sábado, 14 de agosto de 2010

Em defesa de uma contratação pouco consensual

Emídio Rafael foi uma das (muitas) contratações de Verão (e prevê-se que venha ainda mais um par), e será porventura a que menos satisfaz os adeptos.

Pois muito bem, permito-me remar contra a corrente e discordar, defendendo a decisão da SAD e de André Villas Boas. Penso que é uma contratação que faz sentido pela combinação dos seguintes factores:

1) estamos muito bem servidos a titular para defesa esquerdo. Caso não haja lesão grave, viesse quem viesse iria fazer muitos poucos jogos; e não se pode formar um plantel antecipando lesões graves (caso contrário tínhamos que gastar 50 milhões por ano em contratações para todas as posições), para isso existe o mercado de inverno se for mesmo preciso.

2) é um jogador barato, que é o que se pede tendo em conta o ponto anterior. Gastemos o dinheiro onde dá mesmo jeito.

3) o jogador é muito bem conhecido do treinador. Não se trata de um jogador que o treinador nunca treinou, como foi o caso de por exemplo um Ezequias (já para não falar de um Benitez). Dou sempre muito mais benefício da dúvida a uma contratação quando o jogador foi anteriormente treinado pelo nosso treinador.

4) aos 24 anos é um jogador relativamente maduro. Caso Álvaro se lesione isto dá jeito, comparando com a alternativa de um puto muito "verdinho" (como era o caso do Addy ou seria o caso de um ex-junior).

5) demonstrou ao menos merecer a titularidade num clube médio, dando indicações q.b. de ter um mínimo de qualidade para o plantel do FCP (ainda que essa qualidade eventualmente não chegue para jogar regularmente). Isto ao contrário de um Benitez ou Sonkaya, para falar de outros laterais, que andavam a "aquecer o banco" dos seus clubes médios quando foram por nós contratados.

6) não há dúvidas sobre a sua adaptação ao futebol português (ao contrário de laterais contratados no estrangeiro)

7) não temos para esta posição nenhuma "prata da casa" emprestada que seja promissora (ao contrário de outras posições).

O que gostava mesmo era que o Addy tivesse demonstrado ter um mínimo de qualidade já hoje para ser uma alternativa razoável para a posição quando o Álvaro não está disponível, mas infelizmente parece não ter sido o caso (por alguma razão não foi sequer chamado por JF quando o Álvaro não esteve disponível na época passada, e o treinador actual decidiu dispensá-lo; do muito pouco que pudemos ver do Addy, sinceramente não me admira).

E como não é o caso, que vá então rodar para outro sítio onde possa ganhar um mínimo de maturidade para eventualmente regressar daqui a uns 2 anitos (i.e. aos 22 ou 23 anos) se mostrar merecê-lo, até porque muito provavelmente entretanto o Álvaro já foi vendido. Como custou também muito pouco, a pressão para tirar dele rendimento não é alta (é certamente muito mais baixa do que para um James, que tem a mesma idade mas custou muitos milhões).

Nos "entretantos" a aposta no Emídio Rafael parece-me fazer todo o sentido pela conjugação de todas as razões apontadas (já isoladas poderiam não ser suficientes), mesmo que esteja longe de ser um jogador cujo futebol entusiasme.

11 comentários:

José Correia disse...

Concordo com o Zé Rodrigues e às razões enunciadas acrescentaria mais duas:
i) o Rafa teve uma boa escola de formação, a do Sporting, reconhecidamente a melhor do país, onde esteve entre 2001 e 2005 (até subir a sénior);

ii) é um lateral alto (mede 1,82m), o que é importante para um defesa.

Jorge disse...

não vejo porque será pouco consensual, sinceramente. tem tudo para ser uma excelente alternativa ao Álvaro e se o mediatismo não o coloca nas parangonas...melhor para ele e para nós :)

Jorge
Porta19

Unknown disse...

Precisa de amadurecer e ganhar confiança. Ainda bem que não o colocam com rótulo de craque, faz com que ganhe humildade e trabalhe para garantir o seu futuro no dragão.

joao abel calais disse...

Caríssimos
O meu "radicalismo" em relação a jogadores tipo..."rafa" é absoluta e já aqui o mencionei...Concordo que para termos DOIS JOGADORES DA MESMA VALIA, para cada posição, nos custaria o que ...NÂo TEMOS (money,money) ! Fico a rezar para que o Álvaro P.,continue com a corda toda e as pilhas que usa,não se lhes acabe a carga...Acho que exceptuando,actualmente, uns qtos: (MLopes/Sapunaru/Mariano/Guarin/Tomás Costa)que,QUANTO A MIM,não SÃO JOGADORES para o FCP, a coisa melhorou sensivelmente em relação a anos anteriores(dos mareques,sonkayas,benitez e alguns outros contra-pesos, que nem o freixo d'espada à cinta...acolheria em s/seio).As opiniões,são como tudo e valem o que(não) valem...
Sejamos felizes,logo mais , na Figueira-para já- a "pedra de toque",pr'ó futuro imediato.
Estejamos atentos.VivÓ PORTO!
João Carreira

Rui disse...

Concordo totalmente com o artigo, não faz sentido só ter um lateral esquerdo, e a comprar um, mais vale que seja português e barato, a contratações exóticas que o porto tem tendência para fazer.

Do que mais gosto desde o primeiro dia no discurso do André Vilas Boas, é mesmo sobre a politica de contratações, que não se cansa de dizer que a comprar tem de ser bem ponderado e o que ele quer.

miguel.ca disse...

Eu concordo absolutamente com o post.
Emídio já fez o mais difícil. Chegou ao FCPorto. Agora, só o respirar daquele ar fará o resto.

miguel.ca disse...

E a primeira parte com a Naval?

Hiiiiiiiiii!

meirelesportuense disse...

Boa vitória, não foi brilhante mas foi boa...Boa leitura táctica do Vilas boas.Espero que o Guarin não tenha sofrido nenhuma lesão grave.

Anónimo disse...

Em adevido tempo publicaremos uma crónica do jogo de hoje. Agradecíamos não comentassem aqui o jogo.

Obrigado.

Gaspar Lança disse...

O que interessa é a vitória, e assim foi. Boa ou má, conseguimos.
É verdade que a primeira parte foi péssima, pelo menos para mim, mas na segunda conseguimos melhorar imenso e passámos a dominar o jogo, há que continuar a trabalhar para evoluirmos ainda mais.

Um abraço

Anónimo disse...

Eu até estava bem de acordo com este artigo, até que vi hoje o Addy e pergunto-me agora se valia a pena esta "troca".