sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Laboratório experimental em Paris


Conferência de imprensa de André Villas-Boas, no dia 30 de Julho de 2010, na véspera do primeiro jogo do Torneio de Paris:

[pergunta]: A uma semana da Supertaça, o FC Porto terá dois jogos em apenas dois dias. Vai apresentar equipas diferentes? O que espera deste torneio?

[AVB]: Vou fugir ao que tem sido escrito por vocês, que têm encarado este torneio como o ensaio do onze para a Supertaça, mas isso não é verdade. Haverá uma lógica de distribuição de minutos (...). O enquadramento é esse: fazer o que temos feito até aqui, acrescentar minutos a todos. (...) Sair daqui um onze para a Supertaça não irá acontecer, não tem cabimento.


No final da pré-temporada e a apenas 6-7 dias do primeiro jogo oficial, fez sentido ir a Paris, disputar dois desafios, com o único objectivo de distribuir minutos pelos jogadores?
Na minha modesta opinião de "treinador de bancada", pelo menos um dos dois jogos deveria ter servido para testar o onze que André Villas-Boas pretende apresentar na Supertaça. Aliás, se o tivesse feito, isso não impediria o treinador do FC Porto de, no outro jogo, fazer experiências e dar minutos aos restantes jogadores.

Mas, para além de acrescentar minutos a todos os jogadores, o Torneio de Paris serviu, acima de tudo, para identificar potenciais problemas e, nesse sentido, foi muito útil.

Não deve ser por acaso que a iminente transferência de Fucile há uma semana atrás, afinal ainda não se tenha concretizado. É que as exibições de Miguel Lopes e de Sapunaru não foram de modo a que treinador e dirigentes durmam tranquilos com a possível saída do lateral uruguaio. A SAD deve estar mais intransigente nas negociações.

Também no caso da dupla de centrais devem ter soado umas campainhas de alerta. Por aquilo que se viu, falta no plantel um central de categoria indiscutível para fazer dupla com Rolando ou Maicon, até porque Sereno mostrou estar ainda longe de poder ser uma alternativa credível.

Quanto ao meio-campo e ataque é preciso definir e encaixar as peças no puzzle. Fernando ou Souza? Belluschi ou Rúben Micael? Rodriguez, James ou Varela?
Partindo do pressuposto que Raul Meireles irá mesmo sair, do meio-campo para a frente só parece haver três “indiscutíveis”: Moutinho, Hulk e Falcao.

E o modelo de jogo? Nem o 4-4-2 de recurso usado no final da época passada, nem um 4-1-3-2 semelhante ao usado pelo SLB de Jorge Jesus foram testados. Aparentemente, o tão criticado 4-3-3 de Jesualdo Ferreira é como a Toyota, veio para ficar.

13 comentários:

José Rodrigues disse...

Eu nao tenho tanta certeza assim de q o Hulk va' ser titular de pedra e cal...

Anónimo disse...

Um pequeno promenor que poderá ser ou não um pau de 2 bicos:
Qualquer um treinador de bancada conseguirá prever qual o onze encarnado mas poucos ou nenhuns o poderão fazer em relação ao FCP... e isto até pode ser bom!

Pedro Vale disse...

Parece-me certo que o Fernando vai ser titular, tirando alguma lesão.

Está a fazer uma boa pré-época, e parece estar a dar-se bem com este conceito de subir para ajudar o ataque e de defender mais à frente.

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Na linha do que havia sido a opção de Vilas Boas na primeira parte do jogo contra a Samp, esperava que o torneio de Paris decorresse de forma a "dar minutos" à equipa e ao sistema de jogo que a mesma vai adoptar.

Sendo assim, (não tendo havido equipa não pode ser feita avaliação) instalou-se nos adeptos um sentimento de alguma dúvida quanto às reais possibilidades de momento do fcp, por não resistirem à inevitável comparação com o percursos oposto do seu adversário de amanhã.

Esclarecida que foi, pelo nosso treinador a opção, ver-se-à na disputa de sábado qual das equipas mais beneficiou do plano de trabalho programado para a pré época.

Pessoalmente, penso que o treinador dos encarnados está empenhado em entrar forte para beneficiar do efeito psicológico de uma vitória sobre o seu principal rival, a qual não deixará de ser explorada até à exaustão nos jogos subsequentes pelos media e pelo treinador Jesus.

Anónimo disse...

Helton

Fucile
Rolando
Maicon
Álvaro

Fernando
Moutinho
Belluschi

Hulk
Falcao
Varela

Seria o meu onze e creio que seja o escolhido. Para mim é o mais forte que podemos apresentar de momento.

eumargotdasilva disse...

O AVB não nasceu ontem, e ainda para mais trabalhou em stress competitivo nos últimos 7 anos... para além de dois campeonatos uma taça uefa e uma champions, esteve também em Londres e em Milão onde ganhou muitos títulos!...(apesar de tudo, e ninguém falou nisso, mas a champions do inter tb tem um dedo dele...)
A azia de Mourinho e de Rui Faria não existe por dá cá aquela palha; existe, porque eles sabem que o homem é uma máquina...
Se ele não tivesse tudo planeado já desde há muito tempo, isso é que me surpreenderia.
Com certeza, no entanto, que ainda não houve tempo para que os jogadores assimilassem todas as variantes que ele quer imprimir, e portanto vai jogar mais parecido com o modo com que eles se sentem confiantes. Que, diga-se de passagem, não sabemos qual é.
E é claro para todos que o Jesus não vai querer ficar pelo campeonato dos túneis,e que percebe da poda.
Mas esse é com certeza um desafio à medida das potencialidades do AVB. Se a equipe o vai acompanhar isso não sabemos, e poderá estar aí o seu calcanhar de aquiles...
mas, não será por ter perdido dois jogos a feijões...

pois disse...

Helton

Fucile,Rolando, Maicon, A. Pereira
Fernando
Meireles, Moutinho, Micael
Hulk, Falcão

PeidoMestre disse...

Antes de mais, sem fucille, a coisa não vai ser fácil...Ruben também não pode jogar...Castro ficou de fora!!??

Enfim...Aqui vai a minha equipa:

Helton

Miguel Lopes
Rolando
Maicon
Alvaro Pereira

Fernando
Moutinho
Meireles
Rodrigues

Falcão
HulK

Cada vez que olho pra esta defesa dá-me logo dores de barriga!

Força PORTO!!

Anónimo disse...

Isto de não testar um onze titular deve ter sido uma ideia que ele "roubou" aos dois inteligentes! : -)

Força Porto, força AVB!

Leitão regado com espumante bruto em Sangalhos, bem cedinho, que o jogo é às 20.45 e tá a andar! Até os comemos, carago!

José Correia disse...

A não convocação do Fucile para o jogo da Supertaça é deveras preocupante. Não só para este jogo, mas porque é um indício de que estará mesmo de saída.

meirelesportuense disse...

Também dou um palpite:
Helton;
Fucile, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira;
Fernando, Sousa e Moutinho;
Hulk, Falcao e Varela.

meirelesportuense disse...

A chamada de atenção para a não convocação do Fucile leva-me a ter que alterar a linha.
Helton;
Sapunaru, Rolando, Maicon e Álvaro Pereira;
Fernando, Souza, Moutinho e Meireles;
Falcao e Hulk.

joao abel calais disse...

...a minha equipa (porque só me "deram" estes jogadores :
Helton /sapunaru/rola/maicon/a pereira/fernando/sousa/jmoutinho/crodriguez/ hulk/ falcão...
Como já por aqui disse um portista -comentador :esta defesa até me dá "dores de Barriga",sinal (Deus,Nosso Senhor, permita que m'engane)desculpem lá, de muita ...tremideira durante o jogo .(Entretanto,num Continente -perto de mim -já "aviei" os megarolos de marca branca p'rá diarreia ...anunciada).
A esperança ,é como se sabe,a última coisa a perder-se...
Vivó FCP!
João Carreira