domingo, 1 de agosto de 2010

E depois da pré-época?


A primeira parte foi quase sempre jogada com baixa intensidade, mas com grande empenhamento.

Os jogadores do FCP lutaram, suaram, embora não fossem muito criativos na fase de construção. Beluschi mostrou que é bom de bola e as jogadas mais interessantes (e o golo) saíram de iniciativas suas. Além mais do mais, esteve mais activo do que é habitual.

Varela ainda está à procura da melhor condição física, mas o que fez – não foi muito – fê-lo com qualidade.

Tivemos três ocasiões de golo e demos grandes facilidades no jogo aéreo na nossa zona defensiva.

Walter está com quilos a mais, muito provavelmente, precisa de tempo para se integrar nos processos, como diria JF. Lutou bem, procurou desmarcar-se e aparecer na zona de fogo. Não desmereceu, e foi feliz no golo que marcou. A rever.

A 2ª parte foi pior, por culpa do Bordéus que pressionou mais, encurtou os espaços e obrigou o FCP a jogar demasiado no seu meio campo, pouco capaz de se estender ou de concretizar transições rápidas. Um jogo confuso, muito batalhado e pouco coordenado. O FCP tentou pressionar alto e o homem de bola para ganhar vantagens , mas raramente conseguiu. A circulação de bola foi uma miragem e aos empurrões.

Dois ou três ensejos para fazer funcionar o marcador: uma queda de Ukra dentro da área após excelente passe de Sousa, uma jogada vistosa com o último passe a não sair por "culpa" de Castro, e um James muito lento a perder uma boa hipótese de rematar ao golo, depois de uma excelente jogada que Beluschi inventou.

Os golos do Bordeus foram obtidos de bola parada, o primeiro dos quais precedido de falta grosseira de um adversário. Uma francesisse do árbitro, que repetiu mais algumas vezes.

Castro muito raçudo, Beluschi no melhor do Porto, Ukra habilidoso mas frágil, Varela só lhe falta condição física, tal como Álvaro, Maicon regular, Sapu razoável, Walter e Sousa ficam sujeitos a novas observações. Beto podia fazer melhor no segundo golo?! Sereno, Rafa e James muito fraquinhos. Fucille foi uma surpresa ter entrado em jogo, mas não teve tempo para mostrar serviço.

Destes dois jogos a única conclusão (sólida) que tirei é que o Fernando tem lugar cativo na equipa e teve, ontem, a melhor prestação de quantos jogaram em Paris. Está pronto para o SLB. De resto mais dúvidas que certezas, nomeadamente o que valemos em termos colectivos.

Houve empenho, lutou-se mas quase sempre de forma desgarrada. Tudo muito aos tropeções. Nem dá para estimar o estado real da equipa, em termos técnicos, tácticos e físicos. Uma grande interrogação este nosso FCP.

28 comentários:

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Mais coisa menos coisa é a visão que o jogo também a mim me deixou.

Mas não dou o assunto por fechado.

Orgulhoazulebranco disse...

Este torneio de Paris serviu para perceber muitas coisas...desde quem está em condições de fazer parte do 11 até aos aspectos que precisam de afinação(bolas paradas defensivas saltam à vista pelas piores razões).
Seria normalíssimo,pacífico e tranquilo se não faltasse apenas uma semana para começar a época...

E pergunto-me se,por ventura,não se terá exagerado um pouquinho na rotatividade da equipa.Este torneio,infelizmente,a isso obrigava...mas a verdade é que os 11 melhores pouco ou mesmo nada jogaram juntos.

Muito trabalho pela frente nesta semana,muito mesmo!

Anónimo disse...

Pouco ou nada é o que percebo de futebol mas, se há coisa que não percebo mesmo é este temor pelo SLB! Como pode o FCP e os seus adeptos mostrarem medo a quem ganha campeonatos a cada 5 anos e com ajuda??!! Realmente não percebo. Aceito que eles estejam melhores mas nunca aceitarei perder jogos antes de os jogar! Isso é que nunca... Estes últimos posts têm sempre uma referência ao SLB, e à sua condição física, e que estão mais avançados, e que Jesus é um deus do futebol e outras coisas do género. Começa a fazer lembrar do "antigamente" que assim que passávamos a ponte da Arrábida já íamos a perder 3-0!
Haja paciência para tanto pessimismo. Não me revejo neste "portismo" pessimista e de braços caídos. Nunca!
E não me venham dizer que pessimismo é uma coisa e realidade é outra. Eu também vou vendo o nosso FCP e sei o que vejo mas, se há coisa que o FCP é, é uma equipa operária que quando precisa veste o fato-macaco e, isso não se perde numa pré-época...
Volto a repetir-me, deixem o Porto trabalhar que a magia vai aparecer.

Ricardo, RSW disse...

Acho que esta mais que visto que não podemos perder Bruno Alves (pelo menos) e que caso o vendamos, temos forçosamente de ir ao mercado e adquirir um defesa central de creditos ja mais que firmados, valor seguro e obvio, Caro, claro, se houver troca de centrais a sair Bruno, terá de vir alguem possante, mandão e com experiencia para dar segurança á nossa defesa que na na minha opinião, e com ausencia do Bruno é muito "verdinha", quanto a Meireles, podemos perde-lo, mas preferia também que ficasse.
Emidio Rafael foi uma compra injustificada, não me parece ter valor para o FC Porto.
Ha muito, muito trabalho a fazer, desejo muita sorte a AVB, mas custa ver a insistencia no 4-3-3 quando o FC Porto produziria mais sem duvida num 4-4-2, precisamos de mais 1 ponta de lança, de preferencia valor seguro, este Walter ainda tem muito a provar, poder adaptar-se como pode Não se adaptar ao futebol europeu, que necessita de melhorar a condição fisica isso é notorio, ao contrario do Brasil, aqui não se joga a passo de caracol.

José Correia disse...

Para não me acusarem de negativista, vou falar apenas do que gostei.
Gostei do Castro, um jogador à Porto que, espero, fique no plantel e tenha oportunidades a sério.
Gostei que o Fucile tivesse entrado a 20 minutos do fim. É sinal que ainda conta para o AVB e bem precisamos que o plantel tenha um defesa direito com um mínimo de qualidade.

Pedro disse...

Não percebo esta mania de culpar o 4-3-3... a melhor equipa do mundo joga quase sempre em 4-3-3. O que interessa é a qualidade dos jogadores, e dos processos da equipa.

É ai que está o problema. Não temos substituto para o B.Alves, nem temos grandes centrais. O Rolando é bom, mas... não é um grande central. E parece que muitos dos reforços vieram em má forma fisica (Walter; James; Souza).

Mas o mais preocupante foi a mudança radical do que se viu contra a Sampdoria. Ausência de pressão defensiva, jogo muito lento. Será tudo das cargas de treino? Será uma má preparação fisica? Será apenas um show-off? Dia 7 vamos ter muitas respostas.

PS: A indefinição em redor do B.Alves vai-nos custar caro. Maicon-Rolando não é uma dupla para sermos campeões, e as boas compras nesta altura.... já estão feitas.

Ps positivo: Gostei novamente imenso do Belluschi. Ele e Fernando os melhores da pré-época.

Santos disse...

Ao menos que as derrotas sirvam para não haver desculpas. Seria pior jogarmos da mesma forma e conseguirmos ganhar. Tapava-se o sol com a peneira e não se fazia nada.

Desta vez, em parte, gostei das declarações do AVB. Referiu-se à importancia do jogo da supertaça e sabe que, daqui para a frente, é a doer. Reparei que os lampiões estão a jogar hoje com o que será provavelmente o seu 11 titular (e por isso é que já vão em 3-0 a meio do jogo...). É uma boa oportunidade para AVB fazer aquilo que melhor sabe.

Eu continuo com esperança e optimista. Apesar de nem sempre o fazer, concordo com o que o Vitor diz: não há que ter medo. Aliás, referi aqui há dias no RP: a atitude e vitória sobre os lampiões a época passada foi, para mim, de uma importância extrema. Conseguimos em inferioridade (seja numérica seja pela própria forma da equipa) ganhar. E fize-mo-lo porque não tivemos medo e conseguimos fazer com que eles nos temessem. Isso é o Porto.

Porque de pessimismos já basta tudo o que se vai lendo na blogosfera portista, vou dar a minha opinião sobre algumas atenuantes.
Não fizémos um único jogo com o onze titular. Poder-se-ia dizer que todos os jogos foram feitos com sectores desfalcados. Ou a defesa, ou mistelas no meio campo, ou no ataque. Misturou-se tudo e, embora perceba outros pontos de vista, compreendo e aceito a estratégia: há uma nova cultura táctica e é preciso que todos a assimilem. Nesta fase, não me parece que a preocupação de AVB fossem os resultados ou até mesmo o entrosamento. Creio que o que o preocupou foi que todos usassem a mesma filosofia. O nosso problema é que não temos tempo. Não fora o jogo no próximo fds, e teríamos agora 15 dias para criar rotinas num onze base. Ou será que AVB já anda a fazer isso?....

PS: BA não poderá jogar por castigo mas e Meireles? É opcção?

Anónimo disse...

Finalmente, uma análise lúcida e que espelhou bem a realidade do jogo jogado, desta feita no Parque dos Príncipes em Paris. Só faltou mesmo dizer que o FCP não jogou com os principais jogadores, embora isso tenha ficado subentendido quando se referiu a necessária rotatividade dos jogadores num torneio com esta configuração. Eu, sinceramente, espero muito deste FCP e é necessário dar-lhe tempo. Jogou muitas vezes mal, algumas muito mal, mas houve fogachos que se a aposta tivesse sido na continuidade jamais apareceriam. Mas isso é passado.
Quanto ao jogo da próxima semana vão estar frente a frente uma equipa renovada e com novos métodos de trabalho, bem longe de se encontrarem solidificados, contra uma equipa vencedora que praticamente não sofreu alterações, tirando o caso de Di María, cuja ausência foi bem colmatada, e, apesar de ser um excelente jogador, não se tratava de um factor-chave que permitiu a vitória dos lampiões no ano passado.
Parabéns à excelente análise do Mário Faria, até porque não precisou de falar da SAD, do JNPC e do Antero Henrique para justificar a derrota.
Saudações portistas (para a semana "até os comemos"),
João A.

meirelesportuense disse...

Eu creio que existe algum cansaço, parece-me que não há frescura para acompanhar o ritmo de alguns adversários, mas sim, também sem dúvida, algum défice na defesa, não mostra a competência evidenciada na época passada e a falta do Bruno Alves é patente.
No resto não estou preocupado, temos matéria prima e talvez apenas pouco tempo.
Raul e Bruno, repito, devem ficar.
O Clube é que sabe e pode decidir, mas esta é a minha sincera opinião...As suas saídas são difíceis de colmatar no imediato, depois de Maicon havia Nuno André Coelho, que como sabemos, já cá não está...E na verdade a defesa é sempre o "Porto" de partida para ganhar um desafio mais exigente ou complicado...

Daniel Gonçalves disse...

A equipa tem de melhorar:1) a qualidade e o tempo de passe;2) a defesa nos lances de bolas parada.
Temos de ter um onze tipo, está ma altura, a indefinição em torno de Alves e Meireles só prejudica a formação do onze ideal. O jogo de hoje deu para AVB tirar mais algumas conclusões/ilações; acho que a posse de bola esta a ser privilegiada, não vi as estatísticas do jogo de hoje, mas parece-me que tivemos maior posse de bola, à maneira holandesa dos anos 70 e do Barça. Mantenho a confiança, mas a equipa já devia ter mais rotina e os jogadores mais entrosados, ao dar tempo de jogo a todos os jogadores estamos a prejudicar essa rotina e a formação de onze tipo.

miguel.ca disse...

Bom, eu discordo da forma com que Vilas Boas está a preparar a entrada nos jogos a doer porque mais do que jogadores, nós precisamos de equipa e isso, aparentemente, parece-me que ainda não há.
Já explico o "aparentemente".

Discordo, mas não sou presunçoso ao ponto de achar que ele esteja errado e eu certo até porque as minhas habilitações para treinar equipas de futebol de alta competição é nula.

Mas, pronto, respeito os seus métodos e aguardo pacientemente que a sua estratégia de pré-época seja a mais acertada.

No entanto há coisas que começam a ser indisfarçáveis e a mais preocupante é a permeabilidade da defesa.

Só em Paris, sofremos 3 golos por manifesta falta de qualidade de alguns dos defesas e o Sereno e o Emídio Rafael são, para já, duas cartas absolutamente fora do baralho nesta equipa que quer resgatar o titulo. Ou o Bruno fica ou temos de ir desencantar um Ricardo Carvalho aí num sitio qualquer.

Acho também que os conjuntos de meio campo de Moutinho, Rúben, Belluchi e Fernando e as suas articulações com os avançados já podiam carburar mais qualquer coisinha mas aí até aceito o facto de ainda se estar a desvincular dos vícios Jesualdianos.

Em relação ao "aparentemente", não ficaria muito surpreendido se o Vilas Boas, feito rato, andasse propositadamente a "esconder" o jogo a Jorge Jesus e que, longe dos jornalistas e das câmaras de tv tivesse as coisas muito mais alinhavadas do que aquilo que se demonstra e que no dia 7, aproveitasse o efeito surpresa para "castrar" a arrogância latente da poba galinácea.

rbn disse...

A dupla de zaga do FCP seja ela qual for sem BA, é fraca...bolas altas vai ser um deus nos acuda...

Do meio-campo para a frente, temos
muito por onde escolher...

O problema maior é que os galináceos parecem iguais ao ano passado, com a máquina bem oleada e entrosada...

E olhando os jogos de um e de outro, me parece que as Villas Boas do André não estão assim tão boas...

A ver vamos...

Daniel Gonçalves disse...

Já tinha pensado que as grandes exibições e os resultados fabulosos não estavam ali ao virar da esquina, temos de ter paciência. Em comparação com Mourinho, AVB teve menos tempo de preparação à frente da equipa, quando Mourinho chegou ao Porto em Janeiro de 2002, tinhamos tido uma derrota (1-2) com o Braga para a Taça, pelo que ele teve meia época (mais os jogos de preparação para a próxima temporada 2002/3) a fazer experiências, naquela altura o título já era uma miragem, deu para ele ver que jogadores eram dispensáveis (exemplo: Pavlin, Frederik Sodreston) e as contratações necessárias, lembro-me de uma derrota por 3-0 com o Beleneses, em que no final Mourinho salientou a lição aprendida, ou seja, estamos a pedir a AVB em 6 jogos aquilo que outros levaram meses.

Luis disse...

Que é isto meu Deus? Também estou chateado porque não gosto que o meu Porto perca, nem à sameirinha em pista coberta.
Vamos ter calma, porque pensamentos negativos não levam a nada.
E como bem disse o VITOR num post acima, o qual eu subscrevo inteiramente,não quero voltar ao tempo em que atravessávamos a ponte e já íamos a perder.
Apoiem a equipa, e agora podem chamar-me troglodita mais uma vez, como já fizeram neste espaço.
Tenho 47 anos e já apanhei muita chuva, frio e já tive muitas alegrias com o meu PORTO!

Miguel disse...

Caros vamos ter calma, tenho uma fezada que vamos fazer grandes coisas a começar no proximo sabado. Vi o jogo com o PSG (hoje nao pude) e nao desgostei. Lembro-me de termos pre-epocas más e depois, a serio, começarmos a ganhar. Acho que o SLB e os seus adeptos andam demasiado confiantes, ha que ter coragem, ir de peito feito e com raça e GANHAR no sabado, sera dificil é claro mas podemos repetir o jogo do Dragao na ultima epoca. A bola tem de chegar mais ao Falcao e termos imenso cuidado nas bolas aereas,para mim se estiver ok jogava o Varela na esquerda (em detrimento do Cristian Rodrizes e James) e o Belluschi no meio. Deem tempo ao AVB e o que nao podemos é ter medo. Força Porto

fiona bacana disse...

Vou começar pela interrogação com que desliguei a TV no final do jogo: "o JF voltou a treinar o fcp e eu n sabia?"

Pareceu 1 regresso ao passado. Independentemente dos resultados, o que até ao jogo com a Samp era 1 constante - pressing alto, troca de bola, segurança na construção de jogo - esfumou-se nestes 2 jogos. A mim não me preocupam os resultados per si. Preocupa-me que parecia estar a ser construída 1 equipa à luz do chavão "de trás para a frente" e estes 2 jogos - mto pela total ausência de pressing - revelaram uma defesa aos papeis (quantos deles serão titulares?):

1)Um Sereno (eu que aplaudi a contratação) a quem parece que até as pernas atrapalham;
2)Um Sapunaru que continua pouco agressivo no um para um defensivo (deve ser ainda resquícios de JF), já para não falar nas compensações ao centro;
3)Um Rolando que parece sentir-se órfão sem BA;
4)Emídio Rafael - ainda n conheço o suficiente para dizer sim ou sopas, julgo que estará naquele limiar do tanto pode ser 1 jogador de futuro como um novo Mário Silva;
5) Continuamos a defender à zona nas bolas paradas (problema zero),mas sem jogadores sem rotina isto dá barraca - como deu: 3 golos em 2 jogos.

Eu tb gostava de ser adepta de 1 clube em que não tivessemos de vender todo o santo ano. Eu que achava que BA estava mesmo em fim de linha (a última época mto abaixo do q podia fazer), começo a ter reticências. Falou-se na possibilidade de vir Meira+$ por Alves. Não sei de onde virá 1 central que pegue de estaca,n...
Mas é a realidade q temos e n adianta dizer que BA+Meireles n deviam ser vendidos. Lembrem-se, este ano já gastámos 25M euros e ainda n vendemos ninguém. O ano passado gastámos o mesmo e vendemos 70M...

E mesmo que percamos a Supertaça, dd q n por 1 resultado superior a 2, não morre ninguém. Eles estão em vantagem e é natural que assim seja.

Boa sorte, AVB, bem vais precisar!
cumps

Mefistófeles disse...

Os lampiões por esta altura estão bem melhor que nós, é um facto.

Mas isso não quer dizer que nos vencem. Afinal, somos o Porto ! E isso pesa naquelas cabecinhas.

Tenho fé que vamos dar uma resposta cabal na Supertaça. E se perdermos, não é o fim do mundo. A derrota, muitas vezes é a alavanca de muitas vitórias. Assim se saibam retirar as devidas ilações.

PeidoMestre disse...

Caros amigos

Sou leitor atento do Reflexão e hoje resolvi deixar a minha opinião do que foi a pré-epoca.

Há 1 aspecto bastante claro e que acho que salta á vista de todos, com esta defesa não se conseguem titulos!! Parece-me claro como a água e não é preciso andar cá há muito tempo...
Nesta pré-epoca ainda nao vi B.Alves, não vi Fucille (ou poucos minutos)e começo agora a ver Alvaro Pereira. Bem, quanto a BA, é meia defesa, está mais que provado. O Rolando parece q ficou orfão, quem teve a ideia de que seria ele a comandar a defesa acho q meteu o pé na poça! O Miguel Lopes é 1 jogador razoável, ainda a léguas do Fucille...e Sapunaru, não convence ninguem!Sereno e Maicon, dos dois talvez conseguissemos fazer 1.
Resumindo, a defesa é fraca e sem estaleca para 1 clube como FCP.

Do meio campo pra frente já vi coisas boas e acho que há mt material pra se fazer um bom meio campo e 1 excelente ataque. Moutinho é sem duvidas 1 excelente jogador, mas sózinho nao conseguira fazer tudo...

Já li por aqui que AVB poderá estar a esconder o jogo de JJ...epá que seja isso, porque vejo os lampioes a melhorar de jogo para jogo e o meu Porto a acumular erros com o passar dos jogos.

Antevejo um teste muito dificil para AVB e acredito que para ganhar temos mesmo de jogar á PORTO, com garra e correr mt mais que eles. Só assim!!

1 bem haja a todos!

Cumprimentos

HDuarte

Anónimo disse...

Luís disse: "Vamos ter calma, porque pensamentos negativos não levam a nada."

Da parte de comentadors da net ou de "bloguistas" nem os pensamentos negativos nem os positivos levam a alguma coisa, pois não somos nós que jogamos ou treinamos, e não temos a presunção de pensar que, mesmo que o plantel e a equipa técnica perdessem o seu tempo a ler o Reflexão Portista, isso os iria afectar.

E se tem 47 anos, meu caro - eu já levo mais de 50 - então decerto que não teve só muitas alegrias.

A nossa idade mais "provecta", digamos assim, dá-nos uma perspectiva das coisas que tende a prevenir tanto o pessimismo enraizado como o optimismo infundado. E se eu não estou pessimista é porque é cedo e o treinador é novo, e não porque o que até agora vi me tenha dado razões para estar optimista.

BATCdC disse...

O Manchester United, nesta sua pré-época, tem como 3 últimos resultados, uma vitória contra as estrelas da liga norte-americana por 5-2 e duas derrotas contra o Kansas City Wizards (who?!) por 2-1 e contra o C.D.Guadalajara (quien?!) por 3-2...
Será que por Inglaterra os adeptos do ManUnited já andam descrentes e preocupadissimos com a época que aí vem?...
Há muita coisa a melhorar, principalmente a nível defensivo (o Sereno é talvez o pior defesa central que já passou pelo nosso clube), mas temos que confiar no trabalho que está a ser realizado mesmo com todas as condicionantes conhecidas (impasse nas saídas e na definição do plantel).
Fica uma questão no ar: porque tão poucos jogos de preparação?

Força F.C.P.

Daniel Gonçalves disse...

Bruno disse:"o Sereno é talvez o pior defesa central que já passou pelo nosso clube". Discordo, Sereno fez uma grande época em Guimarães em 2007/2008, ao lado do geromel, e depois em Espanha na temporada seguinte, penso que ainda precisa de mais algum tempo para demonstrar o seu real valor, claro que não é nenhum Ricardo Carvalho ou Bruno Alves.
E por falar em piores centrais, é preciso lembrar um sul americano (não sei ao certo a nacionalidade) de nome Diaz, no tempo do António Oliveira; um Matias, também no tempo do Oliveira, e outros nos anos 90 que foram sempre a 4ª escolha.

meirelesportuense disse...

Há um ponto que me parece ser consensual, o Porto regrediu nestes dois jogos em Paris, parece ter voltado a aplicar um sistema semelhante ao do Jesualdo, bola para a frente e fé em Deus...Com a agravante de neste esquema faltarem os habituais defesas.
E isso fez toda a diferença, com Bruno Alves, Fucile e Álvaro Pereira teríamos pelo menos empatado, os dois jogos...
Mas estou crente que no Sábado vamos esmifrá-los!

BATCdC disse...

O Sereno só vem provar o quanto um jogador banal pode parecer algo de especial quando joga ao lado de um grande jogador (Geromel).
Daniel, infelizmente bem que podemos esperar sentados que o Sereno se revele mais do que um Alejandro Diaz...
Força F.C.P.

André disse...

Alejandro Diaz, Uruguaio.

Era terrível e só fez um jogo

meirelesportuense disse...

Gostaria de fazer um exercício simples, descrever o meu plantel base, todos os outros jogadores não incluídos nesta lista, poderiam fazer parte dela ou saírem definitivamente, acompanhando Tomás Costa e Mariano Gonzalez...
GR: Helton e Beto;
DC: Bruno Alves, Maicon e Rolando;
DL:Fucile e Álvaro Pereira;
Médios: Fernando, Raul Meireles, Moutinho, Sousa, Rúben Micael, Belluschi e Castro;
Avançados: Varela, Hulk, Ukra, James, Falcao e Walter.

Estes dezanove jogadores seriam o meu núcleo base.

Bernini disse...

Não sei qual é o pior dos centrais do Porto dos últimos anos, mas indiscutivelmente o Sereno é um dos piores... mas o mais grave é que com a excepção do Bruno Alves os restantes centrais não têm categoria para envergar aquela camisola...e isso vai nos custar caro...

meirelesportuense disse...

Cada vez tenho menos dúvidas, Bruno Alves e Meireles devem permanecer no plantel.
Deixem sair todos restantes excedentários, não falo em Mariano -está lesionado e devemos respeitá-lo por isso-, mas Tomás Costa ou Guarin, porque não?...Apostaria nos três GR, Helton, Beto e o Polaco.
Alguém falou aqui na possibilidade do Sapunaru a central, porque não ver no que dá, mas apenas em jogos de menor responsabilidade.
Centrais certos, Bruno, Maicon e Rolando.
Laterais certos, Álvaro Pereira e Fucile, que podem até ser colocados na mesma ala...
Médios certos, Fernando, Meireles, Moutinho, Belluschi, Castro, Souza e Micael...
Avançados certos, Varela, Hulk, Falcao e

meirelesportuense disse...

Walter.