sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Quaresma de regresso ao Dragão

Depois de Ricardo Carvalho, Paulo Ferreira e Deco, todos com a camisola do Chelsea, é a vez de também Quaresma regressar ao Porto, com a camisola do Besiktas JK. Veremos como o público do Dragão o irá receber.


O sorteio não foi mau, embora o grupo do Sporting seja ainda mais acessível. Em termos teóricos, havia equipas mais complicadas no pote 2 (Manchester City, Bayer Leverkusen, Dynamo Kiev ou Sampdoria) e no pote 3 (Borussia Dortmund, Napoles, AEK) do que aquelas que nos calharam provenientes destes potes.

Interessante o duelo entre a Juventus e o Manchester City no grupo A (dois dos candidatos mais fortes a vencer a Liga Europa), bem como, a competitividade que se prevê para os grupos G, J e K.

Os jogos irão disputar-se a 16 e 30 de Setembro, 22 de Outubro, 4 de Novembro, 1/2 e 15/16 de Dezembro.

18 comentários:

fiona bacana disse...

Segundo julgo saber, na Liga Europa não jogam "todas contra todas" em casa e fora...já há dados sobre isso? É possível, por exemplo, só jogar com o Besiktas em casa (ou fora)...

Não tenho a certeza, mas acho q é assim.

cumps

Alexandre Burmester disse...

Era assim nas últimas edições da Taça UEFA, Ana, quando surgiu o sistema de grupos (com 5 equipas). Na Liga Europa a coisa processa-se como na Liga dos Campeões, isto é, jogam todos contra todos duas vezes.

Miguel Lourenço Pereira disse...

José,

Não acho que o grupo seja mais complicado que o do Sporting. O Bessiktas do Schuster conta com o Guti e o Quaresma mas é uma equipa intermitente, enquanto que o Lille fez um forte investimento para manter as suas duas grandes armas, os médios Cabaye e Hazard, um pequeno génio.

Quanto ao Rapid Wien e ao CSKA, são adversários muito acessiveis e deslocações menos complicadas do que outros rivais poderiam supor.

Sumando os inevitáveis 12 pontos contra essas duas equipas, basta não perder com o Bessiktas para ganhar o grupo e reforçar a condiçao de cabeça de série quando começar a doer.

Porque sabemos que nisto da Europe League, só quando chegam os 3s da CL é que a coisa começa a aquecer.

Um abraço

José Correia disse...

@Ana Martins
É, de facto, como o Alexandre Burmester explicou.

Para os 16 avos-de-final, que se irão disputar a 17 e 24 de Fevereiro de 2011, aos dois primeiros classificados de cada grupo juntam-se as oito equipas que ficarem no terceiro lugar dos respectivos grupos da UEFA Champions League, perfazendo 32 equipas.

José Correia disse...

@Miguel Pereira
Concordo que o nosso grupo é acessível, mas comparando com o do Sporting, eu diria que:
- o Besiktas é mais complicado que o Lille;
- o Rapid Viena (eliminou o Aston Villa!) é mais complicado que o Gent;
- as duas equipas de Sofia - Levski e CSKA - são equivalentes.

Seja como for, penso que quer o FC Porto, quer o Sporting, são favoritos para ultrapassarem esta fase de grupos e atingirem os 1/16 avos da Liga Europa.

Alexandre Burmester disse...

Miguel Pereira comentou:

"Porque sabemos que nisto da Europe League, só quando chegam os 3s da CL é que a coisa começa a aquecer. "

Por norma será assim (incluindo os anos com fase de grupos da Taça UEFA, já que a Liga Europa vai apenas na sua segund edição), mas não podemos considerar pobre uma competição que conta à partida com Juventus, Sevilha, Liverpool, Manchester City, Atlético de Madrid, Sampdoria, Stuttgart, Bayer Leverkusen e FC Porto, todos superiores a muito menino que, graças às engenharias de Michel Platini, se encontra na Liga dos Campeões.

Alexandre Burmester disse...

José Correia,

O nosso grupo só seria mais complicado que o do Sporting "ceteris paribus", ou seja, se considerássemos de igual valia as equipas de Porto e Sporting. Como tal não sucede, eu diria que o grupo do Sporting é para eles mais difícil que o nosso para nós.

Miguel Lourenço Pereira disse...

José,

Totalmente de acordo.

Alexandre,

É certo que o número de equipas de alto nivel subiu este ano na fase de grupos mas os habituais jogos da UEFA garantem que até aos 16 avos, onde se juntam os clubes da CL, nao haja grande espaço para surpresas.

Mas a historia recente tem-no ensinado que até mesmo os grandes nomes têm dificuldade em encontrar motivaçao/eficácia nesta prova de há umas épocas para cá, ao contrário das equipas que chegam da CL mais motivadas e com outra rodagem.

um abraço

José Correia disse...

«O CSKA Sofia, adversário do FC Porto na Liga Europa, é o clube com mais títulos da Bulgária e no qual foram formados grandes nomes como Stoichkov, Kostadinov e Ivanov.

Com 31 campeonatos da Bulgária (um recorde), 10 Taças da Bulgária e 13 Taças do Exército Soviético, o CSKA é a equipa com mais troféus na Bulgária, embora não tenha conquistado qualquer troféu nas duas últimas temporadas.

A nível europeu, o CSKA Sofia teve as suas melhores prestações em 1966/67 e em 1981/82, quando atingiu as meias-finais da Taça dos Campeões Europeus.»
in record.pt

José Correia disse...

Calendário dos jogos:

1ª jornada, 16 de Setembro
Besiktas-CSKA Sófia
F.C. Porto-Rapid Viena

2ª jornada, 30 de Setembro
Rapid Viena-Besiktas
CSKA Sófia-F.C. Porto

3ª jornada, 21 de Outubro
CSKA Sófia-Rapid Viena
Besiktas-F.C. Porto

4ª jornada, 4 de Novembro
Rapid Viena-CSKA Sófia
F.C. Porto-Besiktas

5ª jornada, 2 de Dezembro
CSKA Sófia-Besiktas
Rapid Viena-F.C. Porto

6ª jornada, 15 de Dezembro
Besiktas-Rapid Vien
F.C. Porto-CSKA Sófia

Alexandre Burmester disse...

"e 13 Taças do Exército Soviético".

Algo me diz que destas taças eles provavelmente se não gabarão muito! : -)

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Acho que pêras doces só mesmo assadas no forno. Quem se fiar em jogos fáceis, já foi.
Que o Porto não se deixe ir na canção do bandido.

Nuno Silva disse...

O Emil Kostadinov (que JOGADOR!!!) também regressa, como director desportivo do CSKA.

Nuno Silva disse...

O Kostadinov também regressa como director desportivo do CSKA

José Correia disse...

"Fiquei mais ou menos satisfeito com o sorteio. O F.C. Porto é a equipa mais forte do grupo, é uma das mais fortes da Europa e vai ser muito difícil para nós.
O F.C. Porto foi o meu primeiro clube fora da Bulgária e foi um clube que me marcou muito.
Naquela casa ganhar é tudo. O CSKA ainda não tem muitas semelhanças com o F.C. Porto, ainda estamos numa fase de crescimento. O início de época não foi fácil, tivemos lesões complicadas, mas dentro de uma semana espero que estejamos melhores."
Emil Kostadinov, director-desportivo do CSKA, em declarações ao Maisfutebol

Azulantas disse...

Sinceramente acho que apesar de evitarmos alguns pesos pesados o que "pesa" mais são as deslocações à Turquia, Austria e Bulgaria, não apenas pelo grau de dificuldade dos jogos em si que será maior ou menor, mas porque as deslocações em si são a países um pouco distantes.

Pior que ir à Turquia só talvez à Russia, Ucrânia ou Israel.

Mas pronto, temos um grupo que vamos discutir com o Besiktas que vai ser um osso duro de roer, mas de resto acessível.

Daniel Gonçalves disse...

De lembrar que da última vez que fomos à Turquia foi para defrontar este Beksitas, na Liga dos Campeões em 2008, ganhamos o jogo por 1-0, com um golo de Quaresma nos últimos minutos. Penso que o Porto vai disputar o 1º lugar com o Beksitas, somos favoritas mas vai ser complicado com os turcos, na pré-eliminatória o Quaresma marcou 2 golaços pelo Beksitas, e eles ainda tem o Guti.

Miguel Magalhães disse...

1. Recebemos o Besiktas (o jogo que pode servir para carimbar a passagem à fase de eliminatórias) antes de recebermos o clube do milhafre para o campeonato - não me parece o ideal

2. Aposto que a ovação ao Kostadinov vai ser muito maior do que ao Quaresma - a confirmar se tenho razão ou não