

Pedro Vale disse...

Sem dúvida meireles!

Foram 4 anos de tormento para quem gosta de futebol que me levaram a reagir assim. Mas é normal, não achas?

Vou sofrer muito se não formos campeões? E com as derrotas? Claro que sim...
Mas no fim, se tivermos dado "show de bola" ao longo da época, acho que consigo dentro de mim encontrar um pouco de alegria para perdoar...

Mas e se formos campeões a jogar futebol espectáculo? Acho que vou ter de comprar um talhão no Cemitério de Agramonte, que não sei se o meu coração aguenta dois pecados ao mesmo tempo!

rbn disse...

O futebol de espetáculo aliado ao futebol de resultado é possível neste FCP 2010/2011, se as peças mais regulares durante a época(Falcão, Hulk, Helton, Rolando, Álvaro, Fernando e etc) não se lesionarem.

Já sabemos que as peças mais irregulares(Varela, Mariano, Guarin e etc)jogam bem 1 ou 2 jogos por época e depois é aquela mediocridade, displicência e inoperância protagonizadas pelos mesmos.

Resta-nos torcer para que Bellushi seja o do River Plate, que Micael seja o do Nacional e que Moutinho seja...Moutinho.

E torcer para chegar um defesa central que imponha respeito, porque não sabemos o que Maicon vale...ainda.

E Deus nos livre se Rolando magoar, pois teremos de levar com Sereno a titular(credo!!!).

Antes Sapunaru a central.

No mais, após o massacre dado aos galináceos, é esperar que este jogo não seja apenas uma das únicas 5 boas exibições, como na época passada.

José Correia disse...

rbn disse...
«Já sabemos que as peças mais irregulares(Varela, Mariano, Guarin e etc) jogam bem 1 ou 2 jogos por época e depois é aquela mediocridade, displicência e inoperância protagonizadas pelos mesmos.

O Varela joga bem um ou dois jogos por época?!!!
Estaremos a falar do Varela que na época passada, até se lesionar, estava a ser um dos melhores jogadores do campeonato, facto reconhecido pelos próprios adversários, ao ponto de ser um dos nomes quase certos para ir à África do Sul?

E mesmo o Guarin, é justo reconhecer que foi um dos melhores jogadores do FC Porto no último terço do campeonato passado quando, sem poder contar com extremos, Jesualdo Ferreira implementou um 4-4-2 de recurso. Recordo os vários golos e boas exibições do Guarin nos últimos 11-12 jogos da época passada.

Bernini disse...

O que eu quero é ver o Porto vencer!
E prefiro ver o Porto vencer por 1-0 do que por 4-3...

José Rodrigues disse...

O RCBC disse tudo: jogando bem aumenta-se a probabilidade de ganhar, o resto é conversa.

E "jogar bem" quer dizer o quê? Aí é q as opiniões se dividem mais porque é subjectivo...

Para mim quer muito simplesmente dizer, acima de tudo, "criar muitas oportunidades de golo (seja de que forma for) e conceder poucas ao adversário"; e penso que jogando com a atitude e táctica do sábado teremos claramente mais probabilidade disso acontecer do q da forma q jogávamos com JF.

Bruno Pinto disse...

O Arsenal anda a jogar futebol bonito e há 5 anos que não ganha um único troféu :-)