quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Com muitos golos se enganam os tolos


Com alguma naturalidade, ou se calhar nem por isso, o FC Porto sai da Bélgica com passaporte na mão para a fase grupos da Liga Europa. O resultado expressivo de 3 golos sem resposta, deixam a ideia de uma partida fácil e totalmente dominada pela nossa a equipa. Verdade, nos primeiros 45 minutos. Nem tanto, no 2º tempo. Acima de tudo, a diferença no marcador começou a construir-se na ingenuidade dos jogadores do Genk, que deitaram tudo a perder num penalty estúpido e numa expulsão infantil.

Para candidato da Liga Europa, segundo as palavras de Villas Boas, o resultado de estreia da sua equipa nesta competição aparenta confirmar a sua tese. Porem, quem assistiu ao encontro, pode constatar que ainda há muita matéria a rever para que este FC Porto possa ser levado a sério neste troféu. Da lentidão de processos, aos disparates defensivos, sobra apenas a esperança na abundância de qualidade no miolo do terreno, para possa colocar algum equilíbrio numa equipa que ainda procura a sua identidade.

Sem a presença da velocidade e imprevisibilidade de Hulk, o conjunto azul e branco, apesar de dominante, entrou no jogo a lume brando. Bola no pé, mas sem grande progressão. Os Belgas, retraídos pelo medo do adversário que tinham diante de si, limitavam-se a resguardar a sua baliza tentando não cometer erros. A estratégia sair-lhes-ia furada pela inexperiência do defesa central Joneleit. Um penalty que desbloqueou o jogo insosso e previsível dos portistas.


Se o primeiro tempo revelou um Genk passivo e sem ambição, na 2ª parte os Belgas transfiguram-se. Uma postura diferente, influenciada, talvez, pela troca dos avançados - Vossel por Ogunjimi - pondo a nu fragilidades comprometedoras do sector mais recuado da nossa equipa. Falhas de marcação e cobertura à zona que apenas não deram em golo porque Helton está absolutamente soberbo neste inicio de temporada.

Viviam-se momentos difíceis nesta fase do encontro. A defesa tremia que nem varas verdes e o meio campo não conseguia tomar as rédeas do jogo, pela inferioridade numérica no sector e mercê da pouca disponibilidade para baixar linhas por parte de Belluschi e Moutinho. Villas Boas percebeu isso e meteu ao barulho Souza e mais tarde Rúben Micael. Um 4 x 2 x 3 x 1 que estabilizou a equipa. Mas o golpe fatal nas aspirações do Genk surgira pelo meio destas alterações, na expulsão de Matoukou numa entrada a matar sobre Moutinho.



A redenção azul e branca do futebol muito tremido e algo perdido do 2º tempo viria nos últimos 10 minutos. Dois belos golos de Souza e Belluschi acabaram com a história desta eliminatória e deram o 1º triunfo portista em solo belga. Uma doçura de final que ofusca muita coisa que ainda há para resolver nesta equipa do FC Porto, que fatalmente se revelará quando o adversário for de outro quilate.

Mas o melhor é eu estar caladinho, não dizer mais nada, não ser tão pessimista e negativista, não vá alguém ficar incomodado com esta crónica pintada em tons de cinza escuro.

Fotos: uefa.com, Agência Lusa e Record

44 comentários:

condor disse...

Não gostei do Porto não gostei do jogo não gostei dos filhos da puta dos comentadores"culpa minha!Quem me mandou ver com som?"
Foi melhor o resultado do que a exibição!
Isto tem de melhorar e muito!Continuamos a fazer passes que não lembram ao diabo,continuamos a perder a posse de bola com uma facilidade confrangedora!
Se continuarmos assim vamos ter mais do mesmo!Ou seja,quando formos a inglaterra levamos mais cinco,rais parta o diabo!

Miguel Magalhães disse...

Jogo globalmente fraco em termos de futebol jogado.

Positivo
. Resultado (a eliminatória está ganha)
. Helton (soberbo, a ele se deve este resultado)
. Souza (mais uma vez a dar excelentes indicações)

Negativo
. Apatia da defesa (centrais lentos, laterais descoordenados, médios pouco apoiantes)
. Lentidão global de processos
. Pouca pressão a meio campo

De qualquer forma, também é destas vitórias que se faz uma época e para a história fica a quase certa passagem à fase de Grupos.
Será bom para moralizar a equipa e agora competirá ao treinador corrijir os processos e melhorar a performance competitiva.

Orgulhoazulebranco disse...

Começo por endossar os meus sentimentos ao Hulk e à sua família que perderam uma criança de apenas 1 ano numa piscina...

---
O fantasma do Jesualdo de vez em quando paira no ar...às vezes pareceu que estava a ver a equipa do ano passado!

Ainda temos muito para melhorar,isso é evidente,mas salvam-se ao menos as vitórias,se isso não acontecesse seria muito mais complicado!

A defesa precisa de ser reforçada pois o Helton não pode estar lá sempre,sempre,sempre a apagar os fogos que os meninos ateam.

André,meu caro,se acabas sempre por adicionar unidades ao meio-campo,porque não começar já o jogo com mais de três jogadores lá?
4-3-3 sem Hulk...nnhhaaa...

Bem,temos um treinador que não tem problema em mexer no jogo,lê bem.
Temos muitas opções,tanto a nível individual como colectivo,quer dizer,começamos com dois extremos e fomos mexendo até ao 4-5-1(ou coisa que o valha).
Falta,como disse,reforçar a defesa e olear a máquina...e vamos lá que o tempo corre,não anda,é bom ir ganhando mas temos que evoluir.

meirelesportuense disse...

@nelson carvalho:
"Dois belos golos de Souza e Belluschi acabaram com a história desta eliminatória e deram o 1º triunfo portista em solo belga. Uma doçura de final que ofusca muita coisa que ainda há para resolver nesta equipa do FC Porto, que fatalmente se revelará quando o adversário for de outro quilate."

Que adversário, quem afinal?...O SLB?...2-0!
-Para mim, o problema está no eixo da defesa, já o disse -é uma questão de presença física- e se for verdade a vinda do Otamendi, penso que a situação estará satisfatóriamente resolvida, ele ou o Tolói, embora me pareça que o argentino está mais maduro.
-Mais uma vez o Sapunaru não esteve mal na direita e o Álvaro facilitou algumas vezes, muito embora ele tenha por si, o facto de ter de fazer todo o flanco esquerdo.O Fernando muitíssimo bem a defender e pior a organizar, ele e o Souza devem jogar juntos...Complementam-se e libertam os outros.

Jorge Mota disse...

E mau ganhar 3-0..

O ultimo paragrafo merece da minha parte 1a resposta impertinente e hostil..logo,prescindo dela..

AMO-TE PORTO!!

(incondicionalmente)

joao abel calais disse...

(Também não vi mais que a cinza...). Normal.Estamos em princípio de época.Ganhou-se FINALMENTE! na Bélgica.Foi bom(o resultado),para quem não viu o jogo,foi mau demais, para quem a ele teve acesso e gosta de outro tipo de..."orquestração" .Há sempre, os "contentinhos -da- silva" para quem opiniões distintas do "yes,sir",são uma ofensa à "honra da casa"...Não se acanhe,sr. Nelson Carvalho,que a sua crónica e opinião sobre o jogo, foi o que IMENSOS PORTISTAS viram.Não douremos a pílula,há muito a trabalhar,principalmente naquela defesa(Maicon,oh,Maicon!),para que num futuro próximo, não estejamos TODOS a carpir mágoas, armados em donzelas...
Excelente exibição de Helton/Fernando...Souza é craque-o golo é um monumento!
Que se passa com Varela?!...O Falcão,parece triste...Ruben Micael,dá outra "rotação",ao n/futebol.Belluschi?!...Tanto tem um repentismo fabuloso(e mais um belo golo,hoje) como,de repente,"põe" a bola redondinha, para um contra ataque perigoso para as n/redes...
AVB, tem muito "material" para trabalhar...que não lhe falte engenho e arte para o "moldar" à sua maneira.
Saudações Portistas
João Carreira

galo_na_piscina disse...

ya man, tens que beber uns copos do binho do porto carago, a ber se te pões fino...

meirelesportuense disse...

E depois estive dividido, as camisolas do Genk confundiram-me...O Walter precisa de um tratamento intensivo de banhos turcos...Foi mesmo Penaltie o que os Belgas reclamavam é que a falta fora cometida fora da área o que não foi de todo verdade...Falcao e o belga cairam fora da área mas o contacto foi dentro, para desgosto dos locutores da SIC, que diziam entre si que o Porto titubeava e o Sporting dominava claramente...Bom, sou obrigado a pensar que este Mundo está totalmente louco.-O Porto ganhou 3-0 e o Sporting perdeu 0-2...O futebol é assim mesmo, não tem lógica.

eumargotdasilva disse...

"Mas o melhor é eu estar caladinho, não dizer mais nada, não ser tão pessimista e negativista, não vá alguém ficar incomodado com esta crónica pintada em tons de cinza escuro."

Ora essa!...
A graça está em todos pensarmos diferente e todos contribuirmos com bitaites!...
"Atirar a pedra" e não querer receber uma de volta, não tem mesmo graça nenhuma!

PS: deixo a minha proposta para uma nota de solidariedade para com o Hulk!

Pedro Reis disse...

Também gostei bastante mais do resultado do que da exibição...

Não gostei especialmente do ritmo "a passo" da maioria dos nossos jogadores (em oposição ao excelente ritmo que imprimimos ao jogo da Supertaça), da muita displicência nos passes (aí especialmente o Varela conseguiu enervar-me bastante) e de algumas lacunas defensivas.

Os mais:
- Helton: continua em alta muito seguro e com defesas que "valem pontos";
- Fernando: Jogou pelos 3 do meio-campo, estava em todo o lado atrás e à frente, um verdadeiro polvo;
- Ruben Micael e Souza: também entraram bem no jogo;
- Ukra e Falcão: "só" razoáveis

Os menos:
- Varela: Numa palavra displicente, nos dribles e nos passes;
- Defesa: Todos tiveram algumas falhas, felizmente desaproveitadas pelo Genk

Vamos ver como evolui a prestação da equipa nos próximos jogos, mas estou claramente confiante.

Anónimo disse...

Foi uma fantástica exibição do primeiro ao último minuto! Plena segurança defensiva (nem sei para que queremos o Tolói ou o Otamendi), meio-campo sempre dominador e ataque demolidor. Só não gostei do Helton!

Assim é que um verdadeiro portista deve escrever, sr. Nelson Carvalho!

meirelesportuense disse...

Solidariedade com Hulk e com todos os que sofrem.

Paulo Marques disse...

Muito muito lento, o que não esperava do cai-cai... ai, esperem, agora já o tratamos pelo nome, o Moutinho.
Mais a sério, no início da segunda parte podiamos facilmente ter sofrido 3 golos com erros de iniciados e assim não pode ser. O cabeceamento falhado e a marcação por trás do Maicon são inaceitáveis, bem como o Álvaro a tentar defender a bola em frente à nossa baliza.
A parte positiva é a boa troca de bola, alguma ocasião de golo acaba por aparecer e a bola por entrar. Falta é velocidade, quer no passe, quer nas desmarcações.

Daniel Gonçalves disse...

Concordo com o conteúdo do posto do Nélson Carvalho, melhor o resultado do que a exibição, a defesa cometeu erros, é necessário corrigir rapidamente; dominamos o meio campo mas não conseguimos imprimir velocidade, Belluschi tem altos e baixos: excelente golo, mas alguns passes errados que deram origem a contra-ataques belas, prefiro o Ruben Micael. O Helton esteve excelente. Mas a verdade é que há muito a corrigir para dar outra dinâmica à equipa, AVB tem a vantagem de saber ler o jogo, com outro qualquer no banco tinhamos as substituições "programadas", isto é, sem qualquer relação com o andamento do jogo, desprovidas de sentido.
Venha daí um central de qualidade, acredito que o Maicon vai evoluir, mas ainda está verde para estes andamentos.

meirelesportuense disse...

Estratégicamente o Genk surpreendeu na 2ª parte ao colocar dois pontas-de-lança encostados aos nossos centrais, é pouco habitual isso acontecer e criou desestabilização...Mas as oportunidades foram mais concedidas que conseguidas.Muita cerimónia e falta de objectividade.
Depois com a entrada de um quarto médio a coisa voltou a desequilibrar e o Genk desmoronou.Atenção, esta equipa está à frente do Campeonato belga...A expulsão é justa, o Moutinho teve sorte de não prender o pé na relva.
Penaltie certo estive a rever o lance no BiboPorto, a bola em profundidade entra na área e ficaria à disposição do Falcao, o defesa belga tocou-o para impedir a sua progressão.Caiem os dois fora, mas a falta é cometida dentro da área.
O árbitro italiano foi rigoroso mas correctíssimo.

Antonio Silva disse...

meirelesportuense disse...
Solidariedade com Hulk e com todos os que sofrem.

-------

Menos o Benfica. Eles que sofram.

Luis disse...

Fixe mesmo era jogarmos muito e perdermos.
Assim tipo calimero, acha pachorra!

meirelesportuense disse...

E também a minha solidariedade para com todos os que sofrem com as vitórias do Porto.
-Porque "longos serão os caminhos" desse seu sofrimento.

Tripeiro disse...

Eu gostei. Passaporte praticamente garantido para a fase de grupos da Liga Europa. Dois grande golos ajudaram a carimbar a vitória.

Devagar se vai ao longe.

Parabéns aos portistas presentes.

Ricardo, RSW disse...

Tenham calma minha gente.
Sim, o FC Porto ainda esta em "rodagem" ha ainda muita coisa para fazer, mas estamos bem melhor do que no ano passado, apesar da equipa ainda não estar a jogar "aquele" futebol e a fluir da forma que queriamos, mas se pensarem bem isso seria impossivel, é preciso ter em conta que houve alterações profundas na equipa e no corpo tecnico, as ideias e os mecanismos levam o seu tempo a serem assimilados e executados de forma natural e fluida, temos um treinador Portista, que quer o melhor para o clube, com ideias muito diferentes das de Juju, e que sabe q mexe na equipa quando entende ser o melhor, sem medo, muda o sistema tactico a meio de um jogo se necessario for, os jogadores, aqueles que chegaram de novo ainda se estão a adaptar ao clube e ao futebol europeu, e os que ja ca estavam estão a adaptar-se a um novo sistema de jogo, bem diferente do passado recente, Calma minha gente!
Apesar do porto vencer sem convencer (para já) o que é certo é que Vence! e tambem ja o sabe fazer de forma convincente e sem margem para duvidas, o bêfique e o divino jesus que o digam!
Com o tempo a fluidez e a rapidez de "processos" que procuramos vai engrenar nesta equipa, nao se esquecam que estamos ainda muito desfalcados (praticamente não utilizamos: Meireles, Fucile, Walter, James, Rodriguez) e em inicio de epoca, dêm tempo ao tempo e apoiem esta equipa, sem hesitação! O porto pode não estar ainda a jogar da forma que queriamos, mas a equipa não tem falhado quando não pode falhar, e cumpre! obrigado AVB, e força nisso!

Bernini disse...

No meio da mediocridade do jogo apresentado (já visto no jogo da Figueira) salva-se a espectacularidade dos dos últimos golos e a segurança do Helton...

Pedro disse...

Um 4 x 2 x 3 x 1 que estabilizou a equipa

Não vi em nenhuma altura o FCP a jogar nesse sistema... o Souza em momento algum jogou ao lado de Fernando, joga bastante mais adiantado de preferência sobre o lado direito. O 4-2-3-1 é um sistema que é quase impossivel de não detectar, sobretudo em pontapés de baliza. Mas bastava olhar para o posicionamento do Souza.

De resto uma aceitável 1ª parte, e uma 2ª parte de muita desconcentração defensiva e passes errados. Vale-nos nesta fase a muita qualidade ofensiva dos jogadores. E parece claro que R.Micael dá uma qualidade superior ao nosso jogo.

Lamentável o último páragrafo, o choradinho irónico. Afinal o incomodado parece o autor e não quem leu... Se não admitem "bocas" de quem comenta, talvez quem escreve também as devesse evitar. Senão qualquer dia este blog torna-se um campo de batalha.

Ps: Souza é para mim a melhor contratação do ano do futebol Português. Preocupa-me que esteja tapado.

Filipe Costa disse...

nao percebo, sinceramente nao percebo a linha de pensamento levada a cabo por todos aqueles que escrevem neste blog que eu ainda assim acho que é uma referencia no seio da familia portista. o problema nao esta no facto de dizer que a exibiçao foi muito fraca (poque por acaso ate foi) mas sim na falta de optimismo e confiança na equipa tecnica do fcporto que esta em crescimento para uma epoca que se quer de conquista maxima.somos constantemente atacados pela mafia de lisboa e a ultima coisa que precisamos e de pessimimos e faltas de confiança.temos de ser internamente unidos e a mensagem para os nossos inimigos tera de ser de agressividade e hostilidade constante e avassaladora.

Preto no Branco disse...

Fdsss,mandem o AVB embora e vão buscar novamente o Jesualdo para ver um futebol triste! Ou então vão comentar para um blog benfiquista! Sinceramente, 3 fora, contra a melhor equipa da Bélgica, e ainda se queixam de quê?

Unknown disse...

Resultado bem melhor que a exibição como é óbvio mas gostei de ouvir o nosso treinador reconhcer isso mesmo.

Esperemos melhores exibições já a começar este Domingo.

José Rodrigues disse...

Bye bye estrumpfes!

Bem, acima de tudo saí do estádio satisfeito por uma vitória q nos garante já a passagem à fase de grupos, e pela beleza dos 2º e 3º golos.

O jogo teve 3 partes distintas, a meu ver.

A primeira parte foi razoável: ficou a impressão de q se não fizémos mais foi em boa parte pq o Genk entrou com muuuito respeito por nós, apostando no... contra-ataque, o q me admirou (já q não só jogavam em casa como são mais fortes a atacar do q a defender, é algo inscrito no ADN deles). Mesmo assim podíamos ter estado um pouco mais “mexidos” do meio-campo para a frente.

A primeira meia hora da 2ª parte foi horrível, principalmente ao nível defensivo. Já tinha havido uma ou outra distracção defensiva na 1ª parte, mas os erros sucederam-se em catadupa na 2ª parte (em q o Genk se mostrou tb mais afoito, o q não era de admirar estando a perder) com Maicon em péssimo plano, A. Pereira em má forma/displicente, Rolando sofrível e Sapu intermitente. Valeu-nos a má pontaria dos avançados do Genk e Santo Hélton, que esteve impecável. Aliás, entre os 15 e os 30mins deu a impressão q nós é que estávamos a jogar com 10...

A “3ª parte” deu-se com a entrada do Rúben, traduzindo-se nos últimos 15-20mins em que se colocou o Genk em sentido. Hats off para AVB, que não só leu bem o jogo como conseguiu uma boa ocupação de espaços usando 5 médios (com entrada de Souza), o que não é nada óbvio (se não houver um bom trabalho de casa o mais certo é q se atrapalhem uns aos outros). Finalmente começou-se a notar que eles é q jogavam com 10...

A nível individual o único q esteve *claramente* bem foi Hélton: excelente. Varela não sabe jogar mal e dá gosto ver, mas esteve pouco afoito no 1 para 1 e medíocre nos cruzamentos. O pior foi Maicon, e os restantes jogadores estiveram quase todos “intermitentes” (Souza jogou só 15mins, logo é difícil avaliá-lo mas parece q temos jogador). Ukra não estando propriamente *mal* ou abaixo da média, podia ter aproveitado melhor a oportunidade, pareceu-me algo apático durante a maior parte do jogo. Falcao não esteve bem (parece muito lento, presumo q falta de forma).

Enfim, ficou claro desde o início do jogo q estas duas equipas pertencem a dois universos diferentes (e o sentimento claro entre os adeptos do Genk era tb de q se tratava um confronto entre David e Golias), e o resultado confirmou-o (ainda que muito lisonjeiro para a exibição).

Há certos processos ofensivos a melhorar, mas acima de tudo a capacidade da defesa deixa preocupações claras: não se trata apenas de falta de ritmo, rotinas ou displicência, mas a valia individual deixa um bocado a desejar. Espero q BA e Fucile não venham a fazer falta: o tempo o dirá, mas para já há motivos para receios neste sector.

José Rodrigues disse...

4 pormenores q observei:

1) Os SD estiveram muuuito calados durante a maior parte do jogo. Do lado oposto os adeptos do Genk (começando pelos Ultras, mas não só) estiveram excelentes no apoio à equipa.

2) a segurança deixou muito a desejar para um jogo destes... fácil acesso ao campo e poucos stewards: quase q tivémos uma invasão de campo por 2 adeptos exaltados (q voltaram aos seus lugares em vez de serem escortados para fora do estádio...), e era de facto muito fácil invadir o campo se vários adeptos assim o quisessem.

3) bilhetes para menos de 16 anos era a metade do preço. Compare-se isso com o Dragão, onde putos de 4 anos pagam preço por inteiro.

4) só mesmo na Bélgica para assistir a um polícia em serviço a beber uma cerveja e confraternizar com adeptos. Ou não tivéssemos nós um estádio com nome de cerveja, com uma equipa q joga num campeonato com nome de cerveja...

pois disse...

Já jogamos bem e perdemos, desta vez não jogamos muito bem e vencemos confortavelmente. Ainda bem para o Genk, que se apanha uma equipa a jogar à PORTO levava uns 15.
Gostei de Helton, que finalmente me parece concentrado no jogo; Sapunaru vai crescendo e Fernando está enorme.
Conforme tantas declarações/manifestações/imposições e outras que tais por cá no blog jogamos com Ukra que é da formação e infelismente o que se viu não agradou.
Vamos fazendo o nosso caminho caminhando e sempre será melhor ir jogando (não tão bem) e ganhando do que "massacrar" e enfardar
Saudações Portistas

José Rodrigues disse...

pois disse: "Conforme tantas declarações/manifestações/imposições e outras que tais por cá no blog jogamos com Ukra que é da formação e infelismente o que se viu não agradou."

Por acaso acho q até fui o primeiro a dizer aqui q acho q o Ukra podia ter aproveitado melhor a oportunidade, e sou ao mesmo tempo dos q defendem claramente uma maior aposta na formação.

No entanto assinalo q não me parece de todo q Ukra tivesse estado pior do q a média; e q uma andorinha (jogo) não faz a Primavera.

Aliás, constato os dois pesos e duas medidas de muitos dos q acham q fazemos muito bem em não apostar mais na formação: nomeadamente quando são rápidos a criticar uma primeira exibição de prata da casa mas são tb os primeiros a pedir calma e benefício da dúvida qdo isso se passa com contratações (Benitez, Mariano, Prediguer, Maicon, E Rafael, etc etc).

Por exemplo: depois do jogo de ontem, será q o "pois" vai criticar a contratação do Maicon (q esteve muito pior q Ukra)? Não me parece...

José Rodrigues disse...

Quanto a Fernando, está muito bom a destruir jogo e mais afoito do q com Jesualdo, o q é bom, mas ao nível do passe esteve entre o mau a razoável.

Ontem 2 a 3 péssimos passes q podiam ter criado imenso perigo para a nossa baliza. Isso não é admissível.

paulop disse...

Sou mesmo tolo fui enganado, 2 jogos por semana já e ainda há 2 semanas começou a sério, de facto ontem era preciso correr até cair para o lado, agora enganarem os tolinhos como eu com 3 golos não se faz, grande perspicácia do autor do artigo para iluminarem assim os lerdos.

VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Dragus Invictus disse...

Bom dia,

Ontem fizemos um jogo "quanto baste" para levar de vencida uma equipa jovem, com jogadores de alguma qualidade. E demos uma passo rumo à fase de grupos da liga Europa.

Na primeira parte, entramos calculistas, a controlar e dominar o jogo. O adversário não teve bola, e apenas em fugazes contra-ataques tentava chegar à nossa baliza. Estivemos claramente à espera do erro do adversário, que se foi enervando com o decorrer da primeira parte, e acabou por cometer um penalti que nos deu a vantagem no marcador.

Na segunda parte, o Genk depois das alterações do seu treinador, começou a criar-nos problemas e não fosse Helton, teriam naquela altura empatado o jogo.

Mas Villas Boas, tem uma de muitas qualidades ... não perde tempo e mexe na equipa. Meteu mais gente no nosso meio campo, e voltamos a controlar e dominar o jogo. Com um futebol de troca e posse de bola, constantes tabelinhas, com naturalidade marcamos mais dois excelentes golos.
O de Souza foi fantástico.

Nos jogadores realce para os nossos 3 médios.
O Belluschi com o Fernando e o Moutinho ao lado parece outro. Fica mais solto para o ataque.
Também os Fernando e o Moutinho varrem o meio campo todo. Impressionante o Moutinho ... não tem medo de fazer carrinhos, leva porrada que se farta,... e parece aqueles copos teimosos ... cai e levanta logo!
Grande exibição do Helton.
Maicon ontem foi capaz do melhor e do pior. Na nossa defesa, nota-se que falta ali agressividade no ataque à bola, antes mesmo de nos encostarem às cordas. Rolando esteve bem melhor.
Varela esteve outra vez abaixo das expectativas.
Ukra esteve bem, lutador, podia mesmo ter marcado.
Sapunaru e Alvaro cumpriram o seu papel, mas sem atacar muito.

Abraço a todos e bom fim de semana

Paulo

Bom dia,

Ontem fizemos um jogo "quanto baste" para levar de vencida uma equipa jovem, com jogadores de alguma qualidade.

Na primeira parte, entramos calculistas, a controlar e dominar o jogo. O adversário não teve bola, e apenas em fugazes contra-ataques tentava chegar à nossa baliza. Estivemos claramente à espera do erro do adversário, que se foi enervando com o decorrer da primeira parte, e acabou por cometer um penalti que nos deu a vantagem no marcador.

Na segunda parte, o Genk depois das alterações do seu treinador, começou a criar-nos problemas e não fosse Helton, teriam naquela altura empatado o jogo.

Mas Villas Boas, tem uma de muitas qualidades ... não perde tempo e mexe na equipa. Meteu mais gente no nosso meio campo, e voltamos a controlar e dominar o jogo. Com um futebol de troca e posse de bola, constantes tabelinhas, com naturalidade marcamos mais dois excelentes golos.
O de Souza foi fantástico.

Nos jogadores realce para os nossos 3 médios.
O Belluschi com o Fernando e o Moutinho ao lado parece outro. Fica mais solto para o ataque.
Também os Fernando e o Moutinho varrem o meio campo todo. Impressionante o Moutinho ... não tem medo de fazer carrinhos, leva porrada que se farta,... e parece aqueles copos teimosos ... cai e levanta logo!
Grande exibição do Helton.
Maicon ontem foi capaz do melhor e do pior. Na nossa defesa, nota-se que falta ali agressividade no ataque à bola, antes mesmo de nos encostarem às cordas. Rolando esteve bem melhor.
Varela esteve outra vez abaixo das expectativas.
Ukra esteve bem, lutador, podia mesmo ter marcado.
Sapunaru e Alvaro cumpriram o seu papel, mas sem atacar muito.

Abraço a todos e bom fim de semana

Paulo

http://pronunciadodragao.blogspot.com

pois disse...

Caro José R.

Não pretendo minimamente criticar Ukra nem seja quem for do plantel do PORTO. Apenas afirmei e constatei que Ukra desperdiçou uma grande oportunidade e que quando muitos de nós (nós - eu incluido) reclamamos (ou refletimos) a inserção de jogadores da formação esqueçemos um pormenor - cabem lá? Bem sei que vai contrapor com Prediger e outros que também não cabiam, mas sinceramente penso que por conhecermos bem os da formação sabemos o que podemos esperar e contar já com as contratações penso existir sempre a aposta (esperança) de que vão caber. Penso eu de que, talvez o meu caro não pense de que.

Cumprimentos

Ahh, não vou criticar Maicon, como não critiquei B. Alves no início, Aloísio (quando vi Aloísio jogar no Barça - a lateral - e depois soube da sua contratação até me benzi e veja, foi dos melhores centrais do PORTO) e outros.

Pedro Vale disse...

Caro Pois,

O problema é que os jogadores da formação TÊM de caber no plantel, ou então passamos a inscrever menos 4 jogadores nas competições europeias... Este ano, vamos ter de deixar duas vagas em aberto porque apenas Castro e Ukra entram nessa categoria.

E se me disser que menos dois jogadores não é mau, eu concordo numa perspectiva de uma eliminatória como esta. Mas para 6 jogos da fase de grupos da liga dos campeões, com lesões e castigos e abaixamentos de forma, esses dois jogadores podem ser extremamente importantes!

Tem de haver uma aposta maior, especialmente na qualidade (visto que quantidade não parece faltar).

Nelson Carvalho disse...

Até que me consigam provar o contrario, continuo convencido de que as equipas que jogam melhor e demonstram controlo sobre o jogo ganham mais vezes.

A teoria por aqui tão alvitrada de que marcar 3 golos é sinónimo de uma bela exibição e de dominio no encontro, apenas me leva a convencer ainda mais de como um resultado final pode fazer escamotear em algumas mentes as dificuldades e carencias evidênciadas pela nossa equipa.

O resultado foi bom? Foi.Soubemos controlar o jogo? Não, não o conseguimos.

A verdade, e tal como já referi no artigo, o resultado e depois o controlo do jogo, apenas começou a pender a nosso favor em 2 infantilidades do Genk (penalty e expulsão). A intervenção certeira de Villas-Boas na equipa, foi um bom complemento ao equilibrio da equipa, apontamento que também está referenciado no artigo.

De resto, é próprio Villas-Boas a reconhecer no final do encontro que houveram perturbações na organização defensiva que, acrescento eu, só não deram em golo por causa de Helton e azelhiçe dos avançados belgas. E não foram 1 ou 2 situações de golo iminente. Foram 5 bolas na cara do Helton.

Claro que a equipa pode e vai melhorar (e também, já agora, se reforçar) a sua organização. Assim como o treinador demonstra saber ler e mexer na equipa. Mas para quem colocou para si próprio o tão alto objectivo de vencer esta competição, covenhamos, pois temos de jogar bem mais. E não será, certamente, o nosso alto ranking na Liga Europa que nos atribuirá vitórias por decreto.

RCBC disse...

Parece-me óbvio que neste momento estamos num processo de crescimento e transição dos antigos métodos de Jesualdo e da nova metodologia de AVB, sendo que as diferenças me parecem claras.

Eu também não gostei nada da 1ª parte sonolenta da Figueira da Foz e do excesso de confiança demonstrado ontem na Bélgica. Por outro lado, gostei da forte reacção da equipa e também táctica por parte de AVB na 2ª parte da Figueira da Foz, gostei da exibição da supertaça e gostei dos 3 golos no jogo da Bélgica.

No entanto, também concordo inteiramente com o título do post: não nos deixemos enganar pelos 3 golos. Aguardo com curiosidade o jogo de domingo frente ao Beira-Mar. Um jogo com características similares a 90% dos jogos que vamos ter no Dragão, ou seja, um “muro defensivo”, anti-jogo até dizer chega e tácticas constantes de nos enervar!

A equipa está a desenvolver-se, e como é normal num processo de crescimento, há sempre avanços e recuos, sendo que o sentido de desenvolvimento terá de preservar sempre um modelo de jogo e uma ideia para a equipa bem definidas!

Parece-me também que urge rapidamente resolver a questão do novo defesa central. E também espero que Fucile não saia do plantel, ao contrário de Meireles que já devia ter saído!

Gaspar Lança disse...

Três golos sul-americanos que nos colocam com um (ou dois...) pés na fase de Grupos da Liga Europa.
Bonito o gesto de Falcao, ao dedicar o golo a Hulk.
Notam-se alguns erros na equipa (esteve muito mal Maicon; venha o Otamendi pois Maicon ainda não está preparado) mas ainda não está nada fechado visto que, até dia 31 de Agosto, alguém pode sair ou mesmo entrar.
Uma grande vénia para André Villas Boas que mais uma vez sobe o que fazer.
No Dragão é para marcar mais golos!

Um abraço
http://odragaozinho.blogspot.com

Miguel Lourenço Pereira disse...

Viva,

Parece-me óbvio que a estratégia do jogo apostava muito no jogo forte do Hulk para romper e na ausência deste, a actuar com dois extremos mais clássicos, e frente a uma equipa mais fechada do que o previsto, os onze demoraram a entrar no jogo.

O AVB voltou a ler bem o jogo, o Souza trouxe aquele equilibrio necessário e o RM tranquilidade e confiança no passe. Foram os dois mais, depois do enorme Helton, um monstro quando quer.

Os grandes problemas continuam a ser o sector defensivo (Maicon é mau demais, Rolando não transmite segurança, Sapunaru e Alvaro estao em modo off) e os passes falhados a meio-campo. Moutinho ainda nao pegou no jogo, Fernando é muito bom a destruir mas depois é um vê se te avias e Belluschi joga de quinze em quinze minutos. Troquem o Moutinho pelo Meireles (horrivel o ano passado) e realmente pouco mudou de um ano ao outro.

A grande mudança é mesmo a atitude que tanto criticamos a JF e que o AVB, nota-se, está a tentar transmitir, dando varias oportunidades (e nao sempre as 3 opçoes da praxe), ajustando a tactica durante o jogo e enfocando a equipa no mais importante. Ontem o que era? Vencer pelo máximo de golos sem muito esforço fisico? Objectivo conseguido á perfeiçao.

Já haverá tempo para "dar baile" com a bola nos pés, porque a falta de eficácia foi um cancro o ano passado. Talvez tivessemos empatado na Naval e ganho por 1-0 há um ano. Com esta nova postura nao ficamos à espera da sorte. Vamos atrás dela. E isso é fundamental.

um abraço

sr_bombas disse...

Exibição q.b do porto em que se destacam quanto a mim dois jogadores,helton que está um senhor guarda-redes e o Fernando.De negativo a defesa,o maicon tem que estar mais concentrado mas acredito que vai evoluir,o Álvaro também esteve algo displicente.Este novo porto precisa de tempo e já se vê a espaços aquilo que ele(vilas boas pretende). Depois do 1-0 o porto adormeceu e pensou que o jogo já estava ganho.É um aspecto a rever porque como o vilas boas diz,o porto tem que se agressivo durante o jogo todo. E muito bom ganhar com grandes exibições mas muito importante também ganhar quando não se joga tão bem.Sem querer fazer comparações com o Mourinho,houve muitos jogos que ganhamos com exibições como esta.

Paulo Marques disse...

"melhor equipa da Bélgica"

WTF?

José Rodrigues disse...

Nightwish, quem escreveu isso (nem reparei) possivelmente está-se a referir ao facto do Genk ir em 1o lugar (ex-aequo com o Mechelen) no campeonato belga.

Há "apenas" o pequeno pormenor de q só houve 3 jornadas... tb já aconteceu um Marítimo ir na frente ao fim de 3 jornadas, e ninguém concluiu na base disso q eram os melhores em Portugal.

E vivendo aqui na Bélgica, digo-vos q muito dificilmente o Genk acaba a época nos 3 primeiros (já nem falo de campeão pq é quase impossível, a meu ver).

José Rodrigues disse...

...ainda sobre o ponto anterior: eu acho q o Genk vale mais ou menos tanto como um Marítimo ou Académica.

Mas diga-se em abono da verdade q ganhar por 3-0 em casa de um Marítimo ou Académica seria motivo para regojizo, logo não devemos menorizar este resultado em Genk.

Jorge Mota disse...

mas sim na falta de optimismo e confiança na equipa tecnica do fcporto que esta em crescimento para uma epoca que se quer de conquista maxima.somos constantemente atacados pela mafia de lisboa e a ultima coisa que precisamos e de pessimimos e faltas de confiança.temos de ser internamente unidos e a mensagem para os nossos inimigos tera de ser de agressividade e hostilidade constante e avassaladora

AH GRANDE FILIPE!!!

SIC SIC SIC SIC SIC

(Nuno,lembras q te disse de manha?)

Unknown disse...

Falam das defesas do Helton como se ele fosse algum extraterrestre que aterrou ali de pára-quedas. Ele é titular da nossa baliza há anos, actual capitão e, que eu saiba, se defendeu, só está a fazer para o que lhe pagam. Os guarda-redes também fazem parte do onze. Ganhamos «por causa» do Helton» Não, ganhamos também por causa do Helton. Assim como quando perdemos por causa do cavaquinhos, a culpa deve ser estendida a toda a equipa.

O Vila Boas mexe-se. Só por isso, vale o optimismo. As substituições «troca-por-troca» dos últimos 4 anos já metiam cá um nojo. Fosga-se!

E viva o Souza, que vai ser a grande surpresa da actual época desportiva.

Ah, e viva os tolos. Estou neste grupo.